Navegando por Autor "Gurgel, André Morais"
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TCC A análise dos fatores e suas inter-relações que influenciam no acúmulo de erros não resolvidos no SIGAA sob a ótica do pensamento sistêmico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Sales, Onildo Araújo; Medeiros Junior, Josué Vitor de; Gurgel, André Morais; Fernandes, Leandro TrigueiroEste trabalho teve como objetivo analisar o processo de correção de erros do sistema SIGAA na UFRN, através da abordagem baseada no pensamento sistêmico. Neste estudo de caso, foram realizadas entrevistas com funcionários que estão inseridos nesse processo. As entrevistas buscaram entender como é o processo e quais são as dificuldades enfrentadas. A partir dessas informações foram levantados os fatores que influenciam no problema estudado e foram construídos diagramas de enlace causal para identificar e analisar as inter relações existentes. Os resultados mostram que o acúmulo de erros não resolvidos tem alguns fatores bem visíveis como pouca mão-de-obra e alta demanda, mas o trabalho também mostrou uma análise mais aprofundada em que alguns outros aspectos podem ser trabalhados para que o problema seja reduzido, como um melhor registro do erro quando a demanda é identificada, e uma atualização mais constante do sistema que dissemina o conhecimento na SINFO, para que o processo tenha subsídios quando houver dúvidas sobre como proceder. Conclui-se que a abordagem do pensamento sistêmico é essencial para analisar as profundas relações que envolvem o problema, e que essa análise possibilitou um esclarecimento maior das razões que influenciam no problema em questão.TCC A vantagem competitiva para as empresas de pequeno porte: análise bibliográfica da ferramenta e-commerce(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-17) Freire Junior, Tadeu; Martins, Daniel de Araújo; Gurgel, André Morais; Amaral, Fernando Roberto Cavalcanti Bandeira doA comercialização de produtos e serviços pela Internet tem apresentado resultados cada vez mais significativos desde a criação dessa modalidade de negócio (no ano de 1995) até os dias atuais. As relações de compra e venda, intermediadas pela máquina – computador/Internet – refletem uma realidade socioeconômica diferente de outrora, sendo necessário desenvolver novas formas para satisfazer os anseios de um mundo totalmente informatizado, estruturado pela Tecnologia da Informação (TI), assim como, transformações socioculturais que atravessam as empresas, marcam decisivamente a competição de mercado e o alcance de vantagens e metas por parte das organizações empresariais. Essa vantagem competitiva, nesse universo da Internet, pode ser atingida e potencializada pela ferramenta do e-commerce. Por isso, o presente trabalho buscou analisar a importância da ferramenta e-commerce utilizada pelas empresas de pequeno porte a fim de adquirir vantagens competitivas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória descritiva, para tanto o estudo foi desenvolvido com base na análise bibliográfica sobre o tema em questão, tendo sido coletado na literatura as informações mais relevantes que resultaram no referencial teórico e permitiram, por meio da apreciação crítica do conteúdo, atingir o objetivo geral do trabalho. O estudo apontou, com base na análise dos dados, as principais vantagens associadas ao uso do comércio eletrônico para as EPPs, entre as quais se destacam: o acesso a uma extensa gama de mercados; a oportunidade de alcançar clientes no mundo inteiro a baixo custo; a redução dos custos de transação; a melhoria dos serviços prestados aos consumidores; etc. Assim, conclui-se que o e-commerce é de fundamental importância para que as empresas de pequeno porte possam superar a concorrência e atingir a vantagem competitiva num cenário econômico marcado pela incerteza e disputa acirrada.TCC Adoção do kanban para a gestão dos riscos no processo pregão de uma instituição federal de ensino superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Oliveira, Thiago de; Medeiros Júnior, Josué Vitor; Medeiros Júnior, Josué Vitor; Gurgel, André Morais; Medeiros, Marcos Fernando Machado deA Governança Pública vem sendo propagada por mecanismos de controle que operam com força de lei em entidades e órgãos da administração pública direta e indireta, determinando seu modus operandi e apoiando o alcance dos seus objetivos alinhados com o interesse público. Um desses mecanismos caracteriza-se como a Gestão de Riscos. Muito embora o tema seja significativamente novo, há uma constante intensificação desse gerenciamento no setor público, de maneira que as instituições estão desenvolvendo modelos próprios e adequados à sua realidade para a mitigação dos riscos. Diante disso, o presente trabalho objetiva apresentar a adoção e os resultados da técnica kanban para o controle e gerenciamento dos planos de ação de mitigação dos riscos de um processo do setor de licitações de uma Instituição Federal do Ensino Superior. Caracterizado como qualitativo, a abordagem utilizada no trabalho foi o estudo de caso, bem como a Pesquisa-ação para a implantação da gestão de riscos no setor. Para coleta de dados, adotou-se a estratégia da triangulação, com a utilização do workshop, observação participante e grupo focal. A presente pesquisa, do ponto de vista dos seus resultados, também é descritiva, sendo os dados analisados na ótica da Análise de Discurso e Análise de Conteúdo. Contudo, os resultados comprovam que a técnica kanban conseguiu tornar o controle e execução das ações eficiente, de maneira que 75% dessas ações foram realizadas, resultando na diminuição das ameaças, resolução de problemas, otimização e eficiência no processo, bem como no alcance dos objetivos do processo para a instituição, agregando valor ao macroprocesso de compras. Por fim, o Melhor Dimensionamento do Trabalho apresenta-se como um avanço na literatura sobre os benefícios que o kanban pode proporcionar quando bem implementado.Dissertação Adoção do Modelo Life Cycle Canvas no contexto da aprendizagem baseada em projetos(2018-06-13) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; ; ; Gurgel, André Morais; ; Medeiros, Bruno Campelo; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;O estudo realizado busca compreender como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior, onde foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.TCC Análise comparativa entre pregão presencial e eletrônico: um estudo de caso em uma fundação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Tiago Victor da; Martins, Daniel de Araújo; Gurgel, André Morais; Medeiros Júnior, Josué Vitor deA presente monografia objetiva confrontar os indicadores de lead time de compra, concorrência e economia nos processos de compras na modalidade de Pregão, na forma presencial e eletrônica, no âmbito da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), caracterizando-se como uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, subtipo estudo de caso, para análise dos dados encontrados nos processos de pregão, na forma presencial e eletrônica. Enquanto à abordagem do problema compreende a uma pesquisa quantitativa. A população investigada para concretização desse trabalho foram analisados 213 (Duzentos e treze) processos licitatórios, sendo 137 (Cento e trinta e sete) processos de pregão eletrônico e 76 (Setenta e seis) processos de pregão presencial, tendo como amostra o período do ano de 2009 a 2013. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a modalidade de licitação, denominada pregão mesmo a pesar de possuir dois tipos e ambos ter relevância e diferenças fundamentais, no que tange aos indicadores do processo de compras e os princípios da economicidade, eficiência e eficácia, no entanto, o pregão na forma eletrônica é a que apresentou a melhor opção para contribuição do aprimoramento nos procedimentos de compras nacionais e internacionais da FUNPEC, respeitando a legislação.Dissertação Análise de desperdícios com base nos princípios da administração pública e do lean office: um estudo realizado em uma Universidade Federal(2017-10-27) Ubarana, Rosaneide Maria Garcia da Silva; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Feitor, Carlos David Cequeira; https://orcid.org/0000-0002-7773-8578; http://lattes.cnpq.br/4301362043167312; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; Cardoso, Monique Fonseca; http://lattes.cnpq.br/9672860133840416Este trabalho tem o objetivo de analisar os desperdícios no fluxo do processo referente à tramitação de projetos acadêmicos, na Coordenação de Convênios e Contratos da Pro-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, à luz dos princípios da Administração Pública, expressos no caput do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, e do Lean Office. Tendo em vista o contexto da pesquisa e por se tratar de uma instituição pública, fez-se a revisão bibliográfica sobre Administração Pública, enfatizando os princípios basilares expressos na Constituição Federal de 1988 e o modelo gerencial, bem como sobre gestão de processos e produção enxuta. Optou-se pela abordagem qualitativa, sendo a pesquisa um recorte de um Projeto maior que está em execução na referida Coordenação, cuja finalidade é melhorar os processos de tramitação de projetos acadêmicos. Para coleta de dados, fez-se uso de grupo focal para identificar os desperdícios do processo na percepção dos usuários, workshop sobre processos, para construir o fluxo e observação participante durante a reunião de análise do processo juntamente com a equipe de trabalho. A análise dos dados qualitativos ocorreu após as transcrições dos áudios do grupo focal e da reunião de análise de processos. Foi realizada através de conteúdo categorial, com o auxílio do software NVivo®. Os principais resultados encontrados foram: o desperdício Espera e o Princípio da Eficiência, além de serem os mais incidentes no fluxo, possuem uma relação direta entre si, sendo que a espera também tem origem nas exigências legais do processo, em atendimento ao Princípio da Legalidade. Contudo, observou-se que pode ser reduzida. Verificou-se que o Princípio da Legalidade é um fator limitador para intervenção no fluxo e, nesse contexto, o desperdício gerado por Excesso de Processamento, que provoca Espera, Movimento Desnecessário e Transporte, torna-se necessário para atender ao referido Princípio. Constatou-se que há necessidade de integração e outras melhorias nos sistemas para melhorar a eficiência do processo. Além disso, identificou-se que as etapas Cadastramento e Setor de Minutas são as que concentram o maior número de problemas no fluxo e as constantes alterações nos entendimentos legais foram citadas por todos os sujeitos da pesquisa, demonstrando que se trata de um ponto crítico a ser trabalhado pela gestão. Assim, constatou-se que o grande desafio das instituições públicas é conciliar suas características e normas à maior eficiência nos serviços prestados. Espera-se que os resultados obtidos possam direcionar as ações de melhorias dos processos de tramitação de projetos acadêmicos para cumprimento dos Princípios da Administração Pública, bem como auxiliar no desenvolvimento de outros trabalhos acadêmicos.TCC Análise de um sistema produtivo em uma indústria química: uma proposta baseada em um modelo de simulação(Administração, 2013-06-28) Cunha, Eloísa Silva; Gurgel, André MoraisTCC Análise do grau de aceitação do aplicativo AGHU durante sua implantação no Hospital Universitário Onofre Lopes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Relva, Dervaneide Santos; Martins, Daniel de Araújo; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Gurgel, André MoraisO objetivo desta pesquisa foi avaliar o grau de aceitação do Aplicativo de Gestão no Hospital Universitário Onofre Lopes –HUOL. Esta é uma pesquisa descritiva e também um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e entrevista, sendo a análise realizada por meio de estatística descritiva para os dados obtidos por meio do questionário e análise de conteúdo para os dados obtidos na entrevista. Para os dados obtidos com aplicação do questionário, a análise dos resultados tomou como base o Modelo de Aceitação da Tecnologia desenvolvido por Davis em 1989, o TAM, e as dimensão Facilidade de Uso Percebida, Utilidade Percebida e Atitude em Relação ao sistema em estudo. Como resultado conclui-se que o grau de aceitação do AGHU pelos usuários da Unidade de Regulação Assistencial é razoável, porém para a parte da equipe do setor de marcação de consultas especializada na área pediátrica, o grau de aceitação encontrado é baixo, indicando a necessidade de maior apoio para essa parte da equipe de marcação de consultas. Também foi constatado por meio da análise feita que o aplicativo possui aspectos para serem revisados. Para aumentar o grau de aceitação do AGHU pelos usuários foi proposto realizar treinamentos focados nas dificuldades que os usuários possuem em relação ao aplicativo, criação de guias com linguagem simples e objetiva que seja de fácil consulta.TCC Análise dos indicadores de desempenho do processo de compras do Hospital Universitário Onofre Lopes na gestão da EBSERH(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Oliveira, Maria Helena Farias de; Martins, Daniel de Araújo; Medeiros, Josué Vitor de; Gurgel, André MoraisA globalização exige cada vez mais que as organizações aprimorem seus processos e se mantenham atualizadas na busca por novas tecnologias que facilitem a comunicação e aumentem a eficiência dos processos. Dentre os processos que compõem uma organização, o processo de compras merece atenção especial, pois tem a função de suprir a demanda necessária para se realizar os objetivos da empresa. O presente trabalho compreende um estudo de caso no Hospital Universitário Onofre Lopes, localizado em Natal, Rio Grande do Norte, buscando analisar o processo de compras após a adesão à administração da EBSERH. Neste estudo foram analisados os indicadores de desempenho de tempo, economia e a taxa de sucesso de itens a serem adquiridos por meio da modalidade licitatória do pregão eletrônico. Através da análise descritiva dos dados, observou-se que o processo de compras apresentou redução no tempo médio consumido e aumentou a porcentagem de itens homologados ao longo do tempo. Por intermédio destes resultados, foi averiguada também a efetividade do processo de aprendizagem organizacional aplicada ao pessoal do setor de compras.TCC Aplicação de um modelo de gestão de estoques integrado a previsão de demanda em uma empresa do setor varejista em Natal(Administração, 2014-06-11) Guareschi, Flávia Gomes; Gurgel, André MoraisTCC Aplicativo multiplataforma para prestadores de serviços aos clientes com Transtorno de Espectro Autista (TEA) da Unimed - Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-11) Melo Júnior, Osvaldo Antunes de; Lima, Jean Mário M.; http://lattes.cnpq.br/7467476735834560; https://lattes.cnpq.br/3083325970500256; Barroca Filho, Itamir de Morais; http://lattes.cnpq.br/1093675040121205; Gurgel, André Morais; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=W8156811O presente trabalho se fundamenta no desenvolvimento de um aplicativo para os prestadores de serviços aos clientes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) da Unimed-Natal. É um aplicativo móvel, para ser executado em celulares com o sistema operacional Android e iOS. O aplicativo do prestador tem como objetivo executar as sessões de terapias através da validação do checkin e checkout pela biometria facial tanto do prestador quanto do beneficiário TEA. No entanto, para a realização das sessões de terapias o prestador precisa está cadastrado e logado no aplicativo. A metodologia utilizada foi um estudo de caso descritivo. Entre as ferramentas tecnológicas utilizadas para o desenvolvimento do aplicativo do prestador estão o framework React Native, o Figma para prototipação, a linguagem JavaScript, o Expo, o Android Studio (emulador) e o gitlab (controle de versão), proporcionando um desenvolvimento produtivo e flexível. Mostra-se também como o aplicativo foi construído, todo o processo de desenvolvimento, os recursos e funcionalidades e também os resultados. Ao final, observa-se que o aplicativo já se encontra em uso (produção) pelos usuários.TCC Aprendizado fracamente supervisionado para rotulagem de imagens de documentos de identificação em dados da JFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-27) Silva, Matheus de Andrade; Neto Menezes, Elias Jacob de; http://lattes.cnpq.br/9152955193794784; http://lattes.cnpq.br/8162638701965257; Bezerra, Leonardo César Teonácio; http://lattes.cnpq.br/0664132257054306; Gurgel, André Morais; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987O trabalho visa resolver um problema comum na Justiça Federal do Rio Grande do Norte: a verificação da presença de documentos necessários em processos eletrônicos, o que gera retrabalho para servidores que precisam solicitar documentos em falta. O objetivo é propor uma solução de inteligência artificial para rotulagem de imagens de documentos de identificação em processos no sistema Creta. Foram extraídas 62600 imagens de documentos anexados nos processos. Um subconjunto foi rotulado manualmente (identidade ou não). Modelos pré-treinados (ResNet50 e Vision Transformer) extraíram features das imagens. Algoritmos de clusterização (KMeans, AffinityPropagation etc.) agruparam as features. As funções de rotulagem do Snorkel utilizaram os clusters para rotular todas as imagens automaticamente. As funções obtiveram F1 Score de 0,89-0,90 no conjunto de desenvolvimento e teste. Apenas cerca de 2% das imagens ficaram sem rótulo. O método proposto rotulou satisfatoriamente um grande volume de imagens, permitindo a construção de serviços de IA para identificação de documentos. O trabalho também apresenta uma abordagem eficiente para rotulagem automática de imagens utilizando aprendizado fracamente supervisionado.TCC Chatbot inteligente para acesso a regulamentos acadêmicos: um sistema de recuperação de informações baseado em RAG(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Cabral, João Pedro Freire; Lima, Jean Mario Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5114572069606433; Gurgel, André Morais; Silva , Sérgio NatanO mercado de chatbots no Brasil encontra-se em franca expansão, evidenciado pelo aumento expressivo tanto no número de bots em atividade quanto no volume de mensagens processadas. Esses sistemas apresentam grande potencial para modernizar serviços, sobretudo no setor público, ao facilitar a disseminação de regulamentações complexas e ampliar a acessibilidade para cidadãos e servidores. Em paralelo, cresce o interesse acadêmico por modelos de linguagem de grande escala, refletido na quantidade de publicações científicas que destacam sua capacidade de compreender e gerar linguagem natural de forma mais contextualizada e confiável. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo desenvolver um chatbot inteligente baseado em modelos de linguagem de grande escala para facilitar o acesso às normas acadêmicas da UFRN, promovendo maior acessibilidade e precisão na obtenção de informações. Para contornar limitações como necessidade de dados atualizados e respostas mais contextualizadas, emprega-se o método Retrieval-Augmented Generation, que integra geração de texto e recuperação de fontes externas. Ao longo do desenvolvimento, a estruturação do dataset com o framework RAGAS e a escolha criteriosa da segmentação semântica dos regulamentos mostraram-se cruciais para a consistência das respostas. Os testes realizados evidenciaram que a abordagem de recuperação tradicional combinada com reranking proporcionou os melhores resultados, enquanto métodos como consultas múltiplas e geração de documentos hipotéticos não apresentaram desempenho satisfatório. O modelo Rerank 1.0 da Amazon foi determinante para filtrar documentos irrelevantes, garantindo maior precisão e confiabilidade. Em ambiente de produção, o chatbot atingiu bom desempenho, com consumo médio de memória de 241 MB e tempo de resposta aproximado de 4,5 segundos, indicando escalabilidade e robustez da solução. Apesar desses avanços, desafios como custo computacional e ajustes contínuos permanecem, reforçando a necessidade de aperfeiçoamento. Em síntese, a proposta apresentada fornece uma abordagem sólida e replicável para implementação de chatbots baseados em Retrieval-Augmented Generation, com aplicações em contextos acadêmicos e administrativos que exijam alta precisão e contextualização das informações.Dissertação Comunicação e coordenação em equipes virtuais de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS): um estudo de caso múltiplo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-21) Severo, Ricardo Augusto Niederauer Flores; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; https://orcid.org/0009-0000-3973-2047; http://lattes.cnpq.br/4759938134281293; Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Brito, Max Leandro de AraújoA revolução tecnológica transformou o trabalho contemporâneo, especialmente a indústria de software, impulsionando a adoção do modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS), modelo caracterizado pela colaboração de equipes dispersas geograficamente, redução de custos e melhor resposta ao time-to-market. Cada vez mais empresas tem adotado o modelo de trabalho distribuído, com a pandemia de COVID-19 acelerando essa tendência e resultando na criação de novos arranjos de equipes e desafios de comunicação e coordenação. Este estudo tem como objetivo "Compreender os desafios e práticas de comunicação e coordenação em diferentes arranjos de equipes virtuais em projetos de DDS.". Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem indutiva e exploratória, que utiliza o estudo de caso múltiplo para analisar desafios e práticas de comunicação e coordenação em dois projetos de DDS com arranjos de equipe híbrido e remoto. Foram analisados indicadores e histórico de mensagens do Slack, e entrevistas com membros dos projetos através da execução de operações estatísticas simples, Text Mining, e análise temática. Os resultados revelaram a identificação de 15 desafios de comunicação, 16 de coordenação, 22 práticas de comunicação e 36 de coordenação. Conclui-se que os projetos possuem desafios e práticas semelhantes, com diferenças atribuídas ao contexto de projeto, à abordagem de gestão de projeto adotada e à estrutura de equipe, e não necessariamente ao tipo de arranjo de equipe. Ademais, entre os principais resultados, destaca-se que o awareness representa um desafio central nesses projetos, e que plataformas de comunicação como o Slack demonstram potencial para facilitar a promoção da consciência situacional, contribuindo para uma comunicação e coordenação mais efetiva em projetos de DDS.TCC Construção de uma API para Integração Entre Sistemas Hospitalares ERP com Foco nas Funcionalidades Relacionadas aos Convênios e Digitalizações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Cunha, Raone Victor da; Barroca Filho, Itamir de Morais; Lima, Jean Mário Moreira de; Gurgel, André MoraisA Liga Norte Riograndense Contra o Câncer precisa enfrentar alguns desafios para manter a eficiência na assistência em saúde, no ensino e na pesquisa. Um desses desafios é a identificação das glosas, as recusas de pagamentos apontadas pelas operadoras de planos de saúde. Buscando evitar ao máximo as glosas, um sistema de gestão hospitalar foi contratado para auxiliar no gerenciamento dos processos e serviços da Liga, o sistema Conecte/w da empresa Wareline. Mas para integrar o Conecte/w, uma API foi construída para conectar o novo sistema com a base de dados e os sistemas internos da Liga, como o Leitos e o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente). O primeiro gerencia as movimentações que acontece nos leitos e o segundo gerencia a evolução médica do paciente. A linguagem utilizada no desenvolvimento da API foi o C#, por ser comum aos sistemas internos já criados e por permitir desenvolver APIs robustas. Foi usado o padrão arquitetural CQRS e a metodologia de design DDD por serem bastante úteis na criação de APIs e se adaptarem bem as regras de negócio da Empresa. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso foi construir uma parte da API responsável por disponibilizar endpoints que operam as funções de criar, atualizar, apagar e buscar informações relacionadas aos convênios e digitalizações de imagens. Para desenvolver esses endpoints foram adicionados a API os modelos, repositórios, manipuladores, etc. para que funcionem adequadamente atendendo os padrões apresentados anteriormente e respeitando as regras de negócio pertinentes. Antes da finalização desse trabalho a integração do Conecte/w foi iniciada e a API já se encontra em funcionamento, atendendo as requisições dos diversos funcionários da Liga, por exemplo, os médicos, enfermeiros e recepcionistas. Durante este período houve pouca necessidade de modificação e foram modificações simples.Dissertação As contribuições do project management office à Gestão organizacional: validação empírica por meio de um modelo estrutural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-30) Oliveira, Thiago de; Gurgel, André Morais; Sousa Neto, Manoel Veras de; http://lattes.cnpq.br/9316091869858841; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; Silva, Luciano Ferreira daA presente dissertação objetiva testar um modelo para investigar se o Desempenho do Project Management Office contribui à Gestão Organizacional. Para isso, esse trabalho se dividi em três artigos. O primeiro artigo apresenta uma investigação sob a atuação do Project Management Office (PMO) nas organizações a partir da análise do estado da arte sobre a temática. Para isso, é realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada na recomendação PRISMA. Para a análise descritiva dos resultados, qualitativa e quantitativa, foram utilizados os softwares MS Excel (v.2110), VOSviewer (v.1.6.14), bem como as plataformas online WordArt.com e Lucidchart.com. A partir da análise do corpus textual dos trabalhos selecionados, foi possível apresentar a atuação dos PMOs, suas variações, os tipos de organizações onde estão inseridos, bem como suas contribuições, desafios, melhorias e proposições de investigações futuras. No segundo artigo é realizada uma revisão sistemática da literatura para se investigar a relação entre o desempenho do PMO e a gestão organizacional, na literatura vigente. Com o apoio do Software IRAMUTEQ para a realização da Análise de Conteúdo e Descritiva do corpus textual, foi possível observar que há um notório interesse dos pesquisadores em investigar o PMO sob os aspectos de Desempenho, Desafios, Gestão e Engajamento das Equipes, Funções do PMO e o seu Suporte à Gestão da Mudança. Ademais, é possível ressaltar a importância do Fator Humano (equipes), Parceiros e Partes Interessadas em apoio ao PMO, além de levar em consideração, na atuação do PMO, as Capacidades e Tensões que o PMO sofre como consequência às Capacidades e Tensões Organizacionais. Diante esses resultados, foi possível construir um modelo teórico, baseado nas recomendações e achados das pesquisas, que apresenta a relação do desempenho do PMO com a gestão organizacional. Por fim, o terceiro artigo objetiva investigar se PMO contribui, de forma positiva e significativa, com a gestão organizacional, sob o aspecto quantitativo. Para isso, um modelo teórico baseado na literatura é construído e aplicado por meio de um Survey de corte transversal, aplicado nas principais plataformas e redes sociais de profissionais de gestão de projetos. Diante o trabalho ser desenvolvido sob uma perspectiva quantitativa, para a análise dos dados coletados, que totalizaram um base com 126 respostas ao instrumento de dados, é utilizada a abordagem de Modelagem por Equações Estruturais, com o apoio do software SmartPLS. Diante os resultados, é possível rejeitar a hipótese nula, ou seja, foi comprovado que há correlações positivas e significativas entre os construtos do modelo estrutural, Gestão Organizacional e Desempenho do PMO, e estas são significativas, de acordo com todos os indicadores de qualidade e ajuste do modelo testado na pesquisa. Além disso, é confirmada a hipótese da presente pesquisa. Por fim, é evidenciada a notória contribuição do PMO na aprendizagem, estratégia, cultura, inovação, gestão da mudança e, por fim, na gestão organizacional.TCC Criação de estruturação para gerenciamento de demandas do setor de tecnologia da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-12) Ribeiro, Janio Alexandre; Gurgel, André Morais; Moioli, Renan Cipriano; Gurge, Iris Linhares PimentaA transformação do setor de Tecnologia da Informação (TI) da Liga Contra o Câncer foi notável, impulsionada por uma abordagem colaborativa e voltada para soluções. A equipe de TI demonstrou um comprometimento excepcional em superar desafios e implementar melhorias, enquanto a Liga apoiava ativamente a iniciativa, fornecendo os recursos necessários e criando um ambiente propício para o sucesso. Um aspecto destacado dessa transformação foi a atitude aberta e colaborativa da equipe de TI. Desde o início, os colaboradores mostraram-se receptivos às mudanças propostas e engajados em contribuir para o sucesso do projeto. A disposição para trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e buscar soluções inovadoras foi fundamental para o progresso alcançado. A implementação de novos processos e ferramentas resultou em maior eficiência operacional, reduzindo a sobrecarga de trabalho e permitindo que a equipe se concentrasse em atividades de maior valor agregado. Esses esforços conjuntos aumentaram a motivação e produtividade dos colaboradores. Além disso, ao melhorar a comunicação interna e definir claramente as responsabilidades, contribuímos para um ambiente de trabalho mais colaborativo e harmonioso. Como resultado dessas medidas, observamos uma melhoria significativa na performance do setor de TI, com redução de atrasos, retrabalho e falhas de comunicação. Essas melhorias proporcionaram uma base sólida para o crescimento e a inovação contínua do departamento de TI, permitindo que ele atue como um parceiro estratégico no suporte aos objetivos organizacionais da Liga Contra o Câncer. Outra perspectiva para o futuro do setor é a implementação de uma central de suporte, uma estrutura dedicada a oferecer assistência técnica e resolver problemas relacionados a sistemas, softwares e hardware. A criação de uma central de suporte traz uma série de vantagens para o atendimento ao cliente. Em primeiro lugar, ela proporciona um ponto centralizado para os clientes solicitarem assistência técnica, simplificando o processo e reduzindo o tempo de resposta. Além disso, uma equipe especializada em suporte técnico pode oferecer soluções rápidas e eficientes para os problemas dos clientes, melhorando sua experiência e satisfação. A central de suporte também permite o acompanhamento e registro detalhado de todas as solicitações de suporte, facilitando a análise de tendências, identificação de padrões e implementação de melhorias contínuas no serviço. O trabalho relata a atuação do setor de Tecnologia da Informação (TI) na Liga Contra o Câncer. Descreve desafios técnicos e gerenciais enfrentados a partir de 2014, e como a atuação da equipe resultou em soluções. Para obtenção dos dados, recorremos a entrevistas com os colaboradores e relatórios emitidos pelos sistemas de gestão usados. Verificamos que as maiores oportunidades de melhoria relacionavam-se a processos, atribuições de equipe, priorização das ações, comunicação com solicitantes e fluxo de trabalho. Detalha a implementação de novas práticas em ordem cronológica e aponta as melhorias graduais percebidas no setor. A conclusão que chegamos revela melhorias perceptíveis no desempenho da equipe, aumento da qualidade da entrega dos produtos de TI e abre campo para novas ações visando a melhoria da qualidade de processos. Esses fatores combinados representam uma melhor prestação de serviços por parte do setor de TI e, especialmente, para a Liga e aqueles que dependem de seu valoroso atendimento.TCC Cultura organizacional e valores do manifesto ágil em uma Empresa Júnior de Administração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-02) Silva, Emerson Fernandes da Costa; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; http://lattes.cnpq.br/1879968004447414; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639; Gurgel, André Morais; https://orcid.org/0000-0002-1925-8031; http://lattes.cnpq.br/7215356171529987Este estudo tem como objetivo identificar o alinhamento entre o arquétipo cultural e os valores do Manifesto Ágil praticados em uma Empresa Júnior de Administração, bem como realizar um diagnóstico cultural a partir da percepção de seus colaboradores utilizando o Competing Values Framework e identificar os comportamentos ligados à agilidade organizacional atualmente presentes na organização. Para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados pesquisa quali-quantitativa dividida em duas partes: questionário e entrevistas individuais. A partir da análise dos dados, foi possível traçar paralelos entre a cultura identificada e os comportamentos coletivos baseados na filosofia ágil. A dificuldade que empresas encontram na abordagem das áreas, concomitantemente, é tópico de discussão universal e, com isso, o projeto contribuiu para que as observações acerca da cultura da empresa fossem adequadas a um modelo mais padronizado de comportamento, a partir da exploração dos valores do Manifesto Ágil, utilizando o arcabouço teórico das duas áreas como base para discussão.TCC Desenvolvimento de API para aplicação móvel da Liga Norteriograndense Contra o Câncer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Fernandes, Felipe Barbosa Nicolau; Lima, Jean Mário Moreira de; Barroca Filho, Itamir de Morais; Gurgel, André MoraisA Liga Norteriograndense Contra o Câncer realiza centenas de atendimentos ambulatoriais diariamente que envolvem consultas médicas de diversas especialidades e exames de diagnóstico de imagem. Atualmente, o paciente agenda procedimentos e tira dúvidas através dos canais presencial, telefone, whatsapp ou site, ferramentas que possuem um custo financeiro e logístico considerável para a instituição. A Liga Inteligência em Saúde é uma solução móvel que vem com a proposta de melhorar a experiência de atendimento do paciente na instituição, trazendo informações do prontuário do paciente e funcionalidades de agendamento. Este trabalho tem o objetivo de expor todo o processo de desenvolvimento do serviço backend através do padrão API que é utilizado pelo aplicativo móvel, explorando as tecnologias envolvidas e padrões arquiteturais. A solução backend tem sua proposta cumprida, tendo os seus recursos consumidos pelo aplicativo.TCC Desenvolvimento de modelo multicritério de apoio à decisão: um estudo no processo de seleção dos cargos de programador e analista de suporte da Superintendência de Informática da UFRN(Administração, 2014-12-03) Santos, Jhaimes Willian; Gurgel, André Morais