Navegando por Autor "Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes"
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Tese Comunicadoras indígenas e a de(s)colonização das imagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-09) Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-8977-4357; http://lattes.cnpq.br/2921723507862237; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-7569-6127; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Sant'anna, Fernanda Vieira de; Veloso, Maria do Socorro FurtadoA partir de uma mirada descolonial, investigo quais estratégias midiáticocomunicacionais três comunicadoras indígenas brasileiras utilizam para propagar as suas ideias, que imagens elas ativam, e como essas narrativas ajudam a tensionar o imaginário social dominante. Busco, por meio da Catografia (abordagem metodológica elaborada durante a pesquisa de doutoramento inspirada na prática de catadores e coletores negros e indígenas, ribeirinhos e quilombolas), responder como povos que foram destituídos de humanidade e transformados em mercadoria de olhares durante a escravização politizam o olhar para enfrentar as imagens de controle utilizadas para determinar o lugar dos sujeitos racializados na sociedade. A partir de conceitos como concentricidade, círculos comunicacionais, arco comunicacional, reflorestarmentes, de(s)colonização das imagens e imagens de liberdade - elaborados em confluência com os sentidos construídos pelas comunicadoras indígenas Graça Graúna (2012, 2013, 2020), Aline Rochedo Pachamama (2015, 2018, 2021) e Márcia Kambeba (2013, 2020), entre outros autores -, analiso como indivíduos oriundos de grupos sociais colonizados se apropriam das mídias para responder às violações decorrentes do racismo estrutural através da propagação de imagens que visam liberar o nosso olhar da dependência de modelos, enquadramentos e categorias do pensamento moderno colonial (que se supõe universal, por não se racializar). Aponto que, ao reivindicar a liberdade de escolher como querem ser vistos, os sujeitos racializados buscam se autodefinir a partir de um ponto de vista que difere da perspectiva adotada pela hegemonia racial para determinar, simbolicamente, os lugares sociais subalternizados destinados a negros e indígenas. Por meio de suas palavras-flecha, comunicadores indígenas têm buscado atingir diferentes público-alvo na tentativa de descontruir as imagens racistas e imperialistas propagadas a respeito dos povos originários, retratados pela mídia de massa como indivíduos que devem ser mantidos sob tutela e vigilância do Estado Nacional. Neste exercício, tensionam a visada da racionalidade moderna ocidental, apontando os seus limites e buscando ir além de suas fronteiras a partir da proposição de outras imagens além das disseminadas pelos meios de informação social a serviço dos oligopólios midiáticos.TCC Festivais de cinema do Rio Grande do Norte : um estudo sobre o fomento à produção audiovisual potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Gomes, Diego; Andrade, Alice Oliveira de; Guilherme, Andrielle Cristina Moura MendesEste estudo pretende discutir a importância dos festivais e mostras de cinema do Rio Grande do Norte para a produção audiovisual potiguar independente, dando ênfase a organização dos festivais, a captação de recursos e seus processos de curadoria. O corpus escolhido compreende os festivais de maior relevância do Estado, que aconteceram entre os anos de 2019 e 2021 em alguns municípios potiguares. Com isso, este trabalho apresenta uma breve história de cada um desses eventos, importantes não só como forma de incentivo à produção audiovisual, mas também de fomento à distribuição de filmes independentes. Assim, como propõe uma importante contribuição, fundamentada nas entrevistas com os produtores e nas discussões surgidas a partir delas, para as pesquisas sobre o audiovisual potiguar.TCC Jornalismo e punitivismo penal: análise das narrativas sobre as saídas temporárias de Suzane Von Richthofen(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-07) Nascimento, Jéssica Danielle Lima do Nascimento; Condorelli, Antonino; Lacerda, Juciano de Sousa; Guilherme, Andrielle Cristina Moura MendesO objetivo desta pesquisa se concentra em analisar os discursos produzidos pela imprensa sobre as saídas temporárias, dispositivo legitimado pela Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) reconhecido pelo ordenamento jurídico brasileiro, que legitima a liberdade provisória e condicionada aos presos em regime semiaberto. A observação se concentra especificamente nas notícias veiculadas por meio dos portais digitais G1, R7 Notícias, UOL e Veja, que tratam a respeito da fruição desse benefício por Suzane Von Richthofen, que cumpre pena desde 2002 pelo envolvimento no homicídio dos pais e obteve em 2015 o direito a progressão do regime, que a favoreceu com as saídas temporárias. Desde então, em datas programadas, diversos veículos de comunicação se lançam às portas da penitenciária onde Suzane cumpre pena para noticiar o evento que a coloca em liberdade provisória. A fim de compreender a narrativa jornalística construída a partir dos fatos, esta pesquisa utiliza a Análise de Conteúdo como ferramenta metodológica, que se fundamenta segundo os estudos de Michel Foucault sobre as instituições prisionais e poder disciplinar, associadas às conceituações de Eugênio Zaffaroni sobre a utilização da mídia enquanto canalizadora do discurso punitivo.TCC Não olhe para mim: relatório da elaboração do roteiro, pré-produção e pós-produção do curta-metragem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Santos Junior, Sidenei da Silva dos; Bazilio, Emanuele de Freitas; Ferreira, Rodrigo Almeida; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes“Não Olhe Para Mim” é um curta-metragem de ficção do gênero horror cósmico que aborda o tema do olhar e como esse gesto se encontra numa linha tênue entre a sedução e o horror. Otávio, ao presenciar o estranho suicídio de Simone, tem a mente tomada pelo olhar desesperado da bela suicida. Perturbado pela imagem gravada em sua memória, Otávio se vê perseguido por uma entidade maligna que se manifesta em tudo que faz referência ao ato de olhar. Este trabalho consiste em um relatório do processo de produção do curta-metragem “Não Olhe Para Mim”, focado na elaboração do roteiro, pré-produção e pós-produção da obra, tendo como objetivo explicar o processo criativo, as escolhas técnicas, estéticas e poéticas, além dos desafios de se produzir curtas-metragens independentes na realidade local.TCC A representação da música e da paisagem sonora no cinema potiguar(a): um estudo de caso sobre documentários indígenas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Figueredo, Anderson Silva; Medeiros, Theresa Christina Barbosa de; https://orcid.org/0000-0001-8872-6946; http://lattes.cnpq.br/3827255304233580; https://orcid.org/0000-0002-0043-682X; http://lattes.cnpq.br/4475833425982310; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes; https://orcid.org/0000-0002-8977-4357; http://lattes.cnpq.br/2921723507862237A representação dos povos originários no audiovisual é uma questão debatida a partir do surgimento de um olhar mais crítico acerca da forma como tais populações são retratadas pela mídia hegemônica. De uma perspectiva sonora, esta pesquisa procura investigar a possibilidade de uma representação verossímil a partir da música e da paisagem sonora nas produções documentais com temáticas indígenas. O estudo se concentra na Comunidade Indígena do Catu dos Eleotérios, no município de Canguaretama, Rio Grande do Norte, analisando como tais aspectos sonoros são utilizados em produções documentais ambientadas nesta mesma comunidade. Para isso, se levanta uma discussão acerca da possibilidade de representação através do som em produções cinematográficas por meio de sua relação com a imagem, trazendo autores que debatem temas como a audiovisão, o papel da música nos filmes e a representação através do som, a fim de subsidiar a discussão desta monografia e o processo de levantamento de dados para as análises. O trabalho metodológico aqui desenvolvido mescla duas metodologias: a etnomusicologia, a partir de uma pesquisa de campo, e a análise fílmica, a partir de um processo de decupagem sonora. Os resultados indicam a possibilidade de uma representação geográfica verossímil, além da importância dos sons para uma atmosfera fílmica e um desenvolvimento narrativo que pode privilegiar temáticas indígenas contemporâneas.