Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gueudeville, Rosane Santos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    O desenho universal para a aprendizagem em tempos de escolas neoliberais: contribuições para uma educação inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Gueudeville, Rosane Santos; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/7536922966309937; Alves, Jefferson Fernandes; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Cleide Correia de; Oliveira, Marla Vieira Moreira de; Pimentel, Susana Couto
    A disseminação do modelo da Educação Especial na perspectiva inclusiva, ocorreu a partir da década de 90, especificamente pela inclusão na escola comum dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial como uma prerrogativa legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente pela Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Mas, apesar de observarmos o aumento contínuo na proporção de matrículas - maior acesso - dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) às escolas comuns, expressos através das sinopses estatísticas da Educação Básica e dos microdados do Censo Escolar e tal confirmação possa evidenciar a garantia do cumprimento legal, tais dados ainda são pouco expressivos para revelar as condições de permanência, participação e aprendizagem desse alunado. Deste modo, mais do que apontarmos índices meramente quantitativos é importante compreendermos sob quais regras e lógicas têm sido legitimados os princípios dos direitos à educação, pois ao que possa parecer, tais estudantes, nesse caso, “deixariam” de ser excluídos e, passariam a ser incluídos enquanto alunos com deficiência, sobretudo em tempos de escolas neoliberais. Para tanto elegemos como objetivo desta investigação possibilitar o uso dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em contextos educacionais “fechados” visando o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Tratou-se de um estudo qualitativo a partir da pesquisa colaborativa em uma escola regular da cidade do Crato-CE. Os participantes foram 05 professoras da sala comum e 02 professoras da Sala de Recursos Multifuncionais. A coleta de dados ocorreu no período de abril a dezembro de 2023 mediante aprovação pelo Comitê de Ética. Utilizamos o diário de campo e o roteiro de entrevista semi-estruturado, as entrevistas foram gravadas com o apoio do celular ou com o Gravador de Voz Digital Sony Icd-px470, transcritas em sua integridade e submetidas a análise do conteúdo, após a exaustiva leitura das entrevistas buscou-se definir as categorias “emic” que emergiram dos discursos apresentado pelos sujeitos. Posteriormente, realizamos observações em sala de aula e reformulação do planejamento a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os achados desta investigação indicaram que as práticas pedagógicas tem sido, em sua maioria, pautadas na transmissão de conteúdos, o trabalho docente tende a ser solitário (em geral não há um diálogo interdisciplinar); o processo de ensino tende a uma concepção tecnicista; os estudantes PAEE ficam exclusivamente sob a responsabilidade do cuidador(a); a rotina quase sempre é centrada no livro didático e que os índices das avaliações externas “determinam” e “orientam” às práticas pedagógicas. Após a intervenção com o DUA percebemos mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem de modo que os estudantes estavam mais engajados, os conteúdos foram possibilitados através de modos múltiplos de representação e os estudantes tiveram diferentes oportunidades de ação e expressão. Portanto, acreditamos que o DUA pode, de fato, contribuir de diferentes maneiras na eliminar/minimizar as barreiras para a aprendizagem de todos os estudantes mesmo em contextos educacionais neoliberais.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM