Navegando por Autor "Gueudeville, Rosane Santos"
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Tese O desenho universal para a aprendizagem em tempos de escolas neoliberais: contribuições para uma educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Gueudeville, Rosane Santos; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/7536922966309937; Alves, Jefferson Fernandes; Dias, Maria Aparecida; Oliveira, Cleide Correia de; Oliveira, Marla Vieira Moreira de; Pimentel, Susana CoutoA disseminação do modelo da Educação Especial na perspectiva inclusiva, ocorreu a partir da década de 90, especificamente pela inclusão na escola comum dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial como uma prerrogativa legal expressa pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e posteriormente pela Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Mas, apesar de observarmos o aumento contínuo na proporção de matrículas - maior acesso - dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) às escolas comuns, expressos através das sinopses estatísticas da Educação Básica e dos microdados do Censo Escolar e tal confirmação possa evidenciar a garantia do cumprimento legal, tais dados ainda são pouco expressivos para revelar as condições de permanência, participação e aprendizagem desse alunado. Deste modo, mais do que apontarmos índices meramente quantitativos é importante compreendermos sob quais regras e lógicas têm sido legitimados os princípios dos direitos à educação, pois ao que possa parecer, tais estudantes, nesse caso, “deixariam” de ser excluídos e, passariam a ser incluídos enquanto alunos com deficiência, sobretudo em tempos de escolas neoliberais. Para tanto elegemos como objetivo desta investigação possibilitar o uso dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) em contextos educacionais “fechados” visando o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas. Tratou-se de um estudo qualitativo a partir da pesquisa colaborativa em uma escola regular da cidade do Crato-CE. Os participantes foram 05 professoras da sala comum e 02 professoras da Sala de Recursos Multifuncionais. A coleta de dados ocorreu no período de abril a dezembro de 2023 mediante aprovação pelo Comitê de Ética. Utilizamos o diário de campo e o roteiro de entrevista semi-estruturado, as entrevistas foram gravadas com o apoio do celular ou com o Gravador de Voz Digital Sony Icd-px470, transcritas em sua integridade e submetidas a análise do conteúdo, após a exaustiva leitura das entrevistas buscou-se definir as categorias “emic” que emergiram dos discursos apresentado pelos sujeitos. Posteriormente, realizamos observações em sala de aula e reformulação do planejamento a partir dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Os achados desta investigação indicaram que as práticas pedagógicas tem sido, em sua maioria, pautadas na transmissão de conteúdos, o trabalho docente tende a ser solitário (em geral não há um diálogo interdisciplinar); o processo de ensino tende a uma concepção tecnicista; os estudantes PAEE ficam exclusivamente sob a responsabilidade do cuidador(a); a rotina quase sempre é centrada no livro didático e que os índices das avaliações externas “determinam” e “orientam” às práticas pedagógicas. Após a intervenção com o DUA percebemos mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem de modo que os estudantes estavam mais engajados, os conteúdos foram possibilitados através de modos múltiplos de representação e os estudantes tiveram diferentes oportunidades de ação e expressão. Portanto, acreditamos que o DUA pode, de fato, contribuir de diferentes maneiras na eliminar/minimizar as barreiras para a aprendizagem de todos os estudantes mesmo em contextos educacionais neoliberais.