Navegando por Autor "Guerra, Silvia Mara de Góis Monteiro"
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Dissertação Ensino da mobilização precoce do paciente crítico para estudantes de graduação do curso de Fisioterapia da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-14) Guerra, Silvia Mara de Góis Monteiro; Godeiro Júnior, Clécio de Oliveira; Vilar, Maria José Pereira; http://lattes.cnpq.br/6861574542099266; http://lattes.cnpq.br/1435653027405762; Moreira, Simone da Nobrega Tomaz; Fonseca, Jéssica Danielle Medeiros daA mobilização precoce tem se mostrado cada vez mais importante na modificação de desfechos clínicos como mortalidade e incapacidade após internação, gerando interesse também em como o ensino dessa prática pode interferir na prática clínica. Diversas lacunas no conhecimento e no treinamento para mobilizar pacientes criticamente enfermos por fisioterapeutas são evidentes, porém estudos que abordam metodologias de ensino para mobilização precoce ainda na graduação são escassos. Dada a necessidade de melhorias nos aspectos relacionados ao conhecimento e ensino dessa prática, o objetivo deste trabalho foi ofertar uma proposta de ensino de mobilização precoce do paciente crítico para os estudantes do curso de fisioterapia da UFRN. Foram incluídos 42 alunos matriculados no curso de graduação em fisioterapia da UFRN que responderam a um teste pré-intervenção com questões objetivas e em seguida participaram de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico, abordando a Segurança da Mobilização Precoce; Indicações e Contraindicações; Modalidades de Mobilização; Indicadores Prognósticos da Mobilização Precoce; e Efeitos e Evidências da Mobilização Precoce. O componente prático foi ofertado com a prática simulada de dois casos clínicos com o objetivo de que os alunos reconhecessem as situações de indicação ou contraindicação da mobilização precoce; administração da terapia e executassem a técnica da forma correta. Em seguida, o teste aplicado previamente à intervenção foi reaplicado para mensurar o aprendizado, juntamente com um questionário para avaliar a satisfação e autoconfiança dos alunos com o conteúdo ministrado composto por duas subescalas: satisfação e autoconfiança, ambas com respostas tipo Likert – 1 a 5. Por fim, os estudantes responderam um questionário com questões abertas. Observou-se um aumento no aprendizado com o curso ministrado e um alto índice de satisfação e a autoconfiança dos estudantes de fisioterapia. As falas provenientes da análise demonstraram uma grande aceitação no uso de casos clínicos, oferta insuficiente de conteúdos sobre mobilização precoce ao longo da graduação e preferência por aulas predominantemente práticas para o aprendizado. Conclui-se que o desenvolvimento na oferta de um curso teórico-prático sobre mobilização precoce do paciente crítico promoveu um aumento no aprendizado sobre mobilização prece dos alunos participantes, com aumento na satisfação e autoconfiança na aprendizagem.