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Navegando por Autor "Guerra, Diana Rayssa dos Santos"

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    Artigo
    Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso
    (Revista Turismo: Estudos e Práticas, 2018) Guardia, Mabel Simone de Araújo; Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Araújo, Fernanda Santos Gentil
    Ao abordar o Turismo e a Educação como áreas que podem ser interligadas, surge a possibilidade de estudar o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada no âmbito do turismo. Dessa forma, o que instigou a pesquisa dessa temática foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos/RN. Trata-se, assim, de um estudo de caso de caráter qualitativo realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo, e que, por envolver crianças, fundamenta-se no método de Educação Patrimonial, além de utilizar conceitos provenientes da Zona de Desenvolvimento Proximal. Para subsidiar os capítulos teóricos, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre turismo, educação e patrimônio, bem como o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou à educação como método de ensino. Por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas acerca da temática semelhante, comparando os resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxilia eficazmente no aprendizado das crianças
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    TCC
    Aula de campo como método de valorização patrimonial: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-24) Guerra, Diana Rayssa dos Santos; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; Todesco, Carolina; Fernandes, Paula Rejane
    Ao abordar o turismo e a educação como áreas que podem ser interligadas, surgiu o interesse em saber sobre o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada pelo turismo. Desta forma, o que instigou a pesquisar sobre este assunto foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos. A metodologia de trabalho utilizada na pesquisa é dividida em: um estudo de caso realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo que tem um caráter qualitativo, e fundamentado no método de Educação Patrimonial, e como trata-se de crianças, também foi utilizado a Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito este desenvolvido por Lev Vygotsky, para avaliar o aprendizado, observando como se deu o desenvolvimento dos alunos no decorrer da atividade. Para o levantamento dos dados foi realizada uma entrevista com a professora responsável pela turma, para conhecer os conteúdos que são lecionados ao 3º ano do ensino fundamental e as dificuldades na realização de uma atividade externa, além de utilizar levantamentos bibliográficos para subsidiar os capítulos teóricos, buscando temas como o turismo e a educação, o patrimônio e o turismo e o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou a educação como método de ensino, e por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas com temática parecidas, comparando aos resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxiliou no aprendizado das crianças.
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