Navegando por Autor "Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo"
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TCC Acessibilidade informacional no contexto da mediação da informação em bibliotecas universitárias: um estudo de caso na Biblioteca Setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Santos, Francimária Lucena dos; Barbosa Neto, Pedro Alves; Barbosa Neto, Pedro Alves; Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo; Noronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosEssa pesquisa visa avaliar a acessibilidade da estrutura física e informacional na Biblioteca setorial do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES, no município de Caicó/RN, para usuários com deficiência e necessidades educacionais específicas. Tem como objetivo Compreender a acessibilidade informacional no contexto da informação em bibliotecas universitárias, diagnosticar os recursos de acessibilidade informacional presentes na biblioteca universitária para usuários com necessidades educacionais especiais, tanto em relação ao espaço físico quanto aos recursos e serviços disponibilizados para este público, como também verificar junto aos bibliotecários, quais ações e estratégias de mediação da informação para usuários com necessidades especiais estão sendo realizadas e quais poderão ser realizadas nesse contexto. Para isto foi realizado um estudo de caso, a partir de uma entrevista não estruturada com a bibliotecária responsável pela biblioteca, onde foi comprovada a existência da mediação da informação para usuários com deficiências. Evidenciou-se, contudo, que as possibilidades são muito baixas devido às barreiras encontradas pela falta de recursos disponíveis na unidade para atender à comunidade de usuários com necessidades educacionais específicas.TCC Encontrabilidade da Informação nos Repositórios Digitais da UFRN: um enfoque na avaliação da acessibilidade digital junto aos discentes cegos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Carvalho, Kimberli Vitória Valões de; Vechiato, Fernando Luiz; Bruno Santana da Silva; Vechiato, Fernando Luiz; Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo; Gallotti, Monica Marques CarvalhoConsiderando a importância do Acesso Acerto à produção acadêmico-científica, as instituições de ensino superior passaram a implementar repositórios digitais e institucionais, que viabilizam a disseminação desta produção e, em paralelo, a preservação da memória institucional. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui três repositórios digitais sob sua responsabilidade, sendo eles: o Repositório Institucional, que dissemina documentos produzidos por discentes de pós-graduação stricto sensu, técnicos administrativos e docentes; a Biblioteca Digital de Monografias, que disponibiliza monografias de graduação e de pós-graduação lato sensu; e o Repositório de Informação Acessível, que apresenta documentos adaptados para pessoas com deficiências. Diante da relevância institucional dos referidos ambientes, todos implementados a partir do software DSpace, torna-se importante que os seus usuários, independentemente de suas condições de acesso e uso, consigam encontrar a informação que necessitam. Considera-se que os usuários cegos, especialmente, possuem dificuldades em acessar e encontrar informações em ambientes informacionais digitais. A partir disso, a pesquisa tem como objetivo geral avaliar a encontrabilidade da informação com foco na acessibilidade digital nos repositórios digitais da UFRN, analisando se estão em conformidade com os padrões de acessibilidade digital em relação a pessoas com cegueira. Para isso, a pesquisa se estrutura metodologicamente como exploratória, aplicada ao Método Indutivo. A aplicação da pesquisa ocorreu em dois momentos: no primeiro momento, foram selecionadas duas páginas de cada repositório, as quais foram analisadas automaticamente com a utilização de um avaliador de acessibilidade, o AccessMonitor; no segundo momento, a pesquisa se utilizou da Observação Participante e Entrevista Estruturada para a realização de um teste de acessibilidade junto a alunos cegos da UFRN. Os resultados demonstraram erros na identificação dos cabeçalhos no código fonte que não estão bem demarcados, erros na identificação de tabelas e listas podendo causar desorientação e dentre outros que podem dificultar o processo de busca e encontrabilidade da informação disponível. Conclui-se que os repositórios precisam de mudanças, principalmente na estruturação das páginas, o que é possível através da customização do DSpace, com o intuito de melhorar a fluidez da informação especificamente para esse público.Dissertação Gestão da Informação no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede: avaliação do fluxo de produção de materiais informacionais acessíveis na UFRN(2018-07-06) Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo; Vechiato, Fernando Luiz; ; ; Silva, Bruno Santana da; ; Lima, Izabel França de;A pesquisa tem o objetivo de avaliar o fluxo informacional do processo de produção informacional acessível do Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN, considerando a opinião da equipe do LA, docentes e discentes com Necessidade Educacionais Específicas atendidos pelo setor. A produção de informação acessível no LA é considerada um processo organizacional e como tal é formado por fluxos informacionais que sustentam e dão vida a todas as atividades do processo. O estudo partiu da premissa que barreiras presentes no fluxo informacional do processo, interferem diretamente na produção da informação acessível, reverberando no não atendimento às necessidades informacionais dos discentes com limitações e/ou dificuldades na leitura impressa, assistidos pelo LA. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório que se caracterizou como um estudo misto, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semi-estruturado, a observação participante e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Os resultados apontaram para o fato do conhecimento do funcionamento do fluxo ter alcançado um grau satisfatório, e detectou o LA e a CAENE como agentes principais de divulgação. Os entraves com maior incidência no fluxo detectados foram relacionados a: fatores intrapessoais, em sua maioria ligados à motivação do indivíduo participante do fluxo; fatores interpessoais relacionados às características do emissor da informação, à má comunicação, ao mau uso das tecnologias e à motivação do indivíduo; e ao tempo de resposta no atendimento das demandas no fluxo, que não alcançou um nível de excelência. Quanto ao comportamento informacional, foram detectadas as necessidades informacionais dos três atores do fluxo, e estas estavam relacionadas em grande parte à divulgação de datas e prazos, ao encaminhamento de material informacional e à melhor divulgação. Os resultados apontaram para um atendimento das necessidades informacionais com um grau de excelência, onde estas, em sua maioria, sempre foram atendidas. Porém quanto ao nível de satisfação do funcionamento do fluxo foi alcançada em uma escala de grau de satisfação, que vai de 0 a 10, uma nota 6,3. Foram sugeridas algumas recomendações para se sanar os entraves detectados, tais como uma proposta de modificação no módulo docente no SIGAA, uma proposta da criação de um tutorial eletrônico institucional de produção de informação acessível, e um novo desenho do fluxo.