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Navegando por Autor "Grilo, André"

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    Acessibilidade​ ​digital​ ​para​ ​surdos​ ​no​ ​ensino​ ​superior: experiências​ ​de​ ​design​ ​colaborativo​ ​do​ ​Portal​ ​UFRN​ ​LIBRAS
    (2017) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana da; Pereira, Simone Lorena da Silva; Souza, Sandra Mara de Oliveira
    ​Este artigo relata experiências no processo de design de página acessível ao público surdo no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como objeto a página oficial da Instituição. Discorre-se sobre aspectos de acessibilidade na interação entre surdos e conteúdos provenientes da web, observando as implicações de design e conteúdo em páginas eletrônicas voltadas para este grupo. Descrevem-se os principais aprendizados oriundos de sessões colaborativas, envolvendo diferentes especialistas, pesquisadores e participante surdo. Ao final, são apresentados protótipos desenvolvidos e discutidas as relações entre o desenvolvimento de páginas acessíveis para surdos e sua potencial contribuição para consolidação da língua brasileira de sinais no contexto universitário.
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    Artigo
    Design inclusivo e acessibilidade digital para surdos em páginas web: um estudo qualitativo em universidade pública brasileira
    (2019-07) Grilo, André; Rodrigues, Luiza de Albuquerque; Silva, Bruno Santana da
    A pesquisa relata ações originadas de estratégias para inclusão e permanência dos surdos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), grupo crescente nos últimos anos com as políticas de inclusão no ensino superior. Foi proposta uma metodologia de natureza qualitativa em design inclusivo, distribuída em grupos interdisciplinares de trabalho, para integrar diferentes saberes técnicos e acadêmicos oriundos de unidades acadêmicas específicas em um percurso transversal de implementação da acessibilidade digital. O artefato utilizado como objeto de estudo foi a página web oficial da instituição, sobre a qual foi realizada uma intervenção sob o ponto de vista do design de interfaces e da informação e da acessibilidade comunicacional, tomando-se como recorte a navegação no conteúdo da página com a finalidade de traduzi-lo para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A intervenção foi norteada por achados empíricos dos grupos de trabalho, bem como amparada na literatura especializada em LIBRAS. Posteriormente, foi realizada a validação das proposições interventivas no objeto, conduzida em grupos focais dos quais participaram sujeitos na condição, todos representativos do conjunto de servidores e discentes surdos da universidade. Como resultados, são apontados os aprendizados obtidos com os usuários surdos participantes, bem como um modelo propositivo de fluxo de trabalho para implementação de interfaces em LIBRAS orientado a instituições de ensino superior.
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    Artigo
    Eixos de apoio à acessibilidade digital para a política de inclusão da UFRN
    (Research, Society and Development, 2020-02) Grilo, André; Silva, Bruno Santana da; Pires, Andressa Froeff; Andrade, Adja Ferreira de
    O engendramento da Política de Acessibilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) envolveu grupos de trabalho convocados pela administração universitária. Os grupos de trabalho foram organizados por dimensões de acessibilidade previstas no Art. 3º do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Dentre eles, foi constituído um grupo de trabalho para Acessibilidade Digital buscando refletir sobre barreiras tecnológicas, comunicacionais e informacionais que as Tecnologias da Informação e da Comunicação podem impor a pessoas com deficiência. Este grupo foi composto por especialistas das áreas acadêmica e técnica da universidade, oriundos de unidades administrativas e acadêmicas, tais como a Superintendência de Informática (SINFO), o Instituto Metrópole Digital (IMD), a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), Superintendência de Comunicação (COMUNICA), dentre outras. Este grupo elaborou uma minuta sobre Acessibilidade Digital para a Política de Acessibilidade da universidade acompanhada de uma minuta de plano de ação tendo em vista os artefatos digitais produzidos ou adquiridos pela instituição, tais como: páginas web, aplicativos móveis e programas de computador. Este trabalho tem por objetivo relatar experiências deste grupo de trabalho na elaboração dessas minutas, bem como os resultados obtidos. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação com os participantes do grupo de trabalho durante todo seu processo de trabalho, reunindo dados empíricos de natureza qualitativa, contextualizados na realidade da instituição. Um dos principais resultados foi um modelo de plano de ação estruturado nos eixos de capacitação, comunicação e desenvolvimento tecnológico para promover a Acessibilidade Digital na UFRN.
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    Livro
    Experiência do usuário em interfaces digitais
    (SEDIS-UFRN, 2019-05-07) Grilo, André
    O livro aborda o conceito de Experiência do Usuário e suas aplicabilidades no Design de produtos digitais, tais como: páginas da web, sistemas de informação e aplicativos móveis, analisando as relações entre o uso desses artefatos no contexto das tecnologias da informação na sociedade. A obra oferece aos estudantes e profissionais de Design e de Tecnologia da Informação uma visão geral sobre diferentes aspectos presentes na interação dos usuários com produtos digitais, tais como: usabilidade, acessibilidade, cognição, comunicação e fatores estratégicos e organizacionais, com exercícios didáticos para reflexão sobre os conteúdos apresentados. Também são apresentados métodos e técnicas desenvolvidos e aplicados em projetos de desenvolvimento de sistemas na Superintendência de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SINFO/UFRN), apontando possibilidades de integração entre designers e programadores na concepção de produtos digitais.
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    TCC
    Marsha: aplicação mobile para combate à violência contra mulheres LGBTQIAP+ em espaços públicos na cidade de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Ferreira, Amannda; Bastos, Helena; Torres, Lorena; Grilo, André; Falcão, Luiza
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo o desenvolvimento de uma experiência para ajudar mulheres LGBTQIAP+ a pertencer de forma segura aos espaços públicos da cidade de Natal/RN, utilizando ferramentas e os princípios do design de serviços como base metodológica para a coleta de dados, colaboração e processos de criação. Além disso, tem como objetivos secundários: buscar a melhoria do senso de pertencimento da comunidade LGBTQIAP+ com a cidade; estabelecer um paralelo entre a realidade e os ambientes virtuais, considerando algumas vivências da comunidade LGBTQIAP+; proporcionar um ambiente de comunidade, para gerar empatia com vivências mais específicas; melhorar a experiência das pessoas da comunidade, que precisam lidar com trâmites burocráticos relacionados às denúncias e aos processos jurídicos; disseminar informações importantes a serem utilizadas pelo público-alvo de forma fácil e acessível; e por fim, gerar dados sobre violência a partir de relatos da comunidade. O projeto analisa o público a partir de suas particularidades, levando em consideração autores como BUTLER (2003), ENKE (2012), CONNELL (2009), que tratam sobre identidade de gênero, e outros como, FOUCAULT (1998), KATZ (1996), que se debruçam sobre questões relativas à sexualidade. Analisou-se também os espaços públicos a partir das prerrogativas de GOMES (2018) e ALEX (2008), além da apropriação dos mesmos segundo MENDONÇA (2007) e a falta de segurança nesses ambientes a partir da visão de SÁ e CRUZ (2013); e foi traçado um paralelo com o conceito de Cidade Instantânea de Marcelo Maia (2012). No processo metodológico foram utilizadas ferramentas de mapeamento afetivo (COOPER, 2012) e do design de serviços, Stickdorn e Schneider (2014). Além de procedimentos metodológicos encontrados nos livros “Universal Methods Of Design” (MARTIN, HANINGTON, 2012) e Design de Serviços (MERONI, SANGIORGI, 2011), resultando na construção de uma experiência por meio de um serviço digital que auxilia o público-alvo já citado a pertencer de forma mais segura nos espaços públicos da cidade de Natal.
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    TCC
    Waitz: uma aplicação web para filas de espera em hospitais e clínicas médicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Santos, Arthur Vinícius Diniz; Viegas, Carlos Manuel Dias; Silva, Sérgio Natan; Grilo, André
    O crescente número de habitantes em áreas urbanas traz consigo consequências, sendo uma delas as grandes filas de espera nas localidades onde se prestam serviços. Em alguns desses locais, grandes tempos de espera podem prejudicar a saúde humana, a exemplo do que acontece em hospitais e clínicas médicas. O gerenciamento das filas de espera em casas de saúde é, geralmente, feito de forma ineficiente, onde o maior problema é o direcionamento do paciente para a local correto. Este trabalho propõe uma solução para este último problema por meio de uma aplicação web colaborativa, na qual usuários poderão visualizar uma estimativa da quantidade de pessoas em determinada casa de saúde e também fazer checkins. A plataforma será alimentada pelos próprios utilizadores por meio de checkins, comentários e checkouts; com tais dados os pacientes poderão determinar o local mais adequado para suas necessidades e seu tempo disponível para espera. Este trabalho descreve a metodologia e os processos de construção dessa aplicação, bem como apresenta a plataforma colaborativa em sua forma final.
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