Navegando por Autor "Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto"
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Tese Barreiras logísticas à ampliação do mercado consumidor: estudo com empresas do mercado cacaueiro em Altamira/PA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Bezerra, Daniel Almeida; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/0079835502834767; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; Oliveira, Antônio Batista da Silva; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus SilvaEsta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um modelo multicritério de apoio a decisão que possibilite a proposição de soluções para a mitigação das principais barreiras logísticas que dificultam a ampliação do mercado consumidor de empresas de cacau em Altamira/PA. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a utilização de modelo multicritério de apoio a decisão, através dados e restrições de duas empresas, pertencentes ao mercado cacaueiro de Altamira/PA, como base de estudo. Também se incluem a elaboração de um detalhado cenário das empresas, identificando não apenas as causas logísticas de barreira em comum, mas também aquelas específicas a cada uma delas, além de identificar a relevância de cada critério utilizado na construção, permitindo uma compreensão mais aprofundada das variáveis logísticas que impactam a cadeia de clientes no mercado cacaueiro usado como exemplo. Além disso, a pesquisa trouxe soluções a partir da aplicação do modelo multicritério de apoio a decisão e, igualmente importante, discussão de eventuais limitações, fornecendo uma visão completa e realista das possíveis melhorias na cadeia de clientes do mercado cacaueiro em Altamira/PA. Por meio dessa discussão, esta tese contribuiu com o desenvolvimento da cadeia de clientes através da aplicação do modelo como um fator-chave para a proposição de solução às barreiras logísticas.Tese Cultura orientada a dados e Inteligência de negócios: avaliação da maturidade organizacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-07) Pereira, Felipe de Menezes; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/2926171594596514; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Alchieri, João Carlos; https://orcid.org/0000-0002-4150-8519; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; Carvalho, Maria Luiza Azevedo de; Araújo, Maria Valeria Pereira deA cultura orientada a dados aliada ao uso de inteligência de negócio ajuda às organizações a conquistarem vantagem competitiva, tornando-as mais ágeis e assertivas. Apesar do interesse na associação entre cultura orientada a dados e inteligência de negócio, poucos estudos consideraram a análise de maturidade. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um modelo de avaliação de maturidade da cultura orientada a dados da gestão das organizações. Após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foram efetuadas entrevistas semiestruturas com 14 gestores especialistas na área de ciência de dados de grandes empresas no Brasil escolhidos por conveniência, a fim de ter contato com os dados necessários a análise. Os dados qualitativos foram analisados a partir de hermenêutica. Do ponto de vista dos resultados, foi possível propor um roteiro para avaliação de maturidade organizacional, através dos principais processos internos e atividades-chave das empresas analisadas. O modelo compreende um conjunto de assertivas escritas no maior nível de maturidade nas quais o respondente relaciona seu nível de concordância para cada aspecto da cultura orientada a dados avaliados (artefatos, pressupostos implícitos e crenças e valores organizacionais). O estudo concluiu que a cultura orientada a dados pode ser nivelada em graus de maturidade a partir da análise de atividades-chave e dos principais processos de negócio. Por fim, como contribuições do estudo, o modelo desenvolvido serve como guia organizacional por integrar a cultura orientada a dados aliada e a inteligência de negócio, apontando caminhos para desenvolvimento da maturidade analítica.Tese Desenvolvimento de competências argumentativas na formação de administradores: um framework do ensino-aprendizagem de retórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-30) Souza, Rosana Curvelo de; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0001-6447-1985; http://lattes.cnpq.br/4282662034588352; Junger, Alex Paubel; https://orcid.org/0000-0002-5072-1012; http://lattes.cnpq.br/3440956514829383; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; https://orcid.org/0000-0002-7338-2180; http://lattes.cnpq.br/6893001614570105; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Por meio do discurso, administradores procuram moldar ou influenciar a construção da realidade para tornar os ambientes em que atuam favoráveis à sua presença e das suas organizações. Tendo em vista o prazo das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), até 2024, para que os cursos de graduação em Administração viabilizem o desenvolvimento da competência em comunicar-se de forma eficaz, o objetivo desta tese é propor um framework do ensino-aprendizagem de retórica - arte e técnica de persuadir pelo discurso - na formação de administradores. O processo investigativo foi estruturado em três etapas interligadas, sendo a primeira para interpretar e compreender as orientações presentes nas DCN que se relacionam com retórica. As percepções da coleta e análise documental foram esquematizadas em uma matriz reunindo explicações conceituais e efeitos desejados na aprendizagem, que foi, na etapa seguinte, integrada aos resultados provenientes de uma revisão de literatura que identificou a incidência da aprendizagem de retórica nos cursos superiores em bases de dados científicas. Os dados, analisados por meio de análise temática e organizados por dimensões ambiental (conteúdos, conhecimentos, currículo, dinâmicas sociais) e individual (competências, habilidades, atitudes), subsidiaram a composição de um framework teórico das características relacionadas ao ensino-aprendizagem de retórica para o curso de graduação em Administração. No terceiro momento, como um exemplo de aplicação do framework para beneficiar pesquisas de aprofundamento da investigação acerca do tema, procedeu-se à instrumentalização das categorias em questionários para coleta e análise temática de dados em pesquisa de campo aplicada junto a uma amostra de docentes em formação na área de Administração. O acréscimo de dados primários forneceu fatores percebidos de domínio da subjetividade individual e de estratégias éticas, emocionais e racionais na argumentação em sala de aula. Como contribuição teórica, o estudo fornece uma definição funcional de aprendizagem de retórica sob o ângulo do ensino de Administração, representada pelo framework que contribui metodologicamente para estudos futuros e sinaliza oportunidades para a formação de administradores que não apontem a comunicação como um de seus principais problemas, evidenciando também uma contribuição prática e social.Dissertação Ensino da gestão e o efeito do "mão na massa": reflexos da aprendizagem experencial utilizando o Design Thinking(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Dantas, Tereza Raquel da Silva; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0002-1619-7501; http://lattes.cnpq.br/0795012578932882; Brito, Max Leandro de Araújo; Gonçalves, Anderson Tiago PeixotoAs mudanças no cenário de gestão podem exigir a formação de profissionais que estejam preparados para lidar com o ambiente de constantes mudanças e incertezas, e que demanda o processo de ensino, ofertado pelas instituições, cada vez mais conectado entre os aspectos teóricos e práticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a vivência da adoção da estratégia de ensino do Design Thinking, como forma de aprendizagem experiencial, junto a alunos da disciplina de Gestão da Inovação em um programa de mestrado profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa básica, com adoção de roteiro de entrevista semiestruturado e posterior análise de conteúdo (Bardin, 2016), com auxílio do software Atlas.ti. A condução da disciplina seguiu as etapas e ferramentas propostas por Vianna et al. (2012) e observou-se como resultados que a aprendizagem da disciplina, seguindo as fases de imersão, ideação e prototipação, apresentou uma perspectiva positiva, em especial quando os entrevistados citam a aproximação com o cenário real de estudo, a dinâmica de trabalho em equipe e a possível aplicabilidade da solução desenvolvida na disciplina. Na aprendizagem da disciplina se observou o alto nível de detalhamento de alguns alunos, embora dado o lapso temporal da disciplina, mas que refletiu na “memória do conteúdo” e posterior aplicação dos conceitos aprendidos na atuação profissional.Tese Modelo para seleção de fornecedores em relacionamentos colaborativos na cadeia de suprimentos do setor de energia eólica(2019-06-28) Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Araújo, Maria Valéria Pereira de; ; ; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; Assunção, Marcus Vinicius Dantas de; ; Brito, Max Leandro de Araújo; ; Aires, Renan Felinto de Farias;A presente pesquisa teve como objetivo geral propor um Modelo para Seleção de Fornecedores visando a construção de relacionamentos colaborativos na Cadeia de Suprimentos do Setor de Energia Eólica. Inicialmente, foram identificados os critérios que são atualmente utilizados pelas empresas produtoras de Energia Eólica na Seleção de Fornecedores de bens e serviços. Na sequência, foram definidos os perfis que delimitam os três níveis de relacionamentos da Cadeia de Suprimentos: cooperação, coordenação e colaboração. Por fim, foi apresentado um protocolo para apoiar a tomada de decisão dos Gestores na Seleção de Fornecedores, visando a construção de relacionamentos colaborativos na Cadeia de Suprimentos do Setor de Energia Eólica. A pesquisa é aplicada, quantitativa, exploratória e descritiva e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, a aplicação de um questionário online e a modelagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com as empresas produtoras de Energia Eólica proprietárias dos parques eólicos instalados no Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará, que são os três Estados brasileiros com a maior capacidade eólica instalada e o maior número de parques eólicos operando em teste ou comercialmente. Os sujeitos da pesquisa foram 12 Gestores que atuam diretamente no processo de Seleção de Fornecedores de bens e serviços de 10 destas empresas. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: identificação de critérios, definição de perfis, construção e validação do Modelo. Quanto aos resultados da pesquisa, desenvolveu-se um quadro referencial de critérios para Seleção de Fornecedores composto por 09 critérios genéricos e 06 específicos do subproblema de relacionamentos colaborativos ou soft factors; verificou-se que o que diferencia os perfis dos três níveis relacionamentos da Cadeia de Suprimentos é a intensidade com que as empresas incorporam 07 características (compromisso ou comprometimento, comunicação, confiança, cultura organizacional compatível, integração, interdependência e transparência) e excutam 08 comportamentos (compartilhamento de informações, compartilhamento de tecnologias, estabelecimento de objetivos comuns, implementação conjunta, planejamento conjunto, relações de longo prazo, tomada de decisão conjunta e trabalho em conjunto), variando de baixa na cooperação até alta na colaboração; construiu-se e validou-se um Modelo Multicritério de Apoio à Decisão que permite, de forma sistematizada e estruturada, classificar os fornecedores nos níveis de cooperação, coordenação ou colaboração, de acordo com o seu desempenho no conjunto de critérios estabelecido. Por fim, foi apresentado um protocolo para apoiar a tomada de decisão dos Gestores na Seleção de Fornecedores, visando a construção de relacionamentos colaborativos na Cadeia de Suprimentos do Setor de Energia Eólica.Tese Perspectivas para a adoção da gamificação com ênfase na prosperidade global: reflexão do contexto administrativo brasileiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, Dmitryev Cyreneu da; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0001-7029-6482; http://lattes.cnpq.br/8548573329519450; Junger, Alex Paubel; Gonçalves, Anderson Tiago Peixoto; Matias, Esdras Matheus Silva; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172A gamificação é a aplicação de elementos típicos de jogos em contextos não lúdicos, podendo ser aplicada no ensino, inclusive de Administração. Com métricas e desenhos manipuláveis, na prática, os jogos tendem a exacerbar as características inerentes ao modo de produção a fim de explorar um contexto real e acabam por reproduzir nos seus elementos uma visão economicista da Administração. Já a Prosperidade Global se refere a um conceito ainda mais abrangente que a prosperidade em si, que reconhece a interconexão entre economias, culturas e ecossistemas em um mundo globalizado. Preconiza uma visão integrada do desenvolvimento humano, priorizando a justiça social e ambiental em escala planetária, requerendo a superação de estruturas econômicas, que frequentemente colocam o crescimento financeiro acima do bem-estar humano e ecológico. O trabalho apresentado tem como objetivo compreender as perspectivas para a adoção da gamificação considerando os desafios da Prosperidade Global. Adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão sistemática e narrativa de literatura e análise de diferentes perspectivas, a citar o ponto de vista dos pesquisadores, professores e materialmente das instituições de ensino e mercado de trabalho, mesmo que indiretamente, para investigar como a gamificação e os jogos sérios podem transformar a formação de gestores, ultrapassando o modo de produção vigente. A gamificação é compreendida como o uso de elementos característicos dos jogos em ambientes que não são voltados para o entretenimento, proporcionando novas abordagens para a capacitação de gestores. Sua implementação ocorre por meio de jogos sérios, que são simulações desenvolvidas com um objetivo educativo além da diversão. Os métodos de coleta envolvem entrevistas estruturadas por formulários online com 35 professores da área de Gestão e uma revisão sistemática sobre gamificação e a aplicação de jogos sérios no Brasil. Os resultados indicam que a gamificação, ao integrar elementos como desafios e recompensas, aumentam o engajamento e a retenção do aprendizado. No entanto, esses elementos são utilizados de forma positivista e economicista. Sua implementação ainda enfrenta barreiras significativas, incluindo a falta de formação docente e resistência institucional a currículos inovadores. As formações ideológicas dos professores e das produções científicas tendem a reproduzir a dinâmica neoliberal a partir do uso de métricas com foco na eficiência, refletindo uma inclinação à reprodutibilidade dos aparelhos do Estado. A pesquisa destaca que a formação crítica e adaptativa tanto de gestores quanto de professores é essencial para lidar com desafios globais como desigualdade e sustentabilidade. Conclui-se que a gamificação é uma alternativa viável e promissora para o ensino de Administração, desde que aplicada de forma estratégica e contextualizada com a realidade local. O estudo reforça a necessidade de mudanças estruturais no ensino, defendendo a integração de metodologias ativas e a capacitação docente para criar gestores mais preparados para os desafios globais e interdisciplinares.