Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Edvan Gonçalves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Literatura de cordel na educação infantil: uma proposta para a formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Gomes, Edvan Gonçalves; Amarilha, Marly; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; http://lattes.cnpq.br/3516395393464919; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Saldanha, Diana Maria Leite Lopes
    Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a inserção da literatura de cordel na formação continuada dos professores da Educação Infantil para o desenvolvimento da oralidade das crianças pequenas. O nosso objetivo geral é investigar possibilidades de contribuições da literatura de cordel nas práticas pedagógicas de professores da Educação Infantil, com foco no desenvolvimento da oralidade das crianças. No que se refere aos fundamentos teóricometodológicos, elegemos como principais autores: Conde (2013), Gonçalves (2009), Ibiapina (2008), Lúcio e Pinheiro (2012) e Freire (2013), dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa com intervenção na prática docente. A intervenção constou de 10 sessões formativas e utilizamos, inicialmente, a aplicação de um questionário, em seguida realizamos estudos sobre o cordel e a prática pedagógica na Educação Infantil e, por fim, uma entrevista semiestruturada. Quanto aos resultados, a professora revelou não ter recebido formação para trabalhar com o cordel durante o curso de Pedagogia. Não obstante, expressou que a intervenção favoreceu fundamentos teóricos e práticos à abordagem do gênero. Quanto ao desenvolvimento da oralidade das crianças, a professora expressou que a leitura de cordel revela-se significativa, pois propicia a expressividade das crianças, que se mostraram motivadas a falar sobre os temas cotidianos abordados nos cordéis; além da expressividade, a ampliação do vocabulário e a percepção da sonoridade (rimas) presente na estrutura do texto além do próprio brincar com as palavras. À guisa de conclusão, consideramos que são necessárias amplas mudanças na formação inicial e continuada dos docentes que atuam na primeira etapa da educação básica, a fim de que os cursos de formação possam trazer temas relevantes para o desenvolvimento das crianças, e que envolvam a literatura infantil e a literatura de cordel. Pois, sabemos que são infinitas as suas possibilidades no âmbito da sala referência.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM