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Navegando por Autor "Gomes, Edna Maria Rangel de Sá"

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    Tese
    Adelle de Oliveira: trajetória de vida e prática Pedagógica (1900-1940)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-16) Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/3060869388251465; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2
    O objetivo principal deste trabalho é analisar a prática pedagógica de Adelle Sobral de Oliveira, no período de 1900 a 1940, visando perceber como se deu a sua atuação como educadora e administradora, no Externato Ângelo Varela, na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, numa época em que o ensino público se instalava de forma mais efetiva e se consolidava como moderno no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma educadora autodidata cujo trabalho desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, naquele lugar, corroborado por depoimentos de intelectuais ceará-mirinenses ou dos que ali se instalaram. Tomamos como fontes de pesquisa os cinco Livros de Leitura de Felisberto de Carvalho, utilizados por Adelle de Oliveira em seu externato; entrevistas com ex-alunos; pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; em jornais de circulação na época; no Arquivo Público do Rio Grande do Norte; mensagens dos governadores e, principalmente, em documentos do Departamento de Educação, leis e decretos do Governo, além de pesquisas no Jornal manuscrito O Sonho, criado e dirigido por Adelle de Oliveira, bem como no Arquivo Público de Ceará-Mirim. Nosso intuito é entender a difusão e modernização da instrução primária no interior do nosso estado a partir das práticas educativas dessa professora. Os resultados da pesquisa demonstram que Adelle de Oliveira utilizava os chamados métodos modernos de educação, de caráter prático e experimental para o ensino das disciplinas. Desse modo, em seu cotidiano escolar, procurou abolir práticas como castigos físicos e aprendizagens mecânicas e decorativas
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    Dissertação
    Multiplicando veredas entre guimarães rosa e oswaldo lamartine
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-04-01) Piñeiro, Daniel de Hollanda Cavalcanti; Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; ; http://lattes.cnpq.br/6193162157495281; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Costa, Maria Suely da; ; http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
    A presente dissertação se propõe a estudar os elos entre a linha sertaneja rosiana, representada por Grande sertão: veredas (2011), e a seridoense do interior do estado do Rio Grande do Norte, nos ensaios de Sertões do Seridó (1980) de Oswaldo Lamartine de Faria, como uma continuação da tradição iniciada por Guimarães Rosa. Para isso, consideramos as definições sobre regionalismo desde Antonio Candido (2000) até Chiappini (1995), que nos permitem ampliar a visão da tendência no Brasil, e mostramos as ligações iniciais entre as duas obras citadas. Dessa forma, ao conceito de regionalismo unimos o de tradição (CANDIDO, 2001) e nossa leitura de Lamartine é guiada para o ensaísmo como a fronteira entre escrita ideológica-literária (HARO, 2005), que se aproxima da ficção rosiana. É por esse caminho que analisamos os cinco ensaios de Sertões do Seridó, e aproximamos as criações do escritor mineiro e do potiguar pelo que se evidencia na construção de seus sertões: a ficcionalidade no ato narrativo aproximado a Walter Benjamin (1987), pautado em gatilhos da memória (BOSI, 1979) e que nos leva às reconstruções da história, especialmente pela presença de narradores idosos. Com tais projetos, concluímos que o lastro entre Rosa e Lamartine nos leva para um regionalismo cuja força não se encontra no choque do exotismo, mas em sua aproximação aos leitores. Ambos os autores tornam os sertões universais pela apresentação do fator regional
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    Dissertação
    No céu da boca das gentes, tem estrela e maravilhas: atualização e permanência das narrativas populares nos contos de enganar a morte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-28) Silva, Valdir Moreira da; Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; ; http://lattes.cnpq.br/7889269468221701; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Costa, Maria Suely da; ; http://lattes.cnpq.br/1891779191833711
    O presente estudo consiste em análise comparativa objetivando ressaltar a atualização e a permanência entre narrativas populares tradicionais, próprias da tradição oral, em especial as coligidas por Luís da Câmara Cascudo, em Literatura oral no Brasil (1984), vinculadas à categoria dos Contos de Demônio Logrado e do Ciclo da Morte, e os Contos de enganar a morte (2004), do ficcionista, ilustrador e pesquisador de cultura popular Ricardo Azevedo. Nesta obra, traços e motivos recorrentes nas narrativas orais estão vivos e duradouros, evidenciando a permanência das narrativas tradicionais, difundidas na Idade Média (SARAIVA, 1996; DUBY, 1988; 1990), atualizadas na contemporaneidade especialmente pelo gênero literário conto. Defende-se que o caráter simbólico, lúdico e o humor inerentes a essas narrativas orais (ZUMTHOR, 1993; BURKE, 2010) são bens culturais próprios de uma tradição popular que se difunde, se atualiza e se mantém pela memória (BOSI, 2006; BRANDAO, 2008) de narradores artesanais anônimos (BENJAMIN, 1994), poetas e cantores de cordel (FERREIRA, 1979) ainda existentes nos recônditos dos sertões brasileiros, detentores de um saber tradicional não instituído, mas polifônico, dialógico e democrático em essência (COELHO, 1991, 2003; TURCHI, 2004; BAKHTIN, 1996). Boa parte dessas narrativas que têm se tornado clássicos catalogados como Literatura Infantil são maravilhas nascidas na boca do povo e muito após é que se popularizaram em adaptações do mercado literário (COELHO, 1991; BENJAMIN, 1994). Além disso, ao lado do povo que sabe e ainda conta estórias de Trancoso e de Fadas, o gênero literário conto tem podido manter em circulação os mesmos assuntos sucessivamente renovados (CASCUDO, 1984), possibilitando o resgate da narrativa oral tradicional, bem como a compreensão e valorização tanto da tradição popular oral quanto da renovação imposta por nosso tempo, perenizando-se a concepção estética filtrada por elementos sociais sincrônicos e diacrônicos (CÂNDIDO, 1976), sem perder de vista a singularidade e a autonomia da obra literária
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    Tese
    Vaga-lume na treva: a poesia de João Lins Caldas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-22) Santos, Cássia de Fatima Matos dos; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; ; http://lattes.cnpq.br/1635261635234216; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Ferreira, José Luiz;
    Esta pesquisa situa e analisa a poesia de João Lins Caldas (1888-1967) no contexto da literatura brasileira, visando traçar e compreender as principais linhas que a compõem. Para isso, toma como corpus os poemas reunidos em Poeira do céu e outros poemas (2009). O estudo caracteriza-se por um viés biográfico, historiográfico e crítico, à medida que objetiva delinear um perfil biográfico do poeta, organizar os seus manuscritos e realizar uma análise de sua poesia. Assim sendo, estabelecem-se relações com a poesia brasileira de alguns autores, desde o período parnasiano-simbolista ao modernismo no século XX. As análises fundamentam-se, por um lado, nos estudos de Candido (2006; 2002; 1985), em que discute o processo de formação da literatura brasileira e os procedimentos de análise de poesia, no conceito de poesia-resistência apontado por Bosi (2000; 2002) e na noção de matéria brasileira identificada por Schwarz (1987, 1997, 1999). Por outro, o enfoque da melancolia, sob a perspectiva teórica de vários autores como Aristóteles (1998), Benjamin (1984), Ginzburg (1997) e Scliar (2003), contribui para a compreensão de uma das principais temáticas presentes na lírica do poeta. O estudo de sua poética indica que ela se caracteriza pela melancolia e pela resistência, cuja expressão formal se dá por meio de uma linguagem dissonante: sintaxe arrevesada e invertida, cortes de sentido, imagens paradoxais, provocando estranhamento no leitor. O resultado é um estilo que, além de dialogar com o melhor da produção poética moderna, revela sua peculiaridade por meio dessa forma invertida em que se entrelaçam temas fortes, como a morte, o amor, a dor, o desencanto, a perda, a memória, a natureza, Deus, aspectos da historicidade brasileira, dentre outros, configurando-se, portanto, em uma lírica multifacetada
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