Navegando por Autor "Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza"
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TCC O brincar na educação infantil e a sua importância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Viana, Jércicca Soares; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de SouzaSalienta-se que o brincar se constitui como um direito ao cotidiano das crianças da Educação Infantil e é através do brincar que elas vão além da realidade. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do brincar na aprendizagem e desenvolvimento da criança da Educação Infantil, destacando o seu papel e as suas contribuições. Tem-se como base teórica os estudos de Garcia, Pinazza e Barbosa (2020), Vygotsky (1987, 2007), Caroline (2021) e Kishimoto (2010), constituindo-se como uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Sendo assim, é muito importante entender que o brincar tem um papel fundamental no cotidiano da Educação Infantil, tendo em vista que as crianças conseguem desenvolver a coordenação motora, raciocínio lógico, capacidade de imaginar, criar e explorar diversos ambientesTese Currículo e escrita: cartografia das pesquisas nacionais e suas tendências teórico-metodológicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; http://lattes.cnpq.br/1419166209313967; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Borowsky, Halana Garcez; Noronha, Claudianny Amorim; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Martins, Mário Gleisse das ChagasEste trabalho é continuidade da nossa pesquisa de mestrado (Grupo de Pesquisa CONTAR - CNPq | PPGED – UFRN, 2018) em que focalizamos as políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas, a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN, cidade da região metropolitana de Natal/RN. Nossos estudos no âmbito da relação currículo - ensino da escrita, o levantamento teórico e os resultados construídos contribuíram para aprofundar a temática a nível de doutorado, possibilitando que ampliássemos a pesquisa para uma dimensão nacional. Nesse sentido, voltamo-nos para a análise desses elementos nas dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas em todas as regiões do Brasil, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Linguagem, em um período de nove anos. Nosso corpus se constitui de vinte teses e dissertações, coletadas em portais oficiais, tais como: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso trabalho configura-se como pesquisa qualitativa e documental de tipo metapesquisa, cuja análise dos dados ocorreu através da sistematização das informações em categorias, a partir das leituras do corpus. Adotamos a seguinte questão de pesquisa: qual a abordagem teórico-metodológica, resultados e perspectivas de pesquisas que tratam da relação currículo e ensino da escrita para a área de Língua Portuguesa nos nove anos do Ensino Fundamental? Nosso objetivo geral consiste em investigar tendências teórico-metodológicas e perspectivas das pesquisas no campo de estudos que trata da relação currículo - ensino da escrita. Nossos objetivos específicos buscam: I - Investigar tendências teóricas relacionadas ao ensino da escrita; II - Investigar quais tendências teóricas sobre currículo e; III – Investigar resultados e perspectivas dos estudos da temática. Para tanto, tomamos como referenciais teórico-metodológicos: Almeida (2007), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Faraco (2009), Kieslich (2004), Koch (2006), Leite e Barbosa (2014), Marcuschi (2011), Meurer e MottaRott (2002) (concepções bakhtinianas, linguagem, ensino da escrita); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lima (2014), Sacristán (2000), Silva (2015), Varela (2013) (Currículo); Lüdke e André (1986), Flick (2009), Mainardes (2018), Mainardes e Tello (2016) (metodologia da pesquisa), dentre outros. Os resultados apontam que as pesquisas: são qualitativas; utilizam predominantemente a análise documental; convergem para uma mesma área e fundamentam-se na concepção interacionista da linguagem; definem o currículo como documento que norteia o ensino da escrita e que é espaço político e, trazem contribuições para a melhoria do ensino da escrita e para a área de pesquisa. Por fim, a realização desta pesquisa permitiu originar resultados para o ensino e para a escola na busca por um currículo que considere o ensino da escrita por meio dos gêneros discursivos.TCC Ensinar e aprender à luz do livro paradidático de matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Chagas, Géssyca Libny Cabral das; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; http://lattes.cnpq.br/0747741675907464; Borowsky, Halana Garcez; https://orcid.org/0000-0001-6813-1304; http://lattes.cnpq.br/8365735503848377; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; http://lattes.cnpq.br/1419166209313967; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521O Livro Paradidático de Matemática é de grande relevância para trabalhar conceitos matemáticos à luz de uma contextualização lúdica e próxima do estudante, essencialmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso se dá devido ao auxílio que este instrumento pedagógico oferece ao professor, contribuindo para as práticas de leitura durante as aulas numa perspectiva de letramento matemático por se apresentar através de diversos gêneros textuais. Para compreender a raiz da intencionalidade pedagógica da produção desse instrumento, bem como as suas contribuições para um ensino e aprendizagem significativas, o presente trabalho objetiva analisar o livro paradidático digital “Malu em: qual é a melhor forma de desenhar?” de modo a compreender a sua gênese e suas contribuições para exploração de conceitos geométricos nas aulas de Matemática. O aporte teórico-metodológico respalda-se na Teoria-Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2007) e articula-se com autores da área da educação Matemática e da Linguagem tais como: Smole e Diniz (2001) , Moretti e Souza (2015), Noronha (2012), Sforni (2015), Gomes (2015), Powell (2013), em articulação com autores que ajudaram a caracterizar o Livro Paradidático de Matemática como Dalcin (2002;007), Campello e Silva (2018) e Munakata (1997). A pesquisa é de cunho qualitativo e assume uma postura exploratória por traçar o perfil do Livro Paradidático que trabalha o conteúdo matemático a partir de narrativas ficcionais, ao passo que busca ampliar a discussão de um novo tipo de enfoque para os instrumentos desta abordagem, para tanto, baseou-se na estrutura de análise desenvolvida por Dalcin (2002;2007) por meio da qual observou-se a categoria do paradidático matemático analisado, bem como se dá a articulação entre simbologia matemática, imagem e texto escrito. A partir da análise dos dados, constatou-se a mediação docente como essencial para usufruir das contribuições que a obra em análise pode possibilitar às aulas de matemática: discussões e proposições de atividades significativas para os estudantes, as quais os auxiliam em sua formação integral ao passo que também ajudam a desenvolver o seu pensamento geométrico.TCC Estágio supervisionado: percepções didático-pedagógicas de uma experiência vivenciada no curso de pedagogia EaD(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Silva Neto, Pedro Teofilo da; Costa, Gilberto Ferreira; Costa, Gilberto Ferreira; Ribeiro, Wagner Leite; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso, estruturado como um relatório reflexivo, tem como objetivo relatar as aprendizagens adquiridas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal de Primeiro Grau Alferes Cassiano Martins, localizada no distrito de Barreiras, Macau/RN. A experiência foi essencial para articular teoria e prática, evidenciando os desafios e potencialidades da minha formação docente. O Curso de Pedagogia na modalidade EAD se tornou o elemento central uma vez que me possíbilitou vivenciar o contato com a escola de Educação Básica e assim contribuir para as reflexões de caráter didático-pedagógico necessárias nesse momento de conclusão da minha formação inicial e demonstrá-las num trabalho como esse. Na construção desse diálogo trouxe as contribuições teóricas estudadas durante o curso bem como outras que para esse trabaho se tornaram fundamentais. Assim, autores como Freire (1996), Libâneo (2013) Pimenta; Lima (2006), além de contribuições pontuais de teórico como Vygotsky (1984; 2007) e Piaget (1976). Os documentos oficiais e normativas da educação brasileira são também materiais de apoio com os quais busco melhor sistematização das reflexões. Como resultados da minha inserção no âmbito do Estágio Supervisionado destaco no texto que a experiência do mostrou uma visão ampla das dinâmicas escolares, em especial a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP), a relevância de uma infraestrutura escolar adequada, o impacto das limitações estruturais e de recursos didáticos no processo de ensino, além dos desafios de atender às diferentes necessidades dos alunos. Nas atividades práticas, o estágio permitiu vivências significativas, como o planejamento de aulas, o uso de estratégias pedagógicas lúdicas e interativas, e o apoio individualizado a alunos com dificuldades de aprendizagem. A prática de contação de histórias e atividades lúdicas demonstrou ser uma ferramenta valiosa para engajar os estudantes e promover aprendizagens significativas. Por fim, o estágio revelou-se uma experiência transformadora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas e para a compreensão da complexidade do ambiente escolar. A articulação entre teoria e prática evidenciou-se como um eixo central na formação inicial, destacando a importância de um ensino contextualizado e inclusivo.TCC Um olhar sobre a leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões a partir de uma experiência no estágio supervisionado no curso de Pedagogia EaD(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-14) Ferreira, José Carlos de Oliveira; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469; Ribeiro, Wagner Leite; Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de SouzaO presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência pedagógica ocorrida na Escola Municipal Professor Freitas Ensino Fundamental e EJA, a turma do primeiro ano “B” do ensino fundamental I no componente curricular obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em pedagogia da UFRN. O presente Relatório Reflexivo de Práticas foi desenvolvido a partir das experiências cotidianas vivenciadas em sala de aula nas etapas de observação e regência. A ênfase das reflexões se deu a partir do trabalho desenvolvido pela professora supervisora ao trabalhar a área de linguagens, com ênfase nas atividades da língua portuguesa em especial nas atividades de leitura e escrita considerando a importância da leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso trabalho teve como fundamentação teórica autores como Ana Teberosky (1985; 2003), Brotto (1999), Cosson (2010), Freire (1989) e (1996), Souza (1996), Kleiman (2004), Moran (2007), Nascimento e Ribeiro (2019), Nogueira, Romanelli, e Zago, (2000), Piaget (1993), Pilette e Rossato (2017), Ravid & Tolchinsky, (2002), Schwartz (1998), Segundo Estrela & Sousa, (2011), Soares (2003), Sousa (2014), Vygotsky (1984). Como aprendizagens desse trabalho destacamos que o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi essencial para construirmos conhecimentos sobre a prática docente e os elementos didático-pedagógicos que o envolvem. Também foi possível, a partir do referencial teórico acerca da leitura e escrita, juntamente com as práticas de regência compreendermos o relevante papel da formação inicial, bem como a importância da leitura e escrita como conteúdos de aprendizagens planejadas a partir de atividades dinâmicas que mobilizem diferentes saberes e habilidades das crianças. Ao final deste trabalho é possível afirmar que a experiência na sala de aula, como estagiário, é parte essencial para uma boa formação inicial na busca por uma compreensão mais sistematizada sobre a docência.Dissertação Políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas: currículo, gênero do discurso e Projeto Político-Pedagógico(2018-08-29) Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; Oliveira, Maria do Socorro; ; Maciel, Débora Amorim Gomes da Costa; ; Leal, Telma Ferraz;É cada vez mais crescente a preocupação sobre como as crianças desenvolvem a escrita e como esta aprendizagem tem contribuído para a formação de um aluno capaz de usar socialmente os diversos gêneros discursivos. Sendo assim, os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) consistem em uma fonte de análise importante para observarmos como as escolas e, de modo geral, o sistema de ensino, constróem, em seu discurso oficial, as políticas escolares com ênfase na relação linguagem e ensino, de modo a atender a aprendizagem da produção textual no espaço escolar. Nesse sentido, o objetivo principal dessa pesquisa consiste em identificar, nos Projetos Político-Pedagógicos, os parâmetros orientadores relativos à produção de textos nos diferentes componentes curriculares. Assim, partiremos das seguintes questões de pesquisa: Quais os principais documentos legais regulamentadores e orientadores relativos à produção textual (leis, programas e marcos nacionais)? O que explicitam os Projetos Político-Pedagógicos das escolas sobre o a produção textual nas diferentes áreas? Quais referências os PPP fazem às políticas nacionais e municipais (Proposta Curricular de Parnamirim/RN)? Para a pesquisa, nos baseamos em Antunes (2003), Bakhtin (1998; 2011), Koch (2006), Leite (2014), Leite e Barbosa (2014), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Marcuschi (2008; 2011), Meurer e Roth (2002), Sacristán (2000), Schnewly e Dolz (2011), Veiga e Resende (2006), Weber (2003), Lankshear e Knobel (2008), Therrien e Therrien (2004), Romanowsky e Ens (2006), Flick (2009), Severino (2007), Lüdke e André (1986), Bogdan e Biklen (1994), dentre outros; realizamos um levantamento junto aos Bancos oficiais de divulgação da produção científica das instituições de ensino superior; e analisamos qualitativamente trinta e cinco Projetos Político-Pedagógicos de escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Rede Municipal de Ensino de Parnamirim/RN (datados de 2001 a 2017/2018), o que corresponde a 76% do total de escolas de Ensino Fundamental desse sistema. Em seguida, fizemos a triangulação dos dados, a partir da Proposta Curricular do município de Parnamirim/RN – “Currículos e qualidade social na Educação Básica: construindo coletivamente” (2008) – e dos documentos, programas e marcos regulamentadores oficiais nacionais. Os dados obtidos indicam que, para os PPP: i. a produção de textos é central no processo de aprendizagem e de avaliação nas diferentes áreas de conhecimento; ii. há um empenho em situar as políticas escolares para a produção textual dentro dos quadros teórico-metodológicos da produção científica atual, como também das políticas públicas nacionais; iii. as políticas escolares para a produção textual são, de forma geral, direcionadas à produção de textos como forma de registro das aprendizagens e conteúdos, estando à serviço de uma abordagem mais disciplinar, em detrimento da formação do aluno como produtor de gêneros. Assim, estimamos que esta pesquisa contribua, portanto, para as políticas escolares, de modo a permitir avanços em todos os processos que demandam os PPP (elaboração, perspectivas teórica, abordagem das políticas nacionais, implementação, dentre outros) e, em particular, para a abordagem da produção de texto no processo de ensino e na avaliação, como um dos eixos articuladores do currículo, como prática interdisciplinar de ensino e como vivência efetivamente social na mediação da linguagem com o mundo.