Navegando por Autor "Gianasi, Luciana Bezerra de Souza"
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TCC 12 milhões de MEIs no Brasil: vantagens e limitações de ser microempreendedor individual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Lima, Dyogo Augusto Fagundes de; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO empreendedorismo no Brasil continua em curva ascendente e estudos sobre o tema são sempre bem-vindos. De maneira particular, esta pesquisa deu enfoque ao empreendedorismo individual e teve como grande motivação a explanação sobre as vantagens e os principais desafios que a legislação traz para o trabalhador informal, verificando se é vantajoso ou não optar por tal sistemática. Para tanto, tomou como base conhecimentos sobre a Lei Complementar nº 128/2008, responsável pela criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida com a finalidade de observar, registrar e analisar os benefícios e as limitações enfrentadas pelo MEI sem, entretanto, se aprofundar nas relações causais do fenômeno estudado. Nesse ponto, o objetivo foi otimizar a familiaridade entre o pesquisador e o fenômeno pesquisado. Os resultados alcançados reforçam a certeza de que a legislação contribuiu, de fato, para aumentar o número de formalizações e as perspectivas de crescimento de trabalhadores até então desprotegidos e desamparados por conta da informalidade.TCC Análise das ações de merchandising no varejo: um estudo de caso na empresa Loja do Estudante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Santo Netto, Lucas; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/0270023346496976; Pignataro, Thelma; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Silva Filho, Alexandre Magno daO presente trabalho possui como objetivo analisar as influencias dos elementos constitutivos do visual merchandising em uma loja de varejo de rua por compreender sua capacidade interdisciplinar nas relações comerciais varejistas. O seguinte estudo foi realizado por meio de uma pesquisa exploratória descritiva observacional por meio de uma análise semiótica. Compreendeu-se como resultados da pesquisa que o atual varejo não aplica as fundamentações dos elementos constitutivos no seu comercio local, concluindo-se ainda que se os mesmos fossem aplicados ainda que aliando-se a demais pontos explorados como arquitetura e psicologia das cores o mesmo apresentaria um maior destaque nas suas relações comerciais com características como um maior fortalecimento da marca, bem estar e influência do consumidor nas relações de compra no varejo em questão.TCC Análise do clima organizacional na percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil de uma Igreja Evangélica de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Gondim, Rose Martins; Ferreira, Antônio Carlos; http://lattes.cnpq.br/7258975096895721; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168O clima organizacional refere-se aos aspectos internos da organização, ao ambiente psicológico e às características da empresa, é psicologicamente perceptível e está particularmente relacionado com as características motivacionais do ambiente interno da organização, e é importante nas instituições religiosas, pois impacta na qualidade do serviço voluntário. Nesse sentido, o presente estudo analisa a percepção dos colaboradores voluntários do Ministério Infantil Geração Futuro, de uma Igreja Evangélica de Natal/RN, sobre o clima organizacional existente no espaço eclesiástico, com base no modelo de Álvaro Tamayo. A pesquisa, caracterizada como exploratória descritiva, está embasada em revisão bibliográfica, com foco em organização, organização religiosa, gestão de pessoas, voluntariado e clima organizacional, feita pesquisa de campo e aplicação de questionário, com universo de 29 respondentes. As respostas revelam o nível de concordância ou discordância a respeito das variáveis: comprometimento, condições de trabalho, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, compensação e reconhecimento. Comprometimento e comunicação no trabalho foram as variáveis que apresentaram os maiores percentuais de concordância, com percentuais próximos de 98%. Já o relacionamento interpessoal foi o que apresentou o índice mais elevado de discordância, de aproximadamente 7%. Com isso, os resultados revelam a necessidade de ações voltadas à variável com maior percentual de discordâncias, visando mudar a percepção dos voluntários e favorecer a empatia, a motivação, a satisfação e o desempenho dos voluntários em seus vários ambientes e escalas de trabalho, contribuindo assim para a maior qualidade do serviço prestado, voluntariamente.TCC Análise dos estudos sobre logística reversa: a opinião de estudantes do Curso de Administração em relação a práticas de descarte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Silva Filho, Carlos Antônio da; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; http://lattes.cnpq.br/5641217173563355; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639O objetivo deste estudo se trata em avaliar a opinião dos alunos do curso de Administração do 8° período sobre conhecimento das práticas de logística reversa quanto ao descarte dos resíduos sólidos dos aparelhos celulares. Buscou-se, portanto, verificar aos entrevistados noções a respeito da logística reversa, sustentabilidade e ao descarte de resíduos sólidos dos aparelhos celulares. Foi realizada uma pesquisa aplicada quantitativa, cujo procedimento técnico foi a utilização de formulários, nos quais foram obtidas informações relacionadas ao perfil, hábitos de consumo e entendimentos em relação ao descarte de resíduos sólidos. A coleta de dados teve como pauta na aplicação de um questionário aos consumidores de aparelhos celulares. Os resultados obtidos mostram que as motivações dos entrevistados em relação a substituição dos celulares se devem aos sinais de mau funcionamento ou exaustão completa do aparelho celular, levando a guardarem ou venderem o aparelho antigo. Vale mencionar que essa prática não impede o risco de descartes indevidos, um dia, eventualmente os mesmos poderão acabar em destino a lixões. Também foi constatado que possuem opiniões coerentes a respeito de práticas de logística reversa, apenas uma pequena parte dos alunos possuía uma opinião formada sobre ações de empresas que realizam a logística reversa para fins de descarte. Podemos concluir que os entrevistados possuem noções de logística reversa e optam em comprar produtos sustentáveis, mas não possuem estímulos em exercer o descarte, seja por não conhecem incentivos a prática, seja por parte dos fabricantes ou do governo.TCC Análise dos impactos da negociação coletiva para as empresas e para os empregados após a reforma trabalhista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Medeiros, Rodrigo Gussão; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Medeiros, Carlos Alberto Freire; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO presente ensaio busca analisar os impactos da negociação coletiva nas empresas e empregados após a Reforma Trabalhista de 2017. O problema de pesquisa é o seguinte: de que forma o impacto nas negociações coletivas pela Reforma Trabalhista de 2017 repercutiu nas empresas? O objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos da negociação coletiva de trabalho para as empresas e para os empregados após a Reforma Trabalhista, e os específicos são levantar nos principais periódicos os artigos que tratam dos impactos da negociação coletiva de trabalho após a reforma trabalhista e apresenta-los, dividindo-os entre os positivos e negativos, para os empregados após a promulgação da Reforma Trabalhista. Como população e amostra foram utilizados os artigos publicados pelos periódicos científicos brasileiros que tratam do tema, por meios como a pesquisa bibliográfica, a análise de dispositivos legais e o assíduo estudo da jurisprudência atualizada. A análise de dados se deu de maneira qualitativa, tendo como alicerce metodológico o método lógico-dedutivo. Como resultado, observou-se que o rol possível para a negociação coletiva foi extensamente ampliado, possibilitando as empresas adequarem suas realidades as normas, sofrendo apenas uma limitação taxativa. Também como resultado, observou-se os aspectos positivos e negativos dessa mudança, e exemplo prático desta.TCC Avaliação de desempenho: um estudo de caso na empresa SEBRAE/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Almeida, Andreia Carla Silva de; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Alves Filho, Antônio; http://lattes.cnpq.br/8935063420682761; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168O processo de avaliação de desempenho vem se tornando um dos processos mais importantes atualmente no contexto empresarial, pois ele é fator determinante para o crescimento do colaborador na empresa. Assim, o presente trabalho buscou analisar o processo de avaliação de desempenho da empresa SEBRAE/RN, do ponto de vista da gestão. A metodologia abordada, foi o estudo de caso, que foi realizado mediante uma entrevista semiestruturada, com um roteiro elaborado previamente. O referencial teórico traz o que diz a literatura sobre avaliação de desempenho, responsabilidades, critérios, padrões e as fases do feedback, que serviu de base para a confecção do instrumento de coleta de dados. A entrevista foi dividida em cinco partes que contemplaram as esferas de planejamento, a ocorrência da avaliação de desempenho e vinculação com outros processos organizacionais. Os resultados demonstram que a empresa tem um sistema de avaliação de desempenho estruturado e se divide em quatro etapas, a negociação, a avaliação de competências, avaliação do comitê de carreira e feedback junto com o plano de desenvolvimento individual. Diante disso, o estudo se faz relevante para o desenvolvimento da empresa, e da literatura no melhor aproveitamento do processo.TCC As características do trabalho remoto e os indicadores de qualidade de vida no trabalho: estudo em uma escola privada no município de Parnamirim-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Lemos, Letícia Oliveira; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antonio CarlosEssa monografia tem como objetivo geral a análise da percepção dos colaboradores sobre os indicadores de QVT no colégio estudado e os aspectos do trabalho com o advento da pandemia do COVID-19. Caracteriza-se como um estudo quantitativo e descritivo, a partir de uma amostra por conveniência com 12 colaboradores. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aplicado através do Google Forms contendo perguntas abertas e fechadas, baseadas no modelo BPSO-96 de Limongi-França (1996). A análise de dados ocorreu através da utilização do Excel e de análises estatísticas descritivas. Os resultados mostram que os colaboradores do ambiente escolar estudado conseguiram se adaptar de maneira positiva ao trabalho remoto, sendo viável a inserção do modelo híbrido e, além disso, também foi possível manter uma boa qualidade de vida no trabalho, exceto pela falta de oportunidades para ascensão profissional, indicando assim, a necessidade de plano de carreiras e possivelmente a implementação da “carreira em W”. Os resultados desse estudo poderão contribuir para maior compreensão teórica sobre a qualidade de vida no trabalho e o trabalho remoto e também servir como base para outras instituições que buscam analisar a percepção de seus colaboradores sobre a QVT durante o trabalho remoto ou que planejam implementar o modelo híbrido de trabalho.TCC Condições de trabalho e a gestão feminina: um estudo de caso na cidade de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Aquino, Rayssa Karoline Dias de Aquino; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Costa, Maria Teresa PiresOs desafios profissionais das mulheres fazem parte de sua socialização e cotidiano. A monografia apresenta o tema condições de trabalho do ambiente sociogerencial e gestão feminina, onde o objetivo foi identificar quais as condições de trabalho mais impactam o trabalho de uma mulher gestora na cidade de Natal. A pesquisa é um estudo de caso exploratório único e a coleta de dados foi feita através de uma entrevista em que se pode identificar quais condições de trabalho das categorias do ambiente sociogerencial mais impactam na forma de gestão dessa mulher e no modo como ela efetua seu trabalho. Com o aumento participativo da mulher no mercado de trabalho e sua ocupação em cargos gerenciais, faz-se necessário buscar entender quais as dificuldades que ela enfrenta ao se consolidar em tal nível hierárquico e se o gênero está diretamente associado à essas dificuldades. Constatou-se que a condição que mais afeta essa mulher corresponde a igualdade de oportunidades e violência no local de trabalho.TCC Construção do planejamento financeiro do Encontro Nacional de Empresas Juniores – ENEJ20(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Moura, Larissa Victória Pereira de; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Ferraz, Janaynna de Moura; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO Movimento Empresa Júnior surgiu em 1967 na França, o modelo de empresa júnior cresceu e rapidamente foi disseminado para outras partes do mundo, chegando ao Brasil em 1988. Desde então tem se expandido significativamente, sendo o Brasil o país com maior número de empresas juniores. Gerar um produto para esse grande público específico não é fácil, e para agregar à necessidade de alimento e conexão entre a rede foi criado o Encontro Nacional de Empresas Juniores – ENEJ, evento responsável por reunir em uma mesma cidade empresários juniores – sendo esses, jovens empreendedores unidos por um só propósito – transformar o Brasil. E para isso o ENEJ precisa ser assertivo, em seu planejamento e execução para agregar à vivência empresarial. Nessa perspectiva este trabalho teve como objetivo construir o planejamento financeiro para o Encontro Nacional de Empresas Juniores de 2020. Para isso, foi relevante conhecer as necessidades gerenciais financeiras do ENEJ; Identificar a estrutura de gerenciamento financeiro dos ENEJs anteriores e levantar os custos e captação para o ENEJ 20 usando como base os eventos de 2018 e 2019. Realizadas cada etapa para obtenção do objetivo foi possível, a partir de três cenários (pessimista, realista e otimista), construir uma projeção financeira envolvendo entradas e saídas de recursos mês a mês. Diante dos três cenários avaliados viu-se a importância de um planejamento financeiro na realização de eventos, uma vez que, com planejamento torna-se possível captar recursos por meio de inscrições, parcerias e vendas de produtos. No entanto, viu-se que diante dos três cenários o planejamento possibilitou um evento autossustentável.TCC As contribuições da Lei de Liberdade Econômica no processo de desburocratização do Empreendedorismo no Brasil: conquistas e perspectivas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-11) Lima, Rafael Cunha de Figueiredo; Carício, Marcelo Rique; 0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; http://lattes.cnpq.br/3220728877043496; Carício, Marcelo Rique; 0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Carvalho, Valdemir Galvão deEsta monografia procura analisar se a Lei de Liberdade Econômica, instituída em 20 de setembro de 2019, é um fator que contribui para a liberdade econômica e para a desburocratização do Empreendedorismo brasileiro, por meio do entendimento da própria liberdade econômica e seus efeitos para a economia, do Estado e seu intervencionismo e da evidenciação das mudanças e da proposta da Lei de Liberdade Econômica. Para tal fim, fez-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa – com a análise dos dados obtidos executada através do método descritivo –, obtendo-se como resultado do estudo inferências de que a Lei de Liberdade Econômica contribui positivamente para a manutenção e crescimento da liberdade econômica e para a desburocratização do Empreendedorismo brasileiro.TCC Desafios e avanços da liderança feminina na gestão de pessoas: um estudo de caso em uma empresa do segmento funerário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Delgado, Rafaela Costa da Silva; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Ferreira, Antonio Carlos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168Este estudo teve como objetivo analisar os desafios e avanços enfrentados por mulheres em cargos de liderança, com foco na atuação da liderança feminina em uma empresa do segmento funerário. Para isso, foi adotada a metodologia de estudo de caso qualitativo, com entrevistas estruturadas realizadas com seis mulheres líderes de diferentes áreas da organização. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo temático categorial, conforme os métodos propostos por Bardin. Os resultados destacaram a representatividade feminina significativa na empresa estudada, onde 55,37% dos colaboradores são mulheres. No âmbito da liderança, as mulheres desempenham um papel ainda mais notável, 60% da liderança é formada por mulheres, evidenciando o compromisso com a inclusão e a diversidade. As participantes relataram desafios como o impacto emocional das adversidades, a necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além das barreiras relacionadas a estereótipos de gênero e discriminação. Apesar disso, as oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional oferecidas pela organização foram apontadas como aspectos positivos para o crescimento das líderes. Conclui-se que, embora avanços tenham sido alcançados, ainda são necessárias mudanças estruturais e culturais para garantir a equidade de gênero no ambiente de trabalho. A implementação de políticas inclusivas, a promoção de ambientes igualitários e o reconhecimento das competências femininas são fundamentais para ampliar a participação e o protagonismo das mulheres em cargos de liderança.TCC Os desafios e estratégias da gestão escolar durante e após a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em uma escola pública do município de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Santos, Isis Daiana Dantas dos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO sucesso do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas é multifatorial e um deles encontra-se na atuação da gestão escolar que, objetivando lidar com os diversos desafios enfrentados, necessita elaborar estratégias visando a qualidade do ensino. O surgimento da Pandemia de COVID-19, tanto acentuou os problemas já enfrentados pela educação pública quanto criou novos. Diante desse novo cenário, a gestão escolar necessitou não apenas desenvolver novas competências, mas também elaborar novas estratégias com a finalidade garantir a excelência do processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, o objetivo geral delineado foi o de compreender as experiências por essa gestão escolar e para isso desdobrou-se em três objetivos específicos: identificar os principais desafios enfrentados pela equipe gestora de uma EPMN durante a Pandemia da COVID-19; conhecer as dificuldades enfrentadas pela gestão da escola de uma EPMN após o período pandêmico; apontar as estratégias adotadas pela equipe gestora de uma EPMN no enfrentamento dos desafios durante e pós-Pandemia da COVID-19. Destarte, desenvolveu-se um estudo de caso por meio da pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, em que se fez uso da análise documental e da entrevista semiestruturada. Aplicou-se aos dados coletados a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Com o intuito de facilitar o entendimento, as respostas foram agrupadas nas seguintes categorias: Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar durante a Pandemia; Desafios enfrentados e Estratégias adotadas pela gestão escolar no Pós-Pandemia. Os resultados indicaram que apesar do cenário pandêmico e dos recursos limitados que a escola teve acesso, esta adotou medidas como: montagem, impressão e distribuição de atividades; busca ativa de alunos e formação de grupos no WhatsApp; alinhamento da entrega de cestas básicas disponibilizadas pelo poder público municipal a entrega de atividades; formação continuada de professores; divisão de alunos identificando-os por cores para reduzir o risco de contaminação no retorno às aulas presenciais. As medidas citadas mostraram-se positivas.TCC Desafios na trajetória pessoal e na graduação em administração no contexto da pandemia do Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-10) Mendes, Meiryene Leocádio; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Carvalho, Valdemir Galvão de; http://lattes.cnpq.br/5422479849198033O objetivo geral desse trabalho é apresentar a história de vida de uma estudante do curso de graduação em Ciências Administrativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, destacando os desafios enfrentados durante a graduação, em especial, no contexto da Pandemia do Covid-19. O Método científico abordado nesse trabalho é o Fenomenológico, o qual busca entender o significado e a intencionalidade do fenômeno. Os obstáculos encontrados ao longo da trajetória acadêmica relacionam-se com os aspectos da história pessoal e escolar como, a evasão escolar, o ensino precarizado, e com o transtorno de Déficit de Atenção e Dislexia - TDAH, dificultando a aprendizagem. Os principais desafios enfrentados ao longo da graduação no contexto da pandemia do Covid-19 foram: o medo do contágio, as crises de ansiedade gerada pelas dificuldades em conciliar os cuidados com à saúde, o estágio e os estudos, especialmente, no momento de escrever a Monografia.TCC Efeitos do teletrabalho em ambiente escolar no período pós pandêmico, segundo a percepção dos gestores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023) Freire, Leone Brandão; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Filho, Antônio Alves; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168Este estudo investiga as transformações em uma escola privada durante a pandemia de COVID-19, com ênfase na adoção do teletrabalho no contexto educacional. Essa pesquisa foi realizada com o propósito de conhecer a percepção dos gestores de uma escola privada sobre o teletrabalho no período pós pandêmico. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e descritiva, do tipo estudo de caso e qualitativa, realizada com três gestores, no qual dois deles já tinham alguma experiência com a modalidade de teletrabalho. Foi realizada uma entrevista com duração média de vinte minutos, com cada um dos gestores. A partir de entrevistas com gestores, foram analisados os desafios enfrentados e as estratégias empregadas para manter a continuidade do ensino. Além de relatar experiências práticas, o trabalho oferece uma perspectiva teórica abrangente, examinando os impactos da pandemia nas práticas educacionais e revisando a legislação brasileira relacionada ao teletrabalho. Destacamos as vantagens e desvantagens percebidas do teletrabalho nas escolas, enfatizando não apenas as mudanças práticas, mas também considerando os aspectos socioeconômicos e educacionais. Este estudo contribui para a compreensão das dinâmicas complexas envolvidas na transição para o teletrabalho, destacando desafios superados, lições aprendidas e reflexões cruciais para o futuro da educação pós-pandêmica.TCC Employer branding: um estudo de caso na empresa Aditivo Contabilidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-24) Bezerra, Laura Medeiros Albuquerque; Pignataro, Thelma; Pignataro, Thelma; Silva Filho, Alexandre Magno da; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaO presente trabalho apresenta uma análise do Employer Branding da Aditivo Contabilidade (Natal/RN). Em meio ao cenário mundial que estamos vivendo, o aumento da competição entre empresas para obter destaque, está pautado na necessidade de reter colaboradores talentosos para construir a reputação da marca enquanto ótima empregadora, e com um ótimo ambiente organizacional, sendo assim, surge o Employer Branding. Para Ambler e Barrow (1996), o Employer Branding é “o pacote de benefícios funcionais, econômicos e psicológicos fornecidos pelo emprego”. Esse tema quando empregado busca unir as áreas de gestão de pessoas e de marketing, e vem sendo adotado por empresas que buscam se desenvolver em conformidade com as necessidades do mercado, tema esse que é base temática deste trabalho. Apesar desse cenário de mudanças nas organizações, existe pouca produção científica acerca desse tema no Brasil. Com o propósito de analisar o Employer Branding em uma empresa brasileira, foi escolhida a Aditivo Contabilidade para se realizar um estudo sobre seu Employer Branding. O trabalho admite-se por realizar uma análise do cenário atual do Employer Branding da Aditivo Contabilidade, como também para o esquadrinhamento desse tema. Para isso, foi aplicado com 36 funcionários da empresa, o modelo teórico proposto por Sezões (2017) com 32 indicadores para analisar as dimensões de Employer Branding, e um roteiro de entrevista qualitativa para os gestores. Os resultados da análise indicaram que a estratégia da Aditivo Contabilidade se traduz em responsabilidade, coerência e firmeza na experiência que promove ao colaborador, e identificaram as principais dimensões que caracterizam seu Employer Branding. Por fim, foi elaborado uma análise acerca do modelo teórico utilizado, quanto aos resultados diferentes do modelo inicial projetado. Espera-se que esta publicação contribua cientificamente para o estudo da temática no Brasil, e que auxilie a gestão da Aditivo Contabilidade em processos decisórios.TCC Empoderamento da mulher líder: desafios emergentes no varejo do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Simplício, Julie Magdalle Silva; Carício, Marcelo Rique; https://orcid.org/0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Silva, Mariana Augusta de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9438039547829180Este estudo demonstra e evidencia a construção e a evolução do protagonismo das mulheres líderes no varejo potiguar, além de abordar os desafios e oportunidades intrínsecos à participação feminina no mercado de trabalho. Valendo-se deste tema, além de analisar os benefícios e o desenvolvimento da ocupação feminina em cargos de liderança, o objetivo deste trabalho é demonstrar as dificuldades para ascensão da liderança feminina, e mostrar de que forma o empoderamento da mulher líder influencia na sua ascensão no âmbito do varejo potiguar. As influências das raízes históricas majoritariamente machistas na sociedade se refletem na desigualdade de gênero no ambiente laboral. Diante disso, partindo da premissa de que o empoderamento feminino se trata, inicialmente, do avanço e independência das mulheres em vários aspectos da vida, é fundamental analisar como a aplicação desse instrumento no mercado de trabalho pode contribuir para a ascensão das mulheres em cargos de liderança. O presente estudo visa explorar essa temática, a fim de entender as mudanças ocorridas, seus desafios emergentes nas organizações privadas e na sociedade. Irá tratar do tema empoderamento, barreiras sobre ascensão feminina, formas de empoderamento da mulher e os benefícios da liderança feminina nos resultados da empresa. Para isso, este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, por meio de um questionário aplicado a colaboradoras em cargos de liderança de uma organização varejista, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos, pesquisas e outros textos. Deste modo, o estudo apresenta uma tipologia híbrida, quantitativa e qualitativa. Por fim, ao longo deste trabalho foi visto os desafios e oportunidades, além da trajetória social histórica-contemporânea acerca das mulheres líderes no Rio Grande do Norte, bem como foi possível analisar e compreender os desafios e oportunidades enfrentados pelas mulheres na sua trajetória profissional em cargos de liderança. Com tudo, foi verificado por meio desta pesquisa que a ascensão profissional feminina atuante em cargos de liderança apresenta uma crescente exponencial ao longo dos anos, porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Assim, os benefícios associados a uma organização com líderes femininas demonstraram resultados positivos em faturamento, desempenho de equipe e satisfação dos clientes. Com isso, foi possível concluir que a participação feminina em cargos de liderança gera ambientes profissionais mais saudáveis e lucrativos, e que o empoderamento feminino colabora com a ascensão das mulheres por meio do desenvolvimento educacional, profissional e pessoal. Sendo assim, fomentar a liderança feminina é de extrema importância para fornecer espaços de ascensão profissional em cargos de alta chefia para as mulheres.TCC Empreendedorismo como precursor do empoderamento feminino das empresárias da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Gabriel, Inês Regina de Oliveira; Carício, Marcelo Rique; Carício, Marcelo Rique; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; Gianasi, Luciana Bezerra de SouzaÉ perceptível e constante o crescimento no número de mulheres que buscam sua independência e liberdade, seja financeira ou até mesmo de poder de escolha. Uma das formas de galgarem seu empoderamento, que é fruto do movimento feminista, se dá no mundo dos negócios. Mesmo havendo, ainda, muitos preconceitos, mulheres em todo o mundo encontram no ato de empreender o poder em decidir assuntos que impactam todas as esferas ao qual estão inseridas. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo expor como o empreendedorismo está diretamente relacionado ao empoderamento feminino das empresárias da cidade de Natal/RN. A relevância do presente estudo se dá ao fato de que os pontos que serão expostos contribuirão e servirão para o conhecimento do empoderamento feminino nos negócios por meio do empreendedorismo, e a sua importância para um mundo corporativo mais igualitário e justo. A pesquisa tem natureza descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa na análise de dados que foram obtidos através de levantamentos bibliográficos, aplicação de questionário online à 25 empresárias que possuem algum empreendimento localizado na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.TCC Empreendedorismo feminino e carreira proteana: uma revisão narrativa de literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Melo, Thalita Leal Mesquita Lima de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; http://lattes.cnpq.br/0019023009896168; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; http://lattes.cnpq.br/0889036664793544; Ferreira, Antonio CarlosA globalização trouxe mudanças tecnológicas e avanços econômicos e sociais, um deles foi a inserção da mulher no mercado de trabalho, por isso, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais os principais desafios da carreira empreendedora no Brasil. O método utilizado foi o de revisão narrativa de literatura, por ser um método que discute e descreve o estado da arte. Dessa forma, os trabalhos encontrados responderam aos objetivos do trabalho que identificou os principais desafios e motivações da mulher empreendedora, descreveu o perfil da empreendedora brasileira, definiu as competências para uma empreendedora ter sucesso na carreira e constatou que a carreira empreendedora tem aspectos em comum com a carreira proteana. Portanto, apesar de todas as barreiras que a mulher encontra ao empreender no Brasil, suas motivações são mais fortes que os desafios, as características dessa carreira, assim como a proteana, são a liberdade, flexibilidade e a oportunidade de ter uma carreira traçada por ela, e não por uma organização.TCC Estratégias de vendas para o setor comercial da organização APV Brasil: projeto de intervenção empresarial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Freitas, Jadielson Rocha de; Ferreira, Antônio Carlos; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; Vasconcelos, Lucila Moura RamosOs objetivos propostos do trabalho envolveram elaborar o diagnóstico situacional do empreendimento; fazer o registro de alternativas de ações de Marketing de vendas e ainda propor melhorias quanto ao processo de fidelização de clientes no contexto pandêmico. Com base nos procedimentos metodológicos, foi realizado um cenário de intervenção, assim como também uma entrevista com a diretoria da empresa, que permitiu coletar dados os quais demonstraram que apesar da empresa ter tido uma queda de associados, e precisar de ações de Marketing que fidelizem os clientes, mas também faça a captação de novos associados; a APV baseia-se em valores percentuais mínimos que mantém a funcionalidade. A partir dos dados encontrados foi possível observar que a empresa necessita de um plano de fidelização de clientes e um outro plano para a captação de novos consumidores. Visto isso, foi possível compreender a importância de ferramentas de gestão estratégica para o desenvolvimento de planejamento em todos os setores de uma organização comercial.TCC Estudo avaliativo da qualidade de serviços de uma empresa de artigos personalizados, segundo a percepção dos seus clientes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-19) Silva, Eduardo Pereira da; Ferreira, Antônio Carlos; Ferreira, Antônio Carlos; Gianasi, Luciana Bezerra de Souza; Vasconcelos, Lucila Moura RamosEste estudo traz uma avaliação da qualidade dos serviços da empresa @pedamulata, especializada em artigos personalizados, a partir da percepção e experiências dos seus clientes, utilizando-se a escala SERVQUAL como roteiro para a coleta dos dados. Para tanto, através de uma abordagem quantitativa, foram utilizada técnicas de investigação para melhor entender a resposta de cada cliente. A pesquisa se mostrou bastante positiva para a empresa, especialmente em se tratando dos quesitos presteza, segurança e empatia. Contudo, alguns pontos negativos foram identificados em relação aos aspectos tangíveis e confiabilidade, que servirão de base para a empresa criar planos de ação para a melhoria da qualidade dos seus serviços, como dificuldades no atendimento que podem ser resolvidas de forma simples. A pesquisa foi capaz de traçar o perfil dos clientes e agora a empresa pode melhorar suas ações de marketing de forma mais assertiva.