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Navegando por Autor "Germano, Auta Stella de Medeiros"

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    Produto Educacional
    As abelhas e os céus
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-31) Araújo, Wellington Alysson de; Germano, Auta Stella de Medeiros
    Este vídeo é um produto educacional desenvolvido por Wellington Alysson de Araújo sob a orientação da Professora Dra. Auta Stella de Medeiros Germano no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O desenvolvimento do presente vídeo foi fundamentado a partir de estudos presentes em nossa dissertação (Título: UMA SESSÃO VIRTUAL PARA PÚBLICO GERAL COM O TEMA “AS ABELHAS E OS CÉUS”) que está disponível no site do PPGECNM e no Repositório Institucional da UFRN.
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    Produto Educacional
    Aprendendo sobre fases da lua e marés com pescadores e pescadoras de Macau – RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-30) Beserra, Isadora Amanda Câmara; Germano, Auta Stella de Medeiros
    O presente material educacional intitulado Aprendendo sobre Fases da Lua e Marés com Pescadores e Pescadoras de Macau – RN foi desenvolvido no âmbito do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O material resulta da pesquisa relatada na dissertação "Saberes Astronômicos entre Pescadores e Pescadoras Artesanais de Macau e sua Inserção no Ensino de Ciências", tendo como objetivo valorizar os saberes dos pescadores artesanais e promover o diálogo com os modelos científicos no ensino de Ciências. O produto educacional é composto por uma unidade de ensino e um jogo didático denominado "Céu e Mar em Macau-RN", ambos voltados para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A unidade de ensino busca integrar conhecimentos tradicionais e científicos sobre as fases da Lua e os ciclos das marés, estruturando-se em nove aulas baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O jogo "Céu e Mar em Macau-RN" simula a jornada de pescadores, desafiando os jogadores a relacionar os fenômenos astronômicos com as condições ideais para a pesca. O material foi validado em uma escola estadual em Macau-RN e visa incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares e interculturais, valorizando o conhecimento tradicional no ensino de Ciências
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    Dissertação
    As Ciências Espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-31) Lima, Miguel Salustiano de; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; ; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; Ruiz, Carlos Antonio López; ; http://lattes.cnpq.br/9035017031737026
    O presente trabalho objetiva inserir temas relacionados às Ciências Espaciais no ensino fundamental a partir de uma experiência realizada em escolas públicas de São Tomé, RN visando resgatar nos professores de ciências o gosto pela experimentação e a exploração de tecnologias avançadas. Durante esta pesquisa com os professores verificou-se que eles conheciam bastante sobre o tema, mas este conhecimento era restrito aos eventos espaciais divulgados pela mídia. Em relação ao conhecimento científico, mesmo aquele superficial, os docentes apresentavam muitas dificuldades conceituais o que dificultava a abordagem destes temas em suas aulas. Para discutir tais dificuldades, foi realizada uma oficina onde os professores tiveram a oportunidade de discutir o aspecto histórico das Ciências Espaciais, alguns conceitos físicos a ela relacionados, bem como a realização de experimentos com foguetes de garrafa PET que resgatam a curiosidade típica do fazer da ciência. Frutos dessa oficina foram esboçados Planejamentos Didáticos construídos pelos professores. Tais planejamentos utilizando temas relacionados às Ciências Espaciais se transformaram em planos de aula para, a partir desses, abordarem conteúdos já previsto na composição curricular das escolas. Portanto, a partir deste trabalho professores que atuam em escolas públicas de São Tomé, RN passaram por uma capacitação mínima necessária para que estes possam não somente reproduzir, mas readequar e construir, a partir deste, seus próprios caminhos em suas salas de aula no nível fundamental. Por outro lado, verificamos, como já havia sido percebido por diversos autores, que temas relacionados ao Espaço podem e devem ser utilizados como agentes capazes de motivar o aprendizado em ciências
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    Produto Educacional
    Conhecimentos Indígenas sobre o céu: exercícios de diversidade epistemológica no ensino de astronomia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-12) Fonsêca, Letícia dos Santos; Guimarães, Ivanise Cortez de Souza; Germano, Auta Stella de Medeiros
    O material tem por objetivo possibilitar aos leitores problematizarem suas representações e ideias sobre os povos indígenas e sobre a forma desses povos conhecerem e se relacionarem com a natureza, além de conhecerem e explorarem motivações, fundamentos e recursos para a inclusão de conhecimentos indígenas no ensino de Astronomia na Educação Básica. Serão abordados a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; as repercussões do Movimento Indígena Brasileiro na educação, especialmente na formulação da lei 11.645/2008 – a qual aponta a obrigatoriedade do ensino sobre as culturas indígenas e afrodescendentes em todo o currículo da Educação Básica; a existência de estereótipos difundidos nas sociedades, sobre os povos indígenas; a teoria antropológica do perspectivismo, a qual sugere que os indígenas ameríndios desenvolveram uma epistemologia própria e distinta da nossa em sua relação com o mundo; além de conhecimentos tradicionais sobre as relações do céu, ambiente e cultura de dois povos indígenas, os Guarani Mbyá e os Mendonça (RN)
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    Dissertação
    Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”
    (2015-07-30) Freitas, Radma Almeida de; Germano, Auta Stella de Medeiros; Aroca, Silvia Calbo; Borba, Gilvan Luiz; Bisch, Sérgio Mascarello
    A presente dissertação apresenta os fundamentos, o story board e a avaliação de uma sessão de planetário produzida com foco nas interações Terra-Sol, e direcionada para um público geral. Para isto, nos baseamos em proposta anterior para a construção de sessões e em reflexões provenientes de dois eixos de discussão relacionados à comunicação da/sobre a ciência em contextos de educação não formal. O primeiro eixo remete à problematização dos objetivos dessa comunicação, destacando-se a ideia de popularização da ciência. Nessa perspectiva, na produção da sessão “Viagem ao Sol” desenvolvemos sondagem, em Natal e cidades do interior do estado, sobre ideias da população a respeito do Sol; e desenvolvemos pesquisas sobre essa temática em cordéis, além das fontes científicas. O segundo eixo remete à construção de conhecimentos em situações de “aprendizagem por livre escolha” conforme o Modelo Contextual de Aprendizagem. Esse modelo ressalta o papel de organizadores prévios em exposições de museus. A partir desse conceito, adotamos a escolha de uma mensagem geral “Os fenômenos que acontecem no Sol podem afetar nossas vidas”, e de núcleos de informação, a fim de orientar a estruturação e a transposição das ideias científicas veiculadas na sessão, bem como a avaliação desta. Como avaliação, utilizou-se um estudo realizado durante uma Mostra de Astronomia com o Planetário Digital Móvel da UFRN - Barca dos Céus no interior do estado. Tal estudo fez uso da ferramenta Mapa de Significado Pessoal, associada a entrevistas. Como resultados principais da avaliação, destacamos a predominância, nos mapas após a sessão, da ideia de que o Sol é importante para nossas vidas e que nos influencia de diversas formas; além disso, as informações da sessão relacionadas à Astronomia cotidiana estiveram entre as mais citadas nos mapas. Após a sessão também apareceram algumas ideias sobre a Dinâmica solar, as quais haviam sido identificadas como lacunas na cultura geral da população. Constatou-se, contudo, poucas ideias que explicitassem uma relação entre o Sol e fenômenos magnéticos. Uma implicação importante da avaliação da sessão foi a identificação dos momentos propícios para interações com o público, durante a mesma. Dentre estes momentos destaca-se: a discussão acerca da produção de energia no interior do Sol; e a discussão sobre as manchas solares como resultado da dinâmica solar.
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    Dissertação
    Despertando responsabilidade social no ensino médio por meio de temáticas associadas à física nuclear
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-30) Souza, Alcindo Mariano de; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/4798473329850773; Oliveros, Marcílio Colombo; ; http://lattes.cnpq.br/6551396698408084; Ruiz, Carlos Antonio López; ; http://lattes.cnpq.br/9035017031737026
    Muitas discussões sobre o papel da escola estão em pauta, em uma sociedade cada vez mais complexa. Sociólogos, educadores, antropólogos, pesquisadores de diferentes áreas procuram estabelecer esse papel. O objetivo desta dissertação é contribuir com o que se pode considerar o papel central para o ensino da Física: a formação para cidadania. Foi elaborada uma proposta de intervenção visando a despertar o interesse de alunos do Ensino Médio para questões de relevância social e, por meio dela, estimular posturas e atitudes de responsabilidade social, potencializando a formação de um cidadão mais ativo política e socialmente. Nessa perspectiva, foram feitos estudos sobre formação para a cidadania e sobre mudanças de atitude, utilizando como principal referencial teórico a ênfase curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade. O ensino da Física Nuclear foi integrado a essa proposta, em função de seu potencial pedagógico na discussão de questões sociais, políticas e econômicas, articulada com conceitos científicos e tecnologias associadas. A proposta de ensino foi aplicada em uma turma de Ensino Médio de escola particular da cidade de Natal-RN e fez uso da questão controversa que envolve a implantação das usinas nucleares no Nordeste. A metodologia de jogo de papéis propiciou aos alunos assumirem personagens sociais específicos e construírem conhecimentos para dar subsídios à realização de uma audiência pública e, posteriormente, de um plebiscito, ambos simulados. Na análise da implementação da proposta, ressaltam-se as dificuldades, mas também as possibilidades e a relevância do exercício de habilidades como as de argumentação, busca de informações, e discussão de problemas sociais. Os resultados da pesquisa mostraram a possibilidade de aprendizado significativo de conteúdos da Física Nuclear, por meio da atividade, que constituiu um exemplo de ensino de Física com contextualização social, política, econômica, científica e tecnológica, utilizando, no caso, uma questão controversa real associada a mecanismos que despertam para maior participação popular, como a audiência pública. Identificam-se também mudanças de postura por parte de alguns alunos em relação a assuntos referentes à Física Nuclear. Espera-se, com a dissertação, contribuir para a formação de futuros cidadãos bem como com a iniciativa de outros professores-pesquisadores que apresentem objetivos de ensino similares aos assumidos no trabalho
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    Dissertação
    Do horizonte local às representações da Terra e demais astros no espaço: um minicurso para professores e planetaristas
    (2017-07-31) Batista, Bruna Raíssa Gomes dos Santos; Germano, Auta Stella de Medeiros; http://lattes.cnpq.br/1857926480237675; Alves, Milton Thiago Schivani; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; Aroca, Silvia Calbo; http://lattes.cnpq.br/4227847191195855
    A dissertação visa contribuir com a formação de professores e planetaristas, numa perspectiva de parceria entre espaços formais e não formais, levando em consideração duas problemáticas gerais: a existência e propagação de representações sobre temas de Astronomia que não condizem com os modelos científicos vigentes; e o déficit usual do ensino de Astronomia na formação inicial de professores. Baseia-se em estudos que abordam dificuldades nas representações espaciais de fenômenos astronômicos, particularmente as relacionadas à forma da Terra e às estruturas do Universo, e em estudos sobre a importância da integração das perspectivas local e global na interpretação daqueles fenômenos. Esses estudos fundamentaram uma pesquisa que desenvolvemos acerca das representações de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo, antes e após visita ao Planetário Móvel da UFRN – Barca dos Céus, a qual proporcionou o aprimoramento de sessão e atividades didáticas desenvolvidas neste planetário. Os dados da pesquisa e as reflexões em torno das atividades resultaram no principal produto educacional deste trabalho, que é uma proposta de Minicurso para professores e planetaristas, composto por três encontros de 4 horas, e 3 horas de atividades a distância, totalizando 15 horas. Articuladas a uma sessão de planetário, na proposta contempla-se a realização e discussão dos fundamentos teóricos de um conjunto de atividades, destacando-se, ali: o registro do horizonte local; a orientação de um globo paralelo à Terra; a exploração de peças móveis ilustrativas dos planetas com tamanho em escala para representação do Sistema Solar; a discussão coletiva de dados das pesquisas abordadas nessa dissertação e de dados levantados pelos participantes; e a observação de planetas com um telescópio. Numa primeira edição do Minicurso, da qual participaram cinco professores da Educação Básica, três planetaristas e quatro licenciandos em Física, a avaliação feita pelos participantes, oralmente e por meio de questionário, mostrou uma valorização equilibrada de todos os momentos propostos, sendo destacados de forma mais recorrente: o contato com os estudos sobre as representações dos alunos; e as reflexões propiciadas pelo Registro coletivo do horizonte local e pelo Globo paralelo. Consideramos que o Minicurso no formato proposto foi muito satisfatório incentivando a utilização de atividades práticas e ao ar livre, a percepção dos fenômenos astronômicos a partir das perspectivas local e global, e a ampliação da percepção de nosso lugar no Universo, além de proporcionar ricas trocas de experiências entre os envolvidos. A proposta elaborada continuará sendo implementada com a equipe do Planetário na formação de novos planetaristas e de profissionais da Educação Básica, sendo esperado ainda que a descrição do Minicurso e as discussões teóricas das atividades, apresentadas nessa dissertação, possibilitem a outros grupos sua realização com as adaptações que se julgarem necessárias.
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    Dissertação
    Ensinando sobre a natureza da ciência: uma abordagem explícita e contextualizada a partir da história do vácuo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-10) Oliveira, Wesley Costa de; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; ; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; ; http://lattes.cnpq.br/1112064550281914; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; Martins, Roberto de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/1303182900555819
    Nas últimas décadas, a importância de incluir conteúdos de Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências tem sido enfatizada. Diversos trabalhos tem se preocupado em investigar as concepções sobre NdC sustentadas por alunos e professores, bem como em elaborar, implementar e avaliar propostas cujos objetivos se relacionam a propiciar espaços de reflexão sobre essa temática no contexto educacional. Dada a complexidade desses conteúdos, estudos apontam a necessidade de abordagens explicitas e contextualizadas dos mesmos, sendo a História da Ciência (HC) um dos possíveis caminhos para essa inserção. Partiu-se da premissa de que, por meio de um estudo histórico, que visa discutir o significado e a base de nossas crenças , pode-se conhecer o processo de construção do que acreditamos e entender melhor o seu significado. A presente dissertação se insere nessa perspectiva, propondo, com o objetivo de colaborar com o ensino de conteúdos de NdC, explorar a História do Vácuo, temática de alto potencial didático ainda pouco utilizado. Apresentaram-se ações em diferentes frentes que originaram três produtos no âmbito do presente trabalho. Na primeira frente, inseriu-se a pesquisa e a produção de materiais instrucionais (três textos históricos) para subsidiar interessados na transposição da HFC para o contexto educacional a partir do referido material. A relevância dessa frente, em particular, se justifica pela existência de lacunas no que diz respeito à produção desse tipo de material para o contexto de formação de professores. Considerou-se, no entanto, que a elaboração de material instrucional acessível e de boa qualidade não é garantia de que esses recursos venham a ser empregados se não forem acompanhados de discussões, na formação dos professores, sobre como utilizá-los, contextos e obstáculos a serem enfrentados. Partindo desse pressuposto, a segunda vertente apresentada diz respeito à organização e implementação de uma oficina para licenciandos e professores de Física, tendo em vista a instrumentalização desses indivíduos para a elaboração e uso de estratégias didáticas para abordagem de aspectos de NdC por meio de episódios da História do Vácuo, bem como a elaboração do texto de orientação aos interessados em transpor o material instrucional para o Ensino Médio. Esse texto de orientação contempla as dificuldades previstas pela literatura da área (FORATO, 2009) e os principais desafios enfrentados pelos participantes acerca da transposição didática da HFC para o contexto educacional, que foram notados durante a oficina. A relevância dessa segunda frente, em particular, se justifica pela existência de lacunas no que diz respeito à inserção da temática NdC e da própria HFC na formação de professores
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    Dissertação
    O ensino sobre os ritmos biológicos e suas relações com os ciclos astronômicos: uma proposta interdisciplinar para a formação de professores de ciências naturais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-27) Costa, Daniel Silva da; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Ferreira, Flávia Polati; Nascimento, Ana Karina de Lima
    Desde os tempos mais remotos os seres vivos convivem com processos cíclicos no ambiente. A expressão desses ritmos é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária a aprendizagem sobre eles, bem como sobre seu sincronismo com ciclos astronômicos, nos componentes curriculares do ensino básico. Tratam-se de aspectos essenciais para a compreensão da fisiologia e do comportamento dos organismos. Sendo assim, esta pesquisa teve como proposta fortalecer o diálogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma indisciplinar por meio da proposição de um curso sobre os ritmos biológicos e suas relações com ciclos astronômicos, em quatro módulos. O módulo (1) tem como foco a “Descoberta dos Ritmos Biológicos e o Ciclo dia e Noite”, tendo como objetivo a discussão, por meio da história das ciências, das primeiras descobertas sobre os Ritmos Biológicos nos seres vivos e os tipos de ritmos, enfatizando-se os ritmos circadianos e sua associação ao ciclo dia e noite proveniente da rotação do planeta. O módulo (2), “Ritmos Biológicos e Estações do Ano”, integra os conteúdos sobre as relações do ciclo astronômico das estações do ano com o comportamento de alguns seres vivos no ambiente marinho, com enfoque para a baleia Jubarte e suas migrações abrangendo o litoral brasileiro. Para o modulo (3), “Comportamento Animal, Fases da Lua e Marés”, a proposta é em relação ao comportamento de organismos marinhos – particularmente caranguejos - associados às fases da Lua e às marés. O módulo (4), “Apresentação de Propostas de Ensino ou Recursos Didáticos”, promove a apresentação e discussão de planos de aulas ou recursos didáticos elaborados pelos alunos-professores em torno da temática em questão e finaliza com uma avaliação deles sobre as atividades vivenciadas no curso. O curso propõe o desenvolvimento dos conteúdos por meio de problematizações e diálogos a partir de estratégias diversas, seja fazendo uso de peça interativa, atividades corporais, manuseio de modelos analógicos, participação dos alunos-professores em sessão de planetário, e produção de infográficos e de planos de aula ou de recursos didáticos. O público-alvo são professores da rede pública de ensino que ministram aulas de Ciências da Natureza para a Educação Básica, em especial, para o Ensino Fundamental, com formação em Biologia, Química e/ou Física, e ainda, professores em formação nessas áreas.
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    Dissertação
    Um estudo do processo de criaçao de matéria em modelos cosmológicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1993) Germano, Auta Stella de Medeiros; Lima, José Ademor Sales de; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839
    As propriedades físicas geradas pelos mecanismos dissipativos de viscosidade volumar e criação de matéria são comparadas no contexto das métricas do tipo Friedmann-Robertson-Walker (FRW). Mostra-se que o processo de criação de matéria tal como descrito por Prigogine e colaboradores pode gerar a mesma dinâmica dos modelos com viscosidade volumar. No entanto, as propriedades termodinâmicas são bastantes distintas. A dependência dos resultados com a equação de estado e com o tipo de formulação macroscópica descrevendo o processo de criação é também analisada. Em seguida, uma nova classe de modelos cosmológicos com criação de matéria é estabelecida em termos de funções hipergeométricas. As soluções dependem dos parâmetros v e k: O primeiro deles ligado à equação de estado do fluido, o segundo ao processo de criação de matéria e o terceiro é o parâmetro de curvatura da seção espacial k = 0 ± 1. Para v = 0, a solução geral do tipo FRW é recuperada. Expressões analíticas para a lei de temperatura, número de partículas e entropia são obtidas e algumas de suas implicações físicas são discutidas.
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    Dissertação
    Formação docente para a inserção da história e filosofia da ciência no ensino: textos histórico-pedagógicos em discussão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-01) Nicácio, José Diogo dos Santos; Drummond, Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; ; http://lattes.cnpq.br/3615578063801744; Videira, Antonio Augusto Passos; ; http://lattes.cnpq.br/1855174964691600; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839
    A presente dissertação tem como foco problemas específicos no contexto educacional: os desafios na construção de narrativas histórico-pedagógicas, bem como a difícil tarefa de utilizá-las em sala de aula. Nesse contexto, busca-se atuar na formação docente para a inserção didática da História e Filosofia da Ciência (HFC), sendo as narrativas histórico-pedagógicas elementos para mediação do diálogo com esse público específico. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e sobre a Natureza da Ciência ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que docentes (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias propostas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que realizem iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se produto educacional que se configura como um material didático voltado para a formação docente, o qual foi aplicado em minicurso de extensão na UFRN. O material discute sobre o papel da HFC no Ensino, a Natureza da Ciência e questões historiográficas. Traz uma sequência de atividades dialógicas sobre aspectos da transposição didática da HFC, especialmente significativos no que diz respeito às narrativas históricas. Utiliza-se como elemento de mediação nas discussões um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações desse tipo de material. Para a realização do curso tomou-se como referência considerações metodológicas da chamada pesquisa-ação. Almejaram-se transformações, modificações e ações efetivas no próprio material didático de formação a partir da vivência do pesquisador-ministrante em interações com os participantes do curso de extensão e das impressões relatadas pelos participantes. Os desdobramentos nesse sentido foram incorporados ao material didático.
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    Dissertação
    Gravitação e marés: uma abordagem contextualizada para o ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Anjos, Petson Firmino dos; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/9541313499732372; Germano, Auta Stella de Medeiros; Correia, Caio Fábio Teixeira
    O fenômeno das marés, familiar aos estudantes da região costeira, pode servir como ponto de partida para dar mais significado e despertar a curiosidade dos alunos ao se introduzir e explorar os princípios da Gravitação Universal. Nessa perspectiva, a abordagem freireana orienta a prática pedagógica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que valoriza o contexto cultural e social dos estudantes, incentivando-os a refletirem sobre sua realidade e experiências cotidianas. A partir da experiência cotidiana desse fenômeno, os alunos podem ser incentivados a investigarem e a compreenderem como a atração gravitacional entre a Terra, a Lua e, em menor grau, o Sol influenciam as marés, conectando essa compreensão com a formulação matemática da Lei da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton. Nesse sentido, este estudo desenvolveu uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Gravitação para qualquer série do Ensino Médio, tendo sido aplicada a uma turma da segunda série, utilizando o fenômeno das marés como tema contextualizador. A metodologia adotada para esta sequência didática engloba atividades práticas, como uma visita à praia e a medição do nível do mar utilizando um marégrafo de baixo custo. Além disso, inclui o uso de uma simulação desenvolvida especificamente para este estudo, permitindo que os alunos analisem o comportamento das marés e sua relação com a gravidade. A abordagem da linguagem gráfica também foi incorporada por meio da construção de um gráfico, e a sequência se encerra com uma avaliação gamificada utilizando a plataforma Kahoot. Os resultados obtidos demonstraram um maior engajamento e motivação dos alunos durante a aplicação da sequência didática, favorecendo uma compreensão mais aprofundada sobre a causa do fenômeno das marés, sua relação com a Gravitação e sua conexão com situações do cotidiano. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para incentivar outros professores a explorarem esses temas, valorizando o contexto em que os alunos estão inseridos e aproximando-os da Ciência por meio de fenômenos relevantes à sua realidade.
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    Dissertação
    Um hipermídia sobre fases da lua para o ensino de astronomia a distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-10-27) Costa, José Roberto de Vasconcelos; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/3481048720913615
    A característica interdisciplinar da astronomia a torna um campo de grande potencial para explorar diversos conceitos científicos. Contudo, estudos demonstram grande deficiência na compreensão de conteúdos fundamentais dessa ciência, inclusive no que se refere a modelos que explicam fenômenos que marcam nosso cotidiano, como as fases da Lua. Particularmente em contextos de ensino a distância, a aprendizagem de tais modelos pode ser favorecida pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. Entre outras possibilidades, destacamos a importância de materiais digitais que motivem e ao mesmo tempo ampliem as formas de representação disponíveis sobre fenômenos e modelos. É importante, por outro lado, que esses materiais favoreçam a explicitação das concepções do aluno, bem como a interação com os elementos explicativos mais centrais do modelo astronômico para o fenômeno. Nessa dissertação é apresentado um módulo hipermídia voltado à aprendizagem sobre as fases da Lua, elaborado a partir de uma investigação sobre as dificuldades com o tema no contexto da oferta da disciplina Astronomia para as licenciaturas a distância da UFRN. As provas de três semestres de oferta da disciplina foram analisadas, levando-se em consideração também concepções alternativas em Astronomia relatadas na licenciatura. O produto elaborado faz uso de pequenos textos, questões, imagens e animações interativas. Dá ênfase a questionamentos sobre a iluminação da Lua e de outros corpos, e sua relação com o Sol; a percepção, a partir de diferentes ângulos, de objetos iluminados por uma fonte única; a causa da alternância entre dia e noite; a identificação da órbita da Lua em torno da Terra e aa ocorrência das fases como resultado da posição de observação do astro; e a percepção dos tempos envolvidos no fenômeno. Foram incorporadas, em sua elaboração, considerações obtidas em entrevistas realizadas como alunos de dois pólos onde são ofertadas as licenciaturas a distância e com pessoas envolvidas como monitoras da disciplina, na UFRN ou em contextos de divulgação da Astronomia. A forma final assumida foi disponibilizada em contexto real de ensino, como material complementar para a realização da avaliação final da disciplina. O material foi analisado por 7 alunos e 4 tutores, dentre os 56 usuários do mesmo, no período em questão. A maioria dos alunos considera que o Módulo Lunar , como foi chamado, fez diferença em sua aprendizagem; as animações foram os elementos mais destacados; as imagens foram consideradas estimulantes e esclarecedoras, e o texto, esclarecedor e agradável. A análise da aprendizagem desses alunos, observando suas respostas à questões abordadas na última avaliação, sugeriu ganhos em importantes aspectos referentes ao entendimento das fases, mas também indica dificuldades mais persistentes. O trabalho nos leva a concluir que é importante buscarmos contribuições para a formação de professores de Ciências fazendo uso de novas tecnologias, mas com atenção à necessidade de que tais recursos sejam inseridos como instrumentos auxiliares de Ensino. As entrevistas que antecediam o uso do módulo, ou a forma como o aluno o buscava se com dúvidas e/ou conflitos prévios, fizeram grande diferença na contribuição efetiva do material, indicando que ele deve ser utilizado com mediação de professor ou tutor, ou via estratégias que provoquem interações entre alunos. É desejável que essas interações sejam associadas à recuperação das memórias dos sujeitos sobre observações anteriores, bem como ao estímulo a novas observações dos fenômenos
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    Dissertação
    Um material para professores de Física sobre o ensino de marés na Educação Básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Dantas, João Henrique de Souza; Germano, Auta Stella de Medeiros; Camino, Néstor Eduardo; http://lattes.cnpq.br/0902137001374119; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/0749161746383412; Borba, Gilvan Luiz; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657; Silva, José Ronaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3714905065293466
    Nosso trabalho aborda o ensino sobre um fenômeno cíclico que ocorre diariamente com as águas do mar, usualmente muito familiar às pessoas que vivem no litoral, as marés. Além de se fazer presente e até, em alguns casos, ser um condicionante para os momentos de lazer das pessoas nas praias, tal fenômeno apresenta relações com diversas situações socioambientais do nosso entorno. Influencia as características da fauna e flora litorâneas e a ocorrência de ecossistemas essenciais para a vida marinha, a exemplo dos manguezais, a dinâmica de atividades pesqueiras e o funcionamento de portos, e determina o impacto de construções pela orla marinha em cidades litorâneas. Percebemos que, apesar de termos um vasto litoral, o ensino sobre marés não está muito presente na Educação Básica, constatando-se ainda uma escassez de trabalhos publicados sobre o tema na área de Ensino de Física, no Brasil. Considerando a contradição entre a importância do tema e sua ausência no ensino, desenvolvemos um material para o professor - Por Dentro das Marés - com o objetivo de estimular e potencializar a exploração de conhecimentos que achamos pertinentes para o ensino de marés sob um viés principalmente da Física e da Astronomia. Esse material tem a forma de um Módulo que apresenta ao professor algumas reflexões sobre a importância das marés, tentando deixar claro que o tema é pertinente para o Ensino Médio. O material apresenta algumas das principais ideias e teorias que foram propostas na história da ciência para explicar as marés e os desafios que o fenômeno ofereceu para sua compreensão, com uma explanação mais detalhada sobre a Teoria do Equilíbrio, a qual pontuou a origem gravitacional para o fenômeno. Apresentamos ainda, no material, resultados de uma pesquisa que realizamos em duas escolas do Rio Grande do Norte, sobre as concepções prévias de 115 alunos do 1º ano do Ensino Médio, acerca das marés. O objetivo dessa pesquisa foi entender como os estudantes interpretam as marés e o que pensam que as origina, bem como as eventuais relações que estabelecem entre esse fenômeno, aspectos do seu dia a dia e de seu entorno. Com isso sistematizado, espera-se que o professor esteja mais preparado para lidar com as concepções que sua turma venha a apresentar. Para finalizar, oferecemos algumas sugestões didáticas para auxiliar na montagem de um plano de ensino que o professor venha a produzir sobre marés. Nessas sugestões, estão algumas propostas de práticas sobre as quais tivemos conhecimento por meio de nossas vivências e de nossa pesquisa bibliográfica, bem como alguns softwares para ilustrar a Teoria do Equilíbrio e uma lista de vídeos acelerados de algumas regiões costeiras do Brasil e de outros países, objetivando explicitar as variadas formas com que a intensidade das marés pode se manifestar em diferentes locais. Para avaliarmos o potencial de nosso produto para contribuir com a inserção do tema no Ensino Médio, o enviamos a um grupo pequeno de professores licenciados em Física, dos quais, quatro se disponibilizaram a fazer a leitura completa do texto, e a participar de uma reunião virtual para discutirmos suas dúvidas e considerações acerca do mesmo. Nessa reunião, que durou 3 horas e foi gravada, os quatro professores fizeram observações e sugestões importantes que foram incorporadas na revisão do produto educacional. Todos os professores reconheceram a pertinência e necessidade da inserção do tema das marés no ensino de Física na Educação Básica, e três deles ressaltaram que o texto tem muito a contribuir no incentivo e apoio a professores de Física nesse sentido, bem como na provocação para o aprofundamento sobre as dimensões abordadas no texto. Esperamos, assim, que estas venham a ser contribuições efetivas do material Por Dentro das Marés.
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    Dissertação
    Um material paradidático em formato digital para problematizar ideias sobre variações locais da temperatura superficial da Terra ao longo do dia
    (2018-07-31) Souza Júnior, João Feliciano de; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; ; Lima, Alexsandro Pereira; ; Borba, Gilvan Luiz; ; Silva, José Ronaldo Pereira da;
    É bem sabido pela comunidade que atua na área, que o ensino das Ciências da Natureza pode contribuir para uma melhor compreensão acerca do mundo, propiciando ao mesmo tempo uma postura mais crítica, mais curiosa e questionadora sobre os eventos naturais. Nesse contexto, a pesquisa em ensino de Física, e o próprio ensino de Física, em particular, não pode se limitar à exposição de leis e teorias ou à memorização de fórmulas matemáticas, mas deve contribuir, entre outras coisas, com a problematização de situações que propiciem novos significados para o cotidiano dos alunos. Entre os temas com esse potencial, ressaltamos aqui os concernentes à relação entre Astronomia e Ambiente, pelas suas ligações com as periodicidades na dinâmica da natureza e suas influencias no cotidiano social. Naturalmente ensinar Física nessa perspectiva gera importantes desafios tais como os relativos à formação dos professores, à falta de materiais para respaldar o trabalho docente e à natural desconfiança com relação ao tradicional oficio do “cumprimento do programa”. Visando contribuir para a superação dessas dificuldades, desenvolvemos um material paradidático em formato digital voltado para professores que desejem ensinar Física partindo de questões que permitem aprofundar a compreensão sobre correlações entre Astronomia e Ambiente. A problematização central adotada nesse trabalho foi definida após sondagens com estudantes que residem no interior do RN sobre o que eles conhecem e/ou desejam conhecer sobre o Sol, surgindo daí a questão: Por que sentimos uma diferença no aquecimento da Terra pelo Sol ao longo do dia? Para respondê-la se contextualiza duas hipóteses da sondagem com os alunos: (a) a altura do Sol no céu determina o quanto ele nos aquece; e (b) o acúmulo de energia que a Terra recebe do Sol causa a variação de temperatura ao longo do dia. A discussão das hipóteses favorece um aprofundamento sobre a natureza física dos fenômenos relacionados com o Balanço Energético da Terra, incluindo aí conceitos de termodinâmica e da interação matéria e radiação. Além da própria dissertação, o material, aqui apresentado, incorpora sugestões apresentadas por licenciandos e professores de Física que o manusearam e teceram considerações sobre sua adequação e uso em ambiente real.
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    Dissertação
    Objetivos e conteúdos no ensino de física para adultos: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-16) Silva, Ricardo Rodrigues da; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/2057761593634233; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega; ; http://lattes.cnpq.br/6266838424159082
    A dissertação traz aprendizados, produções e resultados do estudo junto a uma turma com alunos adultos do Ensino Médio noturno de uma escola de ensino regular, na zona oeste de Natal-RN. Atuando como docente de Física, há um ano, na turma, cuja faixa etária dos alunos é entre 17 e 65 anos, sentíamos a necessidade de aprofundar nosso conhecimento sobre as especificidades desses alunos e de construir formas de ensino que levassem a um processo pedagógico mais significativo junto aos estudantes. Entre essas formas de ensino, destacamos, primeiramente, a realização da atividade extraclasse que desencadeou narrativas orais dos alunos sobre suas histórias de vida. Tais narrativas levaram-nos a priorizar, como objetivos de ensino: a socialização e o resgate da busca por uma aprendizagem permanente; a autoestima; e o desenvolvimento de competências que favoreçam o exercício da autonomia. Os contatos prévios dos alunos com a vida no campo evidenciaram-se amplamente significativos para suas memórias e motivações, sugerindo a temática Natureza como matriz para temas geradores de momentos de ensino-aprendizagem com eles. Levando em consideração esses resultados, construímos uma proposta de ensino para a continuidade do trabalho com a turma, com a qual escolhemos o Clima como tema gerador dessa proposta, aqui apresentada e analisada. Além de um movimento entre problematizações elaboradas numa perspectiva temática via as questões iniciais dos alunos , e aquelas que provocávamos num âmbito mais conceitual, adotamos como aspecto metodológico central o uso da linguagem oral e escrita, enquanto exercício do dialogo, na perspectiva freiriana, e enquanto elemento estruturador de processos cognitivos, nas perspectivas de Vygotsky e de Bakhtin. O desenvolvimento da proposta foi registrado por gravações em áudio e escritas regulares do professor e dos alunos, durante 1 mês e meio. Como resultados positivos da proposta, ressaltamos a mudança de atitude dos alunos, evidenciando-se o aumento significativo da iniciativa deles na participação das aulas, assim como na elaboração criativa e crítica de argumentações sobre as situações estudadas.
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    Produto Educacional
    Por dentro das marés
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-26) Dantas, João Henrique de Souza; Germano, Auta Stella de Medeiros; Camino, Néstor Eduardo
    Este material compõe um produto educacional desenvolvido em uma pesquisa de mestrado profissional realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele tem como objetivo colaborar no ensino de um fenômeno astronômico que está associado aos nossos queridos oceanos. Pode ser que para algumas pessoas não haja nada de astronômico nele, tendo e vista que é um fenômeno que ocorre tão próximo a nós. Estamos falando das marés
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    Proposta para a construção de sessões voltadas para um público geral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Freitas, Radma Almeida de; Germano, Auta Stella de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-9092-2997; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; http://lattes.cnpq.br/6777973060805588
    Produto educacional fruto da dissertação intitulada Construção de uma sessão de planetário para público geral com a temática “interações terra-sol”.
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    Dissertação
    Propostas e discussões para o ensino de astronomia nos 1º e 2º ciclos do nível fundamental e na educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-01) Queiroz, Alex Sander Barros; Jafelice, Luiz Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/0534005706835545; ; http://lattes.cnpq.br/6335337773991873; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; Borba, Gilvan Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0043059721601657
    Este trabalho propõe e discuti metodologias e atividades práticas para o ensino de Astronomia nos 1o e 2o ciclos do Nível Fundamental. As propostas apresentadas foram aplicadas junto a alunos de escolas da região metropolitana de Natal (RN), inclusive estudantes do Ensino Normal (antigo Magistério) e do Ensino Pedagógico do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy, e, em particular, junto a professores e alunos da Escola Municipal Djalma Maranhão, no bairro de Felipe Camarão II, inclusive analisando alguns livros didáticos adotados por estas instituições. Foram sistematizados vários elementos com que nos defrontamos durante essa experiência didático-pedagógica apontando princípios, conteúdos, reflexões e procedimentos relacionados ao ensino de Astronomia para aqueles níveis de ensino. Visamos com isto tornar tal experiência acessível àqueles interessados em desenvolver abordagem semelhante envolvendo tanto os temas aqui tratados, como outros relativos a Astronomia, para aqueles níveis de ensino. Os recursos e práticas implementados visam contribuir para a efetiva realização de um ensino interdisciplinar e contextualizado, conforme as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para garantir ampla acessibilidade ao que é proposto neste trabalho, pretendemos disponibilizar como página de Internet os procedimentos, materiais instrucionais e textos que desenvolvemos
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    Dissertação
    Saberes ambientais e estações do ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-19) Silva, Daniella Maria Cunha; Germano, Auta Stella de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/9487308554724839; ; http://lattes.cnpq.br/1944807219310898; Aroca, Silvia Calbo; ; http://lattes.cnpq.br/4227847191195855; Silva, José Ronaldo Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8441491501200508
    O ensino das estações do ano é fundamental para compreendermos vários ciclos naturais da Terra e, nesse sentido, deve integrar um ensino de astronomia comprometido com uma educação ambiental mais ampla. No entanto, a literatura em ensino de ciências há muito tem destacado a ocorrência de associações equivocadas das estações astronômicas com características não condizentes dos ambientes que vivenciamos, em nosso país. Estudos realizados em autores da historia da astronomia e da astronomia cultural nos sugerem que a correção desse equívoco demanda a sistematização de saberes acerca do comportamento anual do ambiente local e ao mesmo tempo, a compreensão de diferentes perspectivas em que as estações foram e são pensadas por diferentes culturas - em particular, mas de forma não exclusiva, a perspectiva que utiliza como referência o movimento anual do Sol como subsídio para a divisão do ano em quatro estações. Somados a reflexões sobre a abordagem humanística para o ensino de astronomia, esses estudos ofereceram uma base para a realização de uma pesquisa junto a pescadores da praia de Ponta Negra, realizada durante os meses de maio a julho de 2012 e maio a agosto de 2013, a fim de conhecermos sua percepção sobre o ambiente da praia e investigarmos as possíveis referências que adotam do céu, ao longo do ano. Além das problematizações e reflexões desenvolvidas na dissertação, apresentamos, como produto da pesquisa, um material didático constituído do vídeo As estações do mar de Ponta Negra a ser utilizado como apoio em oficinas ou cursos para licenciandos e professores, envolvendo a temática das estações. O material faz uso da percepção de pescadores sobre a praia, visando, assim, contribuir para o diálogo entre ciência e conhecimento cotidiano, e para diminuir a lacuna de conhecimentos sistematizados sobre características anuais e mudanças no ambiente de Natal-RN particularmente no contexto do ensino das ciências. Ao mesmo tempo espera-se favorecer o olhar de professores e futuros professores para o ambiente local e para a variedade com que as diferentes culturas percebem os ciclos anuais e seus ambientes
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