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    Avaliação da capacidade funcional e mobilidade de idosos comunitários na atenção primária à saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-25) Silva, Laize; Sousa, Ana Carolina; Sousa, Ana Carolina Patricio de Albuquerque; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Batista, Almaria Mariz
    Objetivo: avaliar a capacidade funcional e a mobilidade de idosos atendidos na atenção primária à saúde e a associação de desfechos adversos (dependência funcional e mobilidade reduzida) com aspectos sociodemográficos e condições de saúde. Método: Estudo epidemiológico de caráter transversal e analítico, realizado no município de Caicó-RN. Foram investigadas variáveis sociodemográficas, presença de comorbidades, prática de atividade física, capacidade funcional (Escala de Lawton) e mobilidade (Time Up and Go Test). Para análise dos dados foi empregada a estatísitica descritiva, seguida de análise bivariada para investigar variáveis de associação e análise multivariada (regressão logística). Resultados: Dentre os 109 idosos avaliados, 29,4% apresentaram dependência para realização das atividades instrumentais da vida diária (AIVD) e 67,9% tiveram mobilidade reduzida. O presente estudo constatou associação significativa entre dependência para realizar as AIVD e idade igual ou superior a 75 anos; e não praticar atividade física manteve-se como fator de associação com a mobilidade reduzida, independente do sexo, da idade e da presença de coormobidades. Conclusão: Diante dos achados, enfatiza-se a relevância da prática de atividade física, da construção de espaços de promoção e prevenção para idosos, além da abordagem multi e interprofissional para a atenção integral à saúde da pessoa idosa.
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    Artigo
    Avaliação da funcionalidade e mobilidade de idosos comunitários na atenção primária à saúde
    (FapUNIFESP (SciELO), 2019) Silva, Laize Gabriele de Castro; Oliveira, Franciele Santos de; Martins, Ítala da Silva; Martins, Frankly Eudes Sousa; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Sousa, Ana Carolina Patrício Albuquerque
    Objetivo: Avaliar a capacidade funcional e a mobilidade de idosos atendidos na atenção primária à saúde e a associação de desfechos adversos (dependência funcional e mobilidade reduzida) com aspectos sociodemográficos e condições de saúde. Método: Estudo epidemiológico de caráter transversal e analítico, realizado no município de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram investigadas variáveis sociodemográficas, presença de comorbidades, prática de atividade física, capacidade funcional (Escala de Lawton) e mobilidade (Time Up and Go Test). Para análise dos dados foi empregada a estatística descritiva seguida de análise bivariada para investigar variáveis de associação e análise multivariada (regressão logística). Resultados: Dentre os 109 idosos avaliados, 29,4% apresentaram dependência para realização das atividades instrumentais da vida diária (AIVD) e 67,9% tiveram mobilidade reduzida. O presente estudo constatou associação significativa entre dependência para realizar as AIVD e idade igual ou superior a 75 anos; e não praticar atividade física manteve-se como fator de associação com a mobilidade reduzida, independente do sexo, da idade e da presença de comorbidades. Conclusão: Enfatiza-se a relevância da prática de atividade física que está associada a melhor mobilidade, da construção de espaços de promoção e prevenção para incentivo ao envelhecimento ativo, além da abordagem multi e interprofissional para a atenção integral à saúde da pessoa idosa, com o uso de instrumentos para avaliação da funcionalidade
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    TCC
    Avaliação escolar e educação inclusiva: uma análise a partir de uma escola pública em Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Araújo, Maria Aldenoura Mafra de; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    As atividades humanas trazem consigo a necessidade de serem analisadas. A avaliação, assim, apresenta-se como um meio pelo qual a reflexão conduz ao encontro de caminhos permeados por novas possibilidades. A avaliação escolar é um tema que suscita muitos questionamentos, que se intensificam quando se trata do ato de avaliar as pessoas com deficiência. O interesse por esta pesquisa propõe como objeto de estudo abordar a avaliação escolar na educação inclusiva. Assim, traçou-se como objetivo analisar os instrumentos avaliativos aplicados aos alunos com deficiência e transtorno em uma escola do município de Caicó/RN, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no sentido de perceber se os mesmos possibilitam considerar as especificidades de cada aluno, percebendo seus avanços e suas potencialidades. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os autores consultados foram: Hoffman (2009); Libâneo (1994); Luckesi (2011); Oliveira (2001); Veiga (2011). Diante da pesquisa realizada, percebe-se o acesso dos alunos com transtorno e deficiência nas salas de aulas regulares. Verifica-se, também, os docentes dialogando e sensíveis às adequações dos instrumentos avaliativos.
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    TCC
    Classe Hospitalar e Vínculo Escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-28) Oliveira, Aline Cristina Santiago; Garcia, Tânia Cristina Meira; Vieira, Francileide Batista de Almeida; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    O presente trabalho faz uma explanação acerca de como se configuram as classes hospitalares, enquanto elemento da educação inclusiva, apresentando a legislação vigente no Brasil que assegura o desenvolvimento de práticas pedagógicas tendo em vista a não interrupção do processo de escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados ao ambiente escolar e à sociedade. O objetivo principal da pesquisa foi investigar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na Classe Hospitalar Sulivan Medeiros, na cidade de Caicó/RN, e qual a sua contribuição para a manutenção do vínculo escolar de crianças e adolescentes enfermos. A discussão teórica é baseada nos autores Matos e Mugiatti (2014), Medeiros (2007), Libâneo (1994), Zabala (1998), Coll (1994), Wallon (1986), Vygotsky (1989), entre outros que alicerçam as ideias da autora do trabalho. A referida pesquisa se caracteriza como um estudo de caso na referida instituição, que utilizou uma abordagem qualitativa, tendo a metodologia pautada na aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Nos resultados, constatou-se que as práticas pedagógicas das professoras atuantes na classe hospitalar Sulivan Medeiros estão em concordância com o que respaldam os teóricos, tendo em vista que o processo de aprendizagem dos alunos da classe hospitalar ocorre conforme na escola regular, contribuindo, assim, para a manutenção do vínculo escolar. Percebe-se também a relevância da atuação do pedagogo na classe hospitalar, cumprido a função de estimular e dar continuidade aos estudos para que as crianças e adolescentes não retardem a aprendizagem do conteúdo curricular educacional, ou venham a interromper o ritmo de aprendizagem bem como, favorecer, simultaneamente, a recuperação de sua saúde.
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    TCC
    Comunicação alternativa em pacientes com vulnerabilidade comunicativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-16) Batista, Maria Yadja de Oliveira; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; https://orcid.org/0000-0002-3165-6526; http://lattes.cnpq.br/5427893299021591; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Batista, Almária Mariz; https://orcid.org/0000-0001-5824-7485; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478
    Introdução: A comunicação é essencial à vida humana e, especialmente em espaços de cuidado e promoção da saúde, auxilia no processo de bem-estar do paciente, na percepção de saúde e na segurança e qualidade de vida. Nos hospitais é recorrente encontrar pessoas em vulnerabilidade comunicativa de forma permanente ou transitória. Nestas situações, a utilização da Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA) contribui no processo saúdedoença. Não há registro em literatura ou achado em análise documental que aponte a implantação de CSA em hospitais da região do Seridó Potiguar anterior à iniciativa objeto deste trabalho. Objetivo: Relatar a experiência da intervenção fonoaudiológica para implantação da CSA realizada em hospital regional no nordeste brasileiro objetivando reduzir barreiras de comunicação no cuidado ao paciente hospitalizado em vulnerabilidade comunicativa transitória ou permanente. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência acerca de intervenção realizada para aplicação da CSA no hospital através de capacitação profissional. Resultados e discussão: Essa intervenção buscou a melhoria da assistência à saúde e aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) da integralidade, universalidade e equidade. Contou-se com efetiva participação dos profissionais nas capacitações quanto ao uso da CSA, tendo como resultado a implantação de pranchas impressas de CSA através da entrega do Procedimento Operacional Padrão (produto dessa intervenção). Conclusão: Revela-se a importância da presença de um profissional fonoaudiólogo nos serviços de saúde para aplicação de estratégias facilitadoras de comunicação em casos que a via oral esteja impossibilitada, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do paciente. Além disso, se espera que esse trabalho sirva como exemplo e base para novas ações, inclusive no município sede deste hospital.
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    TCC
    Contribuições do fonoaudiólogo dentro do serviço de atenção básica em saúde no sertão do nordeste brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Araújo, Terciano Bezerra de; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Pinto, Tiago Rocha; Botasso, Katia de Cássia
    Objetivo: Avaliar as contribuições da inserção do Fonoaudiólogo dentro do serviço de atenção básica em saúde no sertão do nordeste brasileiro. Método: Estudo de caráter descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa, desenvolvido a partir da aplicação de questionário, a partir de amostra de usuários das UBS Santa Costa e Ana de Antão do município de Caicó-RN. Os dados foram coletados pelos agentes comunitários de saúde, por meio de um plano amostral não probabilístico e por conveniência elaborado pelo pesquisador, no qual foram entrevistados 27 pacientes. Para análise dos dados, foi construído um banco de dados utilizando-se o Microsoft Excel 2016. O banco de dados foi exportado para o software R versão 3.4.1, utilizado para manipulação e análise de dados, realizada de forma exploratória e descritiva, utilizada para a descrição dos dados, por meio de valores absolutos e percentuais e representação gráfica das variáveis. Resultados: Quanto ao atendimento e a presença do fonoaudiólogo na atenção básica foi positiva com relação ao tipo de serviço prestado, ao acesso, a resolução e a satisfação do usuário atendido pelo fonoaudiólogo da unidade básica de saúde. Conclusão: O Atendimento fonoaudiológico na Atenção Básica obteve alto índice de aprovação na percepção dos usuários.
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    TCC
    Discussão acerca da efetividade da indenização em razão do abandono afetivo sob a perspectiva psicológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-11) Souza, Ana Cláudia Maria de; Garcia, Tânia Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; http://lattes.cnpq.br/0518875433528490; Carvalho, Dimitre Braga Soares de; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    O presente trabalho aborda a temática da efetividade da indenização por abandono afetivo do ponto de vista psicológico. Examinando o conceito de responsabilidade civil e de abandono afetivo no ordenamento jurídico brasileiro, apontando como são tratados, do ponto de vista psicoemocional, as decisões sobre esse assunto no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, sob a ótica da resolução do conflito. Considerando o direito constitucional de assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, entre outros, a dignidade, o respeito, a convivência familiar e comunitária, além de proteção quanto à negligência, à discriminação e à crueldade. A ausência de legislação específica que atenda às particularidades quanto à responsabilização por abandono afetivo é manifesta. A indenização é o caminho certo para a responsabilização do abandono afetivo? A indenização resolverá as consequências trazidas com o abandono afetivo sob a perspectiva psicológica? Diante disso, objetiva dissertar sobre o atual entendimento nas decisões judiciais quanto à responsabilização civil em razão do abandono afetivo, assim como suas consequências práticas à luz da Psicologia. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando como procedimentos a revisão sistemática e a revisão narrativa entre os anos de 2017 a 2021, adotando a abordagem qualitativa. A partir da pesquisa realizada, pode-se concluir que deverá haver estudos interdisciplinares, com especialistas das áreas psicológica, de sociológica, pedagógica, jurídica, dentre outras, para encontrar soluções para um tema tão complexo como o é o abandono afetivo.
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    TCC
    Educação a distância e o seu papel na formação continuada de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-03) Reinaldo, Maria Reinaldo; Garcia, Tânia Cristina Meira; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Esta pesquisa intitulada “Educação a Distância e o seu papel na Formação Continuada de professores”, objetiva a realização de um mapeamento das ações desenvolvidas por meio da Educação a Distância para a profissionalização, qualificação e o aperfeiçoamento profissional no município de Caicó - Rio Grande do Norte (RN), situado na microrregião do Seridó Ocidental. O texto reporta inicialmente a identificação das políticas públicas e programas de formação continuada docente na modalidade de ensino a distância em vigência no Ministério da Educação (MEC); retratamos posições dos seguintes autores Silva e Santos (2012), Sanny (1998), Vigeron (2003), Gonzalez (2005), Garcia e Fernandes (2014), Carvalho e Paiva (2011), Garcia e Santos Sobrinho (2014), Oliveira et al (2009), Pereira Aires e Fagundes (2014), Souza, Neto e Silva (2014) e Preti (2000), sobre as concepções e características atribuídas a essa modalidade de ensino; logo após, aludimos acerca da descrição das funções, bem como, as características específicas de tutores presenciais e a distância, professores e alunos da EaD, sendo estes, agentes importantes nesse cenário educacional, essenciais para o efetivo desempenho do ensino e da aprendizagem a distância; em seguida, mostramos a identificação e caracterização das instituições credenciadas e aptas a desenvolverem atividades no âmbito da EaD no município de Caicó-RN, descrevendo as atividades desenvolvidas em cada instituição. A pesquisa foi elaborada tomando por base bibliografias que abordam os temas, Educação a Distância, Formação Continuada e Políticas Públicas, consultamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Decretos e Portarias Normativas que discorrem sobre as diretrizes do ensino a distância, bem como, os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (RQESD), também foram consultados para subsidiar está pesquisa, os dados disponíveis nos sistemas virtuais do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa enquadra-se no modelo da abordagem quantitativa, de caráter bibliográfico e documental. Com isso, finalizamos este estudo reconhecendo a notoriedade da EaD, tendo em vista que, essa modalidade de ensino abrange um espaço estratégico nas políticas educacionais com ênfase no ensino superior, destacando-se como uma excelente alternativa para a expansão da formação inicial e continuada de professores.
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    Dissertação
    Educação em saúde para o autocuidado e a invisibilidade do cuidado feminino: um estudo com mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Vasconcelos, Gilvânia Medeiros; Bastos, Raquel Litterio de; Amorim, Erico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/5748376486647441; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
    Introdução: O trabalho de cuidar tem sido, historicamente, uma atividade realizada pelas mulheres no interior das famílias, com pouco apoio do Estado. A forma de organização social dos cuidados acaba prejudicando de modo desproporcional as pessoas que se encontram em situação de pobreza, assim como ocorre com muitas das mulheres situadas na Região do Seridó. São elas as que mais horas dedicam aos trabalhos de cuidado devido a insuficiência de equipamentos públicos de cuidado. Com isso, a pesquisa investiga a invisibilidade do cuidado feminino e o papel das mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a dinâmica relacional do cuidado e os desafios inerentes no processo das mulheres mães que assumem o papel de cuidadoras. O estudo se fundamenta nas teorias da interseccionalidade dos marcadores sociais que envolvem esse universo, como Gêneros, Raça e Classe Social. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, a partir de grupos focais, buscando compreender as experiências vivenciadas por essas mães, incluindo os aspectos emocionais, físicos e cognitivos do cuidado, bem como as interações estabelecidas com os serviços de saúde e as estratégias de autocuidado adotadas. Para conhecer a realidade das mulheres mães, realizamos dois encontros com o grupo focal que aconteceram em dois momentos durante o ano de 2024. O público alvo do estudo foram as mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo que são acompanhadas no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, Caicó/RN, no Sertão do Rio Grande do Norte. Utilizamos para coleta de dados o uso de gravador para registro das narrativas, posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na análise de dados foi adotado o método interpretativo analítico hermenêutico, que buscou compreender os significados subjacentes às práticas culturais e sociais. Resultados: Como resultados, identificamos a sobrecarga das mulheres mães que realizam o trabalho do cuidado, a ausência do Estado em desenvolver políticas e práticas de cuidado que incluam as mulheres, a “naturalização” da tarefa de cuidar delegado à família majoritariamente prestado pelas mulheres e a indisponibilidade de tempo para o autocuidado. Considerações finais: Espera-se que os achados deste estudo fomentem reflexões sobre a invisibilidade do cuidado feminino das mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA e possam contribuir para a qualificação do serviço ofertado no CER III no município de Caicó-RN. Corroborando com a premissa de que é necessário oferecer intervenções para fomentar novas práticas de cuidado, reduzir a desigualdade de gênero, combater a invisibilidade da sobrecarga das mães e avançar em modelos inovadores capazes de melhor estruturar a rede formal e informal de cuidados às crianças e adolescentes com TEA.
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    TCC
    Educação inclusiva e o AEE no município de Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Araújo, Maria José de; Garcia, Túlia Fernanda Meira; Garcia, Tulia Fernanda Meira; GARCIA, Tânia Meira Garcia; SANTOS SOBRINHO, Djanni Martinho dos
    Nesse artigo, apresentaremos um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa a respeito da Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado no município de Caicó - RN. Em que analisaremos o perfil da sua clientela, quem são os profissionais que fazem o atendimento, tentando expor de forma clara e objetiva, o perfil do funcionamento do AEE no referido município e se está de acordo com a normatização vigente. A pesquisa utilizou a aplicação de questionário junto à Secretaria de Educação, como também, à 09 escolas municipais que possuem o AEE nas salas de Recursos Multifuncionais. Como suporte teórico, teremos a visão dos seguintes autores: Mantoan (2006); Perrenoud (2001), Pires (2006); e de algumas leis que regem e defendem o Atendimento Educacional Especializado: Declaração Internacional de Montreal (2001); Constituição Federal (BRASIL, 1988); Resolução nº 03/2016-CEB/CEE/RN (2016), Declaração de Salamanca (1994), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), entre outros documentos e autores que falam a respeito da Educação Inclusiva e do AEE nas escolas como forma de se ter uma educação de qualidade para todos. Como resultado se evidencia que o município de Caicó ainda possui fragilidades no quesito da Educação Inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado, tendo em vista que os mesmos estão em processo de construção, mas de acordo com as conversas informais que a pesquisadora teve com os professores que participaram da pesquisa, no que depender dos mesmos esse trabalho tende a se tornar cada vez melhor, tendo em vista o empenho e a dedicação sentida durante a coleta de dados.
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    Livro
    Ensino remoto emergencial: estratégias de aprendizagem com metodologias ativas
    (SEDIS-UFRN, 2020-10-01) Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Garcia, Tânia Cristina Meira
    Propor orientações para aplicação de metodologias ativas, nas diferentes áreas de conhecimento, como estratégias de aprendizagem para engajamento de alunos no ensino remoto.
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    Estado nutricional e consumo alimentar de agentes comunitários de saúde de um município do seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-02-19) Figueirêdo, Hannah Samara Monteiro de; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Ricardo Andrade Bezerra; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Bezerra, Ricardo Andrade; Baptista, Vivianne Izabelle de Araújo
    Introdução: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribuem para melhoria da saúde da população ao desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e vigilância à saúde. Entretanto, é incipiente a oferta de ações a eles direcionadas, no enfrentamento de distúrbios nutricionais e práticas alimentares inadequadas, associadas ao aparecimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Objetivo: Analisar a associação entre consumo alimentar e estado nutricional em Agentes Comunitários de Saúde da zona urbana do município de Caicó-RN. Metodologia: Estudo transversal, abordagem quantitativa, com amostra composta por ACS adultos de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada utilizando instrumento contendo dados sociodemográficos, antropométricos (peso, altura, circunferência da cintura e cálculo do IMC) e dietéticos (Questionário de Frequência de Consumo Alimentar). Os dados foram expressos por meio de frequência simples e absoluta e a associação entre as variáveis foi analisada pelo teste Qui-quadrado. Resultados: Encontrou-se alta prevalência de sobrepeso (41,1%), obesidade (33,3%) e circunferência da cintura aumentada (86,4%), representando risco de complicações metabólicas. Os profissionais apresentaram consumo adequado de leguminosas (54,5%), cereais (59,0%) e carnes (98,9%), e consumo inadequado de frutas (76,1%), verduras e legumes (70,5%), leite e derivados (89,3%), frituras e gorduras (97,3%) e doces e açúcares (93,8%). Não houve significância estatística entre o consumo alimentar e estado nutricional. Conclusão: Observou-se percentual significativo de indivíduos com excesso de peso e obesidade abdominal, juntamente com práticas alimentares inadequadas, reforçando a necessidade de oferta e ampliação de ações que promovam hábitos alimentares saudáveis e fomento à qualidade de vida desses profissionais de saúde.
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    Artigo
    Estado nutricional e consumo alimentar de agentes comunitários de saúde de um município do Seridó Potiguar
    (Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX), 2019-09) Figueirêdo, Hannah Samara Monteiro de; Garcia, Tulia Fernanda Meira; Bezerra, Ricardo Andrade; Baptista, Vivianne Izabelle de Araújo; Felix, Agnes
    Introdução: Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribuem para melhoria da saúde da população ao desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção das doenças e vigilância à saúde. Entretanto, é incipiente a oferta de ações a eles direcionadas, no enfrentamento de distúrbios nutricionais e práticas alimentares inadequadas, associadas ao aparecimento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Objetivo: Analisar a associação entre consumo alimentar e estado nutricional em Agentes Comunitários de Saúde da zona urbana do município de Caicó-RN. Metodologia: Estudo transversal, abordagem quantitativa, com amostra composta por ACS adultos de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada utilizando instrumento contendo dados sociodemográficos, antropométricos (peso, altura, circunferência da cintura e cálculo do IMC) e dietéticos (Questionário de Frequência de Consumo Alimentar). Os dados foram expressos por meio de frequência simples e absoluta e a associação entre as variáveis foi analisada pelo teste Qui-quadrado. Resultados: Encontrou-se alta prevalência de sobrepeso (41,1%), obesidade (33,3%) e circunferência da cintura aumentada (86,4%), representando risco de complicações metabólicas. Os profissionais apresentaram consumo adequado de leguminosas (54,5%), cereais (59,0%) e carnes (98,9%), e consumo inadequado de frutas (76,1%), verduras e legumes (70,5%), leite e derivados (89,3%), frituras e gorduras (97,3%) e doces e açúcares (93,8%). Não houve significância estatística entre o consumo alimentar e estado nutricional. Conclusão: Observou-se percentual significativo de indivíduos com excesso de peso e obesidade abdominal, juntamente com práticas alimentares inadequadas, reforçando a necessidade de oferta e ampliação de ações que promovam hábitos alimentares saudáveis e fomento à qualidade de vida desses profissionais de saúde
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    Dissertação
    Exercício físico como estratégia de saúde para o desempenho funcional de idosos residentes em comunidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-11) Oliveira, Iake Figueirêdo Bezerra de; Duque Neto, Sebastiao Pacheco; https://orcid.org/0000-0002-5569-7568; http://lattes.cnpq.br/0444664303541280; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; Azevedo, Kesley Pablo Morais de; https://orcid.org/0000-0002-7849-2661; http://lattes.cnpq.br/0476721383718212; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
    INTRODUÇÃO: O envelhecer é um processo natural da vida que reduz as atividades funcionais e atinge todos os indivíduos durante o decorrer da vida, se manifestando em todas as dimensões, ligadas diretamente a um conjunto de fatores que fazem com que as pessoas experimentem diversas mudanças fisiológicas. JUSTIFICATIVA: Diante do aumento crescente do número de idosos no mundo a cada ano, e das várias mudanças existentes no processo de envelhecimento, percebeu-se a relevância de construir estratégias para melhoraria do desempenho funcional dos idosos e com isso, contribuir no fortalecimento e formulação de políticas públicas relativas ao processo Saúde-Doença, na promoção do envelhecimento ativo. OBJETIVOS: Desenvolver uma cartilha educativa, direcionada aos profissionais de educação física, como forma de melhoria da capacidade funcional dos idosos cadastrados na UBS Irmã Ana Dias no município de Caicó/RN. METODOLOGIA: O presente estudo é do tipo transversal, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida nos perímetros urbanos da cidade de Caicó/RN, envolvendo idosos de 60 anos ou mais, cadastrados na atenção primária à saúde. Foi utilizado o teste Índice de Barthel, para avaliar a capacidade funcional do indivíduo em realizar as Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD), e a avaliação da Short Physical Performance Battery (SPPB), que avalia o desempenho físico por meio de três testes: equilíbrio estático em pé em três posições; força e potência dos membros inferiores através do movimento de levantar-se e sentar-se da cadeira; e velocidade de marcha, em passo habitual. RESULTADOS: Os participantes apresentaram bons resultados de acordo com os testes aplicados, sendo classificados como “Independentes” e com desempenho de “Moderado” para “Bom”, mas com baixos níveis de força, podendo comprometer o desempenho funcional, intensificando a importância de se trabalhar exercícios que venham reverter os efeitos progressivos do envelhecimento. CONCLUSÃO: Exercícios objetivando treinamentos de força muscular, flexibilidade e equilíbrio, podem proporcionar níveis adequados para melhoria da sua capacidade funcional e desempenho motor, trazendo assim benefícios para sua saúde, amenizando os efeitos deletérios do processo do envelhecimento. Diante desse contexto, uma cartilha educativa direcionada aos profissionais de educação física como produto final, desenvolvida através da avaliação da capacidade funcional de idosos, possui, de forma objetiva, direta e de fácil compreensão, alternativas que possam promover à população idosa uma vivência com mais autonomia e independência durante o processo de envelhecimento, que são itens fundamentais em suas vidas
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    TCC
    Família frente às dificuldades de aprendizagem: percepção dos professores do ensino fundamental em município do Seridó potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11) Medeiros, Thaísa Fernanda Macêdo de; Garcia, Túlia Fernanda Meira; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    A presente pesquisa tem como tema “Participação da família no processo de aprendizagem: percepção dos professores do ensino fundamental em município do Seridó potiguar e foi escolhido diante da visão de que a família e a escola são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança, podendo atuar como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando. Objetiva conhecer a compreensão dos professores do ensino fundamental 1 sobre a participação da família no contexto escolar e como essa influência na superação das dificuldades. Metodologicamente foram aplicadas algumas entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, da cidade de São José do Seridó – RN para identificar algumas de suas práticas educativas, sua contribuição para a aprendizagem dos alunos e a sua compreensão sobre a postura da escola e a participação da família nesse percurso. Para isso nos firmamos em obras de vários autores, como Zabala (1998), Arnau (1998), Oliveira (2002), Smith e Stick (2012), entre outros que constituíram com a base teórica da pesquisa. Esta pesquisa irá contribuir com a estruturação de propostas que oportunizem o processo de aprendizagem e consolidem a relação entre a família e a instituição escolar, especialmente, no que diz respeito à motivação dos filhos/alunos para aprender.
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    TCC
    Grupo de reabilitação Long Covid na atenção básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-09) Rocha, Geovana Kelly Lima; Garcia, Tulia Fernanda Meira; 0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688; 0000-0003-4551-5836; https://lattes.cnpq.br/6462085153107491; Patricio, Ana Caroline;  https://orcid.org/0000-0001-7517-8792; http://lattes.cnpq.br/3934508395223787; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880
    Introdução: A Síndrome pós-Covid tem quadro clínico heterogêneo e multissistêmico como fraqueza muscular, fadiga, dispneia, queixas vestibulares e insônia que impactam na qualidade de vida, atividade laboral e social e demanda a oferta de cuidados, incluindo a reorganização e implantação de serviços de reabilitação para reduzir incapacidades. Objetivo: Relatar a implantação do grupo de reab-covid desenvolvido por equipe interprofissional na atenção básica. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, tipo relato de experiência, que descreve o grupo de reabilitação pós-COVID 19 no Seridó Potiguar, implantado por residentes de atenção básica, no ano de 2021. Dados coletados em fichas e diários de campo passaram por análise descritiva. Resultados e discussão: Estratégias adotadas em educação em saúde e nas atividades coletivas de reabilitação pós-covid foram metodologias ativas em saúde, entre as quais, gincana, roda de conversa, debates temáticos, dinâmicas em grupo. Além de cinesioterapia, treinamento muscular respiratório e exercícios aeróbicos. Ser mulher e maior idade foram associados negativamente às dimensões de cometimento de sintomas e diminuição da qualidade de vida. A intervenção contribuiu positivamente para o apoio matricial, articulação da rede de atenção à saúde, na qualidade de vida, na percepção dos usuários e na intervenção interprofissional mais abrangente e integral. Considerações finais: A experiência corrobora com a hipótese de que serviços de atenção básica são importantes para a saúde e qualidade de vida e para a linha de cuidado na covid longa, contribuindo para a implantação de serviços de saúde que respondam de forma resolutiva às necessidades dos usuários.
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    TCC
    Implantação de instrumento de anamnese farmacêutica em ginecologia/obstetrícia em hospital de Currais Novos-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-17) Félix, Maria Daniele Bezerra; Batista, Almária Mariz; http://lattes.cnpq.br/0242707170380478; http://lattes.cnpq.br/7793824724554296; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/6140262172105122; Garcia, Tulia Fernanda Meira; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688
    Anamnese farmacêutica constitui prática essencial para identificação, prevenção e resolução de problemas relacionados a medicamentos. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de implantação da prática de anamnese farmacêutica na rotina da assistência ginecológica/obstétrica de um hospital regional, no município de Currais Novos/RN. A elaboração do instrumento de anamnese farmacêutica foi conduzida mediante levantamento bibliográfico e observação direta dos processos de trabalho e da rotina do serviço por ocasião da Residência Multiprofissional. Durante este processo, percebeu-se dificuldades entre os profissionais em incorporar a anamnese farmacêutica a seus processos de trabalho, o que torna evidente a necessidade de apoio institucional, de modo a fortalecer os momentos de educação permanente e oportunizar espaço e tempo, dentro da carga horária de trabalho, para desenvolvimento de práticas clínicas.
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    Isolamento social em idosos comunitários no contexto da pandemia de Covid-19: um estudo de revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Bezerra, Gisele Kariny de Souza Davi; Sousa, Ana Carolina Patricio de Albuquerque; Lima, Núbia Maria Freire Vieira; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Introdução: O processo de senescência leva ao declínio capacidade funcional, cognitiva e de respostas adaptativas que são necessárias para a execução de atividades de vida diária, levando ao maior risco de morbidade e mortalidade. Estudos comprovam que o envelhecimento pode estar associado ao isolamento social, no qual leva a diversos prejuízos para saúde física e mental. Em 31 de dezembro de 2019 o primeiro caso do novo coronavírus foi registrado e pouco tempo depois foi associado a maior risco de morte para idosos, e em decorrência disso foram adotadas medidas sanitárias, dentre elas o isolamento social. Objetivo: Investigar os efeitos do isolamento social para a saúde física e mental em idosos comunitários durante a pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, realizada de forma sistemática elaborada a partir da pergunta norteadora “ Quais os efeitos para a saúde física e mental do isolamento social em idosos comunitários durante a pandemia de covid19?”. Resultados: Os estudos que abordavam dois principais temas saúde mental no envelhecimento e isolamento social durante a pandemia de COVID-19.
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    TCC
    O papel da educação no processo de ressocialização dos internos da penitenciária estadual do Seridó
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-16) Macena, Francisco de Lucena; Garcia, Tânia Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Sobrinho, Djanní Martinho dos Santos; Garcia, Tulia Fernanda Meira
    Quando se aplica uma pena restritiva de liberdade a um indivíduo que violou o ordenamento jurídico, acredita-se que após o cumprimento da sentença esse sujeito estará pronto para voltar em harmonia ao convívio social. Porém, esse objetivo não está sendo atingido, prova disso, são os inúmeros casos de reincidência. A educação no sistema carcerário é de extrema relevância não só para as pessoas presas, mas para toda a sociedade. Ela sozinha não pode ressocializar esses sujeitos, mas é a base do processo. Neste estudo disserta-se sobre a educação como ferramenta de ressocialização dos internos da Penitenciária Estadual do Seridó, Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, localizada na cidade de Caicó/RN. Participaram desse estudo 68 internos, matriculados da alfabetização ao ensino superior, além de professores e profissionais da equipe de assistência ao preso. Para a coleta de dados, usou-se questionários semiestruturados, físicos e virtuais, com perguntas abertas e fechadas, objetivando identificar aspectos como: o perfil dos colaboradores; infraestrutura do ambiente das atividades educativas; materiais e recursos disponibilizados, e a visão das pessoas presas sobre a educação e suas perspectivas futuras de estudo e trabalho quando concedida sua liberdade. Na análise e tratamento dos dados, foram usados estudos recentes de autores como Azevedo (2018), Craidy (2010), Julião (2016) e Silva (2017), organizados e sistematizados em gráficos e transcrições. Logo, constatou-se que a maioria dos entrevistados visualizam a educação profissional como uma oportunidade de recomeço fora dos muros da penitenciária. Muitos afirmaram que objetivam dar continuidade aos estudos fora do cárcere ou sonham em cursar uma faculdade. Os espaços usados para as aulas apresentam um bom estado de conservação, dispondo da quantidade de profissionais necessária para realização das atividades educativas. Ficando a desejar, a qualidade dos materiais didáticos do ensino regular e dos cursos profissionalizantes. Indispensável ressaltar desdobramentos futuros desse estudo como a criação e efetivação de políticas públicas que ampliem a educação formal e oportunizem a uma maior quantidade de pessoas presas e egressas o acesso à educação profissional. Cabe destacar a importância, dos cursos profissionalizantes serem condizentes com a realidade desses sujeitos e a necessidade de convênios para que os mesmos possam ser inseridos no mercado de trabalho, reduzindo-se assim a reincidência em crimes e atingindo o objetivo de ressocialização da pena privativa de liberdade.
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    TCC
    Práticas pedagógicas e determinismo tecnológico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Alves Gonçalves, Camila; 0000-0002-5488-3684; https://lattes.cnpq.br/5331729221953880; 0000-0003-3863-6058; https://lattes.cnpq.br/5556643397044692; Sobrinho, Djanni Martinho dos Santos; 0000-0001-9541-9071; https://lattes.cnpq.br/4131095141659610; Garcia, Tulia Fernanda Meira; 0000-0003-1746-4808; https://lattes.cnpq.br./2867509345838688
    Trata-se de revisão sistemática de literatura sobre determinismo tecnológico na educação com o objetivo identificar se este se faz presente nas escolas de educação básica do Brasil, consequentemente será conceituado o determinismo tecnológico no contexto da educação a partir dos estudos de DAGNINO (2008). Estudo de artigos de acesso livre, em português, publicados de 2000 a 2022, nas bases de dados Periódi cos CAPES, SciELO e LISTA. Usando descritores como determinismo tecnológico, prática pedagógica, educação básica e professores e aplicado o anagrama PICO, foram selecionados 134 artigos e, aplicado critérios de inclusão, quatro textos na íntegra foram analisados. Conclui-se que a presença do determinismo tecnológico é indutor das práticas pedagógicas no Brasil e que os professores têm papel importante para a quebra do paradigma de subordinação à tecnologia, além de sugerir a ampliação de pesquisas acerca deste tema para melhor avaliação das práticas pedagógicas com mediação tecnológica.
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