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Navegando por Autor "Garcia, Luciane Terra dos Santos"

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    TCC
    A autoavaliação institucional na Escola Estadual Barão do Rio Branco: desafios e perspectivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Angela Maria Ferreira da; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos; Cruz, Gersonita Paulino de Sousa
    A partir da década de 1990, foram desenvolvidos sistemas de avaliação da educação básica brasileira como parte da reforma educacional então em curso. Considerando a centralidade que a avaliação educacional assumiu nesse contexto, elaboramos um artigo com o objetivo de analisar a prática de autoavaliação institucional desenvolvido por uma escola de educação básica da rede estadual, situada no município de Parelhas, Rio Grande do Norte. Como procedimentos metodológicos, procedeu-se à revisão da literatura, análise documental e entrevista semiestruturada com o gestor escolar. A pesquisa desenvolvida nos permitiu compreender que a prática autoavaliativa tem possibilitado um contínuo processo de reflexão e mudanças educacionais, visto que os dados coletados orientam o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola, sendo esta articulação indispensável para a melhoria do trabalho escolar.
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    TCC
    A importância da educação em valores humanos para a formação do ser integral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-28) Barbalho, Tathiana Preciosa Dias; Andrade, João Maria Valença de; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Andrade, João Maria Valença de
    O presente trabalho foi desenvolvido a partir da minha experiência como professora na escola Centro Infantil a Arte de Nascer (CIAN), Parnamirim/RN, cujo objetivo é discutir a importância da Educação em Valores Humanos para a formação do ser integral. A instituição busca promover um sistema de competência educacional de formação a partir de um conjunto de valores, comportamentos e princípios que possibilitem uma educação para o conviver harmonioso entre os seres humanos e destes consigo mesmos, com o meio e com a natureza. A sistematização da experiência propõe a reconstituição reflexiva de procedimentos, resultados e percepções que busquem encontrar em cada situação particular o qualitativo da realidade a partir de uma interpretação crítica da experiência com o intuito de compreender seu real sentido. A execução do projeto Páscoa Solidária aconteceu em uma turma de Educação Infantil do nível 4 (crianças com 4 e 5 anos). Teve como objetivo contribuir com a reflexão de atitudes de cuidado e proteção dos animais do nosso entorno, possibilitando às crianças condições objetivas para avaliar e compreender as situações em que vivem e instrumentá-las para fazer boas escolhas. A metodologia utilizada ancora-se nas cinco técnicas básicas, a partir do programa de educação em valores humanos, desenvolvido pelo educador indiano Sathya Sai Baba, na Pedagogia sistêmica, idealizada pelo professor alemão Bert Hellinger, na teoria sócio interacionista de Lev Vygotsky e na aprendizagem significativa e dialógica proposta por Paulo Freire. Os resultados obtidos revelam os avanços no desenvolvimento de novas experiências e habilidades, mostrando a utilidade prática do conhecimento, ampliando nas crianças o espectro da sua consciência, fortalecendo as bases da linguagem e da compreensão sob o ponto de vista dos diversos níveis e dimensões do fenômeno educacional que compõe a formação do ser holístico e integral.
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    TCC
    A participação no processo de elaboração do projeto político pedagógico do IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Medeiros, Rafaely Moura de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Silva, Luzimar Barbalho da
    Considerando a importância do Projeto Político-Pedagógico para uma instituição de ensino, este artigo analisa o processo de construção despendido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no período entre 2009 a 2012para reelaboração coletiva deste documento, tendo como categoria de análise a participação da comunidade escolar. Para tanto, realizamos análise documental nos arquivos institucionais provenientes desse período de construção. Ademais, desenvolvemos análise da literatura com base em autores como Veiga (2201, 2003, 2010), Gandim (1993), Libâneo (2010) e Vasconcellos (2002) cujo aporte teórico respaldou a compreensão da construção do Projeto Político-Pedagógico e da participação dos sujeitos nesse processo, além disso nos apoiamos em trabalhos publicados sobre a elaboração desse projeto na especificidade do IFRN. A investigação demonstrou a importância da participação dos sujeitos na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma instituição que tem estrutura pluricurricular e multicampi, demonstrando ainda a importância do planejamento coletivo, da formação continuada e da integração dos profissionais nesse processo.
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    Dissertação
    A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
    (2016-07-11) Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;
    No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.
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    Dissertação
    A autoavaliação institucional na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra: construindo uma dinâmica de participação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-01-31) Oliveira, Larissa Fernanda dos Santos; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; ; http://lattes.cnpq.br/0245065934432663; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710310T0; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
    Neste trabalho, investigamos a implementação da autoavaliação institucional na Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, situada na zona oeste de Natal, Rio Grande do Norte, analisando a participação dos sujeitos escolares. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando informações colhidas de diversas fontes, a saber: entrevistas com a equipe gestora, docente e administrativa; análise documental da legislação vigente, do projeto político-pedagógico, do regimento escolar e do plano de ações para 2013; e revisão da literatura, focada em artigos e livros que versam sobre avaliação, a constituição do Estado Avaliador e as políticas públicas de educação, com vistas a promover o diálogo entre a teoria e a realidade da escola. A avalição institucional tem sido tema debatido por diversos estudos, porém com seu foco maior na avaliação de sistemas e na Educação Superior, visando promover competição tendo como a justificativa subjacente alcançar a qualidade educacional, sob uma visão liberal. No entanto, para além da função de controle dos resultados educacionais e de fomento da competição entre as instituições de ensino com vistas ao incremento dos recursos recebidos, acreditamos que a avaliação institucional, quer seja construída no interior dos sistemas de ensino, quer seja nas instituições, pode auxiliar na melhoria dos serviços educacionais oferecidos à população, quando empreendida com o propósito de promover o desenvolvimento humano. Na análise dos dados obtidos, descrevemos e analisamos a implementação do processo de autoavaliação institucional da referida escola, quais as concepções que permeiam o ambiente escolar e como se deu a participação da comunidade nessa prática, dialogando com o projeto político-pedagógico e compreendendo a constituição de uma gestão mais democrática
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    Tese
    Avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): um estudo em municípios do Rio Grande do Norte (2011- 2015)
    (2017-09-12) Rocha, Maria das Vitórias Ferreira da; Souza, Lincoln Moraes de; ; ; Gussi, Alcides Fernando; ; Paiva, Irene Alves de; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Azevedo, Márcio Adriano de;
    Dos vários conceitos que integram o campo da avaliação, predomina a ideia da educação como espaço de maior privilégio da avaliação. A avaliação para além da aprendizagem, em especial no campo das políticas públicas, enquanto pesquisa social, será o campo de abordagem desta pesquisa. Ao que concerne à avaliação de políticas públicas na educação, esta assume uma crescente importância social, que vai além do cotidiano de sala de aula e da avaliação da aprendizagem pelos professores. Quando estendida e ultrapassando o âmbito da aprendizagem escolar, tem evidenciado dimensões relevantes na agenda política dos governos para elaboração de políticas públicas. Embora em processo de desdobramento e considerada por várias perspectivas e enfoques conceituais e metodológicos, o que pretendemos nesta pesquisa é resgatar a avaliação como teste, sob a égide da literatura de avaliação de políticas públicas no campo educacional. Desse modo, consiste a presente tese em avaliar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, no Rio Grande do Norte. Para tanto, foram selecionados dois municípios que apresentaram maior e menor resultado, com base na média aritmética dos três últimos índices das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental da educação básica, respectivamente: Santana do Seridó e São José do Campestre. No seu aspecto formal, o Ideb foi formulado como indicador para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, com vistas ao alcance das metas projetadas, como controle governamental e regulação das ditas reformas do Estado brasileiro para a área da educação. Este estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: o que explica os resultados do Ideb no Estado do Rio Grande do Norte? O objetivo central da pesquisa, por sua vez, é compreender os resultados do Ideb, nos anos finais do ensino fundamental, no Estado do RN, no período de 2011 a 2015. A hipótese geral ou norte para guiar a pesquisa foi que o Ideb não contempla todos os elementos centrais da aprendizagem, que resultam numa efetiva melhoria da qualidade da educação. Hipótese essa que foi verificada no geral e em pontos importantes a partir da análise da pesquisa de campo, quando encontramos uma série de pontos e elementos centrais limitantes da aprendizagem, que não são considerados ao aferir-se qualidade da educação pelas políticas de avaliação no Estado brasileiro, em específico, o Saeb e Ideb. O processo metodológico utilizado incluiu a elaboração de indicadores de avaliação do Ideb e da qualidade da educação, além da revisão bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários e pesquisa de campo com visitas aos municípios pesquisados e realização de entrevistas com grupos focais de alunos e pais/responsáveis e entrevistas semiestruturadas com a subcoordenação estadual de avaliação da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura – SEEC, gestão escolar, professores, pais/responsáveis e alunos. O estudo desenvolveu-se por meio de uma avaliação de processo a partir do estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa.
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    Dissertação
    Avaliação e qualidade de ensino: as implicações do Projeto G na Rede Municipal de Ensino de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Gomes, Érika Talita da Silva; Silva, Rute Regis de Oliveira da; http://lattes.cnpq.br/9577330602832953; http://lattes.cnpq.br/8340714958677740; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Souza, Allan Solano
    Em Natal, no ano de 2013, os resultados do Ideb evidenciaram que diversas escolas não atingiram as metas propostas pelo Ministério da Educação, colocando a capital natalense em 49ª posição no ranking dos municípios do Rio Grande do Norte. Tendo em vista essa problemática, a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) iniciou a elaboração de ações com o objetivo de elevar os resultados educacionais do Ideb em Natal. Tendo em vista essa problemática, esta dissertação tem como objetivo analisar o Projeto G. Desenvolvido pela SME, o projeto tem foco em sua concepção de qualidade e nas orientações formativas para as escolas com baixo Ideb na rede municipal de Natal como parte das políticas de avaliação educacional gerenciais apresentadas no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro servidoras da SME-Natal envolvidas na concepção e implementação do Projeto G para compreender sua criação e implementação. Além disso, foi realizada a análise documental de relatórios e apresentações do Projeto G, disponibilizados pelas entrevistadas; leis nacionais e municipais; e notícias do website oficial da Prefeitura de Natal. Este estudo revelou que o Projeto G foi fortemente influenciado por políticas gerenciais que priorizam resultados quantificáveis, bem como pelas concepções de qualidade mais abrangentes das servidoras da SME. Isso resultou em um projeto complexo e singular, influenciado por diversos contextos, com sua própria dinâmica e ações específicas para escolas de baixo Ideb do município.
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    TCC
    Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria: uma experiência de pesquisa-ação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-17) Cunha, Alzira de Souza Lima; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Sampaio, Marisa Narcizo; Barbalho, Maria Goretti Cabral
    Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação desenvolvida como parte do projeto de monitoria “Avaliação formativa e autoavaliação em licenciaturas”, desenvolvido em uma turma de licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral do projeto era contribuir para a aprendizagem dos alunos de graduação das turmas acompanhadas, por meio da implementação de práticas da avaliação formativa e da autoavaliação da aprendizagem. Desta forma, este artigo tem por objetivo analisar a implementação da prática da avaliação formativa e analisar se a autoavaliação contribuiu para que os educandos se responsabilizassem por sua aprendizagem em sala de aula. Embora o programa de monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tenha como foco o ensino, esse projeto de monitoria, especificamente, faz uma relação entre o ensino e a pesquisa. Neste caso, desenvolve uma pesquisa-ação acerca das ações desenvolvidas de forma que este artigo analisa a pesquisa desenvolvida no projeto de monitoria, a qual utilizou dados coletados em sala de aula, por meio de algumas ações/instrumentos avaliativos: questionário informativo; avaliação por meio de cadernos: refacção da prova; e avaliação dos colegas nos seminários. Nossas análises evidenciaram que mesmo utilizando vários instrumentos, condizentes com a avaliação formativa, não houve a responsabilização por todos os alunos.
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    Tese
    Cantos, encantos e desencantos na educação a distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de administração pública da UFRN
    (2014-01-22) Araujo, Sueldes de; ; ; Cabral Neto, Antonio; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Farias, Maria da Salete Barboza de; ; Chaves, Vera Lúcia Jacob;
    A tese intitulada ―Cantos, Encantos e Desencantos na Educação a Distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de Administração Pública a Distância‖, objetiva analisar a concepção e a implementação do curso de Administração Pública a Distância da UFRN no contexto da expansão do ensino superior e da necessidade de formação de gestores públicos para a implementação de um novo modelo de gestão. De iniciativa do Fórum das Estatais, o curso Piloto de Administração a Distância visava atender, inicialmente, a qualificação dos funcionários do Banco do Brasil. Essa experiência se consolidou depois como um curso regular de Administração Pública a Distância, condição que deu suporte à institucionalização da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Tese parte do pressuposto de que essas iniciativas estão articuladas às mudanças ocorridas no cenário internacional e nacional no qual as tecnologias da comunicação e da informação possibilitaram o redimensionamento da educação a distância e a sua utilização em larga escala. Como método de análise optou-se pelo materialismo histórico dialético, pela possibilidade de identificar, analisar e explicar o movimento do real face às contradições sociais inerentes ao modo de produção capitalista. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica, como forma de aprofundar os conhecimentos, precisar e objetivar o aspecto conceitual do objeto pesquisado; a pesquisa documental que possibilitou complementar informações e desvelar novos aspectos do objeto pesquisado. Por fim, utilizou-se a entrevista semiestruturada, fase que permitiu inferir as percepções dos sujeitos envolvidos sobre a concepção e a avaliação do curso. A análise dos dados evidencia que houve uma significativa expansão dos cursos de Administração Pública a Distância e que no RN a expansão da matrícula é bastante expressiva. No entanto, apesar de se utilizar uma metodologia inovadora, no que concerne a EAD e ao uso dos recursos tecnológicos, o curso mantém uma proposta pedagógica apropriada à modalidade presencial, o que dificulta a realização do mesmo ocasionando desistência. Verifica-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Administração Pública a Distância foi concebido por uma equipe do MEC, de forma verticalizada, sem a participação dos professores, do próprio curso, no processo decisório. Tal ação incidiu sobre a autonomia e a democracia da universidade. Concluiu-se que a estrutura do curso está organizada com momentos presenciais de forma a reduzir a distância entre professores e alunos, no entanto, a opção pelo modelo de EAD com foco na tutoria, em detrimento da mediação pedagógica dos professores, reforça o caráter racionalista técnico-instrumental do curso. O estudo revelou, ainda, que o curso mantém uma gestão centralizada na Secretaria de Educação a Distância/UFRN (SEDIS) e os professores cumprem uma função limitada, fato que não os permite elaborar os conteúdos, os quais são repassados para os alunos em forma de módulos previamente concebidos pelo MEC/PNAP. Por fim, conclui-se, que a Educação a Distância, apesar de contribuir para a expansão dos cursos de graduação no país, apresenta limitações na sua organização tanto administrativa como pedagógica. Todavia, registram-se possibilidades em melhorar a mediação dos professores do curso de Administração Pública a Distância da UFRN, de modo que se oportunize avançar para uma concepção capaz de promover mais interação no âmbito do processo ensino-aprendizagem.
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    Tese
    As condições de trabalho de professores do ensino médio em escolas públicas estaduais da cidade de Teresina-PI
    (2018-02-23) Sousa, Adriana e Silva; Moura, Dante Henrique; ; ; Cabral Neto, Antonio; ; Oliveira, Dalila Andrade de; ; Alves, Giovanni Antonio Pinto; ; Silva, José Moisés Nunes da; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; França, Magna;
    A pesquisa trata das condições de trabalho de professores do ensino médio da rede estadual do Piauí, em Teresina, levando em conta a infraestrutura da escola, a jornada de trabalho, a carreira e o salário. Estabelecemos como objetivo geral analisar as condições de trabalho de professores do ensino médio na rede pública estadual, em Teresina – PI, considerando o contexto socioeconômico, político e educacional do Brasil, do Nordeste e do Piauí, entre 2003 e 2015, e tendo como cenário o processo de reestruturação produtiva. Os objetivos específicos são: investigar as condições de trabalho oferecidas em escolas de ensino médio da rede estadual em Teresina; compreender a organização da jornada de trabalho de professores do ensino médio estadual na referida capital; discutir de que modo as regulamentações da carreira do magistério estadual do Piauí têm impactado as condições de trabalho desses profissionais; analisar se a variação dos salários tem representado melhorias em suas condições de trabalho. Com base no enfoque materialista histórico e dialético, propomos uma metodologia composta da sistematização da problemática através de uma revisão de literatura; da construção de um quadro teórico para auxiliar a compreensão do contexto em que se forjaram as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil e no Piauí; e da pesquisa de campo realizada, inicialmente, em fase exploratória e, em seguida, aprofundada fundamentando-se na entrevista semiestruturada e na pesquisa documental. A análise dos dados revelou que se avançou muito – e pouco – na melhoria das condições de trabalho dos professores da educação básica brasileira e teresinense, no contexto de reestruturação produtiva e de neodesenvolvimentismo, uma vez que elas continuam precárias, sem superar a lógica do capitalismo globalizado, cuja precarização do trabalho é traço estrutural. No caso particular da rede estadual do Piauí, em Teresina, constatamos: as condições de trabalho nas escolas não registram precarização no período analisado, mas ainda há precárias condições de funcionamento reveladas na permanência de prédios antigos com reformas e ampliações insuficientes, na falta de um espaço adequado de estudo, planejamento e avaliação para os professores, na dificuldade de conservar e manter os materiais de apoio ao ensino, na pseudoexistência de espaços para atividades didático-pedagógicas e na existência de situações insalubres, como excesso de calor e barulho; a jornada de trabalho segue a realidade nacional de acúmulo de atividades e desvalorização do tempo extraclasse, possibilitando a autointensificação da docência; há uma precarização da carreira através de perdas de direitos, como o adicional por tempo de serviço, da redução de carga horária, da vinculação de percentuais para gratificações, além da restrita valorização do tempo de serviço e da formação; existem ganhos nos salários, mas estes não obscurecem o fato de que se deixou de ganhar muito com as novas regulamentações que modificam o estatuto salarial, negando a incorporação de valores remuneratórios conquistados anteriormente. A tese defendida é a de que as transformações socioeconômicas, políticas e educacionais ocorridas entre 2003 e 2015 têm repercutido de forma significativa nas condições de trabalho dos professores da educação básica em todo o Brasil, registrando avanços e retrocessos. Nesse contexto, o Piauí não proporcionou expressivos avanços na melhoria das condições de trabalho dos professores de ensino médio da rede estadual, mesmo que o estado tenha registrado importante ascensão socioeconômica nesse período ao beneficiar-se do padrão de desenvolvimento capitalista neodesenvolvimentista. Contraditoriamente, as condições de trabalho desses profissionais foram marcadas por elementos de precarização em um cenário nacional que apontava para a valorização do trabalho, em geral, e do trabalho docente, em particular, e em uma conjuntura estadual que indicava para a melhoria dos indicadores sociais e educacionais.
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    Dissertação
    As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 a 2012)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Brito, Fabiana Erica de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/5319869538210325; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; ; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366
    O estudo denominado As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 - 2012) tem como objetivo analisar a configuração do trabalho docente em escolas da rede Municipal de Currais Novos-RN, entre os anos de 2009 2012, considerando as dimensões da infraestrutura, da formação inicial e continuada e da intensificação e precarização do trabalho docente, no contexto das reformas educacionais da década de 1990. Parte do pressuposto que o trabalho docente é parte constitutiva da sociedade capitalista tendo sido redimensionado a partir das novas exigências postas pelo mundo do trabalho. Para realização da pesquisa foram considerado os dados da pesquisa survey denominada Trabalho Docente na Educação básica no Brasil, ( 2009 - 2010), realizada em sete estados brasileiros sendo eles: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Especificamente para o aprofundamento desse estudo foram selecionadas escolas no município de Currais Novos nas quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 professores (regentes de sala de aula) do referido município. A pesquisa se insere em uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e os instrumentos de pesquisa adotados foram: pesquisa documental, revisão bibliográfica, entrevistas e o questionário. A análise dos dados nos permite inferir que o trabalho docente dos professores dos estados que participaram da pesquisa vem sofrendo a influência das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais e tem assumindo características como a flexibilização, precarização e intensificação e essa tendência também está presente nas escolas que foram pesquisadas no município de Currais Novos. No que se refere às condições dos professores de sala de aula, esses indícios são mais acentuados, tendo em vista que tiveram suas funções e competências ampliadas para além da sala de aula. Os dados evidenciam ainda que, de modo geral, as condições de trabalho dos docentes em âmbito nacional, estadual e local são deficitárias e heterogêneas, aprofundando cada vez a distância entre unidades escolares e redes de ensino. Dessa forma, é importante que sejam implementadas políticas públicas que valorizem o trabalhador docente e melhorem suas condições de trabalho em todas as dimensões que interferem diretamente no seu trabalho
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    Dissertação
    Conselho Municipal de Educação e plano de ações articuladas: o município de Riachuelo-RN (2007-2013)
    (2015-07-30) Franco, Maria Wanessa do Nascimento Barbosa; Moura, Dante Henrique; ; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Azevedo, Márcio Adriano de; ; Morais, Pauleany Simões de;
    O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Observatório de Educação, aprovado por edital 2012 – Projeto Nº 15756 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo este intitulado como “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais”, no período de 2007 a 2012. Nesta pesquisa foram estudadas, especificamente, as implicações do Plano de Ações Articuladas para o desenvolvimento do Conselho Municipal de Educação do Município de Riachuelo-RN. A pesquisa se fundamenta na teoria crítica e adota abordagem qualitativa, tomando a contradição como categoria de análise fundante. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica das entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio de análise de conteúdos. Também se recorreu a fontes documentais. Assim, analisou-se a lei de criação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Riachuelo e também a portaria de atualização das representações do CME. A análise empreendida permitiu concluir que o CME analisado tem fragilidades como, por exemplo, a falta de reuniões sistemáticas; a inexistência de normatização, diretrizes e regimento interno e outros aspectos que comprometem o adequado funcionamento do Conselho. Não obstante, a pesquisa também permitiu identificar que houve algumas mudanças no funcionamento do CME após a implementação do PAR no município, as quais contribuíram, ainda que timidamente, para melhoria educacional. Destarte, o CME de Riachuelo necessita de profundas e rápidas mudanças em seu funcionamento na perspectiva da gestão democrática para que possa efetivamente tornar-se mecanismo de tomada de decisão, com autonomia e participação satisfatória de toda sociedade civil.
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    Tese
    A criação do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Natal (1982 a 1987)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-09) Lemos, Eden Ernesto da Silva; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Ferreira, Gilmar Leite; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Soares, Swamy de Paula Lima;
    Esta tese tem como objeto de estudo a criação do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Natal circunscrevendo-se o estudo, ao período de 1982 a 1987. Objetivamos compreender o processo de criação dos Conselhos Escolares em Natal; para tanto, assumimos a seguinte questão de tese: Quais as dimensões sóciohistóricas do processo de criação dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino de Natal-RN? Nessa perspectiva, assumimos um método que articula duas dimensões: complexificação da consciência e mergulho nos aspectos do objeto de estudo. Complexificamos nossa consciência durante os estudos, dialogando com a concepção de história de Gaddis (2003); o pensamento Sertânico de Barbosa Junior (2017); a complexidade de Morin (2002); a multirreferencialidade de Ardoino (2012) e o decolonial de Grosfoguel e Castro-Gómez (2007). Mergulhamos nos aspectos do nosso objeto de estudo, por meio de diversas fontes históricas. Essas fontes podem ser classificadas como orais e documentais. As orais advieram de entrevistas com seres humanos que participaram dessa Mobilização Social. As documentais foram dessoterradas ao longo da jornada-pesquisa e se constituíram, principalmente, de Leis, cartazes, cartilhas, panfletos, matérias jornalísticas e brochuras. As leituras e as fontes me possibilitaram construir aspectos da história de criação dos Conselhos Escolares da RMEN e, ao mesmo tempo, vivenciar uma pesquisa que me levou a compreender como esse fenômeno da Educação do Município de Natal é complexo e multidimensional na sua vastidão. As evidências nos ajudaram a compreender que a Mobilização Social de profissionais da educação e estudantes secundaristas da RMEN, se constituem na dimensão principal da criação do Conselho Escolar na RMEN, entre os anos de 1982 e 1987.
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    TCC
    Direito à educação de qualidade na perspectiva da educação integral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Souza, Beatriz Matias de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Garcia, Luciane Terra dos Santos; Lopes, Janaína Barbosa; Guedes, Josenilson Viana
    Uma educação básica de qualidade constitui-se em direito do sujeito garantido na legislação em vigor, no Brasil. Considera-se que esse tipo de educação deve possibilitar o desenvolvimento pleno do ser humano. Nesse particular, o Programa Mais Educação, lançado em 2007, pelo governo federal, se propõe a ampliar a jornada dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino do país. Este artigo tem como objetivo analisar como esse programa contribui para efetivar o direito à educação de qualidade, na perspectiva de uma educação integral. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como procedimentos a revisão bibliográfica e documental. Considera-se que os princípios orientadores do programa acenam para uma educação integral, no entanto, por não assegurar mudanças significativas na estrutura física e nos recursos escolares, nem exigir dos responsáveis pela execução das atividades propostas formação pedagógica mínima para o exercício da função, entende-se que, dificilmente, seu objetivo será alcançado.
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    Dissertação
    O direito à educação escolar para mulheres negras (Rio Grande do Norte, 1931-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Alcântara, Paulo Basílio de; Araújo, Marta Maria de; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; http://lattes.cnpq.br/8721387356632256; Corrêa, Rosa Lydia Teixeira; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Medeiros, Mario Lourenço de; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
    A partir de relatos de entrevistas de 27 mulheres que estudaram em fazendas, sítios, povoações e cidades sedes, ou não, de municípios do Rio Grande do Norte, este trabalho de mestrado, concernente à temática educação e o direito de estudar e de aprender de mulheres negras num período de 33 anos (1931-1964) e ao objeto de estudo o direito à educação de mulheres negras de condição social pobre e nascidas nesse Estado, teve como objetivo geral analisar o quão do alcance do direito à educação escolar primária, principalmente, bem como estudos dos níveis secundário e universitário pelas mulheres sujeitos da pesquisa. O corpus documental é constituído de 27 entrevistas, legislação educacional nacional e estadual, mensagens governamentais, censos demográficos, recenseamentos e Constituições federais. A análise do corpus fundamentou-se, essencialmente, nas orientações teórico-metodológicas de Magalhães (2014, 1996), Anísio Teixeira (1959, 2009), John Dewey (1959), Cury (1988/1989, 2002, 2020) e Chizzotti (2016, 2020), quanto à educação escolar como processo de reconstrução e reorganização das experiências humanas; como política socializadora de todos os grupos sociais; como direito civil, direito elementar de aprender e dever do Estado, na garantia das oportunidades de aprendizagens culturais; e como processos formativos diversos pelos quais mulheres se distribuem pela divisão de empregos e profissões públicas e privadas. A história da educação dessas mulheres é a história de uma luta vital para vencerem a pobreza e o analfabetismo de seus pais e, por conseguinte, atingirem certa estabilidade social para si mesmas e para suas famílias, permitida pelos empregos e profissões que caracterizavam o trabalho feminino no período de 1931 a 1964.
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    Dissertação
    Educação e literatura: a relação texto-vida na sala de aula
    (2016-07-28) Santos, Daliane do Nascimento dos; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; ; http://lattes.cnpq.br/1631068514847857; Rodrigues, Lilian de Oliveira; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423
    O estudo investiga o impacto da relação texto-vida na atividade de leitura de literatura em aprendizes do ensino fundamental em situação de mediação pedagógica. Os aprendizes são alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Natal/RN-Brasil. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, envolvendo protocolos da pesquisa exploratória e de intervenção. Na etapa exploratória realizamos entrevista reflexiva com a docente da turma e aplicação de questionário adaptado com aprendizes. Na etapa de intervenção realizamos oito sessões de mediação com o livro A Bolsa Amarela (BOJUNGA, 2005) e o conto Tchau (BOJUNGA, 2008) planejadas e implementadas conforme a experiência de leitura por andaime: pré-leitura, leitura e pós-leitura (GRAVES; GRAVES, 1995). Dentre as atividades propostas na pós-leitura recorremos à atividade de discussão e blog de leitura. Na análise dos dados, nos respaldamos nos estudos da teoria da estética da recepção (JAUSS, 1994, 2013; ISER, 1999; 2013); leitura e literatura (JOUVE, 2002; SMITH, 1989; PETIT, 2009; AMARILHA, 2013; COELHO, 2000) e imaginação, ficção e realidade (HELD, 1980; SARTRE, 1996; VIGOTSKI, 2014; ECO, 1994). Os resultados apontam que a mediação da relação texto-vida favorece a formação de um leitor ativo que pensa sobre o que lê, recorre às suas experiências de vida estabelece articulações com o texto escrito e atualiza-os a medida que seleciona e combina novas informações, construindo assim novos significados dando sentido à palavra escrita. Ao recorrer a relação texto-vida, colocamos em evidência a vida do aprendiz e a sua forma de ler literatura e de ler a vida, de se posicionar como sujeito pensante, que manifesta suas próprias opiniões, tendo vez e voz na escola.
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    Dissertação
    A emergência do projeto de vida no ensino médio em tempo integral no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-24) Queiroz, Lavínia Maria Silva; Azevedo, Alessandro Augusto de; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; http://lattes.cnpq.br/2197510106213420; Oliveira, Meyre Ester Barbosa de; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Momo, Mariangela; Ignácio, Patrícia
    O presente trabalho analisa o conteúdo da disciplina Projeto de Vida, desenvolvida pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), em uma escola de Ensino Médio da rede pública estadual, em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Para tanto, considera os interesses e as relações de saber e poder presentes no âmbito da Lei n. 13.415/17, da Base Nacional Comum Curricular, e dos demais documentos distribuídos pelo ICE para a implantação do Projeto Escola da Escolha, que se centra na disciplina Projeto de Vida como principal proposta de inovação educacional. Tem como objetivo analisar como se deu a emergência da disciplina Projeto de Vida na política curricular do estado do Rio Grande do Norte para o Ensino Médio em Tempo Integral, buscando dar visibilidade aos sentidos que dela reverberam. Estes atuam na produção dos sujeitos juvenis contemporâneos, situando-se numa abordagem qualitativa e priorizando a análise do conteúdo presente em documentos do ICE e, secundariamente, as entrevistas semiestruturadas com profissionais de educação envolvidos nas atividades pedagógicas propostas para a disciplina Projeto de Vida. A pesquisa tem como base teórica as contribuições da abordagem pós-estruturalista, entendendo que os discursos curriculares constituem regimes de verdades e produzem subjetividades, tudo isso implicado em relações de poder. Assim sendo, as principais referências estudadas são os textos de Alice Casimiro Lopes, Michael Foucault e Stephen Ball, em parceria com outros pesquisadores que tratam, respectivamente, de currículo, discursos e produção de políticas. Depreende-se que o Projeto de Vida se revela como um instrumento discursivo de poder-saber que corrobora as propostas do neoliberalismo e imprime um currículo discricionário e controlador de subjetividades.
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    Dissertação
    Ensino médio integrado à educação profissional (2008- 2014): crítica à concepção empresarial em escolas de educação profissional cearense
    (2016-07-29) Nascimento, Ana Carolina Veras do; Moura, Dante Henrique; Santos, José Deribaldo Gomes dos; ; http://lattes.cnpq.br/1317529947912305; ; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; ; http://lattes.cnpq.br/6134119950042102; Guedes, Gilmar Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Azevedo, Márcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983
    Esta dissertação consiste em uma investigação sobre a Educação profissional, mais precisamente uma analise da concepção político-pedagógica do Ensino Médio Integrado a educação profissional de nível médio presente na Rede de Escolas Estaduais de Educação profissional (EEEP) do Ceará expressa nos documentos que fundamentam esta oferta educacional, considerando o período de 2008 a 2014. A fim de alcançar esse objetivo, tomamos por base uma análise da legislação das políticas educacionais brasileiras no que se refere à educação profissional, além de analisarmos os documentos norteadores de tal proposta no Estado do Ceará. A pesquisa é de natureza teórico bibliográfica referenciada nos pressupostos clássicos do marxismo e em autores contemporâneos que se assentam no materialismo histórico dialético, portanto, nossa investigação buscou aproximar o máximo possível nosso objeto em estudo ao movimento do real. Ao optarmos por essa metodologia, consideramos necessário apresentar no primeiro capítulo, o trabalho como categoria central da sociabilidade humana e fundante dos complexos sociais. Discutimos as relações entre trabalho e educação desde o comunismo primitivo, apontando que as alterações históricas das formas de trabalho, transformaram também o processo educativo, pois o conhecimento historicamente acumulado passou a ser propriedade da classe dominante. Tal fato acabou repercutindo diretamente no processo histórico de dualidade educacional sendo intensificado com a chegada do desenvolvimento capitalista. Diante desse paralelo, resgatamos o conceito de omnilateralidade, apontando-o como necessário para a busca da integralidade do ser humano. No capítulo seguinte, discutimos o estágio atual de produção e reprodução social do capital, que desdobra-se sobre o complexo educacional alterando-o a seu favor. Consideramos, nessa discussão, as alterações ocorridas no sistema capitalista, principalmente a partir da crise ocorrida na década de 1970, que encontrou como pilares para sua recuperação a reestruturação produtiva, o neoliberalismo, a globalização e o pensamento pós-moderno. No capítulo três apresentamos as alterações ocorridas no complexo educacional, principalmente na educação profissional que teve como suporte a pedagogia das competências e os pilares educacionais estabelecidos pelas agências multilaterais, além disso, apresentamos as disputas ocorridas no seio da sociedade brasileira em torno da ideia de formação profissional. No quarto e último capítulo, discutimos o panorama geral de implementação das EEEPs no Ceará e, principalmente, o documento norteador de tal proposta -TESE/TEO- que apresenta uma ideia de profissionalização voltada para uma filosofia empresarial como solução de formação dos trabalhadores. Desse modo, buscamos apresentar o discurso da qualificação profissional voltado para a empregabilidade, que destina uma formação cada vez mais unilateral voltada para os anseios do capital em crise. Concluímos que a TESE não corresponde a concepção de educação integral defendida ao longo da dissertação, se afasta completamente dos anseios de emancipação dos trabalhadores, na realidade amarra cada vez mais a educação aos ditames das exigências do mercado.
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    Tese
    Estágio Supervisionado na formação de professores em serviço dos anos iniciais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-23) Honório, Mirtes Gonçalves; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; ; http://lattes.cnpq.br/7716577944700509; Mendes, Bárbara Maria de Macedo; ; Melo, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/8175989249772475; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; Ferreira, Maria Salonilde; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893
    Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre as possibilidades e os limites de o Estágio Supervisionado em um curso de Formação de Professores em Serviço dos anos iniciais do ensino fundamental realizado por meio de convênio entre a Universidade Federal do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina (Pi) UFPI/PMT, oferecer subsídios a práticas pedagógicas que contemplem a realidade dos alunos que vivem, trabalham e/ou estudam em escolas localizadas no meio rural. A investigação fundamenta-se em uma abordagem teórico-metodológica que situa o objeto de estudo na perspectiva crítica e utilizando como procedimentos: pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e registro fotográfico. Constituíram sujeitos da pesquisa 10 (dez) professores egressos do curso promovido pela UFPI concluintes em 2006 e que desenvolvem atividades docentes em escolas situadas no meio rural no município de Teresina-PI, 2 (duas) professoras supervisoras de estágio da UFPI e a coordenadora do curso. A análise do objeto evidenciou que, historicamente, as políticas educacionais modificaram-se, mas não aconteceram rupturas nos padrões tradicionais de formação de professores, o suficiente, principalmente nas propostas curriculares, em face das mudanças requeridas pela sociedade informacional e global. Constatamos, ainda, que, no Estágio Supervisionado, o processo de reflexão crítica sobre a prática pedagógica foi viabilizado, parcialmente, e suscitou a reconstrução de saberes específicos ao fazer pedagógico de modo a conduzir o processo ensino-aprendizagem articulando diferentes realidades do ensino fundamental e enfrentando situações decorrentes de práticas conservadoras em relação ao ensino no meio rural. Contribuiu, portanto, esse componente curricular para redimensionar, em parte, a ação pedagógica dos(as) professores(as) egressos(as). Acena, também, a pesquisa para estudos similares na perspectiva de superar o modelo atual de formação de professores que não corresponde aos reclamos da sociedade em mudanças e à crise do capital, com repercussões imensuráveis no mundo do trabalho. A contemporaneidade reclama por uma Universidade que forme profissionais capazes de conduzir os destinos da sociedade, sendo que a formação de professores é uma demanda política e social sobre a qual é corresponsável
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    Dissertação
    Expansão da formação docente inicial: os cursos de licenciatura presenciais no Brasil (2003-2014)
    (2018-02-28) Pinheiro, Maria Paula de Melo Pereira; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Camargo, Arlete Maria Monte de; ; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos;
    No contexto social contemporâneo, a produção do conhecimento e a sua atualização acerca da educação superior tornaram-se imperativas, visto que, entre outros fatores, a expansão e democratização do acesso a esse nível de educação constituem-se desafios relevantes para a construção e implementação das políticas voltadas para esse campo, assim como para as instituições que as executam, particularmente, as Instituições de Ensino Superior (IES), como componente das ações no enfrentamento das desigualdades sociais e econômicas que conformam as sociedades na atualidade. Este trabalho trata, pois, de analisar o processo de expansão da formação docente inicial em cursos de licenciatura presenciais no Brasil, no período de 2003 a 2014, considerando a organização acadêmica e categorias administrativas. O objetivo foi definido a partir da questão: como se configurou o processo de expansão da formação docente inicial em cursos de licenciatura presenciais no Brasil no período de 2003 a 2014? Tendo em vista os objetivos propostos para o estudo, é preciso analisar a questão sob distintos ângulos. Assim, a base empírica da pesquisa foi constituída pelos dados estatísticos referentes ao objeto de estudo disponíveis no sítio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental e construção e análise de série histórica. Tomamos, também, como dimensões analíticas, a expansão do ensino superior e a formação docente inicial em cursos de licenciatura. Este estudo evidenciou um aumento no número de cursos e matrículas nas licenciaturas presenciais no Brasil nos anos analisados. Todavia, ainda que se constate um acréscimo no número de cursos e de matrículas nas universidades, o crescimento percentual maior adveio em outros modelos de instituições, sobretudo, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), corroborando o entendimento de que há uma tendência da formação ocorrer fora das universidades, principalmente, das universidades públicas estatais, instituições de referência nesse tipo de atividade. A categoria pública obteve, no período, o maior aumento nos cursos e matrículas de licenciatura presenciais. Verifica-se ainda, nesses anos, que, apesar do esforço demonstrado pelos governantes no sentido da oferta de cursos de licenciatura, ainda subsiste um expressivo número de professores que atuam sem a devida qualificação. Diante do atual contexto que se caracteriza pelos desmontes da educação pública no Brasil, particularmente da educação superior, e pelo descaso com o processo formativo do professor, ressaltamos nossa preocupação com o fato da formação docente inicial se consolidar a serviço do capital e nas mãos dos grupos empresariais, conforme os preceitos neoliberais.
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