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Navegando por Autor "Gama, Leonardo Rocha da"

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    Dissertação
    Ginástica e ética na escola: Apontamentos para compreender a convivênca humana.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-15) Gama, Leonardo Rocha da; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; ; http://lattes.cnpq.br/3773005402983623; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
    O cotidiano docente nos invoca a responder questões que cercam a ação educativa, o que constitui exercícios de ética e de política de nós professores, considerando a responsabilidade que nos é apresentada em circunstância da perspectiva que criamos quanto a formação de nossos alunos. Considerando a Escola Municipal Terezinha Paulino como palco do cotidiano docente a qual investimos, e por fim, o Grupo Ginástico dessa escola (GGTP), como prática pedagógica, especificamente tratada no decorrer desse estudo, lançamos mão das seguintes questões: 1. Quais os indicadores éticos presentes na experiência vivida pelos integrantes do GGTP? 2. Qual o sentido destes indicadores para os integrantes do GGTP? 3. Esses sentidos configuram uma dimensão sócio-política da formação dos sujeitos envolvidos? Que dimensão sócio-política é essa e qual a sua contribuição para pensar a Educação Física na escola? A partir destas questões, destacamos nossos objetivos nessa pesquisa: investigar a experiência educacional vivida no GGTP, tendo como enfoque os elementos éticos que as caracterizam, bem como refletir a relação desses elementos na dimensão sócio-política da Educação Física na escola. Visando responder as questões iniciais e alcançar nossos objetivos, recorremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) como aporte metodológico dessa pesquisa. A partir do mesmo foi que chegamos aos dois eixos de discussão aqui relacionados: condutas relacionais da convivência e condutas relacionais indesejáveis e não-sociais. São próprios das condutas da boa convivência: união, cooperação, solidariedade, fraternidade, conversa, diálogo, amor, confiança, responsabilidade, compromisso, dedicação, aplicação, respeito, partilha, compartilhar, gratidão, companheirismo, benevolência. Correspondem as condutas indesejáveis ao bom convívio: intriga, contenda (disputa), vaidade, arrogância, raiva, ira, fúria, nervosismo, ansiedade e medo. Perpassa a discussão das categorias, o conjunto de conhecimentos produzidos por diferentes autores, entre eles predomina Humberto Maturana, ora relacionado à alguns de seus principais parceiros, José Varela, Gerda Verden-Zöller e Sima Nisis de Rezepka. Embora menos freqüente, abordaremos outros autores, entre eles Edgar Morin e Paulo Freire, para ampliar, articular, e assim, contribuir para alicerçar os apontamentos, conteúdos desse estudo. Além do capítulo introdutório, constituí o conteúdo dessa dissertação: ética: compreensões textuais; o caminho metodológico; condutas relacionais da convivência; condutas relacionais indesejáveis e nãosociais; ginástica geral como aposta ética e política na formação humana. Em ética: compreensões textuais, fazemos uma breve introdução para distinguirmos o campo ético a qual estaremos avançando; em o caminho metodológico, descrevemos brevemente a aplicação da análise de conteúdo (BARDIN, 2007); em condutas relacionais da convivência, assim como, nas condutas relacionais indesejáveis e não-sociais, apontamos os sentidos discutindo-os alicerçados pelo aporte teórico dessa pesquisa; por fim, em ginástica geral como aposta ética e política na formação humana, apontamos algumas possibilidades para a prática da ginástica e da Educação Física escolar, assim como, para pensar a educação pelo viés da formação humana.
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    Livro
    Movimentos de afetos: ressonâncias, recortes e memórias do método dança-educação física
    (ANDA, 2023-10-12) Vieira, Marcilio de Souza; Gama, Leonardo Rocha da; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796
    Este é um livro que transborda afetos e memórias do Método Dança-Educação Física (MDEF) e consequentemente de seu criador, Edson Claro. Aqui, os textos/falas são compilações da I Jornada Internacional Edson Claro que ocorreu nas dependências do Departamento de Educação Física e do Laboratório VER, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e reuniu pesquisadores, professores, amigos, alunos e demais pessoas interessadas em saber mais sobre o MDEF. Por três dias discutimos e refletimos o legado de Edson Claro: o Método Dança-Educação Física. Para além do método, foram abordadas as relações do MDEF com a fenomenologia, com a própria Dança e a produção científica e artística a partir dos grupos e companhias de dança criados por Edson Claro na cidade do Natal e na UFRN, a saber: Acauã Cia de Dança, Grupo de Dança da UFRN, Gaia Companhia de Dança, Companhia dos Meninos, dentre outros que foram significantes para o fazer Dança na universidade. Também dentro da seara do MDEF, teceu-se reflexões sobre a consciência corporal e os estudos do Grupo de Estudos de Natal (GEN).
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