Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Damodara: uma pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-23) Góes, Aja Devi Dasi Soares Abreu de; Gaulke, Tamar Genz; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/0322429105653987; Oliveira, Mario André Wanderley; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
    Este trabalho teve como objetivo geral compreender o processo de planejamento, implementação e avaliação de atividades com música védica em uma turma de Educação Infantil no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da UFRN. Como objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. Os conceitos de Música e Educação Musical como Prática Ética proposto por Wayne Bowman e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico juntamente com a compreensão de música como cultura. A presente Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: Bhuddhi Yoga: Uma Reflexão Sobre A Ação; Veda: Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Maunan: Aqui e Agora e Kaumara: Do Imaginário ao Concreto, um Ato Criativo. Nessa perspectiva, esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro de um viés ético comprometido com a diversidade. Conclui-se que é possível transpor a educação infantil e chegar aos demais níveis da educação básica trazendo possibilidades interculturais com práticas éticas e voltadas para o protagonismo dos alunos. As vivências que aqui se encontram também podem, em alguma instância, contribuir para a formação de professores na área da educação musical, especialmente na formação de um educador que vá além dos conteúdos técnicos musicais e envolva seus alunos nas atividades musicais de uma maneira prática como aborda Wayne Bowman. Além disso, a diversidade cultural na formação do professor é cada vez mais necessária e práticas com a cultura védica podem contribuir para a ampliação do repertório educativo musical dos professores.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM