Navegando por Autor "Freitas Neta, Antônia de"
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TCC A biblioteca escolar e a Lei 12.244/10: uma análise de sua aplicabilidade em duas escolas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Kadja Leandro do; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEstuda as concepções da Lei 12.244/10, criada no intuito de fortalecer o espaço da biblioteca escolar nas escolas públicas e privadas, além de reconhecer a importância do bibliotecário como agente colaborador para o processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade da lei 12.244/10 em duas escolas da cidade do Natal/RN. Objetiva especificamente: estudar aspectos relativos à essa lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país; averiguar a situação das bibliotecas das escolas analisadas e a contribuição dessas unidades de informação para o processo de ensino e aprendizagem no contexto em que estão inseridas; identificar o impacto da atuação do profissional bibliotecário e as principais atividades desenvolvidas no âmbito de uma das escolas analisadas; estabelecer comparações entre ambas as instituições analisadas em relação aos esforços empreendidos para a aplicabilidade da lei e a contribuição do profissional bibliotecário no cumprimento do seu papel enquanto agente fomentador das boas práticas de uso da biblioteca no contexto escolar. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso exploratório e descritivo de caráter quali-quantitativo – cuja pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários e a utilização do método comparativo com duas unidades de informação inseridas em instituições de ensino privadas. Destaca reflexões através da comparação realizada entre as duas escolas, enfatizando as diferenças entre elas no que diz respeito à biblioteca escolar. Conclui enfatizando a importância da atuação do profissional bibliotecário como agente mediador no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, bem como agente contribuinte para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços da unidade de informação em instituições de ensino.TCC O acesso à informação e sua contribuição como valor social para as pessoas com deficiência visual(Biblioteconomia, 2012) Santos, Christiane Gomes dos; Freitas Neta, Antônia deTCC Arquivos eclesiásticos: o batistério como fonte de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Michele Rodrigues; Freitas Neta, Antônia de; Borba, Maria do Socorro Azevedo; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deA relação da sociedade com a documentação eclesiástica já foi mais intensa, houve períodos em que o estado e a igreja se confundiam. Atualmente, devido a laicização do estado, têm-se um decréscimo neste interesse. Contudo, este fato não representa o fim da importância do arquivo eclesiástico, pois, este acervo possui uma relação histórica muito forte com a sociedade, além de possuir, informações de valor Legal, Administrativo e Religioso. Mesmo com estas questões decorrentes da modernidade; o Brasil, ainda é um dos países com mais católicos do mundo, isso faz, com que a documentação originada na igreja, seja ainda muito importante. O primeiro sacramento que introduz o fiel no meio católico e o permite realizar outros sacramentos, é o Batismo. Por ser tão valoroso para a sociedade, este registro se faz em livros, intitulados Livros de Registro de Batismo, e deveria receber o tratamento devido, visto que é um bem para a posteridade. A realidade é um pouco diferente, o que se vê são as documentações desorganizadas e mal preservadas, ocorrente do descaso e muitas vezes até, pela falta de conhecimento sobre a importância deste documento.TCC Biblioteca escolar no Brasil: competências e atribuições do bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Brito, Kaluza Lunara Bezerra da Silva; Tarragó, Nancy Sánchez; Tarragó, Nancy Sánchez; Freitas Neta, Antônia de; Noronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosApresenta a biblioteca escolar no espaço da rede pública de ensino básico com o propósito de mostrar a importância e auxílio do profissional bibliotecário como colaborador no processo pedagógico de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, ele contribui para a construção do conhecimento dos educandos em escolas públicas e privadas de educação básica no Brasil. Pretende-se como objetivo geral, analisar as competências e atribuições do profissional bibliotecário no processo de ensino e aprendizagem como instrumento de apoio pedagógico, contribuindo com avanços significativos na construção do conhecimento dos alunos das instituições públicas de educação básica no Brasil. Averigua as atribuições, identifica conhecimentos e ações educativas como mediador da informação em escolas públicas e privadas de educação básica no Brasil. Destaca a importância e a influência das práticas pedagógicas na biblioteca escolar e do fazer do profissional bibliotecário nas escolas brasileiras no procedimento de ensino e aprendizagem na educação básica, tendo também como discussão a Lei 12.244/10 a respeito da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino no Brasil e a Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962 que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício e atribuições. Quanto à metodologia utilizada, optou-se por um estudo fundamentado em levantamentos bibliográficos com base em fontes documentais. Conclui-se que, o profissional bibliotecário deve trabalhar em parceria com os professores, contribuindo para a evolução do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, colaborando enquanto mediador da informação com competência e habilidades, reunindo esforços na construção do conhecimento do aluno, desenvolvendo ações em favor da biblioteca escolar. A biblioteconomia tem origem tecnicista no tocante à organização da informação, porém, o conhecimento que o profissional bibliotecário assume, supera as atribuições e responsabilidades que vai além de questões pertinentes a usabilidade da informação, tais como: proatividade no atendimento as necessidades informacionais dos usuários e tomada de decisão; estudo e orientação de usuários; liderança e gestão de bibliotecas; habilidade organizacional; inovação e criatividade entre outras competências pertinentes ao profissional bibliotecário. Portanto, existe uma demanda de serviços na biblioteca escolar que perpassa a capacitação de acessibilidade a informação no processo de ensino e aprendizagem para a geração e construção do conhecimento.TCC Biblioteca Pública Câmara Cascudo: desempenho frente às funções propostas pela UNESCO(Biblioteconomia, 2003-09-28) Oliveira, Claudia Simone Felipe de; Freitas Neta, Antônia deTCC Biblioteca pública Maria Nazinha Ferreira como parte integrante da história do município de São Miguel do Gostoso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Renata Jovita Granze de; Freitas Neta, Antônia de; Marques, Tércia M. S. de Moura; Marques, Tércia M.S de M; Felipe, Carla Beatriz MarquesEstuda a biblioteca pública Maria Nazinha Ferreira do município de São Miguel do Gostoso, aproximando-a dos conceitos relativos à gerência e usabilidade como local de informação e cultura. Explana sobre a biblioteca pública no Brasil desde sua origem com a vinda da família real portuguesa para o Brasil e os seus primórdios no século XIX, e no Estado do Rio Grande do Norte desde a fundação da biblioteca Câmara Cascudo, contextualizando historicamente a realidade vivida por esta unidade informacional. Analisa as características desta biblioteca e de seu acervo, conferindo que o centro de informação apresenta mais que o esperado em estrutura física, apontando suas carências, percebendo sua singularidade em meio ao espaço e tempo na área urbana de São Miguel do Gostoso. Aponta os aspectos institucionais sugerindo a potencialização das técnicas observadas no local. Descreve os procedimentos metodológicos indiretos presentes na instituição – como classificação, logística de circulação, processos técnicos entre outros - contando com detalhamento os procedimentos desta pesquisa. Realiza uma análise prismática no âmbito da historicidade e serviços/benefícios à comunidade a partir de informações coletadas in loco, aproveitando-se do ineditismo do conteúdo, uma vez que o município pouco possui em termos de pesquisas e estudos, sendo assim, com ambiente propício para a exploração e possibilidade de pesquisa cativante e simpática acerca da história da cidade de São Miguel do Gostoso.Apresentado em Evento O bibliotecário como mediador no processo de transferência da informação para pessoas com deficiência visual(2011-08-07) Maia, Maria Aniolly Queiroz; Maia, Samya Maria Queiroz; Dantas, Thiago Rodrigues; Freitas Neta, Antônia deTCC O bibliotecário escolar no processo de ensino-aprendizagem: a atuação do profissional em instituições particulares de Ensino Médio de Natal(Biblioteconomia, 2005-12-12) Bispo, André Balduino; Freitas Neta, Antônia deTCC Competência em informação no âmbito escolar: o professor como agente de competências e habilidades informacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lima, Janaina Rego da Silva; Carvalho, Luciana Moreira; Carvalho, Luciana Moreira; Freitas Neta, Antônia de; Oliveira, Ivanny Rhavenna Medeiros deAnalisa o uso das novas tecnologias no contexto escolar e a habilidade em competência em informação para professores imigrantes digitais, alicerce indispensável para a interação pedagógica no âmbito educacional. Estabelece conceito de imigrante digital e nativo digital, destacando o papel da biblioteca escolar e da competência em informação dos docentes como forma de otimizar as práticas de ensino, através de mediação do ensino-aprendizagem e a adaptação do professor imigrante digital com as tecnologias de informação e comunicação. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, e utiliza como método o estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas a revisão bibliográfica e a entrevista estruturada, analisando o uso das novas tecnologias e de como os professores se apropriaram desse novo contexto. Considera que a competência em informação está conectada ao processo de ensino aprendizagem. Destaca o papel do bibliotecário como agente mediador entre professor e as fontes de informação. Conclui-se que a informação na era digital precisa ser direcionada e que os indivíduos envolvidos nesse processo devem possuir habilidades e competência em informação para que canalizem sua busca e disseminação, e nesse sentido, os professores imigrantes digitais devem buscar desenvolver práticas educacionais aliadas às tecnologias digitais. Além disso, acreditamos que o bibliotecário, atuante em biblioteca escolar é necessário para o desenvolvimento de habilidades e competência em informação, através da mediação de conhecimento para professores e alunos.TCC Conservação de documentos históricos: o acervo permanente do Tribunal Regional do Trabalho – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Sousa, Danila da Silva e; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira; Freitas Neta, Antônia deAborda a importância geral e legal da conservação documental para os arquivos públicos. A preservação destes documentos, independentemente de suportes e formatos depende de procedimentos específicos, adotados desde a produção, acondicionamento, até o armazenamento físico. Objetiva de modo geral descrever a conservação documental do acervo histórico do Setor de Gestão Documental e Memória do Tribunal Regional do Trabalho (TRT RN), 21ª Região, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, apresentar conceitos relativos a preservação, restauração e conservação documental e enfatizar a importância legal em relação a estes conceitos. Apresenta leis, decretos e normas públicas pertinentes à preservação documental, evidenciando os aspectos legais da atividade. Trata-se de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, tendo como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas com servidores que atuam ou atuaram no TRT-RN. Buscou-se, como aporte teórico, pesquisas bibliográficas que permitiram descrever os procedimentos relativos à conservação dos documentos. Verificou-se que o Setor de Gestão Documental e Memória do Tribunal desenvolve relevante trabalho relativo a preservação de sua documentação arquivística. Elencou-se pontos positivos e negativos nas práticas encontradas quanto ao acervo arquivístico, comprovando a premência de maior empenho para que a preservação, através da conservação documental, seja realizada de maneira satisfatória.TCC A escrita como fator determinante para o desenvolvimento da humanidade(Biblioteconomia, 2003) Anita Neta, Ana; Freitas Neta, Antônia deTCC Estudo de satisfação dos usuários da Biblioteca Nísia Floresta Brasileira Augusta do IFRN - Campus Parnamirim(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-01) Silva, Luis Mateus Paiva da; Silva, Eliane Ferreira da; Freitas Neta, Antônia de; Felipe, Carla Beatriz MarquesApresenta um estudo de satisfação dos usuários da Biblioteca Nísia Floresta Brasileira Augusta do Campus Parnamirim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) cujo foco é o seu aspecto estrutural. O objetivo geral desse estudo é indicar o nível de satisfação dos usuários da Biblioteca em relação a sua estrutura física, e os objetivos específicos são mensurar a satisfação dos usuários em relação aos ambientes da Biblioteca; medir a satisfação dos usuários em relação aos recursos físicos da Biblioteca; quantificar a satisfação dos usuários em relação à disposição do acervo da Biblioteca; e identificar se os usuários têm críticas e/ou sugestões sobre a estrutura da Biblioteca. Para tanto, emprega os métodos indutivo e estatístico, além da pesquisa bibliográfica sobre os temas nele tratados, a saber: estrutura física de bibliotecas; bibliotecas escolar, universitária e mista; e estudos de usuários. Além disso, para a coleta de dados, emprega o questionário de autoaplicação, com uma amostra formada por alunos usuários da biblioteca. Finalmente, conclui que o nível de satisfação dos usuários da Biblioteca Nísia Floresta Brasileira Augusta do Campus Parnamirim do IFRN em relação a sua estrutura física é bom e sugere que o aspecto estrutural seja mais considerado nas pesquisas científicas, e que sejam realizados mais estudos de usuários na biblioteca do Campus Parnamirim que englobem tanto o aspecto estrutural como os demais aspectos dessa unidade de informação.TCC Formação do leitor na perspectiva de uma biblioteca escolar ideal(Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2009) Silva, Normélia Guedes da; Freitas Neta, Antônia deTCC Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas: estudo de caso na Biblioteca da Capitania das Artes – RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Azevedo, Thiago José Targino de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia deO trabalho tem como objetivo geral apresentar a realidade das bibliotecas públicas, especificamente no que tange a questão da formação e desenvolvimento de coleções. para atingir o objetivo geral foram utilizados os seguintes objetivos específicos: Demonstrar os critérios utilizados para a realização do processo na instituição, analisando se ela esta sendo usada corretamente pela instituição, utilizando a teoria como base para essa analise; Mostrar a realidade do processo de gestão de uma unidade de informação no setor público; Contribuir para a literatura sobre a formação e desenvolvimento de coleções para a biblioteca pública, funcionando como uma obra de referência para os estudiosos do tema. Para isso resolveu-se utilizar o método do estudo de caso, aplicando como modelo a Biblioteca da Fundação Capitania das Artes, Esmeraldo Siqueira, que é uma biblioteca pública municipal do município de Natal-RN. Aplicou-se como método de pesquisa a exploratória, para descobrir na pratica como funcionava o processo, bibliográfica, para analisar toda a teoria por trás do processo e assim poder analisa-lo, a pesquisa qualitativa para avaliar concretamente como o processo funcionava na prática e a pesquisa descritiva para descrever tudo que foi coletado. Resolveu-se utilizar a observação não-participante, como forma de avaliar o ambiente, para que depois pudesse ser aplicada uma entrevista não-dirigida a bibliotecária da unidade de informação. Os resultados mostram que o processo de formação e desenvolvimento de coleções não ocorre de uma maneira satisfatória, e um dos principais fatores para isso é a ausência de uma plano de gestão mais eficiente, incluindo nesse aspecto a falta de instrumentos de gestão, como é o exemplo da politica de formação e desenvolvimento de coleções, considerando um instrumento gerencial fundamental em bibliotecas.TCC Marketing em unidades de informação: estratégias de promoção e comunicação de serviços na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Lima, Vanusia Edna Leite de; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEstuda aspectos relativos ao Marketing em instituições que não visam lucro, especificamente em unidades de informação. Apresenta conceitos e tipologias associados ao Marketing como um conjunto de estratégias que visam satisfazer as necessidades dos usuários. Objetiva analisar a aplicação das estratégias de marketing pela Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM). Visa especificamente estudar questões concernentes à aplicação do Marketing em unidades de informação; verificar se existe um plano de Marketing elaborado e atualizado para a BCZM; identificar quais as estratégias implementadas para a promoção e comunicação dos serviços dessa unidade de informação. Utiliza como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, documental, exploratório, descritivo e monográfico (estudo de caso), utilizando também um estudo qualitativo mediante a técnica de observação não participante e aplicação de entrevista semiestruturada com a comissão de marketing da unidade de informação. Conclui que, apesar da existência de uma comissão de marketing formada desde 2010, não existe um plano de marketing que direcione as ações de marketing no âmbito da biblioteca. Ressalta que a análise do regimento interno da biblioteca datado de 2013, também não contempla especificamente a elaboração de um plano de marketing. Evidencia a inexistência de estudos de usuários ou ações de pesquisas em andamento voltadas para a unidade de informação medir o grau de satisfação da comunidade usuária em relação aos serviços da biblioteca para fins de aquisição de indicadores confiáveis para o direcionamento das ações de marketing. Destaca que o marketing realizado na biblioteca analisada é incipiente, o que pode ser decorrente de um componente principal para essa implementação: indicadores que revelem a satisfação e expectativas da comunidade usuária da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte.TCC NBR 14724: aplicação técnica em trabalhos de conclusão do curso de biblioteconomia/UFRN-2011(Biblioteconomia, 2012) Silva, Scilla Gabel da; Freitas Neta, Antônia deTCC O arquivo do jornal “O diário de natal”: propostas para a preservação da memória potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Santos, Daniele Larisse de Andrade; Freitas Neta, Antônia de; Francisco de Assis Norberto Galdino de Araújo; Freitas Neta, Antônia de; Barbosa Neto, Pedro Alves; Coelho, Maria da Conceição GuilhermeDesde tempos remotos o homem sente a necessidade de registrar fatos, histórias e memórias. As pinturas rupestres, o papiro, o pergaminho, a invenção da imprensa por Gutenberg, e os atuais computadores comprovam essa necessidade de registrar. O estudo aborda o conceito das seguintes instituições de memória: bibliotecas, arquivos e museus, enfatizando uma delas em específico - o arquivo. Objetiva-se de modo geral, compreender quais são as práticas de preservação documental adotadas pelo arquivo do jornal “O Diário de Natal” para a preservação da memória do estado do Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos da pesquisa compreendem: analisar se são adotadas pelo arquivo as medidas de conservação e restauração para trato do acervo documental; ressaltar a importância da preservação documental para a ciência da informação; evidenciar a preservação da memória potiguar, e por último, conscientizar o público alvo da pesquisa sobre o seu direito ao acesso à informação. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se o método de abordagem indutivo e os métodos de procedimento histórico e monográfico. A partir da metodologia utilizada observou-se que as práticas de preservação não são executadas plenamente. É imprescindível a viabilização de recursos para o arquivo do jornal “O Diário de Natal”, tendo em vista que nele encontra-se um número significativo de documentos que fazem parte da memória do estado. Para isso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte necessita de parceiros públicos e privados para realizar as devidas melhorias desse valoroso acervo.TCC Programa de bibliotecas rurais Arca das Letras no Rio Grande do Norte(Biblioteconomia, 2012) Almeida, Edson Marques; Freitas Neta, Antônia deTCC A responsabilidade dos arquivos nas tomadas de decisões(Biblioteconomia, 2003) Paz, Joseane Maria; Freitas Neta, Antônia deTCC Uma cidade entre fluxos: Natal e as informações cotidianas no Jornal “A República” (1941-1942)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Fernanda Carla da Silva; Carvalho, Luciana Moreira; Freitas Neta, Antônia de; Freire, Diego José FernandesObjetiva retratar a informação cotidiana na cidade de Natal através da análise e identificação das informações que circulavam no jornal A República entre os anos de 1941 e 1942. Pretende-se categorizar essas informações, construir um mapa conceitual através da tipologia categorizada e contribuir para o estudo da informação cotidiana em Natal no período da Segunda Guerra. A partir do período em consideração, diversas mudanças e costumes faziam parte da sociedade nesse momento da história, que com diversos pressupostos sociais, políticos e culturais, levam a informação cotidiana, por meio da mídia na cidade a passar por um processo de mudança, que vem desde a implantação do Estado Novo. Temos a hipótese que há um aumento de disseminação de informações e novos tipos de informação no jornal A República, mesmo que esse passasse por um processo de silenciamento devido à censura do governo. Como metodologia, utiliza o método de abordagem indutivo, métodos de procedimento histórico, buscando localizar historicamente essa análise de informação cotidiana, com método monográfico, pesquisa documental indireta e através da base bibliográfica. A pesquisa qualitativa, para análise dos resultados da pesquisa documental, com criação do corpus dos jornais e uso da metodologia de semana artificial, como parte de criar amostragem de documentos periódicos, fazendo por fim, analise de conteúdo. Os resultados obtidos foram traçados por meio de mapas conceituais, mostrando as modificações na maneira de informar em detrimento da estrutura do Estado Novo. Podemos considerar finalmente, que a maneira de informar, tem todos os seus moldes dados pelo governo, suas mudanças e alterações são reflexos do silenciamento e censura a qual o jornal é submetido.