Navegando por Autor "Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira"
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Dissertação Avaliação da habilidade de comunicação dos estudantes de medicina para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal de alto risco(2018-12-03) Rodrigues, Larissa Cynthia César; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; ; Porto, Magda Moura de Almeida; ; Freitas, Marise Reis de;As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva para a competência clínica representa um desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Trata-se de estudo com métodos mistos sequenciais e abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em Tocoginecologia participaram de consulta simulada, gravada em áudio e video, direcionada para conhecimentos específicos e habilidades para comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de Análise de Conteúdo Temática Categorial sugerindo a potencialidade do método para os objetivos propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho, sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no pré-natal. Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim inseridas em seus currículos de graduação.Dissertação A consulta interprofissional como estratégia de educação interprofissional na formação profissional em saúde(2019-05-30) Zenaide, Felipe Nóbrega; Costa, Marcelo Viana da; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; ; ; Rossit, Rosana Aparecida Salvador; ; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz;A realidade dos serviços de saúde com indicadores insatisfatórios, alto custo e pouca efetividade mostra a necessidade de mudança urgente. Este cenário tem sido alcançado como reflexo da formação dos profissionais da saúde de forma isolada, fragmentada e com pouca comunicação e interação. A educação interprofissional com o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe tem se mostrado como estratégia eficaz para esta transformação. Partindo dessa problemática a pesquisa teve o objetivo de explorar os princípios teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional através da inserção dos residentes de Medicina (ginecologia e obstetrícia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmacologia e Nutrição na consulta interprofissional de pré-natal. Trata-se de um estudo de caso observacional de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram residentes, do programa multiprofissional e médica do Hospital Universitário Ana Bezerra, que participaram de consultas de pré-natal interprofissional. O grupo de discussão foi adotado como técnica de coleta de dados, a partir de casos atendidos nas consultas de pré-natal interprofissional. A análise do grupo de discussão foi realizada através de três fases: uma préanálise com as expectativas do pesquisador, a análise do discurso grupal com a captação da linguagem verbal e não verbal, consensos e dissensos e uma fase reflexiva com as contestações entre a primeira e a segunda fases de análise. Os resultados foram o desenvolvimento de competências colaborativas como clareza de papéis, centralidade no usuário já no primeiro encontro, seguido por funcionamento em equipe, liderança colaborativa no segundo encontro de forma a surpreender as expectativas dentro da pré-análise com assimilação e aplicação durante as consultas seguintes das competências trabalhadas. A evolução do grupo ao longo dos encontros teve uma trajetória positiva, evidenciando as potencialidades referentes à atenção pré-natal, confirmando a educação interprofissional como potente ferramenta na formação dos profissionais de saúde. O pré-natal se mostrou como cenário adequado para a produção de conhecimento e o ambiente das residências médica e multiprofissional como ideal para a implementação da educação interprofissional e o desenvolvimento do efetivo trabalho em equipe. O estudo foi realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12 e aprovados segundo o parecer 3.176.379.Dissertação Desenvolvimento e avaliação do emprego de dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-30) Souza Neto, José Luiz de; Azevedo, George Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/1088076378928302; ; http://lattes.cnpq.br/4036032799650060; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/7207146627442417; Souza Júnior, José Edvan de; ; http://lattes.cnpq.br/8649739086762968; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5867064453006400OBJETIVO: Desenvolver e avaliar o emprego de um dispositivo ajustável ao corpo para treinamento de habilidade de acesso venoso periférico no membro superior, para estudantes de graduação. MÉTODOS: O trabalho compreendeu duas fases: I) desenvolvimento do simulador inovador e II) ensaio controlado comparando o desempenho do dispositivo ajustável ao corpo em relação ao simulador comercial no treinamento da habilidade de punção venosa no membro superior. Alunos da graduação do curso de medicina da UFRN (n=56) participaram da fase de intervenção, que foi constituída de pré-teste, aula teórica sobre acessos venosos periféricos, randomização em grupos conforme o simulador utilizado para treinamento (Grupo Simulador Comercial e Grupo Simulador Inovador), punção real interpares, pós-teste e questionários de satisfação. RESULTADOS: Os Grupos Simulador Comercial e Simulador Inovador não tiveram diferença estatisticamente significativa quanto à idade, sexo, cor, resultados do Pré-teste e Pós-teste, avaliação atitudinal e desempenho na execução da punção real. Os alunos do Grupo Simulador Experimental tiveram melhor desempenho no preenchimento do prontuário simulado. Ao término da pesquisa, o ganho cognitivo (conhecimento) teve significativo incremento em ambos os grupos. O grau de realismo, na percepção dos alunos, foi equivalente em ambos os grupos. O grau de valor para o ensino do simulador inovador foi conceituado como bom a ótimo em 85,7% dos alunos que o utilizaram. CONCLUSÕES: Diante dos resultados obtidos, o simulador inovador demonstrou-se como uma alternativa de baixo custo para o ensino da habilidade de punção venosa em membro superior, onde o desempenho cognitivo, procedimental e atitudinal dos alunos que o utilizaram foi equivalente ao dos que treinaram em simulador comercial.Artigo Efeito da idade materna sobre os resultados perinatais(Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 2002) Azevedo, George Dantas de; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; Freitas, Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira; Araújo, Ana Cristina Pinheiro Fernandes de; Soares, Elvira Maria Mafaldo; Maranhão, Técia Maria de OliveiraDissertação "Eu não tinha a menor ideia do que eu podia aprender aqui..." Educação das profissões da saúde e competência cultural(2018-05-25) Santos, Carolina Araújo Damasio; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira; ; ; Azevedo, George Dantas de; ; Campos, Henry de Holanda;Introdução: A necessidade de abordar questões de diversidade cultural e étnica na educação das profissões de saúde tem sido sugerida como meio para melhorar a qualidade do cuidado e reduzir as disparidades na assistência à saúde. Objetivo: contribuir para o desenvolvimento de competência cultural na formação das profissões da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do desenvolvimento e implementação de componente curricular optativo para os cursos de graduação da área da saúde. Metodologia: O componente curricular optativo “Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola” foi implantado no semestre letivo 2016.1, na comunidade quilombola Capoeiras dos Negros, em Macaíba-RN, inserindo os estudantes no processo de construção coletiva da estratégia de cuidado, com o objetivo de identificar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao cuidado da saúde materna das mulheres quilombolas. Foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa, sendo desenvolvido um estudo de caso exploratório, cujo referencial epistemológico utilizado foi o da fenomenologia social. A coleta de dados se deu por meio da observação participante e realização de grupos focais com 24 estudantes que cursaram a disciplina entre 2016.1 e 2017.2. Resultados: A autopercepção dos estudantes acerca do desenvolvimento de competências culturais ao final da intervenção revelou que conhecer a situação de saúde da população quilombola, interagir com a comunidade, vivenciar o trabalho interprofissional, demonstraram ser estratégias efetivas para potencializar o desenvolvimento de competências culturais na formação em saúde. Conclusão: Para formar profissionais de saúde competentes em interagir eficazmente com populações cultural e etnicamente diversas, é fundamental que os estudantes tenham conhecimento dos processos que influenciam a saúde e vivenciem cuidados de saúde de minorias populacionais.Tese Transtorno do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção neuropsicológica histórico-cultural(2018-12-18) Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque; Pires, Izabel Augusta Hazin; ; ; Dias, Maria Aparecida; ; Andrade, Nara Cortes; ; Lyra, Pompeia Villachan; ; Freitas Júnior, Reginaldo Antonio de Oliveira;O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem curso evolutivo crônico, portanto, o diagnóstico e habilitação precoces são fundamentais para o aprimoramento do neurodesenvolvimento infantil e, por conseguinte, uma melhor qualidade de vida da criança com TEA e de seus familiares. Embora existam critérios clínicos que definam o diagnóstico do TEA, a etiologia multifatorial e, até o momento, a ausência de marcadores biológicos potencializam a necessidade de um diagnóstico-padrão consistente com o fim de subsidiar intervenções robustas. Os dados oriundos deste trabalho estão apresentados e discutidos em três partes que correspondem a estudos relativamente independentes no âmbito da temática em questão, quais sejam: 1) O teste SON-R 2 ½ - 7 [a] como modelo de avaliação de inteligência para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo; 2) Perfil de comunicação, interação social e comportamento em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e; 3) Intervenção neuropsicológica de orientação sistêmica para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: modelo teórico piloto. Participaram do estudo 60 crianças de 5 a 7 anos, sendo 20 diagnosticadas com TEA e 40 com desenvolvimento típico. Os critérios de inclusão para o grupo clínico foram: 1) diagnóstico de TEA confirmado por equipe interprofissional; 2) inserção e frequência sistemática na rede regular de ensino; 3) idades entre 5 a 7 anos; 4) autorização dos responsáveis legais por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Como critérios de exclusão prevaleceram: 1) presença de comorbidade neurológicas, psiquiátricas ou genéticas associadas ao quadro clínico de TEA; 2) comprometimento na acuidade visual e auditiva não corrigidos. Foram utilizados instrumentos que avaliam inteligência não-verbal (SON-R 2½-7 [a] e Matrizes Coloridas de Raven); funções executivas e percepção social (NEPSY-II); bem como uma escala de observação do comportamento que diferencia a gravidade da tríade sintomatológica do TEA (comunicação, interação, comportamento). O estudo 1 auxiliou na reflexão sobre a sensibilidade de instrumentos brasileiros utilizados na avaliação da inteligência no TEA. O estudo 2 auxiliou na compreensão do perfil das funções executivas, teoria da mente e reconhecimento de emoções em grupos clínicos estratificados pelo nível de gravidade nas áreas de comunicação, interação e comportamento. Por sua vez, o estudo 3 trouxe um modelo de programa de intervenção neuropsicológica para crianças com risco de desenvolvimento do TEA, a partir de diretrizes de habilitação centradas na estimulação de precursores comportamentais de funções cognitivas fundamentais para a socialização. Acredita-se que a presente tese constitui um modelo de avaliação e intervenção que pode redefinir planos e redirecionar os futuros caminhos ao cuidado a saúde da pessoa com TEA, especialmente em âmbito local e regional, onde há particularidades sociais e culturais em interface com o quadro clínico.