Navegando por Autor "Freitas, Glênia Maria da Silva"
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TCC Caminhos por onde atravessei e fui atravessada: relatos de uma viajante na trajetória das palavras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Freitas, Glênia Maria da Silva; Souza, Mayra Montenegro de; Souza, Maria Eleonora Montenegro de; Coutinho, Karyne DiasO presente trabalho pretende relatar o processo de experiência por meio do uso da palavra durante a trajetória no Curso de Licenciatura em Teatro e no curso de Mímesis Corpórea no Lume. Trago a palavra como mote de criação e investigação de uma proposta cênica, a fim de destacar a importância do poder que ela tem como estímulo de criador de imagens mentais. Lanço mão da utilização da palavra como proposta para experimentar de outras formas a metodologia da Mímesis Corpórea, que parte a princípio da observação de uma imagem para em seguida encontrar equivalência no corpo. Adentrando nessa metodologia, encontro a Mímesis da Palavra, lugar de íntima investigação para o uso da palavra como mote de criação cênica a partir da observação da palavra falada.Dissertação Três diários à Carolina: escrevivências de pele-memória de uma artista pesquisadora negra na cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Freitas, Glênia Maria da Silva; Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5443015479907169; https://orcid.org/0000-0003-4470-8839; http://lattes.cnpq.br/5598166618001879; Silva, Denise Espírito Santo da; Coutinho, Karyne DiasPartindo da prática da escrevivência (EVARISTO, 2006), em articulação com a proposta de uma escrita acadêmica performática, uma escrita f(r)iccional (LYRA, 2020), essa dissertação em primeira pessoa, busca tramar um encontro meu com a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (2014) para uma conversa sobre nossos diários escritos em diferentes tempos, com o intuito de fomentar uma construção dramatúrgica, que tem como temas: a infância e a não representatividade nas mídias, a adolescência e a solidão da mulher artista negra nos dias atuais. Eu e Carolina, mulheres negras vivendo realidades tão semelhantes, travamos um diálogo entretempos onde são expostas situações de racismo, machismo, objetificação do corpo feminino negro, luta de classe dentro e fora da cena real e ficcional, tendo como base de reflexão, estudos introdutórios dos feminismos negros (RIBEIRO, 2018), (hooks, 2019), na defesa da ideia de uma experiência de pele-memória.