Navegando por Autor "Freitas, Crisanto Dantas Sales de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ensino de música na educação pública: caminhos Dalcrozianos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-23) Freitas, Crisanto Dantas Sales de; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524; http://lattes.cnpq.br/1373515043437343; Madureira, José Rafael; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afroameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.TCC Relatos da experiência rítmica/musical na Escola Estadual João Ferreira de Souza, na cidade de Santa Cruz-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Freitas, Crisanto Dantas Sales de; Lima, Tania Maria de AraújoEste artigo mostra recortes da experiência musical realizada no ano de 2018, na Escola Estadual João Ferreira de Souza, com alunos participantes do projeto rítmico musical. Esse projeto ocorreu através de aulas semanais com vistas para a percepção e o desenvolvimento rítmico dos discentes matriculados na escola, sendo a turma composta por alunos de diversos anos dos Ensinos Fundamental e Médio, perpassando do 6º ano ao 3º ano, fato que trouxe uma grande contribuição na troca de experiências às diversas faixas etárias. Como eixo norteador utilizou-se a metodologia dos métodos ativos, com maior enfoque para a pedagogia Dalcrozeana desenvolvida por Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950), uma proposta de ensino de música que busca trabalhar a percepção musical e o sentir da fruição da música, do corpo e dos sentidos como partes integrantes das ações e das propostas da educação musical enfocada nesse projeto. Dalcroze traz o perceber e o sentir musical através de exercícios rítmicos e melódicos com ênfase na movimentação corporal e no solfejo de notas e melodias. Por fim, essa vivência musical na referida escola, mostrou avanço significativo no processo de educação musical dos participantes da pesquisa, levando-os a perceber, desenvolver e se incluir plenamente na educação musical.