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Navegando por Autor "Freitas, Aline Araújo"

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    Dissertação
    Responsabilidade social universitária: um levantamento situacional da gestão da problemática de animais errantes em instituições de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Freitas, Aline Araújo; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Sousa, Washington José de; Rocha, Fabricia Abrantes Figueiredo da
    As Universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, devendo obedecer ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (Brasil, 1988). Para além das competências com a formação intelectual e profissional por meio desse tripé, está a formação de cidadãos capazes de abordar com responsabilidade ética, social e ambiental os múltiplos desafios sociais, segundo a UNESCO. No Brasil, a Responsabilidade Social assumiu um caráter de obrigação institucional das universidades a partir da Lei 10.861 de 2004, que estabelece o SINAES como sistema nacional de avaliação da educação superior. A crescente população de cães e gatos não domiciliados e as consequências sociais e ambientais desse fenômeno vêm constituindo desafio para gestores de diversas esferas, principalmente em grandes centros urbanos. Por contar com características como a extensão territorial e áreas arborizadas, os câmpus universitários, especialmente em universidades públicas, se tornam alvos fáceis da prática de abandono e vivenciam todos os problemas consequentes da superpopulação. No entanto, a competência da gestão organizacional dessas IES em atuar nessa problemática levanta questionamentos e fomenta a discussão sobre como estas lidam com o tema. Visando esclarecer como a gestão das universidades federais brasileiras vem abordando a questão, o presente estudo tem como objetivo realizar uma análise situacional das estratégias adotadas nas Instituições Federais de Ensino Superior para gestão da problemática de animais (cães e gatos) errantes nos espaços universitários, na perspectiva da Responsabilidade Social Universitária a partir do Modelo URSULA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivoexploratória de abordagem qualitativa nas 20 (vinte) universidades públicas federais nordestinas, realizada por pesquisa documental e consulta direta às instituições a partir da plataforma do Portal da Transparência Pública. Os resultados indicam desenvolvimento de estratégias em 13 Universidades (65%) pesquisadas, no entanto, apenas 35% (7) das instituições apresentaram registros consistentes de efetiva realização das mesmas. Identificouse que ações nesse sentido partem, predominantemente, de iniciativas voluntárias e projetos de extensão, de iniciativa dos seus coordenadores, e são insuficientes as diretrizes estratégicas formais acerca da problemática nas instituições. Este estudo buscou contribuir com informações e conhecimento para subsidiar decisões de gestores das universidades na implementação de estratégias eficientes para lidar com a problemática de animais errantes nos câmpus.
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