Navegando por Autor "Freire, Jacó Silva"
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Dissertação Ensino e aprendizagem de violão na UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-27) Freire, Jacó Silva; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5224390361847356; ; http://lattes.cnpq.br/0248803126099594; Wolff, Daniel; ; http://lattes.cnpq.br/9535898228326422; Mendes, Jean Joubert Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743O ensino do instrumento no Brasil tem sido mais amplamente estudado pela educação musical nos últimos anos, constituindo um campo significativo de investigação científica. Este trabalho se atém a análise de uma realidade do ensino de instrumento, considerando de maneira mais específica o ensino de violão. De maneira pontual, aborda a realidade do ensino de violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando cursos específicos do instrumento nesta instituição. Assim, o presente trabalho foi pautado pelo objetivo de compreender as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas que constituem o ensino e aprendizagem de violão na UFRN. Para alcançar este objetivo principal, buscou-se verificar, em linhas gerais: 1) as perspectivas teóricas, metodológicas e de conteúdos que embasam formação em violão nos cursos de música da UFRN; 2) as funções e objetivos das disciplinas de violão nos Cursos; 3) o perfil dos professores das disciplinas de violão; 4) as demandas dos sujeitos diretamente envolvidos nessas propostas de ensino musical; e, 5) as concepções acerca das práticas de formação e das metodologias de ensino que caracterizam a ação docente. Em consonância com os objetivos, o norteamento metodológico se pautou pelo paradigma qualitativo. Assim, os procedimentos de coleta de dados envolvidos foram: pesquisa bibliográfica e documental e realização de entrevistas com três professores que ministraram disciplinas de violão durante o semestre de 2014.1 nos cursos mencionados. Posteriormente, esses dados foram sistematicamente organizados e analisados em sintonia com as características da pesquisa aqui apresentada. Portanto, os resultados desta pesquisa evidenciaram as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas no contexto de ensino e aprendizagem de violão no campo empírico estudado. Neste contexto, pudemos perceber uma relação existente entre as demandas de ensino e aprendizagem de instrumento no campo estudado e as evidenciadas na literatura pesquisada. Deste modo, foram percebidos, analisados e demonstrados quais as perspectivas para o ensino de instrumento na contemporaneidade, com especial atenção para o ensino de violão. Assim, este estudo traz relevante contribuição para a educação musical, sobretudo, através de suas reflexões sobre a pedagogia do violão.TCC Musicalização através do ensino coletivo de instrumento musical: um relato de experiência de ensino coletivo de violão no Núcleo de Música do SESI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Castro, Rubens da Silva; Freire, Jacó Silva; Barros, Álvaro Alberto de Paiva; Souza, Eugênio Lima deO ensino coletivo de instrumentos musicais tem sido amplamente difundido no Brasil, Estados Unidos e em países da Europa, democratizando o ensino de música e reduzindo os custos para a formação de alunos. São notáveis os bons resultados deste tipo de ensino no aprendizado de instrumentos musicais e na iniciação musical. Esta monografia tem por objetivo relatar minha experiência de professor em aulas coletivas de violão no Núcleo de Música do SESI (Serviço Social da Indústria), bem como as ações desenvolvidas no processo de musicalização de crianças e adolescentes entre oito e dezesseis anos através do ensino de violão. Descrevo o processo de musicalização através de aulas coletivas com objetivos que vão além da formação musical, pois também contempla o desenvolvimento de valores humanos, como o social, emocional, consciência política, dentre outros. Também é feito um relato a respeito da história do Núcleo de Música do SESI e da história do ensino coletivo de instrumentos musicais na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.