Navegando por Autor "Freire, Diego José Fernandes"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Contando o passado, tecendo a saudade: a construção simbólica do engenho açucareiro em Jose Lins do Rego (1919-1943)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Freire, Diego José Fernandes; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787535A2; ; http://lattes.cnpq.br/7824839450030326; Arrais, Raimundo Pereira de Alencar; ; http://lattes.cnpq.br/8252775667149757; Nicolazzi, Fernando Felizardo; ; NICOLAZZI, Fernando FelizardoInvestigamos neste trabalho a construção simbólica de uma determinada espacialidade. Partimos do pressuposto teórico que os mais diferentes espaços são construções sociais, fruto de investimentos materiais e simbólicos, realizados em dados momentos e por determinados fatores. Nesse sentido, examinamos a fabricação simbólica do engenho açucareiro a partir de algumas produções literárias do romancista paraibano José Lins do Rego. Almejamos inquirir acerca da dimensão simbólica significados, valores e imagens mobilizada por esse literato para constituir a propriedade canavieira. Concedendo uma atenção especial às obras do chamado ciclo da cana de açúcar , questionamos-nos sobre os sentidos e significados agenciados pelo discurso literário de José Lins para ficcionar o engenho, forjando essa espacialidade de uma dada maneira. Situando-nos no campo da história cultural, trabalhamos com uma variedade de fontes: romances literários, prefácios de livros, escritos memorialísticos e jornalísticos, cartas trocadas entres intelectuais e livros de história. Nosso recorte temporal vai de 1919 início da atividade intelectual de José Lins - a 1943 publicação de Fogo Morto, último romance por nós analisado. Em termos simbólicos, o que seria o engenho, essa espacialidade que marcou soberanamente a vida e a obra literária de José Lins do Rego? Foi o questionamento estrutural que moveu a corrente pesquisaDissertação Guarapes, a história que os alunos contam com arte e ensino de história, isso é bom de se contar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-25) Araújo, Erisvaldo de; Silva, Roberto Airon; http://lattes.cnpq.br/9014750357327430; http://lattes.cnpq.br/6697060611668466; Torquato, Arthur Luís de Oliveira; Freire, Diego José Fernandes; Porto, Maria Emilia Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2241777188205457Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo apresentar a história do surgimento do Bairro dos Guarapes através das ações dos alunos nas aulas de História, em uma experiência com a história oral, contada por intermédio de atividades interativas com os estudantes e entrevistas com os moradores da comunidade e na produção de material didático, pois desta forma torna-se um roteiro para que se possa trabalhar o conhecimento histórico e a produção de arte a ser utilizado por professores do Ensino Básico. Buscamos identificar as dificuldades variadas existentes na comunidade dos Guarapes as quais interferem no processo de ensino aprendizagem na Escola Francisco de Assis Varela Cavalcante, e procuramos compreender as origens desses moradores, assim como as fontes de sobrevivência econômica, para poder auxiliar nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de História, para que, conhecendo a comunidade, possamos colaborar com a permanência do aluno na escola e que favoreça no processo de ensino e aprendizagem. Para fazer do aluno um elemento ativo no processo, utilizamos a seguinte prática: os alunos entrevistaram os moradores, e produziram uma carta poética sobre a história do bairro, carta essa confeccionada a partir das informações colhidas nas entrevistas. Para criarmos um parâmetro para entender as respostas dos primeiros moradores, os alunos produziram um texto contando como é “Sua vida nos Guarapes”, bairro onde habitam e estudam. Os encaminhamentos e estratégias foram desenvolvidos juntos aos alunos do 9º Ano durante um ano letivo. Foram realizadas caminhadas pela comunidade, visitas aos moradores mais antigos e conversas realizadas com líderes comunitários, onde dialogamos sobre as virtudes e as dificuldades em habitar numa comunidade que sofre o abandono dos poderes constituídos. O material didático proposto foi produzido no processo de visita, diálogos e entrevistas com os moradores. Figura-se em um livro digital (Ebook), que faz parte dos anexos desta dissertação, e um roteiro para quem deseja trabalhar o ensino de história a partir de uma produção artística, como a poesia, por exemplo. Fazendo uso das cartas poéticas, foi escrito uma peça de teatro com o título “A Arte Conta Guarapes”, compõem no texto do espetáculo, as propostas de marcação de cenas, assim como várias indicações de direção, para que docentes de História que não tenham conhecimento pleno sobre a montagem de um espetáculo de teatro, tenham condições de encenar a peça. Outra característica da proposta de espetáculo é a linguagem simplificada através do uso da linguagem do cordel. A estrutura de linguagem usada no texto, pode criar as condições para que facilmente, qualquer educador possa utilizá-la para representar uma outra comunidade periférica, sendo assim o espetáculo a “Arte conta Guarapes”, pode tornar se a “Arte conta qualquer comunidade” com adaptações pode se adequar ao contexto de comunidades periféricas de muitas cidades brasileiras.TCC Uma cidade entre fluxos: Natal e as informações cotidianas no Jornal “A República” (1941-1942)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Fernanda Carla da Silva; Carvalho, Luciana Moreira; Freitas Neta, Antônia de; Freire, Diego José FernandesObjetiva retratar a informação cotidiana na cidade de Natal através da análise e identificação das informações que circulavam no jornal A República entre os anos de 1941 e 1942. Pretende-se categorizar essas informações, construir um mapa conceitual através da tipologia categorizada e contribuir para o estudo da informação cotidiana em Natal no período da Segunda Guerra. A partir do período em consideração, diversas mudanças e costumes faziam parte da sociedade nesse momento da história, que com diversos pressupostos sociais, políticos e culturais, levam a informação cotidiana, por meio da mídia na cidade a passar por um processo de mudança, que vem desde a implantação do Estado Novo. Temos a hipótese que há um aumento de disseminação de informações e novos tipos de informação no jornal A República, mesmo que esse passasse por um processo de silenciamento devido à censura do governo. Como metodologia, utiliza o método de abordagem indutivo, métodos de procedimento histórico, buscando localizar historicamente essa análise de informação cotidiana, com método monográfico, pesquisa documental indireta e através da base bibliográfica. A pesquisa qualitativa, para análise dos resultados da pesquisa documental, com criação do corpus dos jornais e uso da metodologia de semana artificial, como parte de criar amostragem de documentos periódicos, fazendo por fim, analise de conteúdo. Os resultados obtidos foram traçados por meio de mapas conceituais, mostrando as modificações na maneira de informar em detrimento da estrutura do Estado Novo. Podemos considerar finalmente, que a maneira de informar, tem todos os seus moldes dados pelo governo, suas mudanças e alterações são reflexos do silenciamento e censura a qual o jornal é submetido.