Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 10 de 10
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    A utilização do jogo do Nim para estimular o cálculo mental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Nascimento, Henrique Alexandre do; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dos
    As recreações e curiosidades matemáticas têm como principal foco transformar a dureza dos números e a exigência de raciocínio lógico matemático numa brincadeira ao mesmo tempo útil e recreativa. Acreditamos que os jogos matemáticos vão além de uma mera distração para quebrar a dureza dos números. Eles podem, e devem, ser uma ferramenta que o professor pode lançar mão para aumentar o interesse do educando para determinado conteúdo que se deseje transmitir. Este trabalho objetiva analisar o artigo da Revista do Professor de Matemática (RPM) sobre o Jogo do Nim, de autoria de Carlos Alberto V. de Melo, cujo título é “O Jogo do Nim, um problema de divisão”,enfatizando a utilização desse jogo como uma ferramenta para instigar no educando a utilização do cálculo mental para resolução de problemas matemáticos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Algoritmo da raiz quadrada: uma contribuição a somar ao seu aprendizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-11) Silva, Gabriela Ferreira da; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Ódilon Júlio dos
    O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Matemática para o Ensino Médio visa a tratar um método de ensino para a resolução da raiz quadrada, O algoritmo da raiz quadrada, além de abordar os ensinamentos já utilizados em sala de aula e outros métodos bem curiosos. Neste momento o trabalho trata-se de métodos já tradicionais, abordados com bastante frequência já pelos os professores até métodos desconhecidos por muitos educadores, mas são inovadores no ensino, um novo método de se trabalhar e ativar a curiosidade do aluno.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Cálculo II
    (SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freitas, Joaquim Elias de; Soares, Roosewelt Fonseca
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Equações do 1º grau com situações concretas que requerem soluções inteiras positivas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Silva, Islânia D'arc; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dos
    Este trabalho, baseado no artigo do Professor Antônio Carlos do Patrocínio, publicado pela Revista do Professor de Matemática (RPM), veja na referência bibliográfica, apresentamos como Trabalho Final de Conclusão do Curso, a nível de Pós-graduação, Latu-Sensu, em Ensino de Matemática para o Ensino Médio, da UFRN/SEDIS. Sabendo que as equações são apresentadas aos alunos de modo bem formal, com poucas aplicações à realidade e com abundantes exercícios de simplificação, esta monografia sugere ao professor possibilidades de formular questões que aumente o interesse do aluno, facilitando o processo de ensino e aprendizado. Para os discentes, as equações é um assunto abstrato, monótono e cansativo de se entender, pois para eles matemática só “mexe” com números e não com letras, então para o professor conseguir “derrubar” esta barreira encontrada no ensino da matemática, ou seja, tornar este assunto agradável aos alunos, o professor deve apresentar situações-problemas interessantes baseados nas suas vivências e tornando-se assim, um assunto de boa compreensão entre eles. Desejo que este meu trabalho ajude aos docentes fazer atividades interessantes e formativas para melhor aprendizagem, fazendo com que haja descoberta, ação, reflexão e comunicação entre professor-aluno, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Funções e os Números Grandes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-11) Mariz, Fabiano Pereira; Ecco, Daniel; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Ecco, Daniel; Santos, Odilon Júlio dos
    O presente trabalho aborda informações sobre números grandes fazendo uma relação de sua interpretação com conceitos de funções matemáticas, em particular as funções quadráticas e exponenciais. Inicialmente é apresentado um panorama histórico sobre as técnicas de contagem: abordando sistemas de numeração que facilitaram a escrita dos números e a invenção do zero, até os dias atuais, com o moderno sistema de numeração decimal. Este sistema por ser posicional facilitou muito a vida em sociedade, facilitando a escrita dos números e de cálculos impossíveis em sistemas anteriores. Isso impulsionou a evolução das sociedades e o avanço da própria matemática. Números grandes e funções são abordados juntos através de suas conexões garantindo um melhor entendimento dos mesmos. Neste trabalho executamos aulas práticas a uma turma de alunos do Ensino Médio, usando o tema na quantidade da população mundial ou à distância Terra-Sol, para que eles possam escrevê-los de maneira mais simples, e através de funções, analisar seus valores com interpretações algébricas e gráficas. Todo este trabalho irá gerar uma aula que deverá ser publicado em um local apropriado na internet, como o Portal do Professor do MEC.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Funções logarítmicas e exponenciais: uma abordagem para o Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-23) Dantas, Iris Lúcia; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Júlio dos
    Esse trabalho mostra, primeiramente, o surgimento de uma poderosa ferramenta matemática que contribuiu durante aproximadamente, três séculos e meio para simplificar os cálculos aritméticos: os logaritmos. Assim, os logaritmos foram criados, na primeira metade do século XVII, para facilitar os cálculos matemáticos tornando-se um instrumento de cálculo eficiente, pois tem como propriedade fundamental transformar produtos em soma. Com o advento das calculadoras eletrônicas, os logaritmos perderam sua função inicial, mas não perderam posição de destaque no ensino da Matemática e nas aplicações nas ciências modernas. Esse destaque é porque a função logarítmica e sua inversa, a função exponencial, constituem uma única maneira de se descrever, matematicamente, a evolução de uma grandeza, cuja taxa de crescimento (ou decréscimo) é proporcional à quantidade daquela grandeza existente num dado momento. A seguir são apresentados inúmeros apelos gráficos e exemplos para facilitar e incentivar a leitura dos estudantes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    O estudo de máximos e mínimos sem o uso do cálculo: uma abordagem para o ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-23) Silva, Arivonaldo Bezerra da; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Júlio dos
    Máximos e mínimos de funções, que é pouco abordado no ensino médio, é um conteúdo de suma importância no aprimoramento do conhecimento matemático dos alunos e professores do Ensino Médio, tendo em vista sua vasta utilização na resolução de problemas em diversas áreas da matemática. Desse modo, apresentamos nesse trabalho um estudo de forma elementar, de máximos e mínimos de funções, sem usar as ferramentas do Cálculo Diferencial, de modo que a leitura seja acessível a alunos e professores do Ensino Médio, com inúmeras questões resolvidas que esperamos servir para estimular a criação e solução de outros problemas envolvendo esses conceitos. Para isso, fizemos pesquisas bibliográficas em livros, dissertações e outros arquivos da internet. O trabalho possui um único capítulo, intitulado Técnicas para a Determinação de Máximos e Mínimos sem o Uso do Cálculo, dividido em três seções: Função Quadrática; Desigualdade entre as Médias Aritmética e Geométrica (MA-MG); e Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Assim, acreditamos que o trabalho contribuirá de maneira muito significativa para o ensino de matemática no Ensino Médio, uma vez que aborda um conteúdo muito pouco explorado nesse nível de ensino. Além disso, pela quantidade de problemas que pode atacar, esperamos que esse assunto seja inserido cada vez mais na disciplina de matemática do Ensino Médio.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    O Estudo de restos, congruência e divisibilidade: uma abordagem teórica aplicada ao ensino médio no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-25) Dantas, Alexsandro Cavalcanti; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Benavides, Julia Victoria Toledo; Santos, Odilon Júlio dos
    Esta monografia aborda a aritmética modular, trabalhando em cima dos conceitos de restos, congruência e divisibilidade, como uma ferramenta valiosa de ensino para todas as séries do ensino de matemática básica no Brasil. Apresenta um breve embasamento teórico, pautado nos conceitos e propriedades aritméticas dos restos, a teoria básica das congruências e conceitos aplicados a divisibilidade, demonstrando principalmente os seus principais critérios, sempre com o cuidado de não exceder quanto ao que é realmente necessário absorver nesta etapa de aprendizado. Justifica propor o ensino deste tópico aos estudantes de nível médio o que não é feito tradicionalmente nesta faixa de ensino, através de problemas desenvolvidos no cotidiano e das provas que são desenvolvidas através dos critérios de divisibilidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Raízes Racionais de uma Equação Algébrica com Coeficientes Inteiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Gizelda; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos
    Trata de um Teorema que permite encontrarmos todas as possíveis candidatas a Raízes Racionais de uma Equação Algébrica com Coeficientes Inteiros
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Razão, proporção e regra de três
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07-23) Ferreira, Maria do Socorro Braz; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos; Diniz, Iesus Carvalho; Santos, Odilon Júlio dos
    O presente Trabalho de Conclusão do Curso de pós-graduação em Ensino da Matemática, em nível de especialização, tem o objetivo de trabalhar a razão, proporção e regra de três aplicados em problemas matemáticos, de modo que os alunos possam aprender estes conteúdos de forma clara e objetiva. É relevante o seu aprendizado, pois, não foca somente no ensino médio, são problemas que podem e devem ser levado a diante pelos alunos como contribuição para o aprendizado, envolve o seu dia-a-dia e é pra vida toda.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM