Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freire, Aline Bezerra de Mendonça"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os vínculos afetivos entre estagiárias/os de pedagogia e discentes dos anos iniciais do ensino fundamental: considerações a partir de vivências presenciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Freire, Aline Bezerra de Mendonça; Marcelino, Zilana Teixeira; Marcelino, Zilana Teixeira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Reis, Monica Karina Santos
    Este relato de práticas educativas apresenta um recorte da experiência formativa vivenciada durante o estágio curricular obrigatório no Ensino Fundamental, em uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Parnamirim/RN. Pretende-se com este trabalho compartilhar as experiências vivenciadas durante o estágio, com ênfase na afetividade como elemento fundamental para a construção dos vínculos afetivos entre estagiário/a, estudantes e professora titular da turma. Assim, tem-se como objetivo refletir sobre a importância da relação afetiva construída desde os primeiros contatos estabelecidos entre estagiárias/os e as/os alunas/os em sala de aula. Para a escrita deste trabalho, foi utilizado, como apoio às memórias, os registros de um diário de campo. São anotações e reflexões ali guardadas a partir da realização do estágio supervisionado. Fundamenta-se em uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula e a pesquisa bibliográfica. Para respaldar o meu trabalho, utilizei como principais referências os autores: Arantes (2002) e Dantas (1990; 1992), os quais pesquisam sobre a ideia de afetividade como um elemento condicionante para o desenvolvimento cognitivo; Freire (1987; 1997) e Wallon (1995; 2007), que apontam as contribuições que as práticas pedagógicas com valor afetivo possuem durante todo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio deste trabalho, foi possível concluir que quando as práticas pedagógicas são permeadas pela afetividade, há maior envolvimento das crianças nas atividades propostas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM