Navegando por Autor "França, Arthur Barros de"
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Dissertação Master none: embates identitários na contemporaneidade(2018-02-05) França, Arthur Barros de; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; Araújo, Wellington Medeiros de;A identidade, durante significativo tempo, foi definida lógico-sensivelmente, isto é, como aquilo que se repetia: homogeneidade, fixidez e imutabilidade. Os estudos culturais, por outro lado, apropriando-se de discussões em várias áreas do conhecimento a respeito da natureza histórico-cultural do ente humano, chegou à conclusão de que as vozes sociais integram sociossemioticamente a consciência individual – e nela interagem –, mostrando que o indivíduo não é tão uno conforme se pensava. Na contemporaneidade, momento em que as certezas têm se desvanecido com maiores intensidade e frequência, as representações construídas pelo/para eu tornam-se mais notáveis. A arte – sendo de ponta a ponta social – vai reverberar isso, o que implica dizer que a configuração enunciativa de sua esfera também é situada num espaço-tempo específicos. Nesse aspecto, a ideologia (enquanto axiologia e campo da atividade humana) é condição da atuação na terra pelo homem, razão pela qual a alteridade goza de fundamental importância na constituição da identidade. Consciente disso, esta pesquisa, a partir da concepção de linguagem bakhtiniana, debruça-se sobre os embates identitários das personagens no seriado “Master of None”, da empresa Netflix. Assim, analisam-se verbivocovisualmente os enunciados concretos materializados no eixo temático “gênero, raça, etnia e classe social”. A área na qual este trabalho se insere é a Linguística Aplicada, caracterizada como entre fronteiras, indisciplinar e constantemente questionadora de seu fazer. A postura metodológica desta investigação desenvolve-se dentro da abordagem qualitativa, com enfoque sócio-histórico e paradigma indiciário. Os resultados colocam em evidência, no enunciado artístico, as estratégias discursivas de monologização e abertura identitária. Nesse contexto, as personagens revelam tons discursivos situados, fazendo jus às identidades assumidas. Seus posicionamentos atuam para corroborar a perpetuação de um sentido ou para subvertê-lo ideologicamente.Tese A pequena temporalidade: o cronotopo da cidade em Master of None(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) França, Arthur Barros de; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/3962624952367282; Oliveira, Gilvando Alves de; http://lattes.cnpq.br/6994697361234308; Oliveira, Joaquim Adelino Dantas de; Paula, Luciane de; Neder, Marco Antônio Villarta; Araújo, Wellington Medeiros deO tempo é objeto de análise desde os filósofos da natureza, sendo entendido, de início, como ordem mensurável do movimento. Pela Física, muito depois, passou a ser tratado no período que se confunde com o próprio estabelecimento da área enquanto ciência. O conceito de espaço, por sua vez, apesar de seguir um itinerário semelhante, sempre gozou, ao menos na filosofia, de menor prestígio. Com Einstein, protagonista no abalo à mecânica clássica, os dois conceitos foram entendidos conjuntamente, um constituindo o outro. Bakhtin, valendo-se à época do abalo paradigmático, projeta o que denominou cronotopo para, dentre outras significações, explicar as estabilidades nos gêneros da literatura. Alargando a categoria, esta tese lida com outro material de análise: o seriado. Neste gênero, assim como o é na vida, determinados atos têm tempos e espaços distintos, de forma que a escolha por um ou outro recurso fílmico valora ideologicamente o acontecimento fictício, dando-lhe o acabamento que desejarem os profissionais responsáveis pela produção. Esses recursos constroem, ao retomar índices emotivo-volitivos, cronotopos menores (motivos cronotópicos ou pequenos cronotopos), podendo demonstrar, no conjunto, um tempo-espaço predominante. Nesse sentido, investiga-se, sob ângulo dialógico – isto é, ancorando-se na Análise Dialógica do Discurso (ADD) –, o tempo-espaço na formação da cidade, tendo como corpus cenas das duas (2) temporadas do seriado Master of None, produzido pela Netflix. Objetiva-se, ao identificar, analisar e discutir os cronotopos menores mais regulares – as coordenadas do tempo no espaço –, compreender o cronotopo dominante da cidade no universo da série, de maneira a revelar as relações mobilizadas na cidade fictícia, manifestando, assim, os centros organizacionais basilares dos acontecimentos e, por sua vez, a representação particular de homem e de vida. Para tal, os seguintes objetivos específicos são requeridos: (i) interpretar os cronotopos menores, identificando padrões; (ii) relacionar os cronotopos menores, problematizando a imagem de homem sugerida e a cultura inerente a sua atuação; (iii) discutir as relações dialógicas implícitas. A presente pesquisa insere-se na Linguística Aplicada (LA), com abordagem qualitativa, enfoque sócio-histórico e paradigma indiciário.