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Navegando por Autor "Fraga, Maria da Conceição"

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    Dissertação
    (A)cerca do espaço: a nacionalização da questão agrária pelo MST (1984-2002)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-27) Silva, Tiago Tavares e; Fraga, Maria da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3775329772040020; ; http://lattes.cnpq.br/0764333308165425; Peixoto, Renato Amado; ; http://lattes.cnpq.br/4329353374197075; Silva, Paulo Roberto Palhano; ; http://lattes.cnpq.br/0668404365830780
    O presente trabalho tem como maior objetivo analisar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e sua relação com a reforma agrária a partir da ideia de nação. Na década de sua emergência, anos 1980, o nacionalismo brasileiro estava profundamente atrelado aos anseios por democracia e esta se constituiu em uma espécie de linguagem política do período que abarcava não apenas o MST, mas também setores conservadores da política brasileira. O MST desenvolve então uma forma de perceber sua função social diferente dos movimentos que o antecederam como as Ligas Camponesas, incorporando o elemento da nação como capital político para fortalecer sua práxis. Essa relação será estudada a partir de um debate em torno do marxismo contemporâneo e seus conceitos estruturantes.
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    Dissertação
    A coleção mossoroense e a construção dos mitos: Dix-Sept Rosado, o herói imolado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-03-26) Nóbrega, Alessandro Teixeira; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; ; http://lattes.cnpq.br/0785180073694550; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Silveira, Rosa Maria Godoy; ; http://lattes.cnpq.br/6110897091327776
    Essa pesquisa compreende um estudo sobre os valores e ideais atribuídos a Dix-sept Rosado pela Coleção Mossoroense. Pesquisadores locais demonstram como a Coleção Mossoroense constrói uma imagem de Mossoró, formando nos membros da cidade uma identidade com o lugar, uma coesão social ou criando uma forma de ver e dizer da cidade de Mossoró. A Coleção Mossoroense, através de Vingt-un Rosado juntamente com sua família, só conseguiu estabelecer uma forma da população mossoroense de se ver e de se identificar com a cidade porque associou e foi, ao mesmo tempo, um movimento social (festas cívicas por exemplo), político (a dominação da família) e cultural (os livros e as peças teatrais sobre a cidade). A conjunção da Coleção Mossoroense como e com um movimento social, político e cultural foi capaz de estabelecer uma identidade social, um constituinte subjetivo . Com esse conhecimento básico, pôde-se partir para o estudo da imagem que a Coleção Mossoroense atribui a Dix-sept Rosado, realizando-se uma análise do discurso das obras de e sobre Dix-sept Rosado na Coleção Mossoroense fundamentado em Bakhtin (1989) e Bourdieu (2000). A imagem de Dix-Sept Rosado foi construída pela Coleção Mossoroense depois de sua morte e seu responsável foi Vingt-un Rosado, que ficou na direção da Coleção Mossoroense até 2006, ano de seu falecimento. A Coleção Mossoroense construiu uma imagem de Dix-sept Rosado enquanto um homem empreendedor, progressista e inovador, de grande capacidade de liderança e oratória (um condutor de multidões ), popular e carismático, um político honesto e dinâmico. Essa imagem construída pela Coleção Mossoroense, apesar de ao realçar em demasia as qualidades de Dix-sept Rosado tem como objetivo transmitir uma imagem de um personagem heróico, tem alguma relação com a realidade. Dix-sept Rosado foi um homem identificado com a sua localidade. Isso pode ensejar um nacionalismo regional, um certo bairrismo. As atitudes de Dix-sept Rosado devem ser compreendidas dentro do contexto social mais amplo, de uma época marcada pela política populista. Qualidades inclusive, apreciadas e desenvolvidas dentro de um contexto histórico especifico e determinado nacional e localmente. A Coleção Mossoroense realça as qualidades de Dix-sept Rosado para que os políticos atuais da família Rosado possam estabelecer um elo de continuidade em suas práticas políticas contemporâneas
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    Dissertação
    O Comitê pela anistia no Rio Grande do Norte e a Associação Norte-Rio-Grandense de Anistiados Políticos como espaços de história, memória e política(1979-2001)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Medeiros, Aliny Dayany Pereira de; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; ; http://lattes.cnpq.br/2481333551162411; Netto, Sebastião Leal Ferreira Vargas; ; http://lattes.cnpq.br/9840632250442779; Vasconcelos, Jose Geraldo;
    Este trabalho se trata de uma pesquisa que toma o Comitê pela Anistia no Rio Grande do Norte e a Associação Norte-Rio-Grandense de Anistiados Políticos como Espaços capazes de expressar História, Memória e Política. Tem por objetivo principal analisar o processo de anistia no estado a partir desses Espaços de luta e de resistência política, desde a década de 1970 até o início dos anos 2000. A discussão sobre anistia e sobre luta por direitos e reparações está presente ainda hoje na agenda política do país, o que demonstra a sua relevância e o caráter incompleto da anistia. Além das fontes orais, indispensáveis para a compreensão de períodos de opressão, também são utilizadas fontes escritas, como: jornais digitalizados e impressos, legislações, atas de reunião, cartilhas de partidos políticos, revistas, teses, dissertações, dentre outras. Neste trabalho, é realizado o cruzamento das fontes orais com as escritas, conforme orienta Paul Thompson, destacando a importância da Memória, sobretudo da Memória Coletiva, em consonância com a percepção de Maurice Halbwachs. Além disso, é trabalhado o conceito de História abordado por Jacques Le Goff e o de Política na perspectiva de Hannah Arendt, bem como é considerado o Espaço a partir da abordagem feita por Doreen Massey
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    Livro
    Da clandestinidade ao parlamento
    (Editora Caravela - Selo Cultural, 2018) Fraga, Maria da Conceição; 0009000771432475
    Trata da experiência de militante estudantis que vivenciaram a Clandestinidade e se tornaram deputados federais nas décadas de 1960 a 1990.
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    Livro
    Da clandestinidade ao parlamento
    (Caravela Selo Cultural, 2018) Fraga, Maria da Conceição
    Este livro tem o objetivo de oferecer ao leitor reflexões sobre formas de resistência ao autoritarismo, protagonizadas por militantes que participaram da Guerrilha do Araguaia, do sequestro do embaixador americano e da Ação Popular; demonstra a Memória Política como fonte de informação; os percursos trilhados pelos parlamentares – da clandestinidade ao Parlamento – com suas experiências radicais e a ocupação de espaços institucionais, especialmente o Legislativo; o jogo da sobrevivência e suas marcas reveladas pela Memória: a prisão, a tortura e o exílio; e, por fim, o retorno à cena pública, seu registro pela imprensa, e os desafios da dupla representação: militante e parlamentar. Como disse José Genoíno, em uma entrevista sobre esses acontecimentos: um olho no para-brisa e outro no retrovisor.
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    Dissertação
    De volta para os braços da rainha dos céus: migração, memória e festa em Caicó/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-18) Pereira, Carlos Eduardo de Brito; Chianca, Luciana de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4264064005369443; ; http://lattes.cnpq.br/8077661565200243; Cavignac, Julie Antoinette; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Reesink, Mísia Lins; ; http://lattes.cnpq.br/7192216073198707
    presente dissertação tem como objetivo apreender alguns significados particulares da Festa de Sant Ana (a santa padroeira de Caicó/RN), evento central do calendário festivoreligioso daquela cidade, buscando perceber como ela concilia os pólos simbólicos sagradoprofano através dos vínculos sociais ali atuantes e expressos em redes de sociabilidade e de pertencimento locais. Tais vínculos se revelam de modo especial através da migração de retorno para a festa, quando coletivamente são produzidos e atualizados conhecimentos e códigos que reforçam a representação do pertencimento local, nomeada ser caicoense . Buscamos perceber como os diversos eventos dessa festa (de ordem tanto religiosa quanto laica) atuam de forma decisiva para a re-significação identitária daquela cidade, especialmente na sua relação com os nativos migrantes: os filhos que retornam para os braços de Santa Ana
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    Tese
    O ensino de matemática no Rio Grande do Norte: trajetória de uma Modernização (1950-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-15) Gutierre, Liliane dos Santos; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; Alves, Eva Maria Siqueira; ; http://lattes.cnpq.br/5696705408159072; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Nobre, Sérgio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/4586329424897878
    O presente estudo busca descrever e analisar o processo de modernização do ensino da Matemática no Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 1980. Para tanto, buscamos respaldo em pressupostos teóricos da História Cultural e de estudiosos da memória como Maurice Halbwach, Ecléa Bosi e Paul Thompson. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a pesquisa de fontes bibliográficas e a entrevista semi-estruturada, a fim de reconstituir historicamente o cenário educacional matemático, de instituições e de pessoas que ensinaram Matemática no RN, ou daqueles que participaram da modernização do ensino dessa disciplina, recuperando sua formação e suas práticas no ato de ensinar. Para a análise das fontes, inicialmente organizamos de forma sistemática as transcrições das entrevistas e os documentos, que foram sendo acumulados no decorrer da pesquisa, de modo que prolongamos nossas reflexões, retornando aos fundamentos teóricos do trabalho, por meio de questionamentos dos saberes adquiridos e dos que nortearam a problemática do nosso estudo. A análise revelou que os momentos significativos para a modernização do ensino da Matemática no RN aconteceu por meio de: (1) o Curso de Treinamento de Professores Leigos no Rio Grande do Norte, em 1965; (2) o Curso para Professores da Escola Normal, em 1971; (3) o Projeto Satélite Avançado em Comunicações Interdisciplinares (SACI), em 1973; (4) as aulas do professor Malba Tahan, em Natal, a partir do final da década de 1950, que puderam ser analisadas por meio do caderno de aulas da professora Maria Nalva Xavier de Albuquerque e pela narrativa do professor Evaldo Rodrigues de Carvalho e (5) os cursos da Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Assim, a modernização do ensino de Matemática nas escolas do Rio Grande do Norte, no período de 1950 a 1980, se deu principalmente pela divulgação do Método da Descoberta e do conteúdo Teoria dos Conjuntos em Cursos de Treinamento para professores
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    Tese
    História das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida Campina Grande-PB (1940-1950)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-04-26) Araújo, Maria de Fátima Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; Nunes, Maria Lúcia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/3488638146623774; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    A pesquisa intitulada História das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida Campina Grande-PB (1940 -1950), surgiu a partir da indagação sobre o interesse das mulheres em voltar à escola após 60 anos, numa etapa da vida considerada por muitos como uma fase de reclusão e finitude. A questão norteadora desse trabalho: Qual é a história da educação das mulheres idosas do Grupo Aurora da Vida, durante o período correspondente à infância? Do grupo de 25 mulheres que estavam estudando no Projeto Digna, foram selecionadas 13, com idade entre 65 a 80 anos, aqui cognominadas de: Perpétua, Florinda, Benta, Ambrósia, Celestina, Cordélia, Circe, Filomena, Desdêmona, Dorotéia, Ofélia, Martírius e Nausica. Recorremos para o embasamento teórico-metodológico, autores que valorizam e apresentam a história dos excluídos, como uma história em construção, dentre eles destacamos Chartier, Halbwachs, Elias, Perrot, Bosi, Bezerra, Morais e Machado. Como fonte de pesquisa, fizemos uso das narrativas em entrevistas com roteiro semi-estruturado e perguntas abertas, em que as mulheres pudessem falar das suas histórias de vida. Coletamos dados pessoais no arquivo da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da prefeitura de Campina Grande - PB. Consultamos legislação pertinente à temática na Constituição Brasileira, no Estatuto e na Política Nacional do Idoso. O estudo revelou como categorias de análise os temas: pobreza, trabalho, lembranças, brincadeiras e castigos escolares. Constatamos que, na configuração da época vivida por estas mulheres, a educação formal não se constituía como prioridade. Significa dizer que o lugar social da mulher já estava pré-determinado em função do casamento, da pró-criação, do cuidar da família e para o mundo interno do lar. Portanto pesquisar este objeto de estudo é contribuir com o registro da história dos excluídos, com a quebra do silêncio e, em particular, o silêncio das mulheres ignoradas e alijadas da produção historiográfica
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    Tese
    História e educação de mulheres remanescentes indígenas de missão do Sahy
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-15) Paz, Maria Glória da; Paiva, Marlúcia Menezes de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; http://lattes.cnpq.br/3035326023116427; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; http://lattes.cnpq.br/0296701151804947; Barcellos, Lusival Antônio; http://lattes.cnpq.br/9836893918228181; Fraga, Maria da Conceição; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Morais, Maria Arisnete Câmara de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8
    O estudo História e Educação de Mulheres Remanescentes Indígenas de Missão do Sahy tem como objetivo compreender, através de reminiscências e lembranças, a transmissão de costumes e práticas educativas de um grupo de mulheres em suas relações com a família, a escola e a religião. O aporte teórico-metodológico utilizado foi a História Oral, uma abordagem que oportunizou trabalhar com a história de mulheres e a memória, buscando reconstituir algumas experiências por elas vividas enquanto detentoras da guarda das histórias e dos saberes transmitidos pelas antepassadas, como ativistas em atividades comunitárias e em partidos políticos, e na direção de associações comunitárias e zeladoras da igreja. A pesquisa foi realizada no distrito de Missão do Sahy, um antigo aldeamento franciscano instalado em 1697 e extinto por volta de 1863, situado no Território das Jacobinas, no Município de Senhor do Bonfim, norte da Bahia. O estudo mostrou que ainda há uma forte presença das práticas dos padres franciscanos, criadores do aldeamento; revelou ainda que as orientações religiosas contribuíram de forma substancial para a consolidação do papel da mulher de Missão do Sahy como mãe e esposa. Este estudo também evidenciou o preconceito que atinge as reanescentes mais jovens que, nem índias nem negras, continuam a serem vitimadas pela discriminação, fato que possivelmente tem origem no desconhecimento da identidade destas mulheres. Vários autores auxiliaram neste estudo: Halbwachs (2006), Bosi (1994) e Pollak (1989) contribuíram para a construção do estudo da memória; Perrot (1988, 2006, 2007), e Del Piore (2007) embasaram a história de mulheres; os autores regionais Machado (1993, 2007), Lourenço Pereira da Silva (1906, 1915), Adolfo Silva (1971), Edith Freitas (1997), José Freitas (2001), Da Paz (2001, 2004), Dourado (2008), Santos (2007), Araújo (2002) e Vieira Filho (2008) contribuíram para a construção de uma historiografia do local da pesquisa. Os cronistas Frei Martinho de Nantes (1979) e Frei Venâncio Willeke O.F.M. (1994), além dos teóricos Norbert Elias (1993), Michel de Certeau (1994) e Philipe Àries (1981), que apresentaram importantes elementos para a análise dos depoimentos.
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    Dissertação
    História, memória e espaços: experiências dos ex-combatentes de Parelhas-RN na defesa do litoral brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-09) Macedo, Ranielle Cavalcante de; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; ; http://lattes.cnpq.br/7607509173942248; Teixeira, Rubenilson Brazão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781767J7; Jucá, Gisafran Nazareno Mota; ; http://lattes.cnpq.br/0833133979224938
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as lembranças dos ex-combatentes de Parelhas-RN, especialmente dos componentes da Força de Vigilância e Segurança do Litoral - FVSL, protagonistas da participação brasileira no cenário da Segunda Guerra Mundial. Ao longo deste buscamos compreender em que ambiente sócio-geográfico viviam esses homens antes da Guerra e quais foram as conseqüências de uma brusca mudança de espaço em virtude da convocação para as Forças Armadas brasileiras naquele contexto histórico. A defesa do litoral brasileiro durante a Guerra não foi tarefa tão simples, tendo em vista a precariedade logística das Forças Armadas, os ataques de submarinos do Eixo que mataram centenas de civis e militares brasileiros e a rede de espionagem montada pela Alemanha no Brasil. Partindo da noção de memória coletiva e estranhamento em Maurice Halbwachs, usaremos a história oral como metodologia principal, com o fim de reconstruir essas memórias subterrâneas que também nos possibilitarão perceber a visão que os próprios protagonistas têm do evento, além da utilização de documentos, fotos, mapas e toda espécie de fontes que nos possibilitem reconstruir o cenário de Parelhas no início da Guerra e a trajetória de vida de seus veteranos
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    Tese
    Iconografia humorística no ensino de História :modalidade de uso na sala de aula
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-12-21) Souza, Maria Lindaci Gomes de; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779339Y0; Carvalho, Maria Elizete Guimarães de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779987T0; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2
    mersos no tempo presente, as iconografias humorísticas, pela sua capacidade de representar, sugerir, comunicar uma idéia marcam sua presença na escola e na sala de aula. Caracterizando-se pela utilização de elementos cômicos, satíricos e irônicos, além de sua natureza persuasiva, elas possibilitam ao leitor fazer uma leitura critica dos acontecimentos sociais e políticos de nossa sociedade. Como linguagem visual, estruturada em formas verbais e icônicas assim como pelo caráter analógico de representação, os desenhos humorísticos constituem um excelente recurso pedagógico. Entretanto, durante algum tempo passaram despercebidos pela cultura escolar, e, só recentemente, tornaram-se objeto de investigação pelos historiadores, nesse sentido, propusemo-nos a analisar a utilização desse recurso pelos professores de História nas escolas públicas denominadas Centros Paraibanos de Educação Solidária (CEPES), da cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, visando apreender e discutir o modo como esses professores fazem uso das iconografias humorísticas em suas práticas pedagógicas. Por meio das ações dos professores, entendidas como artes de fazer, segundo Certeau, e pela identificação das modalidades de uso, que se caracterizam como táticas, procuramos perceber como se processa a relação humor no ensino de história na sala de aula. A sistematização, categorização e narração das práticas pedagógicas observadas, foram realizadas pela análise de questionário e entrevistas aplicadas com os professores, além da observação durante as aulas. Nossa pesquisa se fundamentou nas teorias de Roger Chartier e Michel de Certeau, através dos conceitos de representação e apropriação, que nos ajudaram a compreender a forma como os sujeitos sociais inseridos no locus da pesquisa, apropriaram-se da dimensão imagética através do humor. Partindo dos conceitos de uso e apropriação, identificamos nas ações e nas falas a forma como as iconografias humorísticas são trabalhadas pelos professores. Concebidos como representações da vida política e social, elas são percebidas como registros visuais que relatam questões sociais, políticas e econômicas, identificando, portanto, as adversidades do presente, no mundo social
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    Livro
    Na trilha do Trilhas Potiguares
    (2017-03-14) Fraga, Maria da Conceição; Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos
    Neste livro, estão registrados atores, ações e lugares como pistas dos que deram suporte, produziram registros, acolheram, protagonizaram e/ou estudaram ações do Programa Trilhas Potiguares como prática extensionista com impacto na formação acadêmica, além da vivência pessoal e profissional de seus integrantes, sejam da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ou das Prefeituras, suas comunidades e demais instituições parceiras. Tudo isso para servir como indícios de informações para aqueles que desejam estudar ou organizar acervos sobre as ações realizadas pelo Programa, a extensão universitária, a interiorização, a cidadania, a educação, a história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Ensino Superior no RN ou mesmo a História Cultural de cada um dos municípios participantes.
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    Dissertação
    A OAB no processo de transformação da sociedade brasileira: a seccional potiguar como espaço de redemocratização (1979-1988)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-28) Silva, Rafael Oliveira da; Fraga, Maria da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3775329772040020; ; http://lattes.cnpq.br/2499274956818710; Pereira, Henrique Alonso de Albuquerque Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/9609541796507055; Vasconcelos, José Gerardo; ; http://lattes.cnpq.br/1590976796851445
    O período conhecido como Ditadura Militar (1964-1985) representou um momento da História do Brasil marcado pelo controle do Poder do Estado pelas Forças Armadas em conjunto, iniciado com o Golpe Civil-Militar de abril de 1964. Caracterizou-se enquanto um momento em que as liberdades políticas e de expressão foram colocadas em xeque por medidas autoritárias e repressivas tomadas pelos governos militares. A seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), assim como o Conselho Federal da instituição, apoiou o estabelecimento do referido golpe, mas a partir dos anos de 1970 empreendeu medidas que buscavam corroborar as lutas em torno da redemocratização do país, o que contribuiu para a consolidação da sua imagem de defensora da ordem democrática. Com o título inspirado no XII Encontro da OAB de outubro de 1988, esta pesquisa tem como objetivo analisar a participação da OAB/RN e de seus membros no âmbito da redemocratização brasileira. Essa análise compreende um período que se inicia no ano de 1979, com a participação da entidade nas discussões da Anistia Política, e vai até a promulgação da Constituição de 1988, uma vez que a Carta Magna representa o começo de um Estado de Direito pleno. Procuramos entender o objeto enquanto espaço de redemocratização, aliando os conceitos de História, Memória e Política. Norteamo-nos teoricamente nas análises feitas por Jacques Le Goff, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Pierre Bourdieu e Hannah Arendt. Reconstruímos o período de redemocratização em terras potiguares, dando luz às ações da OAB/RN, sobretudo nos seguintes eventos: Anistia Política de 1979, mobilizações em torno da campanha das “Diretas Já!” e Constituição de 1988. Fazemos uso de legislação, atas, jornais e entrevistas construídas com base na História Oral
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    Tese
    Participação de mulheres na história da Escola Mista no Pará - 1870/1901
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-08-20) Melo, Clarice Nascimento de; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; ; http://lattes.cnpq.br/7497279574536104; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de; ; http://lattes.cnpq.br/1327071542800626; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6
    Este estudo objetiva problematizar a história da escola mista no Pará, nos anos de 1870 a 1901, destacando a participação de mulheres que a construíram. O foco analítico da pesquisa incide sobre as mutações e as continuidades da escola mista no Pará. Constitui-se como objeto de análise a escola mista paraense, constituída por mulheres. Traz como argumentação que a escola mista se constituiu e se configurou em formas, conceitos, tempos e espaços variáveis, em um imbricamento com a inserção das mulheres no universo educacional, seja por meio da escolarização, da profissionalização ou da docência em escolas de meninas e meninos. As fontes documentais privilegiadas para o estudo são: a legislação educacional, os jornais diários, os relatórios de governo, as revistas de ensino, as quais foram examinadas cotejando o dito e o praticado. O método indiciário direcionou as leituras documentais, que revelaram, em pequenas linhas, os nexos construídos, na procura de pistas e sinais das montagens da escola mista paraense com a participação de mulheres, a partir da percepção de que o conhecimento histórico é indireto, conjetural. As evidências indicaram que a escola de ambos os sexos criada legalmente na Província do Grão-Pará em 1870, deu os sinais da junção de meninas e meninos na escola, no momento em que a presença de mulheres na educação se insinuava. As mutações na organização da educação, com a implementação da escola mista, na década seguinte, conviveram com configurações restritivas e com a inserção mais efetiva das mulheres nessa escola. As imprecisões da escola mista republicana se revelaram nos caminhos sinuosos que sinalizaram a contradição entre o discurso modernizador e as práticas conservadoras em relação a esse tipo de escola, em comunhão com a sua expansão por todo o Estado, inclusive nos grupos escolares, quando se vê a presença incisiva de professoras na regência dessas escolas e um alargamento na eqüidade entre os sexos, na discência.
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    Dissertação
    A participação feminina no movimento estudantil secundarista como espaço de luta política (anos de 1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-06) Patrício, Adriana Cristina da Silva; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; ; http://lattes.cnpq.br/7417163507539901; Mota, Maria Dolores de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/9262063602399799; Bueno, Almir de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/1171515924256159; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497
    A história das mulheres tem sido uma importante temática no campo da historiografia nos últimos tempos. Vários historiadores se debruçam a discutir temáticas relacionadas aos gêneros, mostrando suas relações e conflitos. Essas novas temáticas são frutos também de uma série de mudanças na história que trazem novos problemas, objetos, e abordagens. Nosso objetivo neste trabalho é analisar experiência das militantes estudantis inseridas no movimento estudantil (ME) secundarista no Rio Grande do Norte nos anos de 1980. Discutindo os conceitos de História e Espaços, tentamos analisar o espaço político do ME através das esferas públicas e privadas que compõem a vida da militante estudantil, mostrando os conflitos enfrentados durante sua permanência no movimento. Para um melhor entendimento do panorama político do ME, organizamos um resumo mostrando a reconstrução das entidades estudantis reorganizadas após os governos militares, bem como montamos um quadro dessa inserção das mulheres na história. Utilizamos a fonte oral como principal recurso metodológico para a construção do nosso trabalho
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    Dissertação
    O Partido Comunista (1922-1962): lugar de memória, espaço de disputa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-03-27) Souza, Vital Nogueira de; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; ; http://lattes.cnpq.br/7007669198125494; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8; Domingos Neto, Manuel; ; http://lattes.cnpq.br/0574664171968622
    Este trabalho estuda a disputa pela memória do Partido Comunista no Brasil durante e depois da cisão que resultou no aparecimento de duas agremiações intituladas comunistas, no cenário político brasileiro, no final da década de 1950 e início dos anos de 1960: o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ao longo de seus três capítulos, o autor tenta responder questões como: quais os elementos que constituíram a memória do Partido Comunista, no período de 1922 a 1956? Em que momento essa memória passou a ser disputada, por quem e quais documentos revelam isso? Como aconteceu essa disputa pela memória? A abordagem do tema considera que a produção da memória pelo Partido Comunista e a disputa por sua apropriação pelos comunistas do PCB e do PCdoB aconteceram no âmbito da realidade nacional e partidária, noções espaciais compreensíveis a partir do conceito de memória desenvolvido por autores como Halbwachs, Le Goff, Pollack, e Pierre Nora. Para dar conta dos objetivos da pesquisa histórica foi utilizado como metodologia o exame e a interpretação de fontes documentais e bibliográficas, com prioridade para os documentos partidários que representavam uma interpretação coletiva sobre os acontecimentos considerados mais relevantes. Os sites do Partido Comunista do Brasil (www.pcdob.org.br ou vermelho.org.br) e do Partido Popular Socialista (www.pps.org.br) também foram consultados
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    Tese
    Perguntou o juiz ao tutor pela pessoa deste órfão: os magistrados na ordem sócio educacional do Seridó (século XIX)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-26) Coelho, Maria da Conceição Guilherme; ; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; ; http://lattes.cnpq.br/0898034986319181; Cury, Cláudia Engler; ; http://lattes.cnpq.br/2093931424355800; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://lattes.cnpq.br/4223328278394193; Fraga, Maria da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3775329772040020; Carvalho, Maria Elizete Guimarães; ; http://lattes.cnpq.br/6701911861558330; Macedo, Muirakytan Kennedy de; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493
    O presente trabalho tem como escopo a análise da presença da justiça, personificado nos juízes de órfãos, no incentivo, orientação e guarda dos menores herdeiros da Povoação de Currais Novos, do Seridó norte-riograndense, principalmente no que tange à educação no século XIX. Busca-se a abrangência e significado da atuação dos juízes na educação e de suas práticas, considerando que tal figura tinha um poder que ia além de sua função meramente, mas exercia um papel político, responsabilizando-se pela guarda e proteção dos bens deixados pelas famílias do período Imperial. O estudo debruça-se sobre o conjunto de documentos cartoriais, inventários, partilhas, auto de contas e despachos, pertencente ao Fórum da Comarca de Currais Novos, no período compreendido entre os anos de 1822 a 1829. Por fim, a conclusão demonstra como os juízes controlavam a educação dos órfãos, através dos tutores, e utilizavam-se, para tal fim, dos autos de conta como um mecanismo processual e documental de sua atividade jurisdicional.
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    Dissertação
    Religiosidade e poder em Ceará Mirim/RN: o caso Monsenhor Rui Miranda.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-26) Pessoa, Ana Beatriz Silva; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/7974773223046395; Fortes, Lore; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6; Nascimento, Rodson Ricardo Souza do; ; http://lattes.cnpq.br/0285782531876529
    Esta dissertação é um estudo de caso sobre a trajetória do Monsenhor Rui Miranda, padre irremovível da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará Mirim/RN. O objetivo do trabalho é apresentar as ações político-religiosas realizadas pelo Monsenhor durante os 55 anos em que assumiu a administração paroquial e demais cargos públicos no município, exercendo poder e influência sobre a comunidade, buscando evidenciar sua estreita relação com as altas camadas da sociedade, o que teria favorecido sua permanência e relevância para a população da cidade. Para isso, relatou-se, por meio de entrevistas semiestruturadas, fotos e documentos, a conduta do Monsenhor frente aos diversos cargos de chefia que ocupou, atuando mutuamente entre o espaço religioso e o espaço político. Com isso, pretende-se apresentar os fatos que teriam, ao longo do tempo, tornado este líder religioso tão importante para a história do município
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    Tese
    São Paulo do Potengi :uma cidade, seu pároco, e suas práticas educativas (1950-1980)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-27) Rocha, Márcia Maria de Sá; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; ; http://lattes.cnpq.br/5769236400167147; Ammann, Safira Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/8427470726293762; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Fraga, Maria da Conceição; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761546P6
    O presente trabalho de investigação, intitulado São Paulo do Potengi-RN: Uma cidade, seu pároco e suas práticas educativas (1950-1980), tem a finalidade de reconstituir num determinado momento histórico, as práticas educativas da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, no município de São Paulo do Potengi, tendo como eixo a experiência do Movimento de Natal, desenvolvida naquela cidade. A preocupação central voltou-se para o estudo da trajetória das práticas educativas desenvolvidas por aquela instituição católica, através das atividades usuais das escolas radiofônicas, da educação sindicalista, de treinamento de lideranças que convergiram para edificação de um poder popular, de democracia de base, da incorporação de um projeto político de transformação da realidade social. A figura de Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros é destacada através da pastoral social daquele município, onde dedicou 56 anos de sua vida religiosa tendo sido liderança maior na condução das práticas sócio-educativas ali desenvolvidas
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    Livro
    Tecedores de sonhos ao luar
    (Editora Caravela - Selo Cultural, 2018) Fraga, João Maria; Fraga, Maria da Conceição; Feitosa, Fábio Pereira; 0009000771432475
    Trata da luta dos trabalhadores do sal em Macau - RN de 1950 à 1960.
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