Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fontes, Welton César"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    postGraduateThesis.type.badge
    Jogos didáticos na matemática articulando o processo de ensino aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fontes, Welton César; Santos, Odilon Júlio dos; Santos, Odilon Júlio dos; Diniz, Iesus Carvalho; Vicente, Danielle de Oliveira Nascimento
    Este trabalho traz contribuições acerca dos jogos como atividades lúdicas que facilitam a compressão de conteúdos matemáticos, facilitando assim, o processo de ensino aprendizagem. Foca-se nesse estudo os jogos aliados as aulas de Matemática, pois acredita-se que através do lúdico, pode-se construir uma aprendizagem significativa, em que o discente desenvolve o interesse pelas atividades propostas. Para compreender a temática desenvolveu-se pesquisa de cunho bibliográfico com respaldo em autores que tratam sobre a temática e logo se justifica essa proposta central, cujo objetivo intenta na reflexão sobre os jogos como facilitadores nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Para colher alguns dados da pesquisa realizou-se também, observações, aplicou-se algumas atividades envolvendo conteúdo específicos de Matemática e realizou -se considerações sobre a mediação e construção do conhecimento. Finalmente chegamos à conclusão de que jogos são recursos importantes para utilizar nas aulas de Matemática, pois o lúdico proporciona aos alunos o interesse em aprender conceitos, o que dificilmente ocorre em uma aula tradicional. As atividades lúdicas mostram-se como ferramentas de melhoramento do processo Ensino-Aprendizagem também no âmbito da Matemática, tornando o conteúdo estudado mais atrativo, dinâmico e prazeroso para o aluno que é estimulado a entender tal conteúdo proposto pelo professor mesmo de maneira inconsciente e possibilitando ao professor um leque de alternativas nas demonstrações dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM