Navegando por Autor "Fonseca, Paulo Honório da Costa"
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TCC Investigando o escapismo estético da moda no século XXI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Alves, Maria Eduarda Campos; Ribeiro, Kilder César de Araujo; Ribeiro, Kilder; Lanutti, Jamille Noretza; Fonseca, Paulo Honório da CostaEste trabalho tem como objetivo compreender o fenômeno do escapismo estético em diálogo com as criações e consumo dentro do sistema da moda. É caracterizado como uma pesquisa exploratória e qualitativa, utiliza da técnica de revisão bibliográfica, permitindo estabelecer passos sistemáticos para serem seguidos, fazendo coleta de dados e análises de materiais com aporte de estudos da filosofia, psicossociologia, história da moda e arte para abranger as necessidades próprias da pesquisa. Inicialmente exploramos temas introdutórios para compreender os conceitos de estética e escapismo separadamente e a partir disso, entender como ambos se conectam e podem ser observados em conjunto. Abordamos os estudos de estética a partir da sua origem como área da filosofia e seu contato e desenvolvimento na moda, até a sua compreensão atual como fashion aesthetics, utilizada como conceito e ferramenta para criadores e consumidores. Em seguida apresentamos o escapismo como um mecanismo cognitivo e comportamental diante de momentos adversos, possuindo características específicas atreladas à tipos de experiências imersivas que se relacionam, e a partir desses entendimentos, apontamos manifestações inseridas na arte e na moda, como indícios iniciais do escapismo estético, identificando suas características e motivações conceituais. Ao levantarmos os dados introdutórios acerca dos assuntos principais, partimos para a parte prática e experimental da pesquisa, em que desenvolvemos análises iconológicas ao traçar uma breve linha do tempo fazendo analogias entre o final do século XX e início do século XXI, com a criação de painéis utilizando a técnica do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg para identificar as manifestações do escapismo estético na moda e suas influências cíclicas, em conjunto com a análise iconológica de Panofsky para apresentar características, motivações e contextos dos períodos, identificando as razões de criação e consumo. Com isso, o trabalho constrói uma análise aprofundada acerca do fenômeno do escapismo estético, alcançando suas definições conceituais, motivações, aspectos e manifestações em criações de moda.Dissertação Morfologias da Moda: ensaios analíticos do estilo gráfico da figura de moda e possíveis contribuições ao ensino de artes(2018-12-17) Fonseca, Paulo Honório da Costa; Salles, Nara Graça; ; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Felipe, Maria Gorete; ; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de;A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influências externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia modaestilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.TCC Projeto de vestidos de noiva inspirado nos cangaceiros Maria Bonita e Lampião(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-25) Sousa, Gabriela Pacheco de; Ribeiro, Kilder César de Araújo; Ribeiro, Kilder César de Araújo; Azevedo, Virginia Maria Borges de; Fonseca, Paulo Honório da CostaEste trabalho tem por objetivo projetar um vestido de noiva com inspiração em Maria Bonita e Lampião, a partir da análise da indumentária do casal durante o período em que estiveram no cangaço, utilizando dados históricos e iconográficos sobre o cangaço e sobre os vestidos de noiva. Para a análise de dados sobre os trajes cerimoniais para noivas foi utilizada a análise sincrônica e diacrônica, evidenciando as mudanças que ocorreram nos trajes durante esse tempo. Através de ferramentas como o painel semântico foi possível visualizar com mais clareza os objetivos a serem alcançados. Com a decodificação de elementos gráficos foi possível projetar padrões, utilizando elementos gráficos abstraídos da indumentária do casal, dando origem a novas formas, sendo posteriormente transformados em um desenho para o bordado do vestido. Este projeto apresentou como resultado final um vestido de noiva inspirado em Maria Bonita e Lampião, relacionando elementos do cangaço com os trajes de noiva.TCC Projeto: Hanbok diário inspirado em elementos do interior das casas tradicionais coreanas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-04) Morais, Eliza Maria Silva de; Ribeiro, Kilder César de Araújo; http://lattes.cnpq.br/2642512473401139; http://lattes.cnpq.br/9730984835532066; Barbosa, Luciano César Bezerra; http://lattes.cnpq.br/6038999983385486; Fonseca, Paulo Honório da Costa; http://lattes.cnpq.br/8734391775671356A indumentária desde sua função mais primitiva, quando utilizada para proteção contra perigos externos, e até os dias atuais, quando sai de sua função primária de vestir para ter novas características quanto a expressão visual e a comunicação, se faz uma ferramenta para compreendermos a cultura, visto que continua evoluindo juntamente com o ser humano e as mudanças do seu dia a dia. Partindo do contexto de semelhança entre o vestuário moderno e a arquitetura tradicional da Coreia do Sul surge a proposta de desenvolver uma nova versão do hanbok diário (saenghwal hanbok) feminino a partir da decodificação dupla de elementos gráficos do design de interiores das casas tradicionais coreanas (hanok). O método de trabalho abordado neste projeto possui caráter descritivo e exploratório. A primeira fase parte da etapa de pesquisa e revisão bibliográfica de aspectos históricos e iconográficos acerca da cultura tradicional coreana, buscando a obtenção de materiais referentes a evolução do produto e dos ambientes inspiradores, utilizados como tema de fundo para o desenvolvimento do projeto. Na segunda parte do projeto, fase de criação, foi utilizada a ferramenta experimental de decodificação de elementos gráficos, para a execução tanto do produto, quanto para a criação de padronagens para a sua superfície, complementadas por técnicas clássicas de modelagem e confecção. A solução proposta foi reproduzida num modelo reduzido para o aperfeiçoamento do conceito, no qual ficou patente que a vestimenta obtida pode ser caracterizada como uma peça de vestuário de uso cotidiano pois consegue reunir, conforme objetivos traçados, as características prementes dos trajes tradicional e moderno.TCC Uma dança para o figurino: análise e criação do figurino para dança contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Guerreiro, Camila Cristina Rodrigues; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Fonseca, Paulo Honório da Costa; Medeiros, Ewerton Emanoel Fernandes deO Figurino da dança abrange estudos sobre cores, formas, corpo e dramaturgia na cena da dança contemporânea. Objetiva-se neste trabalho reunir conhecimentos acerca do figurino e seus processos de criação entendendo-o como elemento estético dramatúrgico. Acredita-se que este trabalho venha contribuir na lacuna existente de estudos específicos sobre o figurino para a dança, assim o presente trabalho visa ampliar as discussões e proposições acerca do figurino, arguindo-se sobre: “o que usar?”, “Como usar?” e “Para que usar?”. Estas questões podem proporcionar aos artistas e educandos vivenciarem experiências de criação e produção de sentidos na concepção do figurino. O trabalho se orienta com base nos referenciais epistemológicos e metodológicos da pesquisa cartográfica. O trabalho desenvolve estudos críticos e reflexivos sobre processos de construção do figurino para dança contemporânea e identifica pistas que surgem a partir do olhar estético sobre os figurinos estudados, visando a elaboração do figurino para dança.