Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fonseca, Jucielly Ferreira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Efeito do módulo on-line sobre liderança na aquisição do conhecimento de discentes de enfermagem: estudo piloto de ensaio clínico randomizado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-18) Fonseca, Jucielly Ferreira da; Dantas, Daniele Vieira; https://orcid.org/0000-0003-0307-2424; http://lattes.cnpq.br/0404704679319143; https://orcid.org/0000-0001-8904-8809; http://lattes.cnpq.br/6947516413159623; Duarte, Fernando Hiago da Silva; Araújo, Gabriela de Sousa Martins Melo de; Silva, José Adailton da
    Este estudo avaliou o efeito de um módulo educacional on-line sobre liderança na aquisição de conhecimento por discentes de Enfermagem. A pesquisa foi conduzida em duas fases: metodológica e experimental. Na fase metodológica, especialistas validaram o conteúdo e a aparência do módulo; como também houve a validação de conteúdo da situação-problema. Já na fase experimental, conduziu-se um ensaio clínico randomizado com 14 estudantes do sexto período do Curso de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, divididos em grupo experimental (sete estudantes), que acessou o módulo on-line; e grupo controle (sete estudantes), que participou de aulas presenciais expositivas no próprio Departamento de Enfermagem. O módulo educacional, previamente desenvolvido e autorizado para uso, mediante Termo de Cessão de Direitos, incluiu quatro aulas multimodais, abordando temas como competências profissionais, habilidades emergentes, segundo o Fórum Econômico Mundial, psicologia positiva, comunicação e gestão de conflitos. O grupo controle participou de uma aula expositiva convencional, em ambiente presencial. A amostra foi composta predominantemente por jovens do sexo feminino, com idades entre 20 e 25 anos, matriculadas no sexto período do Curso de Enfermagem, no primeiro semestre de 2024. A coleta de dados incluiu uma situação-problema e um questionário adaptado para avaliar a autopercepção do exercício da liderança em Enfermagem. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética (CAAE 75851023.0.0000.5537, Parecer 6.599.419) e registrada no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC), sob o número RBR-2dfqmr2. Os resultados mostraram avanços significativos nas habilidades de liderança, especialmente no grupo experimental. Este grupo apresentou aumento expressivo na valorização de habilidades interpessoais, de 57,14%, no pré-teste, para 85,71%, no pós-teste. Na mediação de conflitos éticos, 85,71% do grupo controle e 100% do grupo experimental no pós-teste optaram pelo debate aberto, demonstrando uma abordagem participativa. Houve também evolução na autoidentificação como líder no grupo experimental, de 42,86% para 57,14%, evidenciando o impacto positivo do treinamento na autopercepção de liderança. A definição de liderança como processo de influência foi amplamente reconhecida, com 100% dos estudantes do grupo experimental no pós-teste, compreendendo liderança como o exercício de influência para alcançar objetivos. Concluiu-se que o módulo educacional on-line sobre liderança relacionado à aquisição de conhecimento de discentes de Enfermagem teve efeito positivo no desenvolvimento das competências de liderança dos discentes de Enfermagem. O estudo reforça a importância de habilidades interpessoais, da autopercepção de liderança e de práticas colaborativas para a segurança e o desempenho profissional dos futuros enfermeiros.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM