Navegando por Autor "Figueiredo, Juliana de Lima"
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Dissertação A formação acadêmica e a inserção profissional do egresso da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-09) Figueiredo, Juliana de Lima; Abreu, Cynara Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; ; http://lattes.cnpq.br/7080397651151003; Torres, Tatiana de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/2310895002206004; Aouar, Walid Abbas El; ; http://lattes.cnpq.br/9068744455564829Este trabalho teve como principal objetivo realizar um estudo com os egressos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA-UFRN), com o intuito de identificar em que medida a inserção dos egressos no mercado de trabalho se relaciona com a formação acadêmica recebida, quais facilidades e dificuldades encontradas para ingressar no mercado e qual a avaliação dos egressos sobre a formação acadêmica recebida. A pesquisa visou contribuir também para o atendimento à Lei do SINAES, que pela primeira vez a partir do ano de 2004, incorporou o egresso no processo de avaliação institucional, identificando-o como importante fonte de informações para avaliação da qualidade das instituições. A revisão bibliográfica foi centrada em documentos legais que tratam do egresso e trabalhos de autores que desenvolveram estudos sobre esse tema, além de pesquisas já realizadas sobre egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) e sua inserção profissional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva e visando atingir seus objetivos foi realizada coleta dados através da aplicação um questionário online, destinado aos egressos da FACISA diplomados no período de 2011 a 2014.1, objetivando caracterizar o perfil do egresso absorvido pelo mercado de trabalho, bem como suas percepções sobre os fatores que facilitaram ou dificultaram esse acesso. Os resultados da pesquisa apontam que 78% dos respondentes estão trabalhando, entretanto, destes, 67% estão trabalhando em suas áreas de formação enquanto que 11% estão exercendo atividades profissionais fora da área em que se formaram, na maioria dos casos o motivo atribuído ao fato de não estar atuando na área são as poucas oportunidades de emprego na área e a baixa remuneração o que coincide com os fatores apontados como principais dificultados da inserção profissional. Um percentual considerável (22%) informou não estar trabalhando e o principal motivo atribuído para essa situação foi o fato de estar estudando para concurso público visando melhores oportunidades. Identificamos que no geral os egressos estão satisfeitos com os vários aspectos da formação analisados na pesquisa e em contraposição a isso fazem uma avaliação bastante negativa do mercado tanto local como nacional. De modo geral tanto a instituição quanto os cursos ofertados pela FACISA obtiveram uma avaliação bastante positiva, também foi avaliada de modo satisfatório a relação entre a formação recebida e as exigências do mercado. Quanto aos fatores facilitadores os mais apontados pelos egressos foram o reconhecimento da universidade e os conhecimentos teóricos adquiridos.