Navegando por Autor "Ferreira, Veruza de Morais"
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Dissertação Entre cinema e pintura: o hibridismo no cinema de Jean-Luc Godard(2018-02-07) Ferreira, Veruza de Morais; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Dantas, Daiany Ferreira; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; ; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos;Essa dissertação investiga como se dá a forma simbólica atuante no hibridismo estético presente nos filmes de Jean-Luc Godard, especificamente em O Demônio das Onze Horas (Pierrot Le Fou, 1965), Paixão (Passion, 1982) e Adeus à Linguagem (Adieu Au Langage, 2014), no que toca a relação entre cinema e pintura. Duas questões centrais nortearam o foco desta investigação: como se dá a construção simbólica da maneira pictórica de Godard? Os elementos pictóricos presentes na narrativa fílmica se propõem realmente a construir significados e transmitir sensações reais como as do movimento impressionista nas pinturas? A relação entre cinema e pintura na obra de Godard é trabalhada aqui no contexto de promover um diálogo entre as artes e a comunicação. Partindo do pressuposto de que filmes são objetos artísticos que comunicam por meio de elementos simbólicos, este trabalho busca identificar a forma simbólica de Godard dentro de uma linguagem híbrida por meio da análise de elementos como a cor e a luz.Tese Estética da anáfora: marcas de um cinema no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-08) Ferreira, Veruza de Morais; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; https://orcid.org/0000-0001-7031-3481; http://lattes.cnpq.br/0356824383531212; Silva, Josimey Costa da; https://orcid.org/0000-0003-2556-8180; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Barbosa, Marcio Venicio; Silva, Dácia Ibiapina da; Ikeda, Marcelo GilO presente trabalho versa sobre o conceito de estética da anáfora, vinculando-o analiticamente ao enredo fantástico dos filmes ficcionais produzidos no Rio Grande do Norte, entre 2010 e 2019, tomando como ponto de partida as seguintes produções fílmicas: Inácio Garapa: Um Matuto Sonhador (José Gomes, 2010); O Mundo de Ana (Wigna Ribeiro, 2014) e Lua de Fogo (Walfran Guedes, 2016). Fez parte do nosso propósito delinear uma tradição cultural do Nordeste presente no recorte fílmico percebendo o resgate técnico e estético na mise-en-scène e a anáfora foi o instrumento-guia para a definição de um estilo cinematográfico vigente nos filmes selecionados. A estética da anáfora fundamentou-se nos cronotopos das realidades sociais do teórico Bakhtin (1997, 2002, 2013), no diálogo do sujeito com o mundo, de modo a manter em si reminiscências de um tempo e um espaço ressignificando-os. O conceito de anáfora emergiu na forma de motivos visuais retomados com elementos de diferentes domínios. O uso de técnicas cinematográficas específicas afetou o estilo cinematográfico, “a textura tangível do filme” (BORDWELL, 2009, p. 58). O caminho trilhado seguiu o percurso teórico-metodológico apresentado por David Bordwell (2008, 2016, 2018), para o qual o estilo concerne às escolhas dos realizadores em circunstâncias históricas e tempo oportuno. O método de fragmentação fílmica de David Bordwell (2008, 2016, 2018), a saber, a segmentação do esquema escrito das cenas e o desenvolvimento de uma estrutura foi aplicado na análise dos procedimentos da mise-en-scène nos relatos dos cineastas; contribuiu a partir dos estudos da categoria de enredo fantástico (como controle da mise-en-scène—, aglutinador do aspecto mítico dos elementos sintetizados tanto como universais como de tradição popular nordestina) para identificar características anafóricas (reiterados) e díspares nas subcategorias do cenário, figurino, maquiagem e encenação. Articulou-se a expressão dessas subcategorias sob a égide da anáfora, do estilo, da estética, do fantástico, mediante cronotopos. Os capítulos da tese elucidaram nos filmes o conceito de estética da anáfora, perpassando pelo exame e fragmentação do contexto histórico formador do cinema no Rio Grande do Norte, mediado pela relação entre o fantástico, o mítico e o popular. Desvelou-se no cinema ficcional do Rio Grande do Norte no período entre 2010 - 2019 a ocorrência de um estilo, a estética da anáfora no esquema narrativo fantástico do corpus analítico.Artigo Noções híbridas no cinema de Walter Salles(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Ferreira, Veruza de Morais; Costa, Maria Helena Braga e Vaz daO presente artigo tem por finalidade discutir analiticamente as relações híbridas na estética fílmica de Walter Salles buscando ainda refletir sobre as representações estéticas possibilitadas pelo uso da cor. Para tanto, tomar-se-á como base teórica as técnicas básicas da comunicação visual mencionadas por Donis A. Dondis em seu livro Sintaxe da linguagem visual (1997), como também serão considerados os elementos semióticos encontrados na narrativa do filme; neste caso o livro O que é semiótica (1983) de autoria de Lúcia Santaella servirá como principal referênciaTCC Videodança: o corpo em movimento na tela(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Lima, Jonhnata Samuel Oliveira de; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Paixão, Maria de Lurdes Barros da; Cruz, Adriano Charles da Silva; Ferreira, Veruza de MoraisEste trabalho de conclusão de curso é uma reflexão prática e de observação acerca dos aspectos estabelecidos na hibridização da dança e do vídeo cujo produto artístico produzido é a videodança. Nessa perspectiva, o presente trabalho versa sobre a interação entre a dança e a tecnologia. Assim, a pesquisa realizada aponta as relações advindas do diálogo entre o corpo e a câmera e seus desdobramentos na criação da videodança. O trabalho em apreço articula os conhecimentos oriundos de diferentes áreas do conhecimento, com objetivo de ampliar as reflexões e análises acerca da relação entre o corpo, a câmera e os movimentos de dança. Deste modo, o presente trabalho realiza análise de videodanças e de obras de dança e cinema a fim de investigar as potencialidades dramatúrgicas e estéticas da dança no espaço da tela e as suas contribuições na produção estética e dramatúrgica da videodança. O referencial teórico metodológico cartográfico orienta as escolhas e os meios de produção da videodança produzido a partir dos estudos e referenciais teóricos adotados neste trabalho.