Navegando por Autor "Ferreira, Renata Larissa de Paiva"
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Dissertação Educação infantil, BNCC e pensamento computacional: com a palavra, as crianças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Ferreira, Renata Larissa de Paiva; Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva; http://lattes.cnpq.br/9702206935610428; http://lattes.cnpq.br/5049178469801040; Fernandes, Kleber Tavares; Carvalho Filho, Evanilson Gurgel deRecentemente, a criança vem ganhando protagonismo nas pesquisas passando a fazer parte da investigação por meio de sua participação ativa. No entanto, quando se trata de políticas públicas, as crianças ainda são pouco ouvidas. Deste modo, esta investigação busca evidenciar as contribuições das atividades apontadas no eixo de pensamento computacional do documento complementar à BNCC a partir das perspectivas e sentidos que as crianças atribuem às práticas desenvolvidas junto a elas. Como suporte teórico, temos: Dahlberg; Moss; Pence (2019), Fochi & Vasconcelos (2016), Cruz (2008), Kramer et al. (2019) Rinaldi (1999; 2012), Malaguzzi (1999) e Sarmento (2008) que nos auxiliam na compreensão de criança como ator social, sujeito com direitos, participativo e com suas vozes. Para dialogar sobre a concepção de currículo na Educação Infantil, Faria & Salles (2012), as DCNEI (2009), a BNCC (2017) e o Documento Curricular do Rio Grande do Norte para a Educação Infantil (2018); para refletir sobre a relação das crianças e as mídias temos Belloni (2009), Valente (2016) e Cordeiro (2021; 2023) e, por fim, para tratar do pensamento computacional utilizamos referenciais específicos da área, tais como a SBC (2019), CIEB (2020), Wing (2006; 2011), Brackmann (2017). Participaram da pesquisa 22 crianças da pré-escola de uma instituição pública de Parnamirim-RN. A pesquisa respalda-se na metodologia qualitativa, na qual as múltiplas linguagens das crianças foram analisadas por nuances da Análise Textual Discursiva, e seus interesses foram organizados em três categorias de análise que sustentam a ideia de que as crianças gostam de aprender com os meios digitais, com jogos e com a natureza. Os resultados apontam pra a importância da participação infantil, nos fazendo enxergar sua contribuição insubstituível. A partir das suas múltiplas linguagens, as crianças nos revelam o que pensam, como compreendem e experimentam as vivências propostas no complemento da BNCC. Como produto técnico, efetuamos uma oficina com as professoras da instituição na qual a pesquisa foi realizada, a fim de apresentar possibilidades de utilização do espaço construído na escola com o objetivo de desenvolver tanto atividades plugadas, quanto desplugadas, respeitando as especificidades e os interesse das crianças.