Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Naama Pegado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
    (2018-11-30) Ferreira, Naama Pegado; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas;
    Devido às dificuldades de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes, sobre microrganismos, a presente investigação teve como objetivo geral: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos, para uma aprendizagem significativa crítica e superação de dificuldades de estudantes surdos e ouvintes em salas de aulas comuns nas séries finais do Ensino fundamental e como objetivos específicos: Identificar as concepções alternativas de estudantes surdos e ouvintes sobre microrganismos; Investigar o potencial da UEPS para romper às barreiras de aprendizagem sobre microrganismos em estudantes surdos e ouvintes, tornando a aprendizagem mais crítica e significativa; Produzir material instrucional acessível para surdos e ouvintes sobre microrganismos, como vídeoaulas e jogo como estratégia didática implementada à UEPS. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes surdos e ouvintes de turmas do 7º ano de uma escola pública, localizada em Natal/RN. Estes responderam a questionários e os surdos fizeram, também, um teste visual, antes da aplicação da UEPS. A análise mostrou que a maioria dos estudantes, tanto ouvintes quanto surdos, apresentava compreensão incoerente (CI) ou eram sem compreensão (SC) dos conceitos sobre microrganismos. Os estudantes surdos correlacionam os microrganismos apenas à sujeira e falta de higiene e não conseguiam associar às doenças, já poucos ouvintes entendiam alguns dos benefícios dos microrganismos. A UEPS contribuiu para aprendizagem significativa crítica dos estudantes ouvintes, que puderam compreender a importância dos microrganismos para o meio ambiente e sua saúde, porém os estudantes surdos tiveram mais dificuldades por causa da linguagem e sinais ainda desconhecidos sobre microrganismos. Os estudantes hipoacúsicos se mostraram interessados e participativos em todas as aulas, igualmente aos ouvintes. Enquanto os estudantes surdos preferem o uso das figuras, os estudantes ouvintes optam por usar os termos em Português para correlacionar conceitos. Houve integração, não inclusão, dos estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, pois esses estudantes desenvolvem as tarefas propostas, normalmente em grupos apenas de surdos. Outro entrave ao ensino de Ciências aos estudantes surdos é a falta de formação docente e conhecimento da cultura surda, além de uma padronização/divulgação dos termos científicos em LIBRAS para os professores intérpretes. Estes resultados serviram de subsídio para a validação da UEPS e criação de um glossário em LIBRAS com sinais usados no âmbito da microbiologia, para que os estudantes surdos também consigam compreender e reconhecer os diferentes microrganismos, bem como sua relevância numa proposta prioritariamente visual.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Projeto sementinha: semeando valores ambientais na comunidade de Nova Descoberta – Natal/RN
    (Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2009) Gomes, Isabele Aragão; Cardoso, Priscila Miranda de Melo; Braz, Janine Karla França da Silva; Celestino, Joyce Elanne Mateus; Ferreira, Naama Pegado; Grimaldi, Guido De Gregório; Andrade, Ricardo Teixeira Gregório de; D´Oliveira, Rosângela Gondim
    Partindo da percepção da educação ambiental enquanto base para o exercício pleno da cidadania crítica e participativa e tendo como objetivo despertar a consciência ambiental, o Projeto Sementinha: semeando valores ambientais realizou ações de educação ambiental com a comunidade do bairro de Nova Descoberta e estudantes do nível fundamental. Metodologicamente, a realização do projeto se deu através de atividades dinâmicas e sistemáticas, como palestras, aplicando as atividades sugeridas pela ONU no 7º Objetivo do Milênio – Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM