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Navegando por Autor "Ferreira, Juliana Mota"

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    Tese
    Avaliação da atenção primária à saúde: identificação dos atributos, indicadores de qualidade e estratégias de melhoria dos serviços
    (2017-09-15) Ferreira, Juliana Mota; Costa, Iris do Céu Clara; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103; http://lattes.cnpq.br/8176440739387085; Araújo, Aurigena Antunes de; https://orcid.org/0000-0001-9264-4695; http://lattes.cnpq.br/3531154240424211; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; Pessoa, Daniela Mendes da Veiga; http://lattes.cnpq.br/3032029110195642; Eulálio, Maria do Carmo; http://lattes.cnpq.br/8757576547339240
    A Atenção Primária à Saúde (APS) possui quatro atributos essenciais: acesso de primeiro contato, continuidade e integralidade da atenção, e coordenação da assistência; e mais três atributos derivados: atenção centrada na família, orientação comunitária e competência cultural. A identificação da presença e extensão desses atributos é importante para definir um serviço como orientado para a APS, e permite verificar a associação entre estes e os resultados da atenção sobre a saúde da população. Todavia, avaliar o serviço de saúde consiste apenas na fase inicial do processo de qualificação, devendo ser seguido pelo desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade da APS. Dentro desse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os atributos da APS em um município do Nordeste do Brasil, e descrever estratégias utilizadas em âmbito nacional e internacional para melhoria dos serviços. Foi realizado um estudo transversal descritivo para avaliar a presença e extensão dos atributos da APS, por meio da aplicação do instrumento PCATool-Brasil, sendo classificados como alto escore os atributos que obtinham valores iguais ou maiores que 6,6. A análise final mostrou pontuação total média de 6,88 ± 0,91. A pontuação média para o atributo essencial foi 6,61 ± 0,91 e para o atributo derivado foi 7,80 ± 1,30. O componente de primeiro contato-acesso mostrou média baixa (3,76 ± 1,11), enquanto que o sistema de coordenação de informações apresentou a maior pontuação média (8,06 ± 1,60). Em um segundo momento, foram realizadas duas revisões da literatura, buscando descrever experiências internacionais relacionadas a melhorias na APS, e estratégias utilizadas no Brasil para ampliar a qualidade dos resultados. A maioria dos estudos internacionais estavam relacionados à coordenação do cuidado, programas ou modelos para gerenciar as práticas, e ferramentas de tecnologia. As estratégias descritas no Brasil foram, em sua maioria, direcionadas para promoção da saúde e prevenção de agravos, utilizando educação em saúde, orientação farmacêutica e nutricional e recursos tecnológicos. Concluiu-se que a avaliação dos atributos mostrou forte orientação para APS, considerando a acessibilidade como um grande desafio no Brasil. A revisão das experiências para melhoria da APS mostrou ser um mecanismo relevante na identificação de possíveis soluções para superar obstáculos e alcançar melhores resultados em saúde.
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