Navegando por Autor "Ferreira, Gilmar Leite"
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Dissertação Cacimbas do sertão: um estudo do grupo de pesquisa Sertania e Educação (2003-2020)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-23) Lopes, Thaíse de Santana; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; http://lattes.cnpq.br/1276461000844052; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Ferreira, Gilmar LeiteO objeto desta dissertação é o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação. Objetivamos compreender os caminhos percorridos e as marcas que foram compondo este grupo de pesquisa, circunscrevendo a caminhada aos anos de 2003 a 2020. Nos orientamos pela pergunta: Que caminhos o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação percorreu entre os anos de 2003 a 2020? Essa pergunta de partida se desdobrou em outras, como: O que é sertania? Quais foram os lugares onde se semeou e germinou sertania? Que marcas (pegadas) a caminhada do grupo deixou ao longo desses dezessete anos? Sertania pode se configurar como ferramenta teórica para as pesquisas ou pesquisadores em educação? Para respondê-las, assumimos o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, mas tratando-o enquanto um método. As fontes que nos possibilitaram dados e informações foram os Projetos de Pesquisas e Extensão; as Produções Acadêmicas, como artigos, livros, monografias, dissertações, teses; os Grupos de Estudos ligados à Linha de Pesquisa Sertania e Educação de Jovens e Adultos que nutriu o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação; os eventos realizados; os currículos dos professores; os e-mails do Grupo e fotos encontradas no acervo pessoal dos professores, no acervo da pesquisadora e no computador na sala 19 do Centro de Educação, da UFRN, além de fazermos uso da entrevista do tipo livre conversacional com alguns participantes do Grupo. Do ponto de vista teórico, trabalhamos como pano de fundo uma reflexão sobre a educação, artesania e o sertão, nutrindo essas reflexões com as concepções de Freire (1983), Mills (2009), Barbosa Junior (2017), Rosa (1959), Euclides (1902) e Ferreira (2018). Com todo o movimento de estudo, e a partir dos rastros encontrados, passamos a compreender que o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação iniciou como um movimento de estudo em Caicó-RN; assumiu a palavra sertania a partir do poema de Nivaldete; nunca houve intenção de ter um líder, e sim aproximar pessoas que gostam de estudar-se e pensar-se; que os dois professores vindos de Caicó criam a Linha de Pesquisa Sertania e Educação de Jovens e Adultos ao Longo da Vida no campus central da UFRN, para proporcionar rodas de conversas, diálogos amorosos e escuta como condições fundamentais aos que deles necessitavam; se institucionalizou o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação em 2010, pensando nas Pesquisas de Iniciação Científica e Pós-graduação; que ao longo desses dezessete anos o Grupo assumiu características peculiares, como não buscar autores, mas buscar o que os autores buscavam de maneira antropofágica; que o foco sempre foi a pessoa que se encontra no grupo e não conceitos ou teorias que antecedam suas existências, e, por último, percebemos que não há uma preocupação em tornar o Grupo de Pesquisa Sertania e Educação um novo paradigma científico, mas proporcionar estudos que façam seus participantes/pesquisadores compreenderem, em suas produções acadêmicas, como o objeto se faz em si, afirmando-se com essa noção que o pesquisador e sua pesquisa são únicos e unidos na vastidão de cada ser-tão.Dissertação Corpo e poesia: para uma educação dos sentidos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-05-10) Ferreira, Gilmar Leite; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/9283744640744422; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Nessa pesquisa, refletimos sobre Corpo e Poesia: para uma Educação dos sentidos. O trabalho tem como objetivo a busca da compreensão do entrelaçamento corpo e poesia, para uma educação dos sentidos, a partir da experiência do Ser no mundo. Nesse propósito, busca-se entender a criação poética como a transubstanciação corpórea por meio dos sentidos que se realiza na expressão criativa e se manifesta na linguagem do corpo, abrindo caminhos para uma educação vivenciada na experiência estética. Para compreendermos o processo da criação poética, recorremos ao método fenomenológico do mundo vivido da filosofia de Merleau-Ponty, sempre abrindo florestas de questionamentos e germinando novas dúvidas para a busca de outras compreensões sobre Poesia, Corpo e Educação. Esses três fenômenos foram investigados por meio de uma reflexão sobre a minha própria trajetória de vida como poeta e professor de Educação Física; identificação e analise de poetas/declamadores; experiências sensíveis vivenciadas nas Oficinas de Poesias, realizadas em sete escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte e no dialogo permanente com as obras de Merleau-Ponty, Severino Antonio, Paul Zumthor, Petrucia Nóbrega, entre outros autores. A fenomenologia e as fontes investigadas nos permitiram concluir que a criação poética não é produto de uma inspiração divina, de um espírito vindo de alhures, nem hereditária, mas cria-se poesia a partir de um dialogo entre o poeta e o mundo orgânico e cultural, revelando, a cada experiência vivida, um novo mundo de sentidos e significados. Foi possível compreendermos a linguagem poética como uma manifestação sinestésica e performática que ontologicamente se revela e se oculta a cada experiência, trazendo novas claridades expressivas do Ser no mundo. A pesquisa nos revelou que a poesia como uma experiência sensível do estado poético possibilita a construção de um conhecimento sensível, alegre e lúdico para uma educação dos sentidosTese A criação do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Natal (1982 a 1987)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-09) Lemos, Eden Ernesto da Silva; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Cunha, André Victor Cavalcanti Seal da; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Ferreira, Gilmar Leite; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; Soares, Swamy de Paula Lima;Esta tese tem como objeto de estudo a criação do Conselho Escolar na Rede Municipal de Ensino de Natal circunscrevendo-se o estudo, ao período de 1982 a 1987. Objetivamos compreender o processo de criação dos Conselhos Escolares em Natal; para tanto, assumimos a seguinte questão de tese: Quais as dimensões sóciohistóricas do processo de criação dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino de Natal-RN? Nessa perspectiva, assumimos um método que articula duas dimensões: complexificação da consciência e mergulho nos aspectos do objeto de estudo. Complexificamos nossa consciência durante os estudos, dialogando com a concepção de história de Gaddis (2003); o pensamento Sertânico de Barbosa Junior (2017); a complexidade de Morin (2002); a multirreferencialidade de Ardoino (2012) e o decolonial de Grosfoguel e Castro-Gómez (2007). Mergulhamos nos aspectos do nosso objeto de estudo, por meio de diversas fontes históricas. Essas fontes podem ser classificadas como orais e documentais. As orais advieram de entrevistas com seres humanos que participaram dessa Mobilização Social. As documentais foram dessoterradas ao longo da jornada-pesquisa e se constituíram, principalmente, de Leis, cartazes, cartilhas, panfletos, matérias jornalísticas e brochuras. As leituras e as fontes me possibilitaram construir aspectos da história de criação dos Conselhos Escolares da RMEN e, ao mesmo tempo, vivenciar uma pesquisa que me levou a compreender como esse fenômeno da Educação do Município de Natal é complexo e multidimensional na sua vastidão. As evidências nos ajudaram a compreender que a Mobilização Social de profissionais da educação e estudantes secundaristas da RMEN, se constituem na dimensão principal da criação do Conselho Escolar na RMEN, entre os anos de 1982 e 1987.Tese O Sertão educa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-04) Ferreira, Gilmar Leite; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/9283744640744422; Soares, Carmen Lúcia; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802E0; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143Para construção desta tese, refletimos a respeito do sertão como um lugar que educa. Fundamentados na filosofia da Natureza de Merleau-Ponty, em alguns livros da literatura sertaneja, na obra do poeta Cancão (João Batista de Siqueira), nas orientações, nas conversas com os sertanejos do Cariri paraibano e do Pajeú pernambucano, foi possível pensar e compreender a educação emergida pela relação do homem do sertão com a natureza, e a poesia. No campo da reflexão epistemológica, compreendemos que a educação da vida pode ser um caminho para a compreensão do homem, aprendendo por meio das relações e, com isso, construindo um conhecimento compartilhado e experimentado no dia a dia para novas aprendizagens. Envolvido com o fenômeno sertão, a atitude fenomenológica foi de fundamental importância para podermos trilhar nas veredas da pesquisa, tomando cuidado para não haver uma acomodação diante do fenômeno investigado, mas sim, um afastamento para criação de horizontes de sentidos, dando outras significações para uma melhor aproximação. Foi possível compreender que a educação se faz da experiência vivida dos sertanejos com a natureza e a poesia. Essa perspectiva fenomenológica revela que a educação do sertão emerge do mundo vivido do sertanejo, por meio do contato sensível com outros animais, plantas e poesia. É uma educação corpórea, porque acontece no universo da sensibilidade e abre o campo da existência humana, interligada com os seres animados e inanimados do sertão