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Navegando por Autor "Ferreira, Deyze da Silva"

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    TCC
    Colcha de retalhos: as experiências no estágio supervisionado de formação de pedagogas/os, entre o presencial e o remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-21) Ferreira, Deyze da Silva; Costa, Gilberto Ferreira; 0000-0002-5324-3378; http://lattes.cnpq.br/9955558129264024
    Refletir sobre educação brasileira é urgência cotidiana, ainda mais nos tempos atuais, nos quais enfrentamos diversas questões que exigem reinvenção constante das práticas educativas, bem como a adoção de novos recursos técnicos e metodológicos. Sendo assim, este relato de práticas educativas congrega diversas reflexões sobre o componente curricular estágio supervisionado de formação de professores, enquanto um espaço de construção e fortalecimento da identidade docente, tendo como objetivo discutir, a partir de uma reflexão crítica, as diferentes experiências oriundas das práticas educativas advindas da realização das atividades de estágio supervisionado durante a graduação em Pedagogia na UFRN (2016 - 2021), especificando as vivências tanto da regência no formato presencial, quanto no formato remoto emergencial, necessário diante da crise sanitária a nível global causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, e que exigiu distanciamento físico e, portanto, fechamento temporário das instituições escolares. Foram escritas narrativas sobre os três estágios obrigatórios (Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Coordenação Pedagógica) e, posteriormente, sistematizadas as reflexões e análises a partir dessas vivências, evidenciando as singularidades, potencialidades e desafios apresentados. A vivência do estágio, nas três experiências, foi além do cumprimento do componente curricular obrigatório, oportunizando a inserção na realidade social da escola, onde foi possível problematizar, compreender a dinâmica escolar, o trabalho docente, realizar pesquisa, planejamentos, na busca por desenvolver práticas significativas e não apenas atividades para posterior obtenção da nota no componente, congregando, inclusive conhecimentos construídos ao longo do curso. Alguns dos principais referenciais teóricos utilizados versaram sobre: uma abordagem crítica da Pedagogia, circunscrita histórica e socialmente, a partir de Freire (1987, 1992), Saviani (2005, 2007, 2008) e Meszáros (2005); uma discussão acerca da prática docente e da importância do estágio corroborando Geraldi (2010) e Libâneo (2004); e, por fim, uma apresentação do campo de estágio na leitura de Rêgo (1995). Os estágios se configuraram, então, como a oportunidade de lançar-se à práxis em prol da ampliação do conhecimento de si e do mundo e da construção do saber fazer e do saber ser, permitindo vivências e aprendizagens, com responsabilidade e compromisso social, que darão o lastro para a atuação profissional futura.
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    Dissertação
    Mínimos para (sobre)viver: discussão sobre as ações de atendimento às mulheres privadas de liberdade na região metropolitana de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-24) Ferreira, Deyze da Silva; Paiva, Ilana Lemos de; Silva Júnior, Nelson Gomes de Sant'ana e; ; http://lattes.cnpq.br/5706730424014018; ; http://lattes.cnpq.br/1588515627010993; ; http://lattes.cnpq.br/9955558129264024; Medeiros, Gilmara Joane Macedo de; ; http://lattes.cnpq.br/5074077316351034; Scott, Juliano Beck; ; http://lattes.cnpq.br/7471790243682332
    O fenômeno do superencarceramento no Brasil, potencializado nas últimas décadas, expõe facetas cruéis do Sistema de Justiça Criminal, que estão ancoradas em ideologias cishéteropatriarcais-racistas-classistas. Evidencia-se, assim, a importância de discutir as opressões de classe, raça e gênero, de forma imbricada, relacionando-as à seletividade penal. Dessa forma, faz-se importante trazer a discussão do Feminismo Marxista sobre as relações patriarcais de gênero imbricadas às relações sociais de classe e raça. Somado a essas problematizações, trazse ao debate o crescente sucateamento das unidades prisionais de norte a sul do país, além das degradantes condições em que se dá a privação de liberdade – denúncias de tortura, maus tratos, trabalhos forçados, precárias condições sanitárias e ausência de aparato (técnico-estratégico, humano e material). Considerando tais problemáticas, este trabalho tem por objetivo discutir as ações de atendimento em educação, saúde e assistência religiosa destinadas às mulheres privadas de liberdade nas unidades prisionais femininas da região metropolitana de Natal-RN. Fazem parte desta pesquisa, como interlocutores do campo, dez pessoas, responsáveis, direta ou indiretamente pelas ações de atendimento e pela gestão das áreas de atuação. Os procedimentos e instrumentos de coleta utilizados foram: a pesquisa documental e em campo, através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que as unidades prisionais femininas possuem uma estrutura física precária que impõe condições insalubres e, por conseguinte, cerceia a garantia de direitos às mulheres. Além disso, constatou-se a insuficiência e a descontinuidade no atendimento nas três áreas analisadas – Assistência religiosa, Educação e Saúde. A situação das mulheres aprisionadas na região metropolitana de Natal-RN expõe o abismo que está colocado entre o formal, aquilo que é para ser feito, e o material, aquilo que realmente acontece, aguçando as ausências e se configurando como uma máquina estatal de reforço e ratificação de uma política de segurança pública genocida de extermínio daquelas/es que são marcadas/os pelo julgo da classe e da raça.
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