Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ferreira, Catiane do Nascimento"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A importância da brincadeira para a criança da pré-escola: resgate da experiência de estágio curricular para a formação do professor em educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-10-26) Ferreira, Catiane do Nascimento; Dantas, Soraneide Soares; Oliveira, Jacyene Melo de; Sampaio, Marisa Narcizo
    Partindo da experiência de Estágio Supervisionado para a Formação de Professores na Educação Infantil, este trabalho objetiva investigar sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e a sua relevância nas práticas pedagógicas da Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria, visando mais especificamente, discutir, do ponto de vista teórico e prático, como a brincadeira pode contribuir para a aprendizagem da criança, discorrendo em meio a isso a experiência de estágio vivenciada na Educação infantil, e refletir sobre o papel do professor como mediador nas situações de brincadeiras criadas pelos alunos. Neste trabalho fizemos o uso da abordagem metodológica de investigação qualitativa, utilizando o estudo de caso e a pesquisa bibliográfica como procedimentos de coleta de dados. O estágio supervisionado aconteceu no semestre letivo de 2015.1 em uma instituição de Educação Infantil, com uma turma de nível IV composta por 23 alunos. Na ocasião, foram desenvolvidas atividades de observação e auxílio durante a rotina de trabalho diário. Como resultados, as estratégias metodológicas adotadas trouxeram contribuições no que diz respeito à valorização e incentivo da brincadeira no espaço educativo, aonde as crianças e a professora tiveram a oportunidade de vivenciar momentos dinâmicos de ensino e aprendizagem norteados pela brincadeira. Neste estudo, concluímos que o estágio supervisionado atuou principalmente na formação de professores, uma vez que neste, foram geradas diversas aprendizagens que, especialmente, levaram a docente da turma e a estagiária a refletirem e repensarem a prática em sala de aula, como formadoras de alunos reflexivos
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM