Navegando por Autor "Ferreira, Beatriz Marques"
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Livro Banho de grude(2023-12-08) Ferreira, Beatriz Marques; Mendes, Sarah de Lima; Araújo, Jacyene Melo de OliveiraO livro Banho de Grude é um convite para adentrar em um universo estético de beleza, criatividade e ludicidade das crianças do Centro Infantil Dona Liquinha Alves. É por meio de lentes – teóricas e de uma câmera digital – que as autoras, a partir de um conjunto de 41 fotografias, nos revelam concepções de crianças, infâncias, funções e trabalho pedagógico na Educação Infantil. É uma obra que contribui para reduzir a perspectiva adultocêntrica sobre as crianças e suas infâncias, possibilitando enxergar o mundo, interações e experiências a partir das crianças, de suas perspectivas. São as fotografias e suas sequências, junto com os textos das crianças, que deslocam nossos prismas de adultos e nos colocam mais próximos dos prismas das crianças. Em que outra óptica – que não a das crianças – seria possível tomar banho de/na areia? O livro é a própria materialização do respeito por princípios estéticos (valorização da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade), éticos (valorização da autonomia, do meio ambiente e da singularidade) e políticos (exercício da criticidade) promulgados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.Dissertação Fotografia e histórias do Instituto Educação Presidente Kennedy (1971-1996)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Ferreira, Beatriz Marques; Stamatto, Maria Inês Sucupira; http://lattes.cnpq.br/7289548301555477; http://lattes.cnpq.br/4566874239773627; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Aquino, Luciene Chaves deEste estudo tem como objetivo compor e narrar a história do Instituto de Educação Presidente Kennedy entre os anos de 19971-1996, por meio de fotografias, apresentando esta fonte como um documento repleto de informações e carregados de significados históricos, sociais e culturais. A análise das imagens busca apresentar como a instituição se consolidou ao longo dos anos, refletindo sobre sua identidade por meio de reflexões acerca de suas transformações e permanências. Para embasar teoricamente o estudo da fotografia, foram utilizadas as obras de Kossoy, Dubois, Ciavatta e Mauad. Quanto à História das Instituições escolares, os trabalhos de Gatti e Magalhães oferecem suporte para o trabalho. O corpus documental é composto por fotografias encontradas no Acervo no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, além de Legislação (Leis e Decretos), Jornais e documentos escolares que auxiliaram na contextualização da época. Por fim, este estudo busca evidenciar a fotografia como uma fonte histórica, possibilitando a composição e a narrativa histórica, além de incentivar a sua utilização em áreas da história das instituições escolares.