Navegando por Autor "Fernandes, Luzia Mirnia Vieira"
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Dissertação Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática para os anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Fernandes, Luzia Mirnia Vieira; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/7776451942454430; Cenci, Adriane; Martins, Fabiane Ferreira; Carvalho, Rozicleide Bezerra deA chegada de educandos com deficiência às salas de aula comum provocou mudanças significativas, sobretudo nos professores, que tiveram que transformar suas práticas de ensino, de forma a atender as individualidades de todos os estudantes em turmas cada vez mais heterogêneas. Nesse sentido, o presente estudo surge das inquietações de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que relatavam as dificuldades em ministrar determinados conteúdos para turmas tão diversificadas em seus ritmos e formas de aprender. Diante do amplo universo de conteúdos tratados, recortou-se a pesquisa para o componente curricular das Ciências da Natureza. A investigação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, configura-se quanto aos procedimentos como pesquisa-ação. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato e Mendes (2021), bem como os documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Esta pesquisa apresenta como sujeitos participantes docentes e discentes dos últimos anos do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da componente curricular de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN. São objetivos específicos: caracterizar o perfil e repertório dos participantes da pesquisa e do grupo focal; identificar, junto a professores e estudantes, os conteúdos mais desafiadores; elaborar, de forma colaborativa, uma sequência didática com abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem para as aulas de Ciências da Natureza em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais; e, avaliar e documentar as percepções dos pesquisados envolvidos quanto ao produto. Elegeu-se como instrumentais para a construção de dados o questionário, o grupo focal e a ferramenta codesign. Já para a análise dos dados foi adotado o método da análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos discursos dos participantes, culminou-se como produto da dissertação, a construção de uma sequência didática inclusiva sobre o conteúdo “Células” como parte do currículo da componente curricular Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental. Espera-se com este trabalho, que reflexões sobre o fazer docente sejam fomentadas, possibilitando com que as práticas educativas inclusivas proporcionem a efetivação da aprendizagem para todos os estudantes.Produto Educacional Sequência didática sobre células : proposta de prática inclusiva para 6º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024) Fernandes, Luzia Mirnia Vieira; Romani, ElizabethO presente material apresenta uma sequência didática desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta sequência didática é fruto da dissertação de mestrado “Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática para o 6º ano do Ensino Fundamental”, cujo objetivo foi mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN.