Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes, João Paulo Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Development of new techniques for behavioral evaluation In animals submitted to facial nerve damage
    (Research Journal of Pharmaceutical, Biological and Chemical Sciences, 2019) Oliveira, Lucidio Clebeson de; Oliveira, Eligleidson José Vidal de; Lucena, Eudes Euler de Souza; Cavalcanti, José Rodolfo Lopes de Paiva; Fernandes, João Paulo Costa; Souza Júnior, José Edvan de; Cavalcante, Jeferson de Souza; Azevedo, Eduardo Pereira de; Rêgo, Amália Cinthia Meneses do; Araújo Filho, Irami; Castro, Aline Brito Ferreira de; Guzen, Fausto Pierdoná
    Three new methods for evaluating facial nerve injury were developed: Spontaneous ocular opening, vibrissae reflex and resistance to upper eyelid lifting. Nerve crush injury was performed by pressing the mice’s facial nerve with forceps for 30 seconds. Scores were given based on the comparison between the behavioral assessment of the injured and non-injured sides. Facial nerve injury is currently evaluated by observing the movement of the mice’s vibrissae and the ocular closure. In this study, three additional tests are proposed. Therefore, a wider evaluation can be accomplished where all the aspects of the facial mimicry can be assessed. The use of the 3 new methods described in this study, in addition to the 2 methods currently used, allows a complete behavioral assessment of facial nerve lesions as several behavioral aspects related to these injuries can be evaluated
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
    (Elsevier, 2019) Leite, Tatiane Isabela de Araújo; Fernandes, João Paulo Costa; Araújo, Fernanda Letícia da Costa; Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Lucena, Eudes Euler de Souza
    Introdução: a síndrome de Burnout é um dos principais exemplos de distúrbio relacionado diretamente ao trabalho. Caracteriza-se como uma síndrome psicológica resultante da exposição a estressores presentes no contexto laboral e constitui relevante problema psicossocial. Objetivos: a pesquisa propôs identificar a prevalência e os fatores associados da síndrome de Burnout em docentes de universidades públicas e privadas. Método: foram utilizados dois instrumentos autoaplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e de aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey em professores de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram feitas as análises univariada e bivariada, bem como criado um modelo de regressão logística. Resultados: observou-se que 61,6% dos docentes encontravam-se na fase inicial da síndrome. A presença de doenças de base e o elevado número de disciplinas foram as únicas variáveis associadas significativamente com a ocorrência de Burnout. As médias dos escores de despersonalização foram significativamente maiores em docentes que tinham outra ocupação, que relataram necessidade de atualização profissional e com número elevado de disciplinas. As médias dos escores de exaustão foram maiores nos professores com doença prévia e hipertensos. Conclusões: este estudo demonstrou que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó, Rio Grande do Norte, é relativamente alta. A detecção precoce de níveis sintomáticos de Burnout pode ser um bom indicador de possíveis tratamentos precoces
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM