Navegando por Autor "Fernandes, João Artur Rodrigues"
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TCC Corpo e escrita: a correlação entre gestualidade e elementos linguísticos escritos no processo de escrita colaborativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Fernandes, João Artur Rodrigues; Lima, Maria Hozanete Alves de; Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra; Weissheimer, JanainaO presente estudo tem por objetivo investigar como uma díade de alunas faz uso da gestualidade, a fim de estabelecer comunicação mais produtiva com o seu par acerca de objetos linguísticos, relacionados à acentuação gráfica, à pontuação e à paragrafação, que foram reconhecidos durante a produção do manuscrito escolar. Os dados analisados, por sua vez, compreendem mídias visuais, sonoras e escritas relativas ao processo de escrita colaborativa de duas alunas portuguesas, coletadas por meio do Sistema Ramos (Calil, 2020), em uma escola de Aveiro – Portugal, no ano de 2017. Dada a natureza multimodal do corpus, foi possível perceber as atividades metalinguísticas (orais, escritas e gestuais) das alunas. Dessa forma, analisou-se os gestos das alunas relacionados às suas ações verbais (orais e/ou escritas) sobre o texto que estão construindo colaborativamente, o que permitiu observar como os gestos se configuram durante o processo de escrita colaborativa e como podem influenciá-lo. Para o procedimento do trabalho, recorreu-se estudos que pesquisam a gestualidade (Kendon, 1988; 2000; McNeill, 1992; Novack; Goldin-Meadow, 2015; entre outros), os processos de escrita colaborativa (Calil, 2008; 2016; Calil et al., 2022; entre outros) e as atividades metalinguísticas (Camps et al., 2000b; Camps, 2019; Morato, 2020; entre outros). A investigação constatou que os gestos das alunas tanto indicam quanto representam os elementos linguísticos focalizados, reconhecendo, no primeiro caso, seus locais de incidência no manuscrito, e, no segundo, construindo uma “imagem” daquilo a que se referem. A gestualidade manifestada, ainda, se apresenta ora em concomitância com a fala, ora complementando as lacunas presentes no discurso oral das alunas.