Navegando por Autor "Fernandes, Gustavo dos Santos"
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Dissertação Análise do documentário 7 denúncias: as consequências do caso Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-14) Costa, Fabiano Rapôso; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; https://orcid.org/0000-0002-3579-3915; http://lattes.cnpq.br/5762575619828003; Hanke, Michael Manfred; https://orcid.org/0000-0001-6102-7328; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Fernandes, Gustavo dos Santos; Silva, Maria Aparecida Ramos da; https://orcid.org/0000-0003-4779-9553; http://lattes.cnpq.br/5650479904640058A presente dissertação analisa o documentário 7 denúncias: as consequências do caso Covid-19, da empresa e produtora de conteúdo audiovisual Brasil Paralelo. Discute a participação da referida empresa na difusão de discursos governamentais durante a pandemia de Covid-19. Tem como objetivo analisar como se constrói o efeito de sentido de realidade, no contexto da pandemia e suas consequências, a partir do agenciamento de determinadas memórias discursivas (ORLANDI, 2012) são utilizadas e servem de estrutura para difusão do discurso fílmico. Para isso, propõe-se como metodologias a análise fílmica (AUMONT; MARIE, 2004; VANOYE; GOLIOT-LETÉ, 2002) e a discursiva (ORLANDI, 2013; PECHÉUX, 1990; COURTINE, 2013) do documentário, a fim de identificar as formações discursivas e ideológicas. Partimos da hipótese de que o documentário serve como ferramenta de espalhamento de narrativas desinformacionais, considerando a forma e conteúdo em um ambiente controlado pelas big techs, no caso o Google, detentora da rede social YouTube, que hospeda o filme.Tese Das raízes de Poço Limpo a Ielmo Marinho: representações identitárias do ielmomarinhense a partir dos discursos midiáticos presentes no YouTube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-02) Fernandes, Gustavo dos Santos; Sousa, Jorge Pedro de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0002-5727-7065; http://lattes.cnpq.br/2948058968555839; Nobre, Itamar de Morais; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Lima, Maria Erica de OliveiraAo refletir sobre as mídias contemporâneas e sua facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, observa-se que existe a possibilidade desse fluxo estar influenciando a representação identitária local, em especial a identidade do município de Ielmo Marinho no Rio Grande do Norte. Assim, existe nesse intercurso uma importante lacuna para investigação, no que diz respeito a identificação e construção da identidade do ielmomarinhense. Nesse sentido, ao constatar a acessibilidade e a expansão do YouTube, como uma mídia alternativa, bem como as escassas informações e pesquisas pertinentes ao município de Ielmo Marinho, verificou-se a relevância de investigar a possível relação entre os discursos midiáticos no YouTube e as representações identitárias desse município. Dessa forma, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo geral perceber e descrever as representações identitárias do ielmomarinhense, conforme estão plasmadas nos discursos midiáticos por meio do YouTube (envolvidos no ciberespaço), que estamparam o espaço social do município entre os anos de 2009 a 2018. Com o intuito de auxiliar no alcance desse objetivo central, autores como Hall (2011); Silva (2014); Woodward (2014); Chartier (1990; 1991); Canclini (1998; 2008); Castells (1999a) e Pollak (1992) foram os balizadores teóricos desse estudo, para as discussões em termos de identidade, diferença e representação, enquanto que para os apontamentos acerca das investigações midiáticas no YouTube e as noções conceituais do ciberespaço, tomou-se como base Gibson (1984), Lévy (1996; 2000), Lemos (2002; 2009; 2015), Castells (1999b; 2003), Burgess e Green (2009). Como estratégia para desenhar o percurso metodológico, este estudo, diante dos seus objetivos propostos se classifica como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, pautada na abordagem qualitativa, sob o suporte do viés quantitativo. Para organização e posterior análise dos materiais, o estudo norteou-se a partir de dois procedimentos técnicos distintos, inicialmente utilizouse o método histórico e etnográfico, para a reconstrução da história de Ielmo Marinho, em que foram realizados estudos a partir dos documentos que retratam a história do município a luz de Santos (2015) e Fernandes (2013; 2018). Em um segundo momento, como auxílio a identificação do objeto de estudo, que foram os discursos midiáticos presentes no YouTube, utilizou-se a etnografia virtual (on-line) em congruência com estudos estatísticos. Com isso, a pesquisa obteve como corpus de análise uma amostra de 163 vídeos publicados no YouTube entre 2009 e 2018. Os materiais apreendidos foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, com relação aos resultados encontrados, observou-se que no município de Ielmo Marinho habitam tantas representações identitárias no que se convencionou de identidade ielmomarinhense que por vários motivos ela não é construída a partir de um discurso homogêneo, caracterizando-a como uma identidade híbrida. A mesma é caracterizada por elementos que se associam as características rurais do município, suas festividades religiosas, a economia local voltada ao abacaxi e o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção. Sendo assim, este estudo identificou que os discursos midiáticos presentes no YouTube podem sim participar da configuração do espaço social, atribuindo valores e criando sentido para a representação identitária do ielmomarinhense.