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Navegando por Autor "Fernandes, Everson Ferreira"

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    TCC
    Ensino de música na escola através de Projeto de Trabalho: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-02) Xavier, Wendell Praxedes; Carvalho, Valéria Lázaro de; Fernandes, Everson Ferreira; Leão, Eliane
    O presente trabalho tem como finalidade relatar uma experiência utilizando a concepção de Projeto de Trabalho e música em duas turmas de oitavo ano do ensino fundamental II de uma escola da rede particular de ensino, situada na região oeste da cidade de Natal-RN. No início é apresentado um histórico sobre projeto de trabalho, sua organização e um breve contexto da música na educação básica após a lei 11.769/2008 que torna a música um conteúdo obrigatório do componente curricular arte. O objetivo deste trabalho é analisar o uso do Projeto de Trabalho como uma alternativa para o currículo de música na educação básica. A metodologia utilizada foi um Relato de Experiência através de uma pesquisa de campo. Em seguida, é realizado um Relato etapa por etapa do desenvolvimento da metodologia do Projeto de Trabalho em cada uma das turmas de oitavo ano. E ao final são apresentadas as conclusões do autor, sobre a importância de utilizar o projeto de trabalho no currículo de música.
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    TCC
    Música e Tema de Pesquisa: um relato de experiência no Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-03) Santana, Jannielly Rayake da Silva; Gomes, Carolina Chaves; Fernandes, Everson Ferreira; Carvalho, Valéria Lázaro de
    Este trabalho é resultado da minha pesquisa sobre a metodologia do Tema de Pesquisa adotada pelo Núcleo de Educação da Infância-Colégio de Aplicação/UFRN desde a restruturação curricular na década de 80. Como objetivo dessa pesquisa, busquei discutir a construção do Tema de Pesquisa como proposta pedagógica nas aulas de música com crianças do Ensino Fundamental nos anos iniciais no NEI. Essa proposta busca a autonomia da criança dentro da sala de aula através das suas próprias curiosidades e interesses acerca de temas escolhidos por elas, assim tornando as aulas mais prazerosas e fazendo um sentido para os mesmos. Essa pesquisa teve como metodologia a abordagem qualitativa, do tipo pesquisaação. Tendo como instrumentos de construção de dados: planos de aula, diário de campo e fotografias do espaço escolar. Conclui-se que através da metodologia do Tema de Pesquisa a criança poderá vivenciar e aprender de uma forma interdisciplinar aspectos referentes aos elementos musicais, ampliando assim, seu interesse e conhecimento de mundo e pelo mundo. Portanto, essa pesquisa se faz relevante no sentido que professores, especialmente os educadores musicais, possam pensar em outras possibilidades metodológicas para a compreensão da música levando em conta o que a criança já sabe e o que gostaria de saber.
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    Dissertação
    A pedagogia de projetos e o ensino de música na educação básica da cidade de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-03-11) Fernandes, Everson Ferreira; Carvalho, Valeria Lázaro de; ; http://lattes.cnpq.br/3105836389884284; ; http://lattes.cnpq.br/9063436919256931; Cavalcante, Christianne Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; ; http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
    A presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para o ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar e quais as suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem musical. Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas e professores de música que declaravam trabalhar com a Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.
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