Navegando por Autor "Fernandes, Antonia Giovanara Linhares"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A psicomotricidade e suas contribuições para as aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-14) Fernandes, Antonia Giovanara Linhares; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Patrick Ramon Stafin Coquerel; Carvalho, Maria Rita Figueiredo Thompson de; Coquerel, Patrick Ramon StafinO presente projeto, de caráter qualitativo e participante, tem como objetivo enfatizar a prática da psicomotricidade nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, como propulsora do desenvolvimento integral da criança. Pautamos nossa discussão em autores que tratam da psicomotricidade como indispensável ao desenvolvimento motor, afetivo e psicológico e que propõem o uso de recursos como jogos e atividades lúdicas para a conscientização das crianças sobre seu corpo. Destacamos Le Boulch (1984), Darido (2004), Barreto (2000), entre outros. Em síntese, os autores consultados ressaltam a harmonia entre o movimento e o corpo como de fundamental importância para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança. Nessa perspectiva, a escola, considerada espaço de aprendizagem, precisa investir no brincar como um recurso indispensável ao ensino, devendo as atividades psicomotoras serem conduzidas por um profissional qualificado — o professor de Educação Física. No intuito de observar a contribuição dos recursos lúdicos, nos propomos aprimorar as atividades realizadas no Ensino Fundamental I do Colégio Diocesano Santa Luzia, localizado no Município de Mossoró/RN, uma instituição que preza pelo ensino de qualidade e desenvolvimento humano integral.