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Navegando por Autor "Farias, Thainá Ruth França de"

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    Artigo
    Accuracy of screening instruments in identifying central auditory processing disorders: an integrative literature review
    (Revista Cefac, 2021) Araujo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Silva, Thalinny da Costa; Farias, Thainá Ruth França de; Santos, Ana Beatriz; Taveira, Karinna Veríssimo Meira; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675
    Purpose: to assess the literature about the accuracy of screening instruments for identifying the Central Auditory Processing Disorders (CAPD). Methods: search strategies were performed in the following databases: CINAHL, LILACS, PubMed /MEDLINE, Scopus, Speechbite and Web of Science. A search was also carried out in the grey literature. Four independent reviewers selected the included articles using a two-phase process based on the eligibility criteria. Two reviewers independently collected the required information from the included articles. The diagnostic methods were minimal batteries of behavioral tests to assess auditory processing skills. Results: from 1,366 articles found on all databases, after analysis of title and abstract, 36 were selected for the next phase, when 5 articles were finally included. It was found that the studies included were related to five instruments applied in children. The specificity was higher than 70%, but just the Mottier test and Screening Test for Auditory Processing (STAP), and Screening Checklist for Auditory Processing (SCAP) showed sensibility higher than 70%. Conclusion: Mottier was the most accurate CAPD screening test. There was no homogeneity in the presentation of the pass/fail criterion, or in the gold reference test used to establish the presence of CAPD.
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    TCC
    Ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste Brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Farias, Thainá Ruth França de; Balen, Sheila Andreoli; Aryelly Dayanne da Silva Nunes; França, Denise Maria Vaz Romano; Speri, Maria Raquel Basílio
    Introdução: A perda auditiva é um dos principais transtornos que afetam a comunicação, de tal maneira que essa dificuldade em escolares pode ampliar os desafios acadêmicos. A triagem auditiva nessa faixa etária pode diminuir os impactos da perda auditiva e permitir uma intervenção precoce. Objetivo: Avaliar a ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste Brasileiro. Metodologia: Estudo transversal que avaliou 278 escolares entre 6 e 18 anos de uma escola pública, dos quais 184 compuseram a amostra. Estes foram avaliados por um protocolo de triagem composto por timpanometria, emissões otoacústicas por produto de distorção e audiometria tonal liminar. Resultados: 9,35% (52) das orelhas avaliadas inicialmente tinham oclusão ocasionada por cerume. Dos escolares que compuseram a amostra, 15,76% (29) foram identificados com perda auditiva falhando em pelo menos um procedimento em uma orelha. A ocorrência de alterações isoladas nos escolares foi de 5,43% (10), 4,89% (9) e 9,24% (17) na timpanometria, emissões e audiometria, respectivamente. Apenas um escolar apresentou falha nos três procedimentos. Conclusão: Este estudo identificou a ocorrência de 15,76% de alterações auditivas em escolares de uma cidade do Nordeste brasileiro, além da presença de 52 orelhas (9,35%) com cerume. Na análise isolada dos procedimentos estudados, a audiometria identificou maior ocorrência de alterações audiológicas em comparação à timpanometria e às emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção.
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    Artigo
    Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
    (Revista Brasileira de Extensão Universitária, 2021) Araujo, Aryelly Dayane da Silva Nunes; Farias, Thainá Ruth França de; Barros, Victor Vasconcelos de; Xavier, Aline Roberta da Silva; Freire, Pierre Andrade; Arrais, Ricardo Fernando; Barbosa, Isabelle Ribeiro; Chung, King Chung; Balen, Sheila Andreoli; https://orcid.org/0000-0002-3814-2675
    A audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas.
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    Artigo
    Teste de dígitos no ruído baseado em software para português brasileiro em crianças com transtorno do processamento auditivo central
    (Distúrbios da comunicação, 2020) Balen, Sheila Andreoli; Silva, Thalinny da Costa; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Farias, Thainá Ruth França de; Santos, Ana Beatriz; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
    Introdução: Nas situações da vida diária, frequentemente, é necessário reconhecer a fala em ambientes com ruído competitivo, sendo que dificuldades neste reconhecimento é uma queixa comum de pessoas com transtornos do processamento auditivo central (TPAC). O Teste de Dígitos no Ruído (TDR), desenvolvido para triagem de perdas auditivas em adultos e idosos, apresenta vantagens que o tornam promissor para triagem em crianças com TPAC. Objetivo: Verificar o desempenho de crianças com TPAC no TDR baseado em software para o Português brasileiro. Método: A amostra de conveniência foi constituída por 31 crianças (8-12 anos), sendo 23 com TPAC, alocadas no G1, e oito sem o transtorno, que compuseram o G2. Todas realizaram avaliação audiológica básica, timpanometria, reconhecimento numérico visual e aleatório, aplicação do TDR e avaliação comportamental do processamento auditivo central (PAC) para determinar presença ou não do TPAC. Na análise foi utilizado Teste de Mann-Whitney no comparativo entre G1 e G2 e correlação de Sperman entre os testes de PAC e a média da relação S/R (RSR) do TDR. Resultados: G1 e G2 apresentaram desempenhos significativamente diferentes nos testes fala filtrada (orelha direita), dicótico de dígitos (orelha esquerda), fusão binaural e gaps-in-noise de ambas as orelhas e no teste de padrões de frequência. A média da relação sinal/ruído (RSR) do TDR foi de -7,29 dB (dp ± 4,76) nos sujeitos do G1 e de -8,42 dB (dp ± 2,93) no G2. Não houve diferença estatisticamente significante entre G1 e G2 no comparativo das médias de RSR final (p = 0,227). Não foi evidenciada correlação na maior parte dos testes de PAC e o TDR, exceto correlação negativa no FBOE e DDIOD. Conclusão: O desempenho das crianças com TPAC é similar ao de crianças sem TPAC no teste de dígitos no ruído em Português Brasileiro.
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