Navegando por Autor "Farias, Mayara Ferreira de"
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Artigo Análise do potencial turístico do polo seridó, Rio Grande do Norte, Brasil(Turismo: Estudos e Práticas, 2020) Taveira, Marcelo da Silva; Costa, Êndel Raul Pacheco da; Farias, Mayara Ferreira de; Nascimento, Marcos Antonio Leite doEste estudo teve o objetivo de realizar uma análise do potencial turístico de 4 municípios do Polo Seridó (Caicó, Cerro Corá, Currais Novos e Lagoa Nova), localizados no Estado do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. Tratou-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa, com caráter exploratório e descritivo, ao ponto que a metodologia foi baseada em: delimitação dos recortes temporal e espacial; levantamento bibliográfico e documental; seleção de dados; e análise do potencial turístico dos municípios selecionados. Além do mais, para uma melhor compreensão da análise do potencial turístico do Polo Seridó, realizou-se a Matriz SWOT, de forma que essa ferramenta de análise do ambiente ou cenário, demonstra as forças e fraquezas (em relação ao cenário interno) e as oportunidades e ameaças (em relação ao cenário externo). Ao final, pode-se concluir que o Seridó Potiguar, tem potencialidade turística expressiva, demonstrada através de sua gastronomia, artesanato, hospitalidade, cultura e história, identidade e sentimento de pertença do povo seridoense, contudo, a região ainda possui diversos entraves para a concretude, implementação e ações direcionadas ao desenvolvimento turístico regional e, neste contexto, é imperioso que haja uma maior participação integrada da sociedade civil, iniciativa privada e gestão pública, no intuito de elaborar um modelo de desenvolvimento turístico, sob a perspectiva de se discutir sobre os pontos fortes e fragilidades das localidades para proposição de possíveis melhorias para alavancar a atividade turística e, com isso, poder gerar benefícios reais para modificar e beneficiar realidades concretasTCC Aplicação do modelo servperf como ferramenta de gestão da qualidade em meios de hospedagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Costa, Ana Caroline da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deCom o objetivo de analisar o processo de aplicação do SERVPERF em um Hotel do bairro de Ponta Negra na cidade de Natal/RN, este estudo propôs-se também, identificar os motivos e interesses em aplicar o instrumento; mostrar de que forma foram utilizados os dados obtidos; e, avaliar as principais dificuldades e obstáculos encontrados durante a aplicação. Tratou-se de um estudo de caso de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, onde se buscou compreender a percepção da supervisora de vendas do hotel, a qual atua na gestão e planejamento do mesmo; a partir da coleta de dados in loco, por meio de entrevista semiestruturada, sendo gravada mediante autorização e divulgação dos dados. Para tratamento dos dados, realizou-se transcrição e aferição das informações pertinentes ao tema. Como resultados gerais, observou-se que após a aplicação dos questionários, foram obtidos os principais benefícios presentes em um Programa de Qualidade Total (CERQUEIRA NETO, 1991). Concluiu-se, portanto, que os maiores benefícios encontrados após a aplicação dos questionários foram: maior satisfação dos empregados em relação ao seu trabalho e a empresa como um todo; redução de problemas de comunicação entre setores; melhoria do serviço prestado pelo empreendimento e maior satisfação dos clientes.TCC Gestão de marca da companhia aérea Azul(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Nogueira, Jéssica Rodrigues; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deA evolução do setor aéreo foi imprescindível para o crescimento do turismo mundial, inicialmente reconhecido como um meio de transporte utilizado principalmente pela classe alta e que denotava status, atualmente é caracterizado como um dos mais utilizados. Diversas mudanças no mercado possibilitaram a ‘popularização’ desse setor, uma delas é a entrada de companhias aéreas que atuam conforme o modelo Low Cost, de baixo custo, como é o caso da companhia Azul, que iremos investigar neste trabalho, além das estratégias de marketing utilizadas por ela, a exemplo do Branded Content, que é um conteúdo desenvolvido e disponibilizado pela marca principalmente nos meios digitais, com o objetivo de atrair a atenção do público e engajá-lo a marca. Ao final, pode-se concluir que a Azul possui um público engajado e que prega a qualidade da empresa, porém identifica-se que a empresa tem potencial para desenvolver uma estratégia mais forte e relevante por meio do Branded Content, com a finalidade de atrair e cativar esse público. A empresa possui, portanto, grande potencial de crescimento que está sendo desenvolvido, mas que pode ser otimizado com a estratégia do conteúdo de marca.Artigo Inter, multi e transdisciplinaridade no turismo: questões sobre o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do Brasil(2013) Farias, Mayara Ferreira de; Sonaglio, Kerlei EnieleTCC Percepção da qualidade dos serviços em eventos através do modelo SERVPERF: um estudo de caso sobre o Seven Club(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11) Ferreira, Nilton Eduardo de Souza; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deO presente artigo tem a intenção de mostrar a importância de uma boa gestão da qualidade dos serviços na área de eventos, além de identificar como a qualidade é capaz de influenciar na atividade turística em suas diferentes áreas, já que, o setor de serviços detém de um produto que não pode ser estocado e com isso é necessário que seja realizado o uso da melhor forma, é de suma importância que as empresas mantenham um bom relacionamento com o seu cliente, para que assim seja possível realizar a sua satisfação e possivelmente a sua fidelização. O processo de aplicação do SERVPERF é realizado no Seven Club, espaço de festas e entretenimento localizado no bairro de Petrópolis em Natal/RN, através da realização de um questionário com pessoas que frequentam o local, foi possível observar a visão que o público tem em relação a qualidade dos serviços oferecidos.Artigo Perspectivas multi, pluri, inter e transdisciplinas no turismo(2013) Farias, Mayara Ferreira de; Sonaglio, Kerlei EnieleTCC Turismo de aventura e atividade off road 4x4: fatores motivacionais e experiências para a prática da atividade e fomento turístico no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-14) Siqueira, Rubenicke Doudement de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deA prática do Off Road 4x4 vem crescendo continuamente no estado do Rio Grande do Norte. Atualmente ele surge como uma alternativa ao turismo de aventura, esse, despontando como novo nicho em potencial do turismo local. Assim, o objetivo geral é a análise das motivações para desenvolver a prática do Off Road e expedição 4x4 enquanto alternativa de fomento turístico no Rio Grande do Norte. O trabalho consiste em uma pesquisa descritiva exploratória de caráter qualitativo e tem como principal fonte de coleta de dados as bibliográficas, eletrônicas e entrevistas com os profissionais e usuários da atividade turística Off Road e Expedição 4x4 no Rio Grande do Norte para realização de uma análise e mensuração dos fatores motivacionais para a prática da atividade Off Road 4x4 e a importância dessa atividade como fomento para o turismo do RN. Dessa forma, percebeu-se que a atividade Off Road 4x4, tem um grande potencial de fomentação turística devido a sensação que causa nos seus praticantes e também com seu potencial fomentador da economia local, com a organização e realização de eventos e passeios. Diante do presente estudo, observou-se que a atividade Off Road 4x4 pode agregar valor e desempenhar um papel alternativo ao turismo sol e mar que rotula o estado do RN.TCC Turismo e patrimônio cultural local: um estudo de caso na rota verde do café (Ceará)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-23) Souza, Ana Luiza; Ferreira, Lissa; Mayara Ferreira de Farias; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deO ato de viajar institui em uma fonte de novos conhecimentos, que acontecem quando o turista se desloca do meio social em que vive, para conviver com outras comunidades em um período temporário. Neste sentido, destaca-se, no Estado do Ceará, mais precisamente na região serrana, a área de maior extensão referente à proteção ambiental, a Rota Verde do Café, que se localiza no Maciço do Baturité. Como base para desenvolver um território sustentável e também o segmento histórico-cultural, esse roteiro tem o intuito de associar e fazer que se tenha um convívio das experiências de culturas, além da possibilidade de se ter um relacionamento interno entre a educação e a preservação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo do estudo: analisar a Rota Verde do Café como propulsora ao incentivo do patrimônio cultural local. Especificamente, procura-se: identificar o Patrimônio cultural local presente na Rota Verde do Café; elencar as políticas de preservação e conservação do Patrimônio local; investigar/averiguar os benefícios e/ou impactos da Rota na comunidade local. Deste modo, elencou-se a seguinte questão problema: Qual a importância e características da Rota Verde do Café que podem ser utilizadas como propulsoras do Turismo Local de Patrimônio Cultural? Ao final, concluiu-se que a Rota Verde do Café possui potencialidade turística reconhecida pelos visitantes da localidade, não possuindo Política Pública direcionada ao desenvolvimento Sustentável do Turismo, necessitando direcionar investimentos a minimizarem os efeitos negativos das fraquezas, manter ou melhorar suas forças, melhor aproveitar as oportunidades e evitar que as ameaças elencadas na Matriz SWOT possam se fortalecer e comprometer a continuidade das atividades na localidade estudada.Dissertação Turismo religioso na cidade da santa: a percepção da comunidade sobre a construção do Complexo Turístico e Religioso Alto de Santa Rita, Santa Cruz/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-23) Farias, Mayara Ferreira de; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; ; http://lattes.cnpq.br/9575612347701759; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Marques Júnior, Sérgio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799609U9; Passos, Sinval Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/1948641150205631O Objetivo geral do presente trabalho foi analisar a cidade de Santa Cruz frente aos impactos das transformações provocados pela inserção do Turismo Religioso com a construção do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita através da visão da comunidade local, sendo os objetivos específicos: identificar as atividades econômicas desenvolvidas a partir da construção do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita com o monumento de Santa Rita de Cássia; descrever o cenário da pesquisa ao que se refere às tradições, rituais e a organização espacial da cidade; e avaliar os impactos provocados através da construção do Complexo Turístico Religioso mediante movimentação de capital humano e econômico propiciado através do Turismo Religioso. Para tal, utilizaram-se os métodos de aplicação de questionários e roteiros de entrevistas, bem como foi realizado o método de observação participante, individual e sistemática, possuindo caráter exploratório, realizada através de uma análise em relação aos impactos através da inserção do Turismo Religioso em outros locais. Foi realizada, ainda, análise de discurso das falas de alguns Stakeholders da cidade de Santa Cruz/RN para compreensão da realidade local. Na pesquisa bibliográfica foram realizadas leituras de livros, artigos, dissertações e teses que tratavam da temática, tendo sido necessário a utilização de dados de sites. Quanto aos meios a pesquisa, foi de campo com caráter qualitativo. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a cidade de Santa Cruz sofreu impactos socioeconômicos e culturais, em decorrência, especialmente, da falta de um planejamento turístico previamente elaboradoTese Turismo, benchmarking e storytelling: um estudo sobre capacidades para gestão do turismo nas comunidades quilombolas "Negros do Riacho" e "Boa Vista dos Negros" no Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-04) Farias, Mayara Ferreira de; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Oliveira, Almir Felix Batista de; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; https://orcid.org/0000-0002-2896-0287; http://lattes.cnpq.br/9575612347701759; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-5967-7636; http://lattes.cnpq.br/8883637703704518; Galvão, Sheylla de Kassia Silva; Costa, Jean Henrique; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4236100618422414O Turismo de Base Comunitária tornou-se objeto de estudo da pesquisa em tela como alternativa de implementação da atividade turística que valorize as pessoas, sua história e cultura, bem como que tenha sido pensado para promover melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento responsável. Cabe mencionar, nesta perspectiva, que optou-se por utilizar a storytelling por se tratar da “arte de contar histórias inesquecíveis”, a qual permitiria compreender sobre a história e vivências a partir da percepção dos quilombolas de cada comunidade estudada. A Benchmarking, por sua vez, foi escolhida por ser considerada uma ferramenta de busca pelas melhores práticas de gestão de uma atividade ou entidade que seja usada como modelo para implementação semelhante, adaptando para a realidade de cada local. Considerando o recorte temporal, cabe destacar que a pesquisa de campo foi feita nos anos de 2018 e 2019, além de terem sido realizadas entrevistas de forma remota (online) nos anos de 2020 e 2021. É pertinente enfatizar, ainda, que foram escolhidas 2 (duas) comunidades quilombolas da Região Seridó por serem as mais conhecidas e representativas, quais tenham sido: Comunidade Quilombola Negros do Riacho (Currais Novos/RN) e a Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros (Parelhas/RN). Diante disso, o objetivo geral desta tese foi: estudar sobre capacidades para gestão do turismo nas comunidades quilombolas "Negros do Riacho" (Currais Novos/RN) e "Boa Vista dos Negros" (Parelhas/RN). Tratou-se, pois, de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório. Para tal, foram escolhidas técnicas de coleta para cada objetivo específico elencado, quais tenham sido: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevista, Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), observação participante, Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) e, de maneira mais significativa, a storytelling e a benchmarking. Como técnicas de análise, foram usadas a análise de conteúdo e a análise do discurso. Como principais resultados, pode-se destacar que as peculiaridades socioculturais, as vivências e o patrimônio (material e imaterial) tornam as comunidades quilombolas em espaços propícios para uma gestão compartilhada e para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Seridó Potiguar. Além disso, constatou-se que é possível utilizar modelos (benchmarking) de implementação de atividades de Turismo de Base Local com ênfase no que foi realizado na cidade do Conde/PB, com destaque para a Comunidade Quilombola Ipiranga e Sítio Tambaba Camping (Assentamento Tambaba no Povoado Gurugi), realidades que podem refletir para a elaboração e direcionamento de estratégias de desenvolvimento e gestão do turismo em outras comunidades tradicionais da Região Seridó e do estado do Rio Grande do Norte. Ao final, pode-se concluir que a storytelling e a benchmarking são alternativas possíveis para serem aplicadas à gestão compartilhada do turismo através do Turismo de Base Comunitária no Seridó Potiguar.TCC Websites turísticos como ferramenta de marketing: reputação online de hotéis por turistas brasileiros (via-costeira Natal-RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-11-28) Gurgel, Rodrigo Feliciano; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Farias, Mayara Ferreira deO objetivo desse trabalho era avaliar através da percepção dos usuários brasileiros a respeito das redes hoteleiras presentes na Via Costeira de Natal/RN. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa. Através da análise das avaliações coletadas em websites turísticos foi possível realizar o levantamento do perfil dos turistas que frequentam a Via Costeira. Com esse perfil, os hotéis podem traçar estratégias de marketing para atender a atual demanda e conquistar novos públicos. Assim, com as estratégias estabelecidas será possível se comunicar com o cliente de maneira eficaz e eficiente, podendo, assim, satisfazer suas vontades e necessidades, tornando-o competitivo e atualizado em relação ao atual mercado que sente a necessidade de se adaptar ao cliente. Na indústria hoteleira, o marketing está em um processo de mudança, o produto deve tentar satisfazer expectativas, sonhos e ilusões da demanda. Ao final, pode-se concluir que o setor hoteleiro necessita conhecer as oportunidades potenciais do mercado e selecionar as apropriadas para o seu produto, assegurando-se o que é adequado ao seu mercado e, então, direcionar o seu marketing e vendas para essas oportunidades em potencial.