Navegando por Autor "Farias, Laísa Fernanda Santos de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Florêncio Luciano e o plano de propaganda contra o analfabetismo em Parelhas-RN: uma experiência de educação entre o litoral e o sertão (1928-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-29) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Andrade, Juciene Batista Félix; http://lattes.cnpq.br/9746207094429740; http://lattes.cnpq.br/4075872461257574; Lima, Jailma Maria de; http://lattes.cnpq.br/7070010288416835; Medeiros Neta, Olívia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Borges, Cláudia Cristina do Lago; http://lattes.cnpq.br/0416996435431458Nesta dissertação, nos dedicamos em analisar como a criação do Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo, projeto de educação cunhado no primeiro mandato do prefeito Florêncio Luciano em Parelhas/RN, entre os anos de 1928 a 1930 contribuiu para a modernização dessa cidade. Assim, investigamos por meio desse plano, as relações estabelecidas entre sertão e litoral no final da Primeira República no contexto da expansão das Escolas Rudimentares no Rio Grande do Norte, a partir das redes de influências e de sociabilidades estabelecidas pelo gestor em exercício, juntamente aos representantes dos órgãos estaduais, aqui personificados nas figuras de Nestor Lima, Amphilóquio Câmara, Manoel Dantas, Eliseu Vianna, José Augusto Bezerra de Medeiros e Juvenal Lamartine. No que diz respeito à metodologia utilizada, trabalhamos a partir da análise dos discursos aplicados em “fragmentos de memórias” tais como portarias, Atas, Leis, Decretos, bibliografia local e Relatórios, que apontam o planejamento do projeto, suas determinações e recenseamentos, além da comunicação assídua com o Departamento de Educação de Natal. Além disso, utilizamos ainda os Relatórios dos Presidentes de Província (1926 a 1928) e as Revistas Pedagógium nas edições de número 1 de 1921 e 12 de 1924, a fim de compreender como se encontrava o pensamento educacional no Rio Grande do Norte e como ele incentivou a criação de um espaço propício para a instalação do Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo. Com isso, os resultados da verticalização dessas fontes nos proporcionaram interpretar não só o estreitamento das relações entre interior e capital, a composição de Florêncio Luciano enquanto um “homem da educação”, como também a interferência ocasionada pela constituição do espaço educacional parelhense na modernização local e na inserção de novas formas de sociabilidades.TCC Nem exótico, nem folclórico: posso lhe contar uma história? Uma análise sobre as observações do cotidiano escolar descritas pelas crianças e jovens da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Parelhas-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Andrade, Juciene Batista Félix; Sousa Júnior, José Pereira de; Andrade, Joel Carlos de SouzaA Comunidade quilombola Boa Vista dos Negros, situada nas adjacências da cidade de Parelhas-RN, tem sido nos últimos anos objeto de pesquisas de várias áreas do conhecimento. Neste trabalho voltado para a área do ensino de História, a comunidade em questão passa por uma leitura a partir da análise dos depoimentos de seus próprios membros e, mais especificamente, pelas crianças e jovens quando estes levam a comunidade e seus costumes, comportamentos, opiniões e trajetórias de vida para dentro da sala de aula, no encontro com o material didático que estes se deparam em seu processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este trabalho apresenta elementos e análises das falas das crianças e jovens desta comunidade quilombola, refletindo acerca de seu entendimento enquanto estudante, ser político e participativo em construção diante dos estereótipos, preconceitos e exclusões presentes inicialmente nos livros didáticos usados por estes em sala de aula e nas demais relações sociais desenvolvidas no seu cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, Educação, Direitos Humanos.Tese O plano de propaganda contra o analfabetismo e a constituição de Parelhas em um município pedagógico (1928-1930)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Farias, Laísa Fernanda Santos de; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0002-2025-1259; http://lattes.cnpq.br/4075872461257574; Azevedo, Crislane Barbosa de; Andrade, Juciene Batista Felix; Bezerra, Maria Irinilda da Silva; Brito, Anderson Dantas da SilvaNeste trabalho propõe-se a análise de como o Plano de Propaganda contra o Analfabetismo, projeto criado, executado e aplicado na cidade de Parelhas, no final dos anos de 1920, mais precisamente entre os anos de 1928 até 1930, correspondentes ao mandato do prefeito Florêncio Luciano, e que contribuiu para a constituição de Parelhas enquanto um município pedagógico. Conceito este que está ancorado nas discussões propostas pelo historiador da Educação Justino Magalhães que junto às análises de outros teóricos utilizados nesta tese, como Michel Foucault, do qual se aproveita a definição sobre as artes de governar, auxiliou na reflexão acerca da compreensão da organização política da República. Atrelado a esta ideia inicial, convoca-se também as afirmações da historiadora Clarisse Nunes, a qual ajudou para refletir sobre a modernização da cidade pelo viés educativo, bem como do historiador Dominique Julia, que amparou na apreensão dos elementos que constituem a cultura escolar, que são: o seu espaço em específico, os cursos que são ofertados e seu corpo profissional. Todos esses teóricos conseguiram dar sentido a uma análise hermenêutica de fontes e que nesta pesquisa estão distribuídas em atas, decretos, leis, relatórios de governadores e do prefeito no contexto de instalação do plano, frequências escolares, recenseamentos, planos de aulas, fotografias das turmas do plano e ofícios sugerindo a manutenção das escolas. Assim, esse vasto acervo documental foi problematizado metodologicamente a partir de pesquisadores como Júlio Aróstegui, que contribuiu para compreender a partir da taxinomia das fontes, ou seja, por meio da sua variedade, os diálogos advindos do cruzamento de uma a documentação que possibilitou pensar a ocorrência de um município pedagógico em conjunto aos investimentos realizados na educação republicana a nível regional e, por consequência, nacional. Para além dele, recorre-se, ainda, ao historiador Jörn Rüssen, em auxílio à heurística, à crítica e à narrativa da documentação, isto é, na compreensão cuidadosa da documentação do plano. Nesse sentido, na pesquisa aqui realizada, percebeu-se uma mudança nos aspectos urbanos da cidade de Parelhas e, principalmente em sua Zona Rural com a ampliação das Escolas Rudimentares nas comunidades. Além disso, foi perceptível também os processos de sociabilidades iniciados a partir das trocas de informações geradas a partir das fiscalizações realizadas pela Prefeitura Municipal de Parelhas, por meio das Comissões Rural, Urbana e Central contra o analfabetismo, além dos contatos realizados pelo Departamento de Educação de Natal, elementos esses que contribuíram para a constituição de Parelhas enquanto um laboratório de formação de um município pedagógico das pretensões de organização social e política da Primeira República.