Navegando por Autor "Farias, Lívia Freire Vasconcelos"
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TCC Formação em odontologia: discursos e práticas em torno da humanização da assistência a saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Farias, Lívia Freire Vasconcelos; Rodrigues, Maísa Paulino; Costa, Íris do Céu Clara; Silva, Edna Maria daTrata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, sobre a formação dos recursos humanos para a saúde, com ênfase na formação acadêmica dos alunos de odontologia, tomando como foco a humanização com base na Política Nacional de Humanização (PNH). As reflexões aqui expostas foram coletadas a partir de artigos disponíveis em bases eletrônicas, tais como SCIELO, BIREME e LILACS. O objetivo foi colocar em evidencia a importância de se debater e aprofundar o tema da humanização no processo de formação dos estudantes de odontologia considerando que o ambiente acadêmico se constitui em local apropriado, uma vez que se produz conhecimento, formam-se ideias e idealizadores. Faz-se necessário humanizar a formação para humanizar o Sistema único de Saúde, isto é, possibilitar a construção de um novo perfil do acadêmico de odontologia que possa desenvolver ações de saúde humanizadas dentro dos serviços de saúde. Embora exista uma somatória de esforços para uma mudança do atual cenário, o paradigma biomédico e as tecnologias duras ainda predominam na formação do aluno.Dissertação O processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia de saúde da família do município de São José de Mipibu-RN: desafios para um cuidado integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Farias, Lívia Freire Vasconcelos; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; http://lattes.cnpq.br/6697854112047222; Lucena, Edson Hilan Gomes de; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841A Saúde Bucal Coletiva trouxe uma nova perspectiva para as práticas odontológicas no serviço público. Entretanto, não tem sido fácil romper com o projeto hegemônico no campo da odontologia que remete as práticas fundamentadas ao paradigma flexneriano, com concepções voltadas exclusivamente para a dimensão biológica do indivíduo e orientada para a doença e sua cura. Qualificar ações que estimulem mudanças nesse cenário significa assumir novas estratégias que favoreçam o redirecionamento do modelo de atenção à saúde bucal na Atenção Básica, de forma que o usuário passe a ocupar o centro das ações de saúde. Para tanto, é preciso que haja uma forte integração e interação entre os diferentes profissionais, bem como a junção de habilidades e conhecimentos distintos, que envolve primordialmente o trabalho em equipe. O desenvolvimento desta competência incide na Educação Permanente em Saúde, entendida como fundamental no processo formativo dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi analisar o processo de trabalho dos cirurgiões dentistas (CD) na Estratégia de Saúde da Família do município de São José de Mipibu – Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa social de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva desenvolvida na Atenção básica do município compreendendo os profissionais cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual através de roteiro semiestruturado e os dados oriundos das entrevistas foram organizados, explorados e analisados com base no método de análise de conteúdo temático apresentado por Bardin e codificados e sistematizados por meio do software ATLAS.ti versão cloud. Elencou-se as seguintes categorias temáticas: Categoria 1: O processo de trabalho do cirurgião-dentista: atividades desenvolvidas, planejamento e organização do trabalho; Categoria 2: O trabalho em equipe e o cuidado integral: aproximações e distanciamentos com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); Categoria 3: Avanços e limites para a construção do trabalho em equipe e do cuidado integral. Os resultados apontam para um fazer do CD isolado e centrado em procedimentos clínicos e educativos prioritariamente no consultório, com atividades coletivas e no território secundarizadas, bem como para a fragilidade no planejamento e organização do trabalho, com ações que se distanciam das necessidades da população assistida. O discurso dos profissionais sinalizou um desconhecimento e distanciamento das diretrizes da PNAB o que apontou para incipientes características de um trabalho em equipe e de um cuidado integral. Destacou-se a falta de insumos e equipamentos, a falha na comunicação entre equipes e profissionais de outros níveis de complexidade como os principais desafios para um cuidado integral. Os avanços indicados dizem respeito a ampliação do acesso e de serviços na rede de saúde bucal. Houve o reconhecimento da necessidade de uma estratégia de educação permanente voltada para os profissionais em que os gestores estejam igualmente incluídos. Como produto resultante da pesquisa procedeu-se a elaboração de uma proposta de educação permanente que envolve a construção de um Objeto Virtual de Aprendizagem para fortalecimento do trabalho em equipe de saúde bucal a partir das necessidades identificadas no estudo.